Memórias, sonhos, reflexões

Memórias, sonhos, reflexões Carl Gustav Jung
Aniela Jaffé

Resenhas - Memórias, sonhos, reflexões

edrj 23/02/2009

Este livro foi fundamental na minha vida. Posso dizer que ele a transformou. Trata-se também de um livro cercado de polêmica. Não foi de fato escrito por Jung, tirando capítulos iniciais. O resto foi compilado a partir de entrevistas conduzidas por Aniela Jaffé, uma colaboradora. Um ponto polêmico é o quanto ficou de fora do volume devido à interferência da família e de outras pessoas.
Quanto ao conteúdo propriamente dito, nunca vi nada parecido em qualquer outra biografia. A riqueza da personalidade de Jung é algo difícil de conceber. Eu mesmo, em uma certa época, fiquei muito desconfiado de que pelo menos alguns dos episódios mencionados poderiam ser inventados, mas outras leituras me convenceram de que esse não parece mesmo ser o caso. Um exemplo é o caso dos estalos na estande de Freud enquanto ele e Jung discutiam certo assunto. Freud faz menção ao acontecimento em uma carta a Jung.
Diz-e que esse livro virou uma espécie de guia espiritual e isso não é difícil de entender. É muito fácil ver Jung como alguém que teve de fato coragem de ser quem ele realmente era (uma maneira de definir o conceito de individuação proposto por ele) - e essa é uma idéia muito poderosa. Pode-se ver o livro como a descrição de um processo de encontro de si mesmo por meio dos mais variados sinais: sonhos, intuições, encontros, sincronicidades. O livro, na minha opinião, é a melhor introdução à psicologia de Jung porque mostra como as idéias dele funcionam na prática, e não sob a forma de uma teoria árida.
Tem-se a impressão de que há sempre algo de mágico acontecendo na vida de Jung e podemos invejar isso. O mais interessante, porém, é aprender com ele a perceber essa dimensão mágica dos acontecimentos e nos permitirmos ser o que realmente somos. Enfim, se você for a pessoa certa no momento certo, esse livro pode mesmo mudar a sua vida.
Giovani MIGUEZ 18/02/2013minha estante
Caro: já li muitas coisas sobre JUNG e a algumas de suas obras, mas sua descrição me empolgou e me apressarei em ler esta obra. Abraços, GMgz

Ronaldo 28/12/2013minha estante
É um fato. Esse livro também mudou a minha vida.

PAULINHO VELOSO 09/01/2015minha estante
Sou também fã desta personalidade. Li um livro teórico dele até pouco mais da metade. Talvez eu queira saber mais sobre o pensador Jung. Sua resenha me motivou a isto . Valeu !!!

Eduardo.Saad 12/03/2018minha estante
Concordo com tudo.

ToniBooks 16/01/2022

O Velho Sábio
Ainda que haja relutado em publicar uma autobiografia, tanto que só a autorizou após a sua morte, Jung trouxe à lume fatos importantes de sua vida que marcaram, profundamente, sua produção intelectual. Em "Memórias, sonhos, reflexões", C.G. Jung relaciona experiências vividas com a formulação dos principais conceitos da psicologia analítica, deixando evidente que suas ideias se encaixam menos num sistema científico do que na dialética entre o mundo, o consciente e o inconsciente. Ótimo livro.

Bielzin 14/08/2022

Alquímico, místico ou psicanalista?
Humano responde melhor.

Essa biografia póstuma do Jung é ótima pra conhecer quem foi esse psicanalista que mudou muita coisa nessa área.

Ele conta sobre sua infância e traumas, sentimento, sensações e "coincidências" que só se tornaram claras quando ele estudava psicanálise. Toda a vida dele e aquele sentimento incessante de que faltava algo e que ele encontrou quando se dedicou a textos mais herméticos. Seu rompimento com Freud, e como ele via a teoria sexual freudiana. Suas viagens e impactos.

E as cartas no final ajudaram mais e mais, além de contar coisinhas sobre O Livro Vermelho.

Foi uma ótima leitura! Recomendo!

Márcia Régia 23/09/2023

Na minha humilde opinião um verdadeiro livro de cabeceira para conhecimento da vida .
Livro inspirador sobre a vida e obra de uma mente superdotada, um grande gênio. Uma complexa e fascinante viagem no interior de um homem eterno, que trouxe a riqueza da alma humana à luz e, junto a isso, a esperança numa nova humanidade a partir do indivíduo compromissado com sua consciência.

MauricioTiso 09/05/2020

Um mergulho na alma
Alma é o primeiro termo a ser definido no glossário dessa edição da Nova Fronteira, e em sua definição é impossível ser capturada por palavras, apenas pela experiência.

Assim é a autobiografia de Carl Gustav Jung, um mergulho cristalino em sua alma, em toda a sua experiência que como um conjunto formou sua obra.

Não espere um livro técnico sobre sua filosofia, ou um bate papo informal sobre sua vida, a obra é muito mais profunda. O autor compartilha os cantos mais recônditos de sua essência para que possamos apreender como o caminho do autoconhecimento é possível, sofrido, libertador e vivo.

Os conceitos de dualidade, individuação, interpretação de visões e sonhos, arquétipos, inconsciente e inconsciente coletivo são todos abordados mas de maneira essencial e não com um fim didático.

Apesar da profundidade do mergulho a leitura é leve e acessível, e todo o material adicional disponibilizado por Aniela Jaffé (Organizadora da Obra) e disponibilizado nessa edição da Nova Fronteira é muito rico.

Excelente leitura!!!

Larissa 23/02/2020

Resenha: Memórias, Sonhos e Reflexões
Minha vida é a história de um inconsciente que se realizou".

Em seu livro, Jung escreve já nos seus últimos anos de vida todas as suas memórias, sonhos e reflexões. Uma obra sublime, um livro intenso e biográfico, nele Carl Jung aborda seu primeiro contato com o que chama de inconsciente. Durante sua estadia, o lado do inconsciente de sua psique floresceu mais do que o lado consciente. Gustav Jung relata seus sonhos, a maioria premonitorios que o fizeram ser quem ele é, e acreditar no que acredita. Refleti sobre o mundo, as pessoas, as personalidades, os arquétipos e sobre a existência de algo maior. Um livro imperdível para quem é fã".

Paloma584 14/04/2020

Representada
Me senti representada ao conhecer a história do Mestre. Algumas coisas que marcaram a vida dele também aparecem em minha vida, como o fato de nunca ser acreditado e ser visto como alguém de outro planeta, fora de órbita. Ele, quando criança, era tão inteligente à sua maneira que acabou sendo excluído de convívio social: não queriam contato com Jung.
O livro me fez entender como surgiu sua teoria e como existem pessoas como eu. Me senti abraçada.

Wilson 09/12/2022

Impressionante!
Um dos livros mais importantes que já tive o privilégio de ler. É fascinante ler sobre o relato corajoso de Jung na descoberta dos grandes conceitos da Psicologia Analítica. O capítulo da sua amizade com Freud é muito interessante.

gisalla 09/08/2020

Rei da porra toda
?Memórias, sonhos e reflexões? é a autobiografia de Jung, pai da Psicologia Analítica.
Foi absolutamente incrível esse olhar mais íntimo em sua história, vida, seus sonhos, seu caminho, suas reflexões. Confesso que tiveram algumas reflexões que eu me perdi um pouco - mas foram valiosas mesmo assim.
Esse livro aumentou a admiração que eu já tinha por ele; além de ajudar a compreender o caminho que ele trilhou, e as dificuldades que enfrentou.
À todos os amantes de psicologia, recomendo!

delicadas.leituras 06/11/2020

Alguém Chamado Jung
O que achei marcante na leitura da biografia: sua dúvida nas questões religiosas em idade tão precoce; sua naturalidade ao relatar exaustivamente suas 'experiências estranhas'; a humildade - em nenhum momento demonstra superioridade.

Katia 26/02/2012

Nestes escritos jung se revela e deixa uma importante contribuição para se compreender a sua visão de mundo e da dinâmica inconsciente. Não é um livro para ser lido de uma vez, mas com reflexão.

Flôr 20/05/2020

"Minha vida é a história de um inconsciente que se realizou"
Não se trata de um biografia tradicional, na qual vamos acompanhar vivências cotidianas e exposição de intrigas e amores pessoais.

Diria que se trata de biografia teórica, se é que isso existe (!) já que o que vemos é um desenrolar da vida de Jung de modo a nos explicar seus sentimentos, questionamentos e as repostas/teorias as quais chegou.

Meu grande apreço ao livro vem, da combinação desse modo de 'biografar' ao convite que nos faz: repensar nossa própria história, nossa construção identitária, nossa individuação!

Acabamos, pois, tentando (também) construir uma estrutura consciente que afirme nossa existência e nos conte por onde andamos nesse mundão...

*Ps.: apesar de gostar bastante tive dificuldade pra manter o ritmo de leitura. Lia dezenas de páginas em uma sentada, pra então não conseguir ler alguns parágrafos em uma segunda oportunidade. Não desanime, vale a pena!

Aline Pfeiffer 29/12/2022

Uma boa leitura para estudantes de psicologia e filosofia... Achei a escrita de difícil compreensão, e também, muito detalhada em algumas partes.

LaraF 12/05/2013

Ler a historia da vida de Jung por palavras e impressoes dele é uma honra! Grande conhecimento. Uma visao aberta e curiosa diante de tudo. Uma auto-observaçao e auto-analise completamente lucidas. A abertura para o novo, para o extraordinario. O olhar para o mundo cheio de poesia e de longe de preconceitos. A ousadia e a humildade de dizer. Tantas coisas que encontrei nesse livro, tantas coisas que me impressionaram e marcaram. Uma aventura, mais do que pela vida do outro, pela nossa propria humanidade.
Anna Medeiros 19/09/2017minha estante
que resenha maravilhosa! me senti contemplada.