Diário de um Magro: (15 Dias Num Spa)

Diário de um Magro: (15 Dias Num Spa) Mario Prata

Ilustrações Paulo Caruso
Prefácio Fernando Morais
Globo
1997

A pergunta que me faço é: como não amar o Diário de um Magro? Sim, sim... É um caso de amor. Havia me apaixonado na primeira vez que li o livro, agora anos depois, resolvi reler para fazer a resenha, e não é que estou amando outro vez.

Claro que meu caso de amor com os textos do Mario Prata não é de hoje, já vem de alguns anos, não quero entrar em detalhe numéricos, mas faz tempo. É amor antigo, bem antigo.

Vamos deixar de lado essa minha paixão aguda, para "falar" do livro, simplesmente hilário, acho que é a melhor definição. É impossível ficar imune ao texto. A comédia já começa no título e subtítulo, o que um magro vai fazer num spa?...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/01/diario-de-um-magro-mario-prata.html

Shirlei.Satiro 10/01/2015

Não tão bom quanto eu me lembrava
É... eu li "Diário de um Magro" de Mario Prata...

A primeira vez que li o livro eu tinha 17 anos (1997) e, agora, depois de 18 anos, percebi que o livro é bom mas, não TÃO bom quanto eu me lembrava.

É um livro engraçado e o trocadilho do título é suficiente para trazer um sorriso aos lábios, porém durante esta re-leitura percebi que, apesar de ter algumas passagens hilariantes, Mario Prata faz uso de textos de outras pessoas e que o livro é recheado com ilustrações de Paulo Caruso, fazendo com que o livro seja muito rápido e pequeno para que eu possa considerá-lo excelente!
No fim, o livro é só uma coleção de piadas sobre pessoas gordas e sobre um homem magro no meio dessas pessoas gordas.

Apesar de tudo, ele ainda te faz pensar, mesmo que sem muita profundidade, no que você esta fazendo do seu corpos, da sua mente, enfim, da sua vida...

Se você quer um pouco de diversão, vá em frente: Leia!

site: http://leiturarosa.blogspot.com/2015/01/diario-de-um-magro.html

PorEssasPáginas 31/05/2013

A Cuca Recomenda: Diário de um Magro - Por Essas Páginas
Resenha original no blog Por Essas Páginas: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-diario-de-um-magro

Depois de ler algo longo e/ou pesado, eu gosto de ler um livro leve, depretensioso, geralmente um livro de humor ou de crônicas – ou as duas coisas juntas, como é o caso. Mario Prata nunca me decepciona nesses momentos (e em outros!).

Comprei Diário de um magro na Bienal de São Paulo, esse ano, e ele ainda estava lá até agora, paradinho na minha estante, esperando pelo momento certo de ser lido. E como eu esperava, o livro é uma delícia. Li em apenas dois dias – isso porque não o peguei para ler direto, apenas lia no ônibus ou antes de dormir.

Quando você leu esse título com certeza pensou em outro título, bem conhecido, de Paulo Coelho: Diário de um mago. A semelhança é proposital, na verdade, é uma piada. Mario Prata se internou em um SPA – não para perder as calorias do corpo, mas sim as da mente, e a secretária de lá lia muito Paulo Coelho. Em uma época que estava jururu, macambúzio, sorumbático, o autor a convite de um amigo se internou no mesmo SPA que se internaram também outras celebridades, como Antonio Fagundes, por exemplo, muito citado no livro. O lugar provou ser um verdadeiro recanto para a higiene mental, antes mesmo de ser um lugar para emagrecer. E, irônico e bem humorado, Mario Prata decidiu fazer o tipo de livro que gostaria de receber ao entrar nesse lugar – um diário das “aventuras” no recanto dos gordinhos.

E o livro é como um diário mesmo. Cheio de passagens do próprio Mario Prata no local, citações a várias personalidades, como Antonio Fagundes, já citado acima, que se internou lá antes do autor, bem como citações a Luis Fernando Veríssimo, já que um dos livros que Mario Prata levou para ler no SPA foi justamente um desse grande autor. Há notícias de jornal, pesquisas do instituto do câncer (uma das coisas que o SPA fez bem na época ao Mario foi parar – pelo menos por um tempo – de fumar). E claro, o mais importante, há passagens hilariantes. Tem uma especialmente hilária chamada “Exames”. Fala sobre cocô em um potinho e a indignidade desse ato. Rendeu ótimas gargalhadas para mim e meu marido, quando estávamos em uma mesa de bar, lendo crônicas.

Abaixo, um aperitivo:

Padaria (pág. 28/29)

Perto daqui, um ex-paciente montou uma padaria, a Real (talvez porque toda a comida aqui pareça imaginária), que não fecha nunca.

A especialidade: coxinhas de galinha recheadas com queijo Catupiry derretido (1.200 calorias, o equivalente para nós a quatro dias de café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia).

Alguns pacientes já foram flagrados tentando subornar passantes para descolar uma coxinha.

Dizem que a mulher de um conhecido industrial de São Paulo ofereceu ao porteiro setecentos dólares por uma unidade, me informou o Fernando Morais. O porteiro não cedeu.

Folclore? Muito provavelmente.

Mas que as coxinhas (comi uma, quando tive alta) são realmente uma maravilha, não posso negar.

Com seu humor descontraído, Mario Prata é sempre uma ótima leitura, que recomendo de olhos fechados. Vale lembrar que além das crônicas fantásticas, o livro também é recheado de ilustrações hilárias de Paulo Caruso. Vale muito a pena! Mas já vou avisando: não me responsabilizem se bater uma fome ao ler esse livro… como já disse, ele é delicioso!

08/10/2012

Impagável!!
Sabe q até deu vontade de passar uns dias no spa...

Prata faz a experiência parecer imperdível e sem dúvidas impagável!!

É pra dar boas risadas, sem preocupações!!!!

Recomendado!
Fogui 10/11/2012minha estante
É realmente muito cômico, mas penso spa não é um lugar muito agradável.... Pois gosto de comer, não é ambiente pra mim... Kkkkk....

14/11/2012minha estante
kkkkk

Regiane80 24/09/2012

Diário de um Magro
Sempre pensei em ler algo do Mario Prata, e achei que esse livro seria um bom começo! Comprei ele na Bienal e li bem rápido, pois é uma leitura simples, dinâmica, e fácil!

Mario Prata que foi "arrastado" ao SPA pelo amigo Fernando Morais.....
Leia mais em:

Helena Franco 01/06/2012

Super divertido.Li, reli e ri muuuuito!
Vanessa 04/09/2012minha estante
que bacana, estou doida pra ler! Estou terminando um e tenho outro na fila, mas assim que possível, lerei! Adoro o Mário Prata!

Vanessa 04/09/2012minha estante

Denise 13/12/2009

15 dias em um SPA
É um livro que eu carrego comigo. Ótimo livro de sala de espera! Em partes curtas e super engraçadas, ele descreve os quinze dias que passou no SPA de um jeito doido que só o Mario Prata consegue.
Dreamer 02/05/2018minha estante
Exatamente,"ótimo livro de sala de espera" kkkkkk. Li praticamente todo esperando um médico. Leitura rápida, engraçada e agradável. Quero ir pra um spa hahahahah

Paulo Sutto 20/10/2009

muito bom
Mário Prata é genial.
Muito inteligente e engraçado, mostrando realidades de um spa.
Leitura ágil e leve. Dificil de não ler quase de uma vez só.

Lisania.Faria 22/05/2009

Um livro leve e divertido.
Considero o Mario um dos melhores escritores de comédia do Brasil, com um estilo bem próprio.

Lena 14/03/2011minha estante
to louca pra ler este livro.
bjs
Lena

Vânia 11/03/2009

Divertido...
E ainda te ensina a contrabandear comida pra dentro de um SPA.