A terra dos mil povos

A terra dos mil povos Kaká Werá Jecupé

Resenhas - A terra dos mil povos

Nato.Reis 09/03/2021

" a arte de ler o movimento dos pássaros, dos rios e do fogo é para o povo indígena a maneira pela qual a Mãe Terra conversa com o ser humano. Essa fala silenciosa faz parte do caminho do coração. "

Bruno.Vargas 18/04/2021

Muito além de história do Brasil
Talvez eu só tirei uma estrela na minha avaliação pois o subtítulo causa uma expectativa de um foco do livro, que não o é em essência. Há momentos importantes que se descreve os eventos históricos do Brasil sim, sob o olhar do autor, mas o livro vai muito além disso. Então, talvez a Terra dos Mil Povos já bastava.

Mas sem preciosismos, fui surpreendido positivamente quando li tanta riqueza de cultura, sabedoria milenar em poucas páginas ..e me arrisco dizer sabedoria ancestral, pois brasileiro miscigenado que sou, no fundo no fundo devo ter algum familiar indígena.

Que prazer! Que belo! Que necessário é voltarmos mais os nossos olhos para toda a ciência verbal que a população indígena produziu ao longo do tempo.

Os Amerindios da América do Sul de fato foram uma civilização muito diversa, com seus mitos, crenças, espiritualidade, modo de vida, formas de comunicar e transmitir conhecimento de geração a geração.

Sobretudo, me encantei com a certeza que o autor trata do comportamento dos seres da natureza, que somente uma relação íntima, de observação e aprendizado diários com os animais, as plantas e demais seres vivos, é capaz de proporcionar.

Que seja a primeira de muitas leituras de autores indígenas.

Lorena 06/06/2021

Poético e didático
Uma preciosidade, um guia, um material didático. O texto revela a delicadeza da fina escolha de palavras do autor.
A obra ensina, filósofa, dialoga e inspira a buscar mais conhecimentos sobre a temática dos povos originais.

Não deveríamos encarar como uma.leitura obrigatória, mas como um privilégio o acesso a esse tipo de conteúdo.

ANA LUÍZA 01/09/2021

Interessante
o autor busca difundir a tradição indígena como um conhecimento milenar
e quebrar estereótipos e preconceito na mente das pessoas, pois o mundo
globalizado tem essa necessidade de uma educação pautada nesses valores, tanto
no campo emocional, social e na saúde e essas antigas tradições podem nos
ensinar a ser pessoas mais íntegras.

Caesar 03/09/2021

As crenças, a visão de mundo e a diversidade da cultura indígena brasileira nós faz refletir sobre a importância das vozes indígenas na atualidade.

Thereza 25/10/2021

Sobre a diversidade dos povos originários brasileiros
Neste livro, Kaká Werá retrata de forma simples a riqueza e diversidade das centenas de povos indígenas que fazem e fizeram parte de nosso território.

Vitoria 15/02/2022

Quem são os povos destas terras?
Quem são aqueles que já habitavam estas terras antes das naus invasoras? E antes deles, quem ocupou o solo?

Um passeio pela arqueologia buscando desvendar os mil povos da terra. Quais os costumes, cosmogonias, saberes? O quê chega aos dias de hoje, herdado dos ancestrais?

Ninja 24/02/2022

Riqueza cultural do Brasil verdadeiro
Livro extremamente rico de cultura, vivência, sabedoria, história e etnologia indígena. Imprescindível para compreender uma parte da história e significados dos povos índigenas brasileiros desde a época da vinda dos portugueses ao Brasil. Único ponto de estranheza para mim foi o caráter não-linear do texto, isso geralmente me incomoda um pouco em livros, mas não ofusca o brilhantismo dessa obra.

Iva Ulisses 29/07/2022

Mil ensinamentos
""Kaká é um apelido, um escudo. De acordo com a nossa tradição, uma palavra pode proteger ou destruir alguém; o poder de uma palavra na boca é o mesmo de uma flecha no arco, e por isso às vezes usamos apelidos como patuás." p13"

...Não foi possível catequizar o índio. Foi possível somente torná-lo bêbado e miserável... No entanto, a um povo q tem em sua ancesttralidade a memória de si como um som, uma música q reflete um tom da grande sinfonia cósmica, não coube ser catequizado a essa surdez. Coube, sim, ter sido temporariamente soterrado, desterrado de si. ...
...Uma religiosidade em que o povo-em-pé, o povo-nuvem, o povo-pedra, o povo-água são como nações. De uma memória q sabe q seu coração tem mesmo pulsar das estrelas e é habitado pelo fogo-alma, chamapalavra, som q caminha sobre dois pés. (p99-110)

OtAvio129 16/05/2023

Pois é?
Para quem quer aprender eu recomendo 100%, já para quem viu e ficou interessado, é somente um livro explicativo, não tem nenhum roteiro.
Para adultos até que sim, porque a linguagem é poética e para algumas pessoas como eu é difícil entender. Mas o livro é valioso para aprendizado. Esta nota não é sobre O LIVRO em si, é sobre o meu entendimento sobre o livro, gostei, mas diminui a nota justo pela linguagem, eu não posso dar nota máxima porque eu não entendi completamente o livro.
Leiam o livro! É um grande ensinamento!!!

babalu 06/07/2023

Li só pela ufrgs porque é leitura obrigatória, mas é um livro legal que nos dá uma nova perspectiva da história que nos foi colocada como certa e nos faz conhecer um pouco mais dos povos originários do nosso país

kaká 15/07/2023

A Terra dos Mil Povos deveria ser leitura obrigatória nas escolas, é uma pena que eu não tenha lido essa obra antes. Agradeço à UFRGS que a colocou como leitura obrigatória.

Ao longo do livro, Kaká Werá explica, de forma simples, sobre a história e a cultura indígenas. Confesso que, na parte em que o autor disserta sobre como os povos indígenas vêem questões como espiritualidade, como foi formado o mundo e etc, eu fiquei um pouco perdido. Todavia, logo ele começa a falar sobre a história de referidos povos, citando fatos dos quais eu era familiarizado, o que melhorou meu entendimento sobre o tema.

O livro traz muito conteúdo para menos de 200 páginas, o que não faz com que ele seja trazido de forma atropelada ou rasa, pelo contrário. A Terra dos Mil Povos é uma leitura rápida, mas que traz muito conhecimento.

Inclusive, penso que essa obra combate muito bem a estúpida ideia geral de que os povos indígenas são "tudo a mesma coisa". O livro é capaz de apontar as semelhanças entre diferentes povos, mas ainda assim mostrando as suas individualidades. Além disso, por mais que eu tivesse conhecimento de alguns fatos (como as missões jesuíticas e as capitanias hereditárias), outros foram uma total surpresa para mim.

Portanto, tudo acima considerado, eu recomendo fortemente a obra.

itsmarianita 17/07/2023

A história não contada dos povos originários
A terra dos mil povos é um livro extremamente necessário para qualquer brasileiro conhecer as inúmeras facetas históricas de nosso país. Kaká Werá Jecupé consegue reunir nessa obra os ensinamentos de diversas nações indígenas - termo que o autor usa para nomear a pluralidade de grupos - que, ao longo da história, foram quase dizimados junto com seus povos.
Ótimo livro, leitura rápida e com uma enorme bagagem de conhecimento sobre essa parte que não é reconhecida o suficiente do Brasil.

Rebeca 23/07/2023

A história do Brasil regada por sangue indígena
Essa obra apresenta a historia do Brasil desde os povos vermelhos, era Tupã até a atual luta dos povos indígenas na perspectiva de um Txucarramãe que habitou em várias aldeias de diversas etnias indígenas. É um livro de grande necessidade para nosso país, pois sua narrativa é constituída por vozes que tentaram calar por meio de massacres que duraram séculos, mas que aqui está sendo ouvida e registrada. E nele podemos entender a essência de cada etnia indígenando nosso país. Recomendo demais a leitura!

? Citação favorita:

"Somos parte da Terra e ela é parte de nós"

katy 26/07/2023

Adorei
Eu gostei bastante deste livro por retratar a história dos indígenas brasileiras de um modo claro e fluido, gosto mto de história ent achei uma leitura mto boa e tranquila