Os Salgueiros

Os Salgueiros Algernon Blackwood

Resenhas - Os Salgueiros (Algernon Blackwood)

Glauber 08/05/2020

Um clássico do terror
É uma narrativa curta, considerada um clássico do terror. Inclusive, influenciando HP Lovecraft, que considerou essa história como o melhor conto de horror que já leu.

Para quem gosta do gênero, vale a pena. É basicamente uma narrativa de expectativa. Mas se pode ir além.

A história conta uma viagem de dois jovens pelo rio, quando acabam tendo que parar em uma ilha de paisagem desolada, repleta de salgueiros. A partir daí, começa o terror, pois o próprio ambiente gera impressões visuais, auditivas, intuitivas de maneira opressiva sobre os personagens, que especulam sobre suas próprias sensações, em uma trama em que nada acontece, mas algo muito estranho e aterrorizante está sempre prestes a acontecer.

Apesar de ter partes arrastadas, senti alguns picos de assombro em certas cenas e/ou pensamentos. E o final consegue condensar a sensação de absurdo que permeia toda a narrativa.

Conto perfeito para o que se propõe.

Maria.Printes 30/04/2020

Os Salgueiros
Amo este conto e gostei bastante desta edição.
Esplêndida obra!

J.P. Lima 04/02/2020

Salgueiros quase humanos...
Quem já não olhou diferente para uma árvore que parece falar-nos com seus gestos inexplicáveis de uma noite sem vento? Há quem com elas conversem. É uma novela de suspense incrível, uma aventura aterradora em seus efeitos. Ambiente sombrio (sensação de fobia), terror psicológico.

Rittes 16/09/2019

Terror gótico de alto nível
Não é à toa que Algernon Blackwood é incensado por nomes como H.P.Lovecraft, Stephen King, Arthur Machen e outras lendas da literatura de horror. Esta pequena novela (ou conto) mostra toda a sua capacidade de trabalhar com o suspense crescente e o horror sem explicitar muita coisa. Obrigatório para os fãs deste tipo de terror. Ponto para a edição da estreante Empíreo, embora a capa seja um pouco feia.

IMeireles 20/06/2019

Ótimo livro
Que conto cabuloso. Busquei esse livro depois que li em uma biografia de um escritor que gosto muito: H.P Lovecraft. Ele escreveu que esse foi o melhor conto fantástico já lido por ele. E não é pra menos.

O mistério acompanha do começo ao fim do conto. Ultimamente, poucos livros me deram medo como esse pequeno conto. Terminei bastante rápido, pois ansiava saber o que eram aqueles "seres" misteriosos no topo das árvores.

Recomendo ler de noite haha.

@resenhandodark 15/04/2019

jessica @resenhandodark
Os Salgueiros, retrata as aventuras de dois viajantes que descem de barco o Danúbio, rio que corta parte do leste europeu, e passam a viver um verdadeiro inferno de sons e sensações perturbadoras, cercados por salgueiros, em uma região pantanosa. Dessa forma, o leitor é levado a uma experiência bastante específica do horror: o medo do desconhecido, daquilo que não pode ser explicado ou compreendido.
Vamos lá, que eu tenho muitas coisas à dizer sobre este livro.

Depois de uma apresentação incrível da @pyroeditora e do @oscarnestarez na @seboclepsidra eu tive que comprar este livro mega elogiado até mesmo pelo HP Lovecraft.

As aventuras aterrorizante desta história é retratada pelo narrador cujo o nome não é revelado, junto com seu amigo sueco, que após acampar duas noites em uma ilhota começam a vivenciar acontecimentos sinistros.

O texto é elegante, poético e muito inquietante, com uma escrita envolvente que mexe com o nosso psicológico pelo famoso terror do desconhecido, onde tais seres pode ser representado como não familiar ou até mesmo “de outro plano de existência”. Para quem gosta de Lovecraft provavelmente vai amar esta leitura.

Com uma edição impecável bilíngue e à diagramação também perfeita, onde as páginas são em cores pretas(inglês) e amarelada (português) e também acompanhada por um prefácio feita pelo Oscar, fazendo suas devidas apresentação do que você irá encontrar durante à leitura

Gu Henri 03/02/2018

fear of the dark... fear of the dark...
Me deparei com este conto para download, não havia nunca ouvido falar do autor, nem ao menos soubera que Lovecraft elogiara tal conto, dizendo este ser o melhor conto de terror já escrito. Enfim. Leitura rápida, como que um diário, onde rememora-se alguns dias, e algumas noites, sendo o narrador o que vivencia junto a um amigo sueco toda a estranheza do local habitado pelos Salgueiros.

Só soube o que é um salgueiro, porque fui buscar mais informações, sempre vejo, e nunca imaginara. E realmente, a árvore Em climas não tropicais, as estações do ano dão outros contornos à estas magníficas árvores. Lembro do Salgueiro Lutador de Harry Potter... foi a primeira coisa a vir na minha mente.

Ao ler o conto, sente-se realmente aquela angústia e aquela inquietação, e mais ainda, quem já à noite fizera alguma fogueira, ou acampou longe da cidade entre árvores e em meio a penumbra. A nossa mente sugestiona imagens, situações, e levados a querer ver o maravilhoso, talvez, o vemos. É nisto que o conto é interessante, faz-nos refletir, sobre o pensar, e o dizer, e o possível acontecer, é a própria sugestão. É a mente nossa a maior criadora de coisas, e de mundos, de fantasias.

Outra coisa que me veio foi uma lembrança de uma cena de "Dança com Lobos" (filme estrelado e dirigido por Kevin Costner), onde diziam que os campos nas pradarias se moviam, que aquela ondulação causada pelo vento na vegetação rasteira, eram na verdade espíritos.

Felipe.Oliveira 27/10/2017

Plantas nunca foram tão suspeitas
Acompanhas a viagem de barco por um rio, feita por dois homens sendo que um deles é um sueco. quando são obrigados a atracar em uma ilha envolta por Salgueiros pelo motivo da corrente muito forte do rio. Alguns acontecimentos levaram os dois sujeitos a perceber que provavelmente não estão muito seguros naquele lugar paranoia encontra o sobrenatural nessa elegante narrativa, que mesmo que lenta nos envolve nessa trama de proporções incríveis.

Gabi Rached 10/08/2017

Inteligente e ...perturbador!
Descobri a existência do autor e do livro por acaso. Na minha cabeça ia começar a ler e, com certeza , odiar e largar....que engano!
Li inteiro e fiquei dias pensando na história..nos malditos salgueiros.

“— É melhor não falar no assunto, nem mesmo pensar nele. Porque, aquilo que pensamos, acabamos dizendo. E o que dizemos, acontece.”

SABRI 19/03/2014

Na opinião de muita gente, o melhor conto de suspense já escrito. Sei pouco sobre o autor, mas o conto é realmente angustiante, apesar da narrativa pesada e vagarosa, onde nada acontece realmente, mas está sempre na iminência de acontecer. Talvez seja este aspecto de expectativa que torna o conto tão popular entre os apreciadores do gênero. Eu gostei!