A terra dos mil povos

A terra dos mil povos Kaká Werá Jecupé




Resenhas - A terra dos mil povos


37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


kaká 15/07/2023

A Terra dos Mil Povos deveria ser leitura obrigatória nas escolas, é uma pena que eu não tenha lido essa obra antes. Agradeço à UFRGS que a colocou como leitura obrigatória.

Ao longo do livro, Kaká Werá explica, de forma simples, sobre a história e a cultura indígenas. Confesso que, na parte em que o autor disserta sobre como os povos indígenas vêem questões como espiritualidade, como foi formado o mundo e etc, eu fiquei um pouco perdido. Todavia, logo ele começa a falar sobre a história de referidos povos, citando fatos dos quais eu era familiarizado, o que melhorou meu entendimento sobre o tema.

O livro traz muito conteúdo para menos de 200 páginas, o que não faz com que ele seja trazido de forma atropelada ou rasa, pelo contrário. A Terra dos Mil Povos é uma leitura rápida, mas que traz muito conhecimento.

Inclusive, penso que essa obra combate muito bem a estúpida ideia geral de que os povos indígenas são "tudo a mesma coisa". O livro é capaz de apontar as semelhanças entre diferentes povos, mas ainda assim mostrando as suas individualidades. Além disso, por mais que eu tivesse conhecimento de alguns fatos (como as missões jesuíticas e as capitanias hereditárias), outros foram uma total surpresa para mim.

Portanto, tudo acima considerado, eu recomendo fortemente a obra.
comentários(0)comente



Bruno.Vargas 18/04/2021

Muito além de história do Brasil
Talvez eu só tirei uma estrela na minha avaliação pois o subtítulo causa uma expectativa de um foco do livro, que não o é em essência. Há momentos importantes que se descreve os eventos históricos do Brasil sim, sob o olhar do autor, mas o livro vai muito além disso. Então, talvez a Terra dos Mil Povos já bastava.

Mas sem preciosismos, fui surpreendido positivamente quando li tanta riqueza de cultura, sabedoria milenar em poucas páginas ..e me arrisco dizer sabedoria ancestral, pois brasileiro miscigenado que sou, no fundo no fundo devo ter algum familiar indígena.

Que prazer! Que belo! Que necessário é voltarmos mais os nossos olhos para toda a ciência verbal que a população indígena produziu ao longo do tempo.

Os Amerindios da América do Sul de fato foram uma civilização muito diversa, com seus mitos, crenças, espiritualidade, modo de vida, formas de comunicar e transmitir conhecimento de geração a geração.

Sobretudo, me encantei com a certeza que o autor trata do comportamento dos seres da natureza, que somente uma relação íntima, de observação e aprendizado diários com os animais, as plantas e demais seres vivos, é capaz de proporcionar.

Que seja a primeira de muitas leituras de autores indígenas.
comentários(0)comente



Carolinda5 27/08/2023

A terra dos mil povos
Gostei. Foi uma experiência ótima para conhecer mais sobre a cultura, a importância e papel do indígena na nossa sociedade Brasileira.
É importantíssimo sempre falarmos sobre esses povos tão ricos, diversos e únicos, combatendo a estereotipização e ocultamento que ocorre desde a colonização, imposta pelos europeus e que persiste, infelizmente.
Devemos nos informar, lendo livros como estes, para construir uma sociedade que visa os direitos igualitários, independente da raça, cor, religião, etc.
comentários(0)comente



ANA LUÍZA 01/09/2021

Interessante
o autor busca difundir a tradição indígena como um conhecimento milenar
e quebrar estereótipos e preconceito na mente das pessoas, pois o mundo
globalizado tem essa necessidade de uma educação pautada nesses valores, tanto
no campo emocional, social e na saúde e essas antigas tradições podem nos
ensinar a ser pessoas mais íntegras.
comentários(0)comente



torres 17/04/2024

Achei o livro muito bom, reforçando como os indígenas tiveram grande participação na vida como vivemos hoje e mesmo assim são invisibilizados.
comentários(0)comente



OtAvio129 16/05/2023

Pois é?
Para quem quer aprender eu recomendo 100%, já para quem viu e ficou interessado, é somente um livro explicativo, não tem nenhum roteiro.
Para adultos até que sim, porque a linguagem é poética e para algumas pessoas como eu é difícil entender. Mas o livro é valioso para aprendizado. Esta nota não é sobre O LIVRO em si, é sobre o meu entendimento sobre o livro, gostei, mas diminui a nota justo pela linguagem, eu não posso dar nota máxima porque eu não entendi completamente o livro.
Leiam o livro! É um grande ensinamento!!!
comentários(0)comente



Luciana 28/08/2023

É um bom livro para quem quer começar e se interessa pelo assunto. Obviamente, muito curto para o assunto que abrange.
Senti falta de referências quanto cita os estudos arqueológicos. Enfim, havendo interesse sobre o assunto é correr atrás.
comentários(0)comente



Lorena 06/06/2021

Poético e didático
Uma preciosidade, um guia, um material didático. O texto revela a delicadeza da fina escolha de palavras do autor.
A obra ensina, filósofa, dialoga e inspira a buscar mais conhecimentos sobre a temática dos povos originais.

Não deveríamos encarar como uma.leitura obrigatória, mas como um privilégio o acesso a esse tipo de conteúdo.
comentários(0)comente



Caesar 03/09/2021

As crenças, a visão de mundo e a diversidade da cultura indígena brasileira nós faz refletir sobre a importância das vozes indígenas na atualidade.
comentários(0)comente



Rebeca 23/07/2023

A história do Brasil regada por sangue indígena
Essa obra apresenta a historia do Brasil desde os povos vermelhos, era Tupã até a atual luta dos povos indígenas na perspectiva de um Txucarramãe que habitou em várias aldeias de diversas etnias indígenas. É um livro de grande necessidade para nosso país, pois sua narrativa é constituída por vozes que tentaram calar por meio de massacres que duraram séculos, mas que aqui está sendo ouvida e registrada. E nele podemos entender a essência de cada etnia indígenando nosso país. Recomendo demais a leitura!

? Citação favorita:

"Somos parte da Terra e ela é parte de nós"
comentários(0)comente



Letícia 21/11/2023

Eu li esse livro para fazer a prova do COLUNI 2024, sendo bem sincera, não foi um livro q me encantou não! Achei extremamente cansativa a leitura, muitas informações, um livro muito didático. Me senti lendo uma apostila da escola. Acho importante a temática da obra e as explicações são bem detalhadas. Quem está buscando aprender mais sobre a cultura indígena, vai tirar bom proveito
comentários(0)comente



paolla.torrilhas 29/11/2023

Lindo
Como é importante conhecer e entender os povos que estavam aqui primeiro
espero que os estudos jamais parem e se aprofundem cada vez mais

o formato do livro em si é um pouco cansativo e eu nao queria nem dar estrelas pra ele pq nao acho que é um livro que se possa classificar assim

mas foi mt bom ler e quero estudar o brasil pré europeus cada vez mais!
comentários(0)comente



Vitoria 15/02/2022

Quem são os povos destas terras?
Quem são aqueles que já habitavam estas terras antes das naus invasoras? E antes deles, quem ocupou o solo?

Um passeio pela arqueologia buscando desvendar os mil povos da terra. Quais os costumes, cosmogonias, saberes? O quê chega aos dias de hoje, herdado dos ancestrais?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



booksbiel0 18/11/2023

A terra dos mil povos - Kaká Werá Jecupé
Kaká, nesse livro, representou a apresentou de forma clara e educadora a história de todo um povo que obteve seus fundamentos com base na natureza e que, mesmo sendo o nativos de terras tão gigantes e ditas unificadas, não têm o devido respeito social, cultural e educacional.
Vi claramente a importância de prezar pela paz mundial e também de respeitar a natureza, e também a maravilhosidade indígena e a riqueza do Brasil no quesito cultural. Um livro explenmdido para pessoas focadas na ajuda do meio ambiente e do mundo, tais como a melhora da população, que deve aprender muito ao decorrer do tempo, mesmo com atualidades tão avançadas.
comentários(0)comente



37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR