A Vida no Céu

A Vida no Céu José Eduardo Agualusa

Resenhas - A Vida no Céu

Garrinhas 20/07/2023minha estante
Pensei nisso também KKKKKKKK tem muitas partes da obra que eu lia várias e varias vezes, mas nada de eu entender o que significava aquilo. E essa parte do beijo foi a que me deixou mais P da vida.

Alice1867 18/04/2024minha estante
Pra mim foi a mesma coisa! De repente aparecia um personagem que eu não sabia de onde tinha vindo

Pedro 14/12/2015

Para sonhar outro mundo possível
Dono de uma imaginação prodigiosa, Agualusa descreve, em A Vida no Céu, um mundo onde um novo dilúvio ocorreu. Sem chão, com as terras todas cobertas pelas águas, os sobreviventes vivem em balões e em cidades voadoras. Os grandes dirigíveis, morada dos abastados, continuam restritos, ilhas flutuantes protegidas das intempéries. Nesse novo mundo, o escritor angolano traça a história de Carlos Benjamin, jovem de Luanda, na busca pelo pai, desaparecido após despencar rumo ao mar, descobre a possibilidade da existência do último pedaço de terra, uma nova Terra Prometida. Nesse romance instigante, feito “para jovens e outros sonhadores”, Agualusa imagina um mundo onde as únicas fronteiras restantes são aquelas que os homens criam para si mesmos.

Jorge 21/10/2020

Uma distopia celeste para pessoas sonhadoras.
É um livro com uma premissa muito, muito interessante. Merece destaque a maneira como o autor imaginou aqui o seu mundo distópico, composto por um aglomerado de cidades flutuantes que se ergueram acima do mar, após um dilúvio colocar os continentes debaixo d’agua e a temperatura da terra tornar-se insuportavelmente quente para a sobrevivência dos homens. Outro destaque do romance é a representatividade estética e cultural que discorre por todos os capítulos. Contudo, a história sofre com problema de ritmo e excesso de informações, especialmente na reta final, quando nada mais pareceu capaz de prender a minha atenção. Enfim, no geral eu gostei, mas confesso que queria ter amado.

Bruno 18/02/2021

Escrita maravilhosa
As palavras de José Eduardo Agualusa nos fazem sentir como verdadeiros nefelibatas

Danimarinho 23/04/2021

quotes favoritos
"Sabemos que crescemos quando começamos a temer a morte."
(Cap. 2)

"NOITE: o vazio que há entre as estrelas. A solidão pode ser também uma representação da noite? digamos, o vazio que há entre as pessoas."
(Cap. 3)

"Magia é haver tanto céu."
(Cap. 5)

"Fomos nós, os homens, que provocamos o Dilúvio."
(Cap. 6)

"VOAR: esforço de desmemória que consiste em extrair da mente todo o peso do real."
(Cap. 7)

"IDENTIDADE é o que a viagem faz de nós enquanto continua. Só os mortos, os que deixaram de viajar, possuem uma IDENTIDADE bem definida."
(Cap. 8)

"SONHAR: exercício que consiste em imaginar o impossível, para depois o realizar. Como voar."
(Cap. 9)

"Os meus olhos viajam mais do que as minhas pernas. O meu pensamento, mais do que os meus olhos."
(Cap. 10)

"Acho o riso a mais bela e universal das linguagens. Uma gargalhada iluminada parece-me, inclusive, mais bonita do que qualquer melodia."
(Cap. 14)

"O melhor da viagem é o sonho."
(Cap. 15)

Danimarinho 23/04/2021

quotes favoritos
"Sabemos que crescemos quando começamos a temer a morte."
(Cap. 2)

(Cap. 3)

"Magia é haver tanto céu."
(Cap. 5)

"Fomos nós, os homens, que provocamos o Dilúvio."
(Cap. 6)

(Cap. 7)

(Cap. 8)

(Cap. 9)

(Cap. 10)

(Cap. 14)

"O melhor da viagem é o sonho."
(Cap. 15)

Laurinha 24/05/2021

Terrível
Todos os personagens são terríveis, a história é tremendamente chata e entediante, TUDO é muito superficial, sem contar que tem várias coisas meio sem sentido. E pra fechar com chave de ouro, não acontece nada no final que eu já não tenha previsto nas primeiras 20 páginas T-T

manu 02/08/2021

eu li esse livro a 2 anos e achei uma leitura simples e rápida, muito boa para alegrar seu final de semana

Najúlia 04/09/2021

Esperava MUITO MAIS!!
Quando li a sinopse fiquei encantada com a ideia do livro...o escritor fez realmente um ótimo trabalho na ideia, mas na execução dela nem tanto.

clara1222 16/10/2021

Um livro que tinha tudo para ser incrível, mas...
Como falado no título da resenha, é um livro que tinha tudo para ser incrível, porém, não me agradou nenhum pouco. Pelo título da obra, imaginei algo totalmente diferente e mais "animador", se assim posso dizer.

A linguagem é um pouco mais difícil (o que não é uma crítica, adicionei muitas palavras novas ao meu vocabulário) e bem confusa em algumas partes...em muitos momentos, não sabia se estava falando do presente ou do passado, quem estava falando, etc.

A história em si é bem interessante, o fato das pessoas viverem no céu e tal...entretanto, muitas coisas poderiam ser melhoradas. Além da linguagem confusa, a leitura poderia ser mais fluída também. Mas o livro não tem apenas coisas negativas.

Fatos de que gostei muito: ter uma definição de uma palavra aos olhos do autor em cada início de um capítulo; muitas frases poéticas e reflexivas; e, principalmente no final, o livro me fez pensar no quanto a natureza faz falta para nós e no quanto ela é importante. Se agora, que estamos na Terra, muitas pessoas já sentem falta dela, imaginem se vivêssemos no céu??

Por isso temos que dar valor a cada matinho que vemos por aí, cada flor que está esperando para ser notada, cada árvore que espera ser abraçada e acolhida...deem valor a cada sinal de natureza que a vida der, pois não sabemos se amanhã veremos de novo...
Essa foi minha resenha, obrigada por ler até aqui :)

eduarda.reus 11/11/2021

não gostei muito sla nada a comentar. ?????????????????????????????????

juliaememo 24/11/2021

A Vida no Céu - Ideia boa, mas mal executada
A proposta do livro é muito boa. As pessoas passaram a viver no céu dentro de balões e dirigíveis depois de um grande dilúvio na Terra, mas o autor não soube aproveitá-la.
As coisas são mal explicadas. Por exemplo, os personagens usam Facebook no céu, mas o autor não explica como.
Os personagens não são bem desenvolvidos. Não tem personalidade nem características próprias.
Demorei muito tempo para ler. Foi uma coisa bem arrastada. Na verdade, terminei porque precisava ler para a escola e porque, mesmo com todos esses defeitos, queria saber o que ia acontecer no final (é um livro que te deixa curioso, essa é uma qualidade).
Infelizmente tive uma decepção quanto ao final, que foi mega confuso e sem sentido. O autor poderia ter explicado tão bem aquilo que acontece no fim, mas não o fez.
Enfim, essa é minha opinião.

(Classificação indicativa: +10)

viih 13/01/2022

Gostaria de mais...
Li o livro em dezembro de 2021 para um concurso da minha escola. Gostei muito da história e do propósito dos personagens. Porém, achei tudo muito rápido, já na segunda página o personagem principal está indo para a sua aventura. Sem contar que muitas coisas ficaram por aberto.

Gostaria muito de uma continuação.

tchellafilizola 26/02/2022

Furos nas nuvens
O livro tem uma história interessante, uma distopia totalmente possível devido ao aumento da temperatura global e ao incentivo às grandes tecnologias. No entanto, sua história não foi bem desenvolvida, ao meu ver.
Não consegui criar uma imagem de como seriam essas sociedades flutuantes e como elas teriam acesso a recursos que dependem da energia elétrica, por exemplo.
Sinto que o livro deixou muitas lacunas, sem contar que o final trouxe muitas informações de uma só vez.