Os Mistérios dos Números

Os Mistérios dos Números Marcus du Sautoy

Resenhas - Os Mistérios dos Números

Leandro Brito 29/08/2023

Peculiar
Um livro um tanto quanto peculiar. Traz consigo diversos materiais extras - jogos em sites externos para incrementar o entendimento e experiência do livro - que são, no mínimo, uma ideia interessante. No entanto, quanto à escrita e explicações, o livro peca, fazendo alguns saltos entre conceitos que não são tão semelhantes quanto o autor tentou passar que são.

Natan.Resenhas 02/02/2023

A Matemática está em todo lugar
Os Mistérios dos Números é um livro incrível que demonstra como tudo ao nosso redor está intrinsecamente ligado às descobertas matemáticas. O livro é divertido e repleto de jogos, além de contar com um site em que estão disponíveis materiais extras. A cada leitura, ficava boquiaberto com uma descoberta nova e intrigado com questões que ainda ninguém foi capaz de resolver.
Recomendo o livro para quem se interessa pela matemática e que já possui um pouco de conhecimento prévio, pois as vezes o texto traz conceitos avançados ou confusos.

Pablo Paz 14/01/2023

Uma viagem pelos grandes enigmas da matemática
Esse é um livro de divulgação científica, fruto de palestras para públicos não-especialistas e de uma série televisiva que o autor produziu para um canal britânico.

Tem cinco capítulos, cada um tratando de um tema: 1. a estranheza (e a beleza) dos números primos; 2. as formas (esferas, sólidos etc. ) que a natureza adota e o porquê; 3. problemas de lógica, probabilidade e sequenciamento que nos ajudam a entender os princípios matemáticos por trás de muitos jogos conhecidos (loterias, joquempô, pôquer, videogames etc.); 4. o que é a ciência da criptografia, além de como são feitos (e como podem ser quebrados) vários tipos de códigos e mensagens secretas; 5. como a matemática 'consegue' predizer o futuro via meteorologia, crescimento populacional, mercado de ações e até em esportes como futebol e bumerangue.

O autor, além de boa escrita, vai misturando as explicações com equações e exemplos tirados da história, demonstrando ter uma boa didática. Por exemplo, até hoje, do que li e assisti sobre números de Fibonacci e de Criptografia, encontrei nessa obra as melhores explicações (inclusive que os números de Fibonacci já tinham sido descobertos e eram conhecidos na Índia 500 anos antes de ter o nome do autor italiano). Só o 5° e último capítulo, sobre predições, que achei um pouco chato porquanto, ao contrário dos 4 anteriores, o autor se empolga e acaba por pecar devido aos excessos de equações.

No geral, para quem não é versado no tema mas gosta de bons livros este faz parte da família. Além do conteúdo em si, o livro tem muitas indicações de sites com jogos, problemas e até de instituições que oferecem prêmios milionários para quem conseguir desvendar alguns dos mistérios da matemática ainda insolúveis. Aliás, essas atividades nas mãos de um bom professor de matemática tornaria as aulas muito agradáveis. Quisera eu, no ensino médio, ter tido acesso a um livro como esse. Minha educação matemática teria sido muito mais produtiva e prazerosa.