A terra dos mil povos

A terra dos mil povos Kaká Werá Jecupé

Resenhas - A terra dos mil povos

Bruno.Vargas 18/04/2021

Muito além de história do Brasil
Talvez eu só tirei uma estrela na minha avaliação pois o subtítulo causa uma expectativa de um foco do livro, que não o é em essência. Há momentos importantes que se descreve os eventos históricos do Brasil sim, sob o olhar do autor, mas o livro vai muito além disso. Então, talvez a Terra dos Mil Povos já bastava.

Mas sem preciosismos, fui surpreendido positivamente quando li tanta riqueza de cultura, sabedoria milenar em poucas páginas ..e me arrisco dizer sabedoria ancestral, pois brasileiro miscigenado que sou, no fundo no fundo devo ter algum familiar indígena.

Que prazer! Que belo! Que necessário é voltarmos mais os nossos olhos para toda a ciência verbal que a população indígena produziu ao longo do tempo.

Os Amerindios da América do Sul de fato foram uma civilização muito diversa, com seus mitos, crenças, espiritualidade, modo de vida, formas de comunicar e transmitir conhecimento de geração a geração.

Sobretudo, me encantei com a certeza que o autor trata do comportamento dos seres da natureza, que somente uma relação íntima, de observação e aprendizado diários com os animais, as plantas e demais seres vivos, é capaz de proporcionar.

Que seja a primeira de muitas leituras de autores indígenas.

ANA LUÍZA 01/09/2021

Interessante
o autor busca difundir a tradição indígena como um conhecimento milenar
e quebrar estereótipos e preconceito na mente das pessoas, pois o mundo
globalizado tem essa necessidade de uma educação pautada nesses valores, tanto
no campo emocional, social e na saúde e essas antigas tradições podem nos
ensinar a ser pessoas mais íntegras.

Caesar 03/09/2021

As crenças, a visão de mundo e a diversidade da cultura indígena brasileira nós faz refletir sobre a importância das vozes indígenas na atualidade.

Lorena 06/06/2021

Poético e didático
Uma preciosidade, um guia, um material didático. O texto revela a delicadeza da fina escolha de palavras do autor.
A obra ensina, filósofa, dialoga e inspira a buscar mais conhecimentos sobre a temática dos povos originais.

Não deveríamos encarar como uma.leitura obrigatória, mas como um privilégio o acesso a esse tipo de conteúdo.

Vitoria 15/02/2022

Quem são os povos destas terras?
Quem são aqueles que já habitavam estas terras antes das naus invasoras? E antes deles, quem ocupou o solo?

Um passeio pela arqueologia buscando desvendar os mil povos da terra. Quais os costumes, cosmogonias, saberes? O quê chega aos dias de hoje, herdado dos ancestrais?

Thereza 25/10/2021

Sobre a diversidade dos povos originários brasileiros
Neste livro, Kaká Werá retrata de forma simples a riqueza e diversidade das centenas de povos indígenas que fazem e fizeram parte de nosso território.

Nato.Reis 09/03/2021

" a arte de ler o movimento dos pássaros, dos rios e do fogo é para o povo indígena a maneira pela qual a Mãe Terra conversa com o ser humano. Essa fala silenciosa faz parte do caminho do coração. "

Ninja 24/02/2022

Riqueza cultural do Brasil verdadeiro
Livro extremamente rico de cultura, vivência, sabedoria, história e etnologia indígena. Imprescindível para compreender uma parte da história e significados dos povos índigenas brasileiros desde a época da vinda dos portugueses ao Brasil. Único ponto de estranheza para mim foi o caráter não-linear do texto, isso geralmente me incomoda um pouco em livros, mas não ofusca o brilhantismo dessa obra.