A Vida no Céu

A Vida no Céu José Eduardo Agualusa

Resenhas - A Vida no Céu

Jorge 21/10/2020

Uma distopia celeste para pessoas sonhadoras.
É um livro com uma premissa muito, muito interessante. Merece destaque a maneira como o autor imaginou aqui o seu mundo distópico, composto por um aglomerado de cidades flutuantes que se ergueram acima do mar, após um dilúvio colocar os continentes debaixo d’agua e a temperatura da terra tornar-se insuportavelmente quente para a sobrevivência dos homens. Outro destaque do romance é a representatividade estética e cultural que discorre por todos os capítulos. Contudo, a história sofre com problema de ritmo e excesso de informações, especialmente na reta final, quando nada mais pareceu capaz de prender a minha atenção. Enfim, no geral eu gostei, mas confesso que queria ter amado.

juliaememo 24/11/2021

A Vida no Céu - Ideia boa, mas mal executada
A proposta do livro é muito boa. As pessoas passaram a viver no céu dentro de balões e dirigíveis depois de um grande dilúvio na Terra, mas o autor não soube aproveitá-la.
As coisas são mal explicadas. Por exemplo, os personagens usam Facebook no céu, mas o autor não explica como.
Os personagens não são bem desenvolvidos. Não tem personalidade nem características próprias.
Demorei muito tempo para ler. Foi uma coisa bem arrastada. Na verdade, terminei porque precisava ler para a escola e porque, mesmo com todos esses defeitos, queria saber o que ia acontecer no final (é um livro que te deixa curioso, essa é uma qualidade).
Infelizmente tive uma decepção quanto ao final, que foi mega confuso e sem sentido. O autor poderia ter explicado tão bem aquilo que acontece no fim, mas não o fez.
Enfim, essa é minha opinião.

(Classificação indicativa: +10)

Jack.x 19/04/2022

Interessante
Eu imaginava que seria uma leitura fácil e agradável e foi oq se comprovou. Livro bom de ler, talvez tenha pecado no desenvolvimento e no excesso de informações "desnecessárias", mas a premissa do livro é bem boa.

eduarda.reus 11/11/2021

não gostei muito sla nada a comentar. ?????????????????????????????????

Pedro 14/12/2015

Para sonhar outro mundo possível
Dono de uma imaginação prodigiosa, Agualusa descreve, em A Vida no Céu, um mundo onde um novo dilúvio ocorreu. Sem chão, com as terras todas cobertas pelas águas, os sobreviventes vivem em balões e em cidades voadoras. Os grandes dirigíveis, morada dos abastados, continuam restritos, ilhas flutuantes protegidas das intempéries. Nesse novo mundo, o escritor angolano traça a história de Carlos Benjamin, jovem de Luanda, na busca pelo pai, desaparecido após despencar rumo ao mar, descobre a possibilidade da existência do último pedaço de terra, uma nova Terra Prometida. Nesse romance instigante, feito “para jovens e outros sonhadores”, Agualusa imagina um mundo onde as únicas fronteiras restantes são aquelas que os homens criam para si mesmos.

Livia 14/12/2023

Podia ser melhor
A ideia do livro é genial, mas a forma que foi tratada no livro é ruim. O livro é chato e a narrativa não me fez querer ler mais.
Tive uma expectativa muito grande mas me decepcionou

Lu 14/09/2022

A vida no céu
Eu achei a ideia boa, o local onde se passa a história e o contexto, mas o desenvolvimento? Achei que começou a misturar muitos temas, muitos nomes novos,? Mas em um geral eu gostei.
??????

Laurinha 24/05/2021

Terrível
Todos os personagens são terríveis, a história é tremendamente chata e entediante, TUDO é muito superficial, sem contar que tem várias coisas meio sem sentido. E pra fechar com chave de ouro, não acontece nada no final que eu já não tenha previsto nas primeiras 20 páginas T-T

Leonardo Lemes 19/02/2023

A VIDA NO CÉU
Literatura angolana, distópica, fantástica e ambientalista. O texto, embora futurista, contém elementos atuais, o que quebra um pouco o distanciamento do leitor por se tratar de uma distopia, e levanta a questão de que os acontecimentos do livro, podem não estar tão distantes da nossa realidade. O autor traz referências às grandes nações mundias, suas potências e o descaso com populações menores. Com isso, cria uma alegoria às comunidades periféricas e descentralizadas, com suas segregações sociais e políticas, gerando uma forte crítica governamental. A posição ambiental traz desastres naturais referente ao aquecimento global, modificando a forma como o ser humano precisa viver no planeta. Diz sobre o avanço digital e o uso das novas tecnologias, o que torna verossímil o futuro narrado pelo autor. Personagens referenciais e representativos, ainda assim, são tipos e planos. A representatividade estética e cultural é extensa. "Os meus olhos viajam mais do que as minhas pernas. O meu pensamento, mais do que os meus olhos."

Garrinhas 20/07/2023minha estante
Pensei nisso também KKKKKKKK tem muitas partes da obra que eu lia várias e varias vezes, mas nada de eu entender o que significava aquilo. E essa parte do beijo foi a que me deixou mais P da vida.

Alice1867 18/04/2024minha estante
Pra mim foi a mesma coisa! De repente aparecia um personagem que eu não sabia de onde tinha vindo

lantejoula 17/03/2023

Que livro chato senhor
Desenvolvimento muito estranho: começa pacato, depois muito rápido e o final decepcionante e repentino. a história não é interessante e não prende.

é tao ruim que até uma resenha fica chata de fazer.

Najúlia 04/09/2021

Esperava MUITO MAIS!!
Quando li a sinopse fiquei encantada com a ideia do livro...o escritor fez realmente um ótimo trabalho na ideia, mas na execução dela nem tanto.

Alice1867 18/04/2024

Mal escrito
Não gostei do livro. A ideia geral foi boa, porém foi executada de forma terrível. Personagens ruins e mal desenvolvidos, muitos furos, narrativa confusa e monótona e casal sem sal.
Para começar, a escrita é terrível. Eu não conseguia entender nada que estava acontecendo, simplesmente acontecia coisa por cima de coisa (e os acontecimentos não tinha nenhuma descrição) e eu não conseguia entender nada por falta de detalhes e principalmente porque tudo acontecia quase ao mesmo tempo. Acontecia uma coisa importante, e depois ela era deixada de lado pelo narrador, nunca mais era mencionada. Isso deixou a leitura ainda mais monótona para mim. Fora que o livro tem acontecimentos totalmente desnecessários para o enredo, basicamente que são inúteis para o livro. Por exemplo, o aparecimento repentino da bebê Vera Regina, que não teve utilidade nenhuma para o plot.
Além disso, os personagens não são muito desenvolvidos (tem mais desenvolvimento que a história, mais ainda assim são ruins), eu não achei nenhum deles cativante e profundos, todos eram muito rasos. Os personagens simplesmente apareciam do nada para depois serem inúteis para o enredo e deixados de lado na história.
"A vida no céu", apesar de seus muitos defeitos, é muito inovador e traz uma ideia genial, e que eu realmente tinha muita expectativa, pois de fato traz uma premissa diferente de todos os livros que eu já vi, é realmente algo muito criativo. Entretanto, não achei a escrita boa, eu queria entender mais COMO era estar no céu, um cotidiano mais detalhado, queria descrições sobre o Paris, que devia ser um dirigível belíssimo, eu queria conseguir mentalizar as paisagens do livro, que deviam ser bonitas e que tinham grande potencial, mas infelizmente esse potencial não foi utilizado.
Em resumo, o livro é terrível, tem um grande potencial, mas que não foi aproveitado. Não recomendo.