Gandhi

Gandhi Jacques Attali

Resenhas - Gandhi

Bonezi 12/06/2023

Gandhi - o despertar dos humilhados
Leitura densa, com muitas nuances querendo ?acentuar? os defeitos de Ghandi, porém, trouxe informações que eu desconhecia sobre o mesmo.

No geral, acabou que foi uma leitura diferente da que eu esperava, mas informativa.

Barbara Hellen 27/11/2021

Resenha postada em @cactosliterarios
Biografias sempre terão um viés. Quando são escritas por quem viveu, todos os eventos são carregados de sentimentos. Quando escritas por terceiros, autorizados ou não, há sempre a visão do outro e seus próprios sentimentos que inevitavelmente complicam o contar da história. Fora todas as edições que são feitas até que o livro seja publicado. Ou seja, biografias são recortes. Assim como as redes sociais.

Talvez esse livro não traga o melhor recorte justamente por ser carregado de opinião sobre uma das pessoas mais influentes do século XX, Mohandas Karamchand Gandhi. Ainda que tenha me ajudado a entender um pouco mais sobre a luta de Gandhi na independência de Índia, suas críticas ao sistema de castas e também a já vislumbrar algumas das justas críticas sobre o racismo, por exemplo, achei o livro bem chato. Por isso, esse é um dos primeiros que vou dizer com certeza: não indico a leitura.

site: www.instagram.com/cactosliterarios

Dani 17/02/2014

O livro é bem informativo e retrata muito bem o contexto que envolve a história de Gandhi. Mas, por outro lado, eu achei o autor tão preocupado em não fazer de seu livro um tratado "hagiológico" que acabou perdendo alguns pontos aí. Os 'pecados' de Gandhi foram revelados a conta gotas, como se fosse segredo,fofoca, falsidade e não simples humanidade. A beleza da trajetória de grandes personagens históricos , a graça que eu encontro em ler suas biografias é justamente enxergar o homem no mito. Como lidou com suas fraquezas?como decidiu? erros e acertos, isso sim interessa. Mas vale a leitura devido a grande quantidade de informações. Recomendo.
Vinícius 18/02/2014minha estante
pessoal procura pelo em ovo e eventualmente acha. blé