A luz difícil

A luz difícil Tomás González

Resenhas - A Luz Difícil

Nyllaine 22/02/2024

Confuso
Fui com uma ideia de livro e recebi outra.

Ficou mais na vida do pai, seus sentimentos do que no tema central da história. Uma escrita muito poética a ponto de você não conseguir identificar quando chega o momento que Jacob deixa sua família para sempre.

Fiquei sem entender o que de fato o autor quis passar

Luciane 01/02/2024

A luz difícil
O livro é narrado em primeira pessoa e transita entre o passado e o presente.
David é idoso e ficou viúvo há dois anos, teve três filhos e a história conta como foi perder um deles. Quase vinte anos atrás seu filho mais velho tomou uma decisão que mudaria a vida de todos. Cadeirante devido a um acidente de carro, sofria com muitas dores quase insuportáveis. Diante disso decidiu ir para o Estados Unidos e fazer a eutanásia. Hoje, sozinho, David relembra os momentos de sofrimento que enfrentaram após a decisão do filho.
A narrativa é forte e emocionante, o autor sabe usar as palavras de maneira lúcida e intensa.

Diliane1 16/01/2024

Não consegui entender qual o intuito do livro
Gostei da escrita, apesar de ser confusa e não ter espaço entre passado e presente. A gente sabe que o grande mistério é o que o filho dele foi fazer. Mas não fica claro qual a história do livro. Parece um diário lido pela metade

Davitorress 05/01/2024

Sobre viver
A Luz Difícil. De Tomás González, é uma obra que se destaca pela profundidade de suas reflexões e pela maestria com que o autor explora as complexidades da condição humana. Uma narrativa envolvente leva os leitores a uma jornada emocional, enquanto González tece uma tapeçaria rica em nuances. Seu estilo poético cria imagens vivas que permanecem na mente, transformando a leitura em uma experiência sensorial única. A introspecção dos personagens e a contemplação filosófica acrescentam camadas de significado à trama, fazendo deste livro uma obra-prima da literatura contemporânea. Mas como nem tudo são flores, a densidade de sua prosa pode tornar a leitura desafiadora para alguns. A trama, embora reflexiva, pode parecer arrastada em certos pontos, deixando os leitores impacientes. A profundidade filosófica dos personagens, embora intrigante para alguns, pode afastar aqueles que buscam uma narrativa mais direta e acessível. Além disso, a complexidade da estrutura narrativa pode deixar alguns leitores perdidos, dificultando a conexão plena com a história. "A Luz Difícil" exige uma especialização especial e um apetite por uma abordagem mais contemplativa da ficção.

Luiz Pereira Júnior 05/12/2023

Sobre a morte e o morrer
“A luz difícil”, Tomás Gonzalez
Sobre a morte e o morrer
Por que eu comprei “A luz difícil”, de Tomás Gonzalez? Primeiro, por ser da literatura latino-americana, uma de minhas preferidas; segundo, por estar em um preço mais do que convidativo.
Nesse romance curto, um artista idoso a caminho da cegueira nos relata suas memórias, em especial seu grande amor por sua falecida esposa, as suas idas e vindas em busca de um lugar para ser feliz e, principalmente, a busca de um lugar para seu filho morrer.
Por meio das reminiscências de Diego, o pai, ficamos sabendo que Jacobo sofreu um gravíssimo acidente, deixando-o paraplégico e cheio de dores atrozes, sem quaisquer soluções possíveis para amenizar seu sofrimento. Jacobo decide morrer e parte em busca de um lugar onde isso possa ser feito de forma aparentemente legal.
Enfim, um belo livro sobre a morte e o morrer, sobre o passado e o poder da memória, sobre o amor e a perda. Talvez não seja uma obra-prima, mas certamente é bem melhor do que certas obras piegas que buscam lágrimas fáceis do leitor emotivo (ou sensível, se preferir). Vale a pena, sim.

Robremir 15/04/2023

Um livro sobre viver
A luz difícil foi uma leitura surpreendente para mim. Pela sinopse, imaginei que seria um livro frio, amargo. O que encontrei no texto foi uma beleza e fluidez surpreendente.
De forma alguma o filho é o centro da história. Ele é um dos capítulos, talvez o mais difícil, para o pai entender e aceitar. Mas o livro é sobre memória, e como lidamos com ela. E é envolvente e bem escrito. Mais um belo livro de um escritor latino americano.

Charleees 27/03/2023

A LUZ DIFÍCIL - TOMÁS GONZÁLEZ
Jacobo decidiu morrer.
Esse não é um spoiler, a sinopse do livro abre-se com essa afirmação. Após um acidente de trânsito que o deixou paraplégico e com dores tão fortes que viver se tornou impossível, Jacobo, o filho mais velho de David viaja para um lugar dos Estados Unidos acompanhado de seu irmão Pablo, onde sua morte seja possível.

David seu pai, Sara sua mãe, Arturo seu irmão mais novo ficam em casa testemunhando de longe todo o processo.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo pai do Jacobo, David, um renomado pintor que está tendo de lidar com uma degeneração macular que está provocando a perda de sua visão, durante o livro ele vai narrando todo o processo de sua doença, quando ele já não consegue pintar e passa a se dedicar a escrita. É com auxílio de uma grande lupa que David passa a se dedicar a escrever sobre sua vida e a vida de sua família.

O livro trata de um tema de um assunto delicado: a eutanásia.
𝐀𝐭é 𝐨𝐧𝐝𝐞 𝐯𝐚𝐢 𝐨 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐞𝐠𝐨í𝐬𝐦𝐨 𝐞𝐦 𝐪𝐮𝐞𝐫𝐞𝐫𝐦𝐨𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚 𝐟𝐢𝐪𝐮𝐞 𝐚𝐩𝐞𝐬𝐚𝐫 𝐝𝐞 𝐮𝐦𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐝𝐢çã𝐨 𝐝𝐞 𝐯𝐢𝐝𝐚 𝐬𝐮𝐛-𝐡𝐮𝐦𝐚𝐧𝐚, 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐉𝐚𝐜𝐨𝐛𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞𝐧𝐭𝐢𝐚 𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐭𝐞𝐫𝐫í𝐯𝐞𝐢𝐬? 𝐐𝐮𝐞 𝐧ã𝐨 𝐭𝐢𝐧𝐡𝐚 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐧𝐞𝐧𝐡𝐮𝐦𝐚 𝐪𝐮𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐯𝐢𝐝𝐚? 𝐐𝐮𝐚𝐥 𝐨 𝐩𝐚𝐩𝐞𝐥 𝐝𝐚 𝐟𝐚𝐦í𝐥𝐢𝐚 𝐪𝐮𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚 𝐝𝐞𝐜𝐢𝐝𝐞 𝐭𝐨𝐦𝐚𝐫 𝐞𝐬𝐬𝐚 𝐝𝐞𝐜𝐢𝐬ã𝐨? 𝐏𝐨𝐫𝐪𝐮𝐞 𝐨 𝐚𝐬𝐬𝐮𝐧𝐭𝐨 𝐚𝐢𝐧𝐝𝐚 é 𝐭𝐫𝐚𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐞 𝐞𝐦 𝐠𝐫𝐚𝐧𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐦𝐮𝐧𝐝𝐨?

A dor de perder um filho não impede que David, mesmo perdendo a visão, presencie a beleza com infinita atenção.

O livro é narrado em vários tempos, o que de início me confundiu um pouco, li um pouco mais da metade do livro e decidi reiniciar a leitura e não me arrependo, a escrita de Tomás González é poética, profunda, bonita.

É o primeiro livro do autor Colombiano traduzido no Brasil, pela editora Bertrand Brasil e recomendo muito a leitura.

A Luz Difícil
Livro 03 de 2022

line50 10/07/2022

"Tudo isso sem deixar de sentir falta da fisgada, como a do amor, que se produz quando a gente percebe que toca o infinito."

David 30/06/2022

Aquela desgraceira que eu adoro
Sei que é um livro que a maioria não vai gostar, normalmente eu também não gostaria, mas essa leitura combinou perfeitamente com o meu estado de espírito. Senti como se eu eu estivesse conversando com um amigo de longa e, em muitas vezes, como se eu próprio tivesse escrito algumas frases.
A melancolia misturada com o realismo, a conformidade em contraste com a nostalgia, a aceitação do inevitável, tudo fez muito sentido pra mim. Me senti abraçado pelo autor.

taynna cavalcanti 16/05/2022

dor, luto, tempo.
"eu não soube o que dizer, não soube o que pensar, não soube o que sentir."
este livro é sobre muitas coisas e ao mesmo tempo sobre uma única coisa: o tempo.
a história de david e de sua família colombiana vivendo nos EUA ao redor de arte, barulho, movimento, sexo, drama e dor me pegaram desprevenida. gostei bastante da leitura, mas sinto que algumas partes me afastaram do que eu tinha gostado no início. e algumas palavras surgiram no texto de forma muito, muito errada.

Denise41 13/04/2022

Não dava nada pra este livro, adquiri por curiosidade e simplesmente adorei. Só não gostei muito do final fiquei com aquela sensação de que poderia ter mais.
Ademais é um livro que fala sobre velhice, família, morte e o modo como se encara tudo isso.
Eu gostei e indico.
Mila 20/10/2022minha estante
Acabou assim porque o David estava cego coitado. Na minha percepção ele foi até o limite dele para nos contar sua história.

JoAo 13/03/2022

Da grandiosidade das narrativas curtas
O romance de Tomás Martinez assume um ritmo narrativo ágil, tratando de temas profundos sem, contudo, cair na superficialidade. Composto de capítulos curtos, o autor nós apresenta um narrador que se expõe, expondo também suas fragilidades e incertezas diante dos dilemas da vida. O cerne do enredo encontra-se na eutanásia voluntária a ser realizada em David, filho do pintor colombiano renomado, migrante em Nova York e que, por sinal, é também o narrador. Intercalam-se tempos distintos, mesclam-se memórias, personagens entram e saem de cenário de modo a compor o panorama deste pequeno grande romance latino-americano contemporâneo. Interessantes reflexões sobre a memória, o tempo, a brevidade e a permanência da vida, especialmente quando das digressões do narrador sobre a arte visual (pintura) e escrita (literatura).

Jasmyn 22/02/2022

Ver como a percepção de cada membro da família funciona, como cada um se moldou perante o que aconteceu, foi interessante.

Juh (Encanto Literário) 16/10/2021

Bom mas esperava mais
O livro tem um tema ótimo mas o escritor fez dele um diário do protagonista, então faz muitas divagações, não consegui me apegar ao personagem que realmente importa, que é o Jacobo que quer realizar a eutanásia. Senti que o autor se perdeu na história. É narrado pela perspectiva do pai de Jacobo então não sabemos nada do que sente as outras pessoas em relação a isso. Faltou muito no livro.