Superman: O Que Aconteceu ao Homem de Aço?

Superman: O Que Aconteceu ao Homem de Aço? Alan Moore

Resenhas - Superman - O Que Aconteceu Ao Homem de Aço?

Renan 06/06/2021

Não convence
Reúne três histórias icônicas do Superman, mas elas não atendem as expectativas. Apesar do conceito da história principal, ser a última do Superman, as justificativas para os acontecimentos não convencem e parece meio corrido. A história com o Monstro do Pântano é bem interessante, apesar de curta, e a história final do aniversário tem ideias legais mas poderia ser mais bem desenvolvida.

Lameq 23/06/2022

O quadrinho está datado e apesar de o Alan Moore ser um roteiristas excelente, não é o suficiente para ser algo incrível. É uma idéia legal.

Jota Silvestre 22/08/2013

O que aconteceu aos quadrinhos?

O lançamento do encadernado de luxo Superman: O que aconteceu ao Homem de Aço é ao mesmo tempo oportunista e oportuno.

Deixando de lado o primeiro aspecto, comercial (não há nada de errado na Panini aproveitar o hype em cima do novo filme do herói), não deixa de ser interessante reler, em tempos de Novos 52, a HQ que marcou o fim de outra era dos quadrinhos.

As duas histórias que compõem O que aconteceu… foram publicadas originalmente em 1986, nas revistas Superman 423 e Action Comics 583, e representam oficialmente o encerramento da cronologia do Superman antes da reformulação que se seguiu à saga Crise nas Infinitas Terras.

Representam também o desligamento de dois importantes nomes da indústria dos quadrinhos: Julius Schwartz, o homem que reinventou o gênero de super-heróis com a Era de Prata, e Curt Swan, artista que trabalhou com o Superman por mais de três décadas.

O roteiro de Alan Moore para a “última história” do primeiro super-herói não é menos que genial. Estranhos acontecimentos – Bizarro torna-se um monstro assassino, a identidade secreta de Clark Kent é exposta publicamente, e antigos inimigos ameaçam as pessoas próximas a ele – são o prenúncio de que a carreira e a vida do Superman estão próximas do fim.

Tudo isso é contado em flashback por Lois Lane, agora uma jornalista aposentada, levando uma vida pacata ao lado do marido e do filho. Vários personagens e elementos da Era de Prata são resgatados e a arte de Swan encarrega-se de recriar o clima das antigas histórias.

Entrincheirado na Fortaleza da Solidão e depois de ver muitos amigos perecerem, o Homem de Aço finalmente descobre a mente por trás de tudo: Mxyzptlk, o duende da Quinta Dimensão – não mais um fanfarrão de chapéu coco, mas sim uma maligna e vingativa entidade.

Ao final, Superman vê-se obrigado a quebrar seu antigo juramento de jamais tirar uma vida, qualquer vida. Isso é suficiente para que ele se banhe de radiação de kryptonita dourada – que remove permanentemente todos seus superpoderes – e desaparecer para sempre.

O que aconteceu… é, na forma e na essência, o fim do mito recriado nos anos 1950 e a transição da Era de Bronze dos quadrinhos para a chamada Era Moderna (ou Era das Trevas) iniciada nos 80. É o Canto do Cisne do primeiro e maior super-herói dos quadrinhos e também de seu mais longevo artista. É um final digno para um personagem que marcou mais de uma geração de leitores.

O que surgiu após a Crise nas Infinitas Terras pelas mãos do escritor e artista John Byrne foi um Superman remodelado, mais humano, menos poderoso e mais adaptado àquela época. As mudanças – e não foram poucas – agradaram os novos e antigos leitores porque, no fundo, a essência do personagem permaneceu intacta.

Por sua importância para o gênero, Superman merecia ter ganhado um novo “o que aconteceu” na transição para o universo Novos 52. Muito mais do que na fase Byrne, o herói que emergiu da sofrível saga Ponto de Ignição pode, sim, ser considerado algo totalmente novo – no uniforme, na origem, na personalidade, no elenco de apoio.

Mas a DC teve que fazer tudo tão às pressas que sequer teve tempo de homenageá-lo dignamente. Todos perdemos com isto.

O encadernado da Panini traz ainda duas ótimas histórias do Superman escritas por Alan Moore: A linha da Selva e Para o Homem que Tem Tudo – de menor importância se comparadas a O que aconteceu…, mas ainda assim relevantes na trajetória do personagem.

Superman – O que aconteceu ao Homem de Aço tem 132 páginas, capa dura e preço convidativo de R$ 19,90. Essencial para os fãs compreenderem como os heróis dos quadrinhos eram tratados não tão antigamente assim e se perguntarem: O que aconteceu aos quadrinhos?

site: http://revistaogrito.ne10.uol.com.br/papodequadrinho/2013/07/13/resenha-o-que-aconteceu-ao-homem-de-aco-e-aos-quadrinhos/

Rafa 14/11/2021

Ótima HQ
Com 3 histórias fantásticas termino essa hq do homem de aço , a primeira e principal, fala sobre o fim do superman e fica bem interpretativo o final...na segunda tem o encontro de super Man com monstro do pântano, um dos personagens que mais gosto...acredito q essa hq me pegou muito por essa história...pra fechar um vilão bem covarde deixa superman tipo num genjutsu eterno ? me prendeu bastante a leitura. Recomendo

Henry 31/12/2022

Até o Superman fica depressivo
Depois de muito tempo sem ler gibis de super-heróis, decidi me aventurar por esse encadernado com histórias escritas pelo mago Alan Moore.

Escolhi exatamente esse para ser a última leitura do ano, para simbolizar um reinício ao universo de "hominho".

Histórias bem construídas e com desenhos bem detalhados. Boa porta de entrada para conhecer o Superman.

JP 01/07/2022

Um elo que se fecha
Ótimas histórias que fecham uma era do Homem de Aço em seu traço e temática. Uma HQ curta que tem sua importância.

Ulisses 20/02/2021

Um quadrinho simples , datado porém muito gostoso de ler e com muita homenagem ao super. Ele traz o super heroi em sua essência, muito bom fazer uma leitura assim.

Raquel Rodrigues 22/02/2020

Gostei!
Com 3 histórias diferentes, esse encadernado me trouxe boas surpresas e bons momentos. Principalmente a última história, Para o Homem que Tem Tudo, q era uma q eu sempre quis ler originalmente. Boa experiência! ;)

Tiago 12/03/2023

Eu esperava mais.
A verdade é que estou velho demais para supercães.
As duas primeiras histórias são boas, mas não vão muito além disso.
A história título do quadrinho é boa e traz uma conclusão digna ao personagem. Mas com pouca profundidade, pouco peso. Os personagens vão entrando e saindo da história sem muito desenvolvimento. E a conclusão eu achei boba, embora tenha ficado satisfeito com o desfecho.
A segunda história com o monstro do pântano é bem interessante, achei melhor até que a primeira.
Já a Para o Homem Que Tem Tudo é bem superior às demais. Há um desenvolvimento dos personagens, suas emoções e sonhos, uma urgência. Da até para temer por um deles. E o fim é incrível.

Arpess 16/08/2021

Alan Moore mostra que é de fato um dos maiores gênios das hqs. Todas as três histórias do encadernado são incríveis.
A história é fluida e muito bem montada. Os desenhos de Dave Gibbons, Curt Swan e Rick Veitch ajudam a tornar as histórias incríveis!Essencial para qualquer fã do Superman, de Moore ou de hqs! Se não leu, leia!

Marcos Faria 02/08/2013

“Superman – O que aconteceu com o Homem de Aço” (Panini, 2013) deveria ter sido aquilo que sequer fingia ser: a última história em quadrinhos do Super-Homem. Alan Moore conseguiu amarrar direitinho os principais elementos (vilões, aliados, amigos) relacionados com o personagem e levá-lo a um fim digno, convincente. Das histórias-bônus, só “A Linha da Selva” vale a pena, pela participação do Monstro do Pântano. “Para o Homem que Tem Tudo” apenas engrossa o volume o suficiente para justificar a capa dura.

site: http://almanaque.wordpress.com/2013/08/02/meninos-eu-li-37/

Flavio - @geekcorp303 16/01/2022

Interessante
Acompanhar aquela que teoricamente seria a última história do Superman foi interessante, o herói vinha com uma história de muitos anos, e após após crise nas Infinitas terras a editora deu um "fim" no herói, para que após isso, pudesse reiniciar tudo. Curti a experiência de leitura, mas acredito que por não ter muito conhecimento sobre a história do Superman antes disso, fiquei um pouco perdido, mas, me diverti lendo.

Tião S3 22/09/2023

"O fim do maior super-herói de todos os tempos"
Aqui temos 3 histórias do Superman escritas pelo Alan Moore, uma história com o monstro do pântano, que é legal e tem uma arte muito bonita, temos o clássico "Para o homem que tem tudo" que serve de expiração para um episódio, com o mesmo nome, da clássica e saudosa animação da Liga da justiça, é uma história espetacular que dispensa comentários, e temos a principal história que da nome ao encadernado, o fim da carreira do Superman, uma história bem cara da era pré crise, tanto na arte quanto no roteiro, isso pode ser ótimo ou horrível dependendo de quem lê, achei a mais fraca das 3, o que salva muito ela é seu fim, que é perfeito para mim.

Teu 07/01/2023

Uma despedida digna do superman
Amei, a equipe responsável pelo projeto é simplesmente genial, foi feito com muito amor, e o final é incrível.

Uma ode de amor só superman. Obrigatória para os fans do azulão