A luz difícil

A luz difícil Tomás González

Resenhas - A Luz Difícil

Juh (Encanto Literário) 16/10/2021

Bom mas esperava mais
O livro tem um tema ótimo mas o escritor fez dele um diário do protagonista, então faz muitas divagações, não consegui me apegar ao personagem que realmente importa, que é o Jacobo que quer realizar a eutanásia. Senti que o autor se perdeu na história. É narrado pela perspectiva do pai de Jacobo então não sabemos nada do que sente as outras pessoas em relação a isso. Faltou muito no livro.

Nyllaine 22/02/2024

Confuso
Fui com uma ideia de livro e recebi outra.

Ficou mais na vida do pai, seus sentimentos do que no tema central da história. Uma escrita muito poética a ponto de você não conseguir identificar quando chega o momento que Jacob deixa sua família para sempre.

Fiquei sem entender o que de fato o autor quis passar

Denise41 13/04/2022

Não dava nada pra este livro, adquiri por curiosidade e simplesmente adorei. Só não gostei muito do final fiquei com aquela sensação de que poderia ter mais.
Ademais é um livro que fala sobre velhice, família, morte e o modo como se encara tudo isso.
Eu gostei e indico.
Mila 20/10/2022minha estante
Acabou assim porque o David estava cego coitado. Na minha percepção ele foi até o limite dele para nos contar sua história.

JoAo 13/03/2022

Da grandiosidade das narrativas curtas
O romance de Tomás Martinez assume um ritmo narrativo ágil, tratando de temas profundos sem, contudo, cair na superficialidade. Composto de capítulos curtos, o autor nós apresenta um narrador que se expõe, expondo também suas fragilidades e incertezas diante dos dilemas da vida. O cerne do enredo encontra-se na eutanásia voluntária a ser realizada em David, filho do pintor colombiano renomado, migrante em Nova York e que, por sinal, é também o narrador. Intercalam-se tempos distintos, mesclam-se memórias, personagens entram e saem de cenário de modo a compor o panorama deste pequeno grande romance latino-americano contemporâneo. Interessantes reflexões sobre a memória, o tempo, a brevidade e a permanência da vida, especialmente quando das digressões do narrador sobre a arte visual (pintura) e escrita (literatura).

fernanda antonella 27/08/2021

Demorei muito para me apegar
Um livro que já peguei com muitas expectativas e fui carregando, página após página, meus próprios conceitos do que a historia seria. Por isso demorei muito para terminar um livro tão curto.

Outra coisa que me fez empacar foi o protagonista, não conseguia me relacionar com ele, sentia que a narrativa não carregava nada que me aproximasse de seus conflitos.

No final das contas esse personagem deu as caras e fui me apaixonando, no final, a despedida desse livro foi dificil. Uma daquelas leituras onde a escrita rouba a cena, um sabor bem temperadinho a escrita desse autor.

taynna cavalcanti 16/05/2022

dor, luto, tempo.
"eu não soube o que dizer, não soube o que pensar, não soube o que sentir."
este livro é sobre muitas coisas e ao mesmo tempo sobre uma única coisa: o tempo.
a história de david e de sua família colombiana vivendo nos EUA ao redor de arte, barulho, movimento, sexo, drama e dor me pegaram desprevenida. gostei bastante da leitura, mas sinto que algumas partes me afastaram do que eu tinha gostado no início. e algumas palavras surgiram no texto de forma muito, muito errada.

Tah_baddauy 30/08/2020

Achei a escrita do autor sensível e nostálgica, ele fala de um tema pesado com muita leveza e pragmatismo.

Ivandro Menezes 04/03/2021

Delicado, forte, sincero
O romance centra-se em David, que de sua velhice, rememora um momento delicado de sua vida: quando seu filho mais velho, Jacobo, decide dar fim à própria vida por meio da eutanásia. O filho, vítima de um acidente veicular, sofre com fortes dores nas pernas e coluna. Seu sofrimento é visível e, na maioria das vezes, indisfarçável.

A qualidade do romance está no modo como a própria narrativa demonstra as tentativas paterna de escapar naqueles dias de tensão e sofrimento, à espera de um telefonema com a notícia de que tudo acabou. O modo como decide narrar entre distrações, entre passado e presente, com pequenos fragmentos sobre o que está acontecendo, funcionam criando interesse, conferindo fluidez e veracidade, além de escapar de tons piegas ou recursos sentimentalistas para lidar com o tema.

Se por um lado o texto parece simples, não buscar soar original em sua forma, é o bastante para comover e criar empatia. É como se puxar uma cadeira ao lado daquele ancião morando num cenário idílico para ouvir o que conta e quem sabe lhe dar um abraço.

Delicado, forte e sincero.

Daiane 21/03/2021

Denso, poético, silencioso, doloroso. Não tenho melhor forma de descrever esse livro. Não gosto de ler sinopses, mas desse acabei lendo e não consegui sossegar até comprar e ler essa triste história.

Lusia.Nicolino 10/04/2021

De uma sensibilidade ímpar
De uma sensibilidade ímpar, A luz difícil ilumina o que anda escondido em nós através de uma história simples de ser narrada, difícil de ser vivida.
Leitura para poucas horas, David, nosso personagem narrador, recapitula sua vida, suas conquistas e sua dolorosa perda, porque sim, Jacobo, seu filho mais velho, decidiu morrer.
Passados quase vinte anos desse episódio, entre telas que pintou, flores que cultivou, cidades em que viveu, passado e presente vão se alternando, entremeando sutilezas, rudezas, alegrias e tristezas.
É possível rir com David, chorar com Sara e vice-versa. É possível caminhar pelas ruas de Nova Iorque e cuidar para não despencar no precipício atrás do pomar em La Mesa de Juan Díaz, na Colômbia.
Entre o cobertor elétrico e a cerveja gelada do fim do dia, a música e a luz que se esvai, González explora, através de David, a proximidade dos opostos, o silêncio que grita e as palavras que calam. Talvez Cristóbal é quem mais resuma a distância entre os opostos. Você precisa se deixar envolver! Oh man!

Quote: "Quem me dera ser crente, pensei, para ir agora mesmo a alguma igreja, me confessar, embora nem saiba de quê, rezar. Como eu queria ter meus deuses tutelares, pensei, para lhes sacrificar algum coelho, dedicar-lhes incensos de espessa fumaça, dar-lhes frutas, oferecer-lhes flores. Mas não havia Virgem para mim, nem deuses tutelares. Para mim só havia aquelas nuvens, aqueles pombos que acabavam de passar, aquelas árvores, aquela gritante vacuidade, aquele lugar cujas bordas não podemos apontar, aquele roseiral florido, aquela abundância inenarrável remexida pelo tempo e harmoniosa sem interrupção, tanto quando era feliz como quando era horrenda."

Ãnimo Total 28/04/2021

A Luz Difícil
Um tema super pesado...porém foi narrado de uma forma suave e cativante.
Partes engraçadas....tristes ...melancólicas...
Valeu muito a leitura.

David 30/06/2022

Aquela desgraceira que eu adoro
Sei que é um livro que a maioria não vai gostar, normalmente eu também não gostaria, mas essa leitura combinou perfeitamente com o meu estado de espírito. Senti como se eu eu estivesse conversando com um amigo de longa e, em muitas vezes, como se eu próprio tivesse escrito algumas frases.
A melancolia misturada com o realismo, a conformidade em contraste com a nostalgia, a aceitação do inevitável, tudo fez muito sentido pra mim. Me senti abraçado pelo autor.

Daiane 19/04/2021

Pra ser sincera, não é o melhor livro que já li, porém, tirei várias lições deste livro.
A escrita do autor é leve, e trata de um tema bem difícil de lidar: o sofrimento de um dos seus filhos, que, como ele mesmo menciona, é "insuportável".
O autor traz passado, presente e futuro simultaneamente, e assim, melhora o entendimento da história.
O final não me surpreendeu.
Um bom livro pra quem quer entender mais sobre sofrer, morte, e como acidentes que trazem a dor física extrema impacta na nossa vida.