Pinóquio

Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

Bruno Roman 11/01/2023

Um dos maiores dos contos de fadas
Autor ??: Carlo Collodi
Nota ??: 4 (8/10)
Gênero ?: Fantasia
? 2022 foi um ano maravilhoso para ler sobre esse personagem, tivemos duas obras relacionadas ao Pinóquio, uma foi uma verdadeira tranqueira e a outra uma verdadeira obra de arte, mas ambas adaptações me deixaram uma vontade imensa de ler a obra original.
?"Pinóquio" é uma aula de adaptação de personagem, a forma como o personagem cresce durante a narrativa é algo lindo e em alguns momentos tristes de se ler. Pinóquio se vê jogado em um mundo na qual ele não compreende, tudo o que sabe sobre a vida são ensinamentos de seu pai Geppeto, ensinamentos que ele não acredita, mas tudo isso muda conforme ele vai desobedecendo seu pai.
?Meu único problema com essa obra é que como existem inúmeras adaptações, existem versões que fazem feitos que eu diria que é melhor do que na própria obra original e vejo que se Carlo Collodi tivesse seguido esse caminho, a obra iria se engrandecer ainda mais.
?Uma das narrativas mais maravilhosas já feitas, um dos melhores conto de fadas e uma obra fundamental para o crescimento de crianças e adolescentes.

Carol.Carvalho 11/01/2023

Um boneco bem atentado
O Pinóquio do livro é muito mais atentado do que aquele boneco fofo apresentado no filme clássico da Disney. Por conta disso, ele se mete em muitos problemas, sendo que a maioria não foi retratada no filme e, quando apresentada, era bem diferente da história original. Outros personagens, como o grilo falante e o velho Gepeto, não aparecem tanto na história. Por outro lado, personagens como a Fada, a Lesma, o Gato e a Raposa, estes últimos que nem aparecem no filme, são muito mais relevantes. Apesar dessas e outras mudanças, a essência da história retratada no livro é a mesma daquela apresentada na produção cinematográfica: quando Pinóquio finalmente aprende a ouvir os mais velhos, a trabalhar, a estudar e ter um bom coração, ele se torna um menino de verdade. Acho que vale a pena ler esse livro com ou para as crianças. Elas devem gostar!

Flavia.Ivette 10/01/2023

Nada a ver com o conto da Disney e eu sinceramente amei, te conta a história desde outra perspectiva e pra decir verdade gostei do toque sangrento que tem, consegui ficar com ódio do Pinóquio mas também consegui captar os ensinamentos do livro .

Claudio.Eduardo 10/01/2023

As Aventuras de Pinóquio ? Carlo Collodi ? 1883
Ao contrário do que muitos pensam ou podem imaginar a premissa para a história do boneco de madeira Pinóquio não é a mentira, mas sim a verdade. Basicamente na obra de Collodi, a conhecida história do menino de madeira que mente e o nariz cresce é apenas um pequeno adendo em 2 capítulos dentre muitos e o tema principal do livro é a fome e a miséria e as formas que uma criança encontra para se desvencilhar das mazelas e dos perigos causados por uma sociedade afundada na miséria.
Roubos, assaltos, tentativas de homicídio e a falta do que se alimentar são temas trazidos pelo autor italiano que os aborda de maneira melancólica. Nela, o sonho de virar menino de verdade, talvez seja a vontade de ser reconhecido como ser humano e os animais representariam aqueles marginalizados que diante da miséria acenam para o crime e para o golpe como forma de sobrevivência.
A edição da editora pandorga vem em um box junto com a versão italiana e contém curiosidades sobre a história original. A mais intrigante é aquela que nos mostra que o final da primeira versão se encerrava com o boneco de madeira enforcado em um tronco de árvores, porém na dura realidade da história escrita por Collodi, temos Gepeto, um velhinho sozinho que vive em casebre com uma panela e uma fogueira desenhados na parede.

Rodrigo Fernandes 09/01/2023

Clássico atemporal.
Me falaram que a versão original era mais "dark" que a da Disney, não achei. Ele é sim uma marionete levada, mas não mal. Considero ainda uma leitura (muitíssimo bem feita, não é um clássico a toa) infantil. Muitas aventuras! Capítulos curtos. Ilustrações lindas! (essas sim, um traço mais sombrio). Recomendo para colecionadores. A história você já conhece.

Jessie 09/01/2023

Conto reflexivo
Todos sabem a história do pinóquio, contudo, a darkside buscou mostrar detalhes que não foram contados/repassados por séculos de estória. No geral, é notório o quanto a marionete é chata e mesquinha, assim como há detalhes quanto as consequências de suas escolhas da vida, sendo simples, mas nada chocante.
Em compensação eu amei a narrativa no fim, quando os tradutores demonstram parte por parte da estória a intenção moral da fábula, trazendo a tona as realidades da vida, principalmente o fato de sempre renascer. Compreendo que o pinoquio nada mais é do que nós crianças/adolescentes e, conforme crescemos, aprendemos a superar os obstáculos, nos tornamos meninos, ou seja, nos tornamos o adulto responsável pelas próprias atitudes.
Um adendo quanto ao livro, são as imagens. Darkside tem um capricho que abala minhas estruturas.

KJJ 08/01/2023

Incrível e educativo
Maravilhoso! Com certeza as crianças deviam ler essa versão, saber as consequências das suas decisões.
Eu fiquei assustada e incrédula, mas amei!

Anny Ways 08/01/2023

Nossa...
Que diferente!
Confesso que a parte do Grilo Falante e o final original da história foi chocante, porque não estamos acostumados com essa versão, e sim com a versão Disney da coisa toda.
Achei a leitura fluída, rápida e bem simples de compreender.
Confesso que achei o Pinóquio um porre até o final do livro (quando dá uma amenizada na teimosia).
Recomendo a leitura!

Pedro.Henrique 07/01/2023

É incrível e de certo modo assustador...
Pinóquio, mas uma história adaptada pela Disney, que veio a se tornar animação em 1940 e ganhou dezenas de outras versões, como o Live Action da própria Disney em 2022 e o filme do Guillermo Del Toro, também de 2022.

Pinóquio é um dos meus clássicos favoritos, em relação à história, e agora pela primeira vez tive a oportunidade de lê-la.

A história é magnífica, a ambientação maravilhosa, da mesma forma a escrita e a narração são impecáveis.

Em Pinóquio só vi um único "problema" que nem se encaixa em problema, a quantidade de lição de moral, que fica claro, MUITO CLARO, que a história está sendo feita para ser usada nas crianças como forma de evitar a desobediência, os maus hábitos. E chega um momento que essa lição de moral já foi dada tantas vezes que cansa, eu comecei a me distanciar da imersão da história por causa disso.

Fora isso é uma história maravilhosa, e realmente não chegou ao favorito por causa desse problema.

Matheus.Augusto 06/01/2023

primeira do anoo
Uma historia muito boa, parece que foi escrita sem saber quando ia chegar no final, a sensação é assisrtir uma série que deu certo e fizeram temporadas a mais, que algumas partes são bem ruins, mas o final vale muito a pena. As vezes um pouco bruta, a história é tão ingênua quanto o próprio boneco, as passagens mais filosóficas, mesmo apresentadas como piadas são muito bonitas e realmente servem como reflexões. O último capítulo é uma explosão que toca pontos muito importantes sobre o crescimento e amadurecimento.
Porém, a estrutura do livro não é boa, serve mais pra folhetins e jornais, capitulos muito MUITO curtos acabaram me afastamdo um pouco da história e impediu que a história fosse apresentada de forma mais densa (oq seria um bônus, já que essa história não se propõe a ser um drama adulto, e sim INFANTIL - mas que tinha potencial tinha muito kkkkkkk)

Regis 05/01/2023

Um Clássico educativo e cativante
Assisti o filme Pinóquio, de Guillermo Del Toro e ao final do filme com o rosto banhado em lágrimas decidi fazer essa leitura. Pois li apenas o livro da versão Disney quando era criança e quis fazer a leitura do clássico após assistir aquela belíssima adaptação.

O livro é ótimo e contém várias lições sobre como ser um bom menino com as quais Pinóquio se depara ao longo de sua jornada de auto conhecimento.
Pinóquio é um boneco de madeira muito desobediente que com certeza aprende da maneira mais difícil a ser um bom filho.

Um clássico que como outros dos antigos contos de fadas contém vários ensinamentos contados de forma alegórica mas que possui esclarecimento para as crianças, sem deixar de causar certo espanto com tudo que se passa na trajetória de Gepeto e do boneco de madeira.

Gostei muito do livro e gostaria de ter feito essa leitura quando criança. Seria muito proveitosa, com certeza.
Recomendo muitíssimo.
Léo 05/01/2023minha estante
Ótima resenha, Régis!

Alex 05/01/2023minha estante
Ainda hoje, em outro livro, li sobre a oração de Gepetto. Deve ser uma história linda.

Regis 05/01/2023minha estante
É maravilhosa, Alex.
Mas se não viu ainda, veja o adaptação do Guillermo Del Toro, é absurdamente perfeita.

Regis 05/01/2023minha estante
Obrigada, Léo. ?

J. Silva 09/01/2023minha estante
Será minha próxima aquisição. Parabéns pela resenha

Regis 09/01/2023minha estante
Obrigada, J.Silva. Eu Espero que goste do livro. ?

HenryClerval 26/01/2023minha estante
Suas resenhas sempre mostram tanto entusiasmo. É contagiante.

Regis 03/03/2023minha estante
Obrigada, Leandro.
Você é sempre um fofo. ?

Alicya.Unikowski 13/04/2023minha estante
Não tô conseguindo lê

Regis 13/04/2023minha estante
Por não estar gostando da história, Alicia?

Regina 04/01/2023

Ótimo livro
Excelente livro. Bem diferente do apresentado pela Disney. Um livro que se lê relativamente rápido, porém com várias reflexões a serem feitas e vale a pena ir lendo para crianças. Sempre tem lições a serem aprendidas

Lucas Salsicha 02/01/2023

Não vale mentir
Pinóquio é um conto infantil interessante. Suas marcas de literatura infantil são bem marcantes, princípio por falar, em diversos momentos diretamente com o leitor. É uma narrativa que atravessa gerações, e é incomum ou quase impossível conhecer alguém que não ouviu falar da marionete que ganha vida.
Apesar de a maior parte da história original ser alterada para melhor se encaixar em adaptações e em versões mais curtas, é, sem sombra de dúvidas mais ampla do que o conhecimento popular, e traz em seu corpo cenas cativantes e que não deveriam ser ignoradas.

ERICK0 30/12/2022

Uma grata Surpresa
Iniciei a leitura por curiosidade,tendo visto esse ano a adaptação da Disney em live action fiquei desapontado, e resolvi ir atrás da história original.

As aventuras de Pinocchio de Carlo Collodi impressionam ao retratar tão bem a rebeldia juvenil e seus revezes . Por vezes o pequeno Pinocchio se sente maduro pra tomar suas decisões mas se vê ingênuo e facilmente enganado .

O livro pode chocar os mais sensíveis por retratar por vezes violência, então esqueça as versões da Disney. É um livro interessante, simples mas muito rico de metáforas.
Tem um tom muito cômico e em diversos momentos emociona em especial pra quem já é Pai ou Mãe. pois veram várias situações corriqueiras do tipo " Pinocchio faz algo que sabe que é erado,chora desesperado e o Pai novamente perdoa Educa e ama a criança.

O livro diferente das adaptações cobre cerca de 3 anos da vida do Pinocchio. Até ele se tornar um menino de Verdade oque no livro tem sentido de

a : adquirir maturidade e descencir um bom negócio de um mal .
b : O valor da família e do trabalho, a simplicidade e força que persistência o valor da Boa Educação, seus custos e falta que não têla faz .

c: As mas companhias ti levam pro buraco kk