Pinóquio

Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

Craotchky 27/11/2023

A storia di un burattino
Querendo uma leitura para relaxar, escolhi esta. E não é que acertei em cheio?Pinocchio (vou usar o nome do original italiano) foi uma surpresa excelente. Adorei o livro. Uma das histórias infantis que mais gostei até hoje (em verdade não li tantas assim). A narrativa é bem humorada, dinâmica, divertida e cheia de aventuras; e não apenas: uma cena chegou mesmo a me comover logo no início.

A obra contrasta, de um lado, a grande inocência infantil do protagonista, e de outro cenas um tanto mais fortes, como quando, transformado em burro, Pinocchio é atirado ao mar com uma pedra amarrada ao pescoço, ocasião na qual ele fica submerso por uma hora; ou quando o Gato e a Raposa tentam queimá-lo vivo, depois tentam atravessá-lo com facões e só não conseguem porque o corpo de Pinocchio é de madeira muito dura; depois tentam enforcá-lo e quase conseguem matá-lo desta forma.

A história de Pinocchio tem um padrão evidente: Pinóquio desobedece e faz travessuras, em seguida se dá mal por isso, se arrepende, se compromete a ser um bom menino dali em diante, depois desobedece e apronta de novo... Esse formato repetitivo tem um propósito evidente: atribuir um caráter pedagógico ao livro. Explico: no decorrer da obra, lições destinadas ao público infantil (como: não fale com estranhos) aparecem não só implicitamente, mas mesmo de maneira explícita no texto. Eis dois exemplos:

No capítulo 30 a Fada diz:
"Porque os garotos que não dão ouvidos aos conselhos daqueles que sabem mais sempre acabam caindo em alguma desgraça."

No capítulo 4 temos o seguinte trecho de diálogo:
Pinocchio: "Entre as profissões do mundo, só tem mesmo uma de que eu gosto."
Grilo Falante: "E qual seria essa profissão?"
Pinocchio: "Comer, beber, dormir, me divertir e vagabundear o dia todo."
Grilo Falante: "Entenda uma coisa. Quase todos os que têm essa profissão terminam no hospital ou na prisão."
(é no final deste capítulo que, enfurecido, Pinocchio mata o Grilo Falante esmagado contra a parede.)

Com essa pedagogia que está muito além de ser apenas questionável, a história claramente pretende estimular a obediência, o bom comportamento e a dedicação das crianças aos estudos [Pinocchio é transformado em burro (note a escolha proposital do animal) justamente por se ausentar da escola]. De fato a pedagogia do livro é peculiar (A fada tenta dar remédio ao Pinocchio. Por conta do gosto amargo ele se recusa a beber o remédio. Então um caixão é trazido ao quarto. A Fada explica que o caixão é destinado a ele, pois na certa morrerá por não querer tomar o remédio. Pinocchio então aceita o remédio.) mas é preciso considerar que esta é uma obra de 1883.

Bem, não vou me estender muito mais. Gostei demais do livro, com seus capítulos curtos e suas aventuras divertidas e criativas. Penso que bastaria dizer que mais uma vez, a literatura infantil conseguiu emplacar mais um livro entre os dez melhores do ano... (o surpreendente A bolsa amarela já havia conseguido o feito em 2021)

p.s.
Curioso que o aspecto mais popularmente icônico da obra, ou seja, o fato de que ao mentir o nariz de Pinocchio cresce, é apenas um detalhe aqui. Isso acontece apenas em uma única cena do livro.
Nath 27/11/2023minha estante
PASSADA com a violência q vc descreveu.. bem alá os desenhos das antigas, tipo Tom e Jerry, Pica-pau, kkk

Craotchky 27/11/2023minha estante
Pois é, eram outros tempos. A Disney tem toda a magia que lhe é própria, mas opera mudanças significativas nas histórias originais. Como essas adaptações foram/são muito consumidas, acabam se convertendo quase que na "verdadeira forma" dessas histórias.

Babi159 27/11/2023minha estante
Isso explica muito o fato do Roberto Benigni ter feito sua versão fílmica, fraquíssima, de Pinocchio. Excelente resenha.

skuser02844 27/11/2023minha estante
Ai, Meu Deus, ele matou o grilo???!!!! ???

skuser02844 27/11/2023minha estante
Amei essa resenha!!! Vou comprar o livro pra mim e pra uma amiga querida (pedagoga)! ? Tô chocada que essa seja a história verdadeira, Filipe!

Craotchky 27/11/2023minha estante
Babi, assisti esse filme ontem, aproveitando que está no Prime Vídeo. Embora algumas figuras tenham aquele rosto humano que as tornam bizarras e feias, fiquei satisfeito com a adaptação. Ao menos foi bastante fiel aos elementos mais importantes do livro.

Craotchky 27/11/2023minha estante
Pois é Julia, a história original tem uma personalidade própria! Hahahahah
Sim, ele mata o Grilo logo na primeira interação deles no capítulo 4, quando atira contra ele um martelo de madeira.
Ao menos interpretei que o matou. A passagem diz assim:
"...atingiu-o bem na cabeça, tanto que o pobre Grilo teve fôlego apenas para um último cri-cri-cri e depois ficou lá, emborrachado e grudado na parede."
Entretanto o Grilo aparece novamente na obra, mas interpretei que fosse apenas a voz do Grilo, fruto da consciência de Pinocchio, ou vindo do além mesmo! Heheheeh

Nath 27/11/2023minha estante
Sim!! A Disney ADORA transformar essas histórias antigas infantis "macabras" em animações fofinhas.. ela fez isso até com o Corcunda de Notre Dame (do Victor Hugo!) e Aladin (das mil e uma noites!).. Vc sabia q na história original do Aldin, o Aladin é um CHINÊS?! Eu fiquei tão passada quando eu soube q decidi ler a versão original do Aladin contada pela Sherazade, só para ver até onde a Disney foi no filme.. mesmo assim acho q a Disney faz um excelente trabalho adaptando esses livros! Aliás, meus filmes da Disney favoritos na minha infância eram Aladin, Pocahontas e A Bela e a Fera. Lembro q eu assistia tanto esses filmes q a fita vhs chegava envergar no videocassete kkkkk

Craotchky 27/11/2023minha estante
Como eu disse, a Disney tem toda uma magia que lhe é própria. Penso que são filmes que podem ser consumidos, mas de preferência após o consumo das obras originais.
O problema é que hoje submetemos as obras originais às adaptações, quando o ideal é o contrário: deveríamos submeter as adaptações às obras originais. Daí a importância de conhecer/consumir as obras originais antes das adaptações que derivam delas.
Como geralmente a primeira versão consumida se tornará uma referência a partir da qual julgamos, por comparação, as versões que consumimos após, é ideal que consumamos primeiro o original, assim ele será nossa referência e a partir dele julgaremos as versões derivadas. Do contrário vamos acabar, de forma nociva, julgando as obras originais a partir das adaptações...

Nath 27/11/2023minha estante
Como leitora ADULTA, compreendo e concordo com seu ponto de vista! PORÉM! Para uma criança da atualidade, ler o livro original antes de assistir a captação da Disney, é totalmente inviável! Naquela época, quando ainda não existia o cinema, as crianças não tinham outra opção a não ser ler o livro infantil.. na atualidade é inviável "forçar" a leitura do livro antes de assistir o filme da Dianey!
Lembro que na minha infância eu ficava totalmente MARAVILHADA com os filmes da Disney, ia no cinema com minha mãe assistir todos! E naquela esses filmes contribuíram para meus sonhos infantis.. rs E olha que a minha mãe era professora e me incentivou desde criança a ler! E eu já adorava ler! Mas os filmes da Disney trás uma magia a mais única para uma criança!

Craotchky 28/11/2023minha estante
Eu sei, e você tem razão. Por isso eu disse que, o "ideal" é o consumo do original primeiro. E como se não bastasse a Disney, até um tal de Osamu Tezuka fez sua adaptação de Pinocchio em mangá!...

Nath 28/11/2023minha estante
Sim! Eu sei! ? Não imaginei q vc citaria o Tezuka! ? E para vc ter uma noção de como a Disney força a barra nas adaptações, tem uma polêmica gigante com provas concretas de que o filme O Rei Leão da Disney foi um plágio descarado do mangá Kimba, do Osamo Tezuka! Perceba que até o nome KIMBA, nome do personagem LEÃO do quadrinho do Tezuka, é idêntico ao nome SIMBA do protagonista LEÃO do filme da Disney.. mas o mangá do KIMBA do Osamo Tezuka foi criado em 1950, MUITO antes do Rei Leão da Disney nos anos 90!

skuser02844 30/11/2023minha estante
Concordo que foi morte e matada! Hahaha ???
Tesuka é um grande mangaká, Filipe, talvez o mais famoso de todos. No Japão, ele é conhecido como "Deus do mangá". Aqui no Brasil, ele ficou muito conhecido por "Astro Boy".
Mas não tava sabendo dessa questão com a Disney!!! ??? Gente, esse post tá cheia de plot twist! ????

Craotchky 30/11/2023minha estante
Sei bem, Julinha, o quanto o Tesuka é renomado; mas ainda não tive oportunidade de comprovar a qualidade dele!

Regis 05/01/2023

Um Clássico educativo e cativante
Assisti o filme Pinóquio, de Guillermo Del Toro e ao final do filme com o rosto banhado em lágrimas decidi fazer essa leitura. Pois li apenas o livro da versão Disney quando era criança e quis fazer a leitura do clássico após assistir aquela belíssima adaptação.

O livro é ótimo e contém várias lições sobre como ser um bom menino com as quais Pinóquio se depara ao longo de sua jornada de auto conhecimento.
Pinóquio é um boneco de madeira muito desobediente que com certeza aprende da maneira mais difícil a ser um bom filho.

Um clássico que como outros dos antigos contos de fadas contém vários ensinamentos contados de forma alegórica mas que possui esclarecimento para as crianças, sem deixar de causar certo espanto com tudo que se passa na trajetória de Gepeto e do boneco de madeira.

Gostei muito do livro e gostaria de ter feito essa leitura quando criança. Seria muito proveitosa, com certeza.
Recomendo muitíssimo.
Léo 05/01/2023minha estante
Ótima resenha, Régis!

Alex 05/01/2023minha estante
Ainda hoje, em outro livro, li sobre a oração de Gepetto. Deve ser uma história linda.

Regis 05/01/2023minha estante
É maravilhosa, Alex.
Mas se não viu ainda, veja o adaptação do Guillermo Del Toro, é absurdamente perfeita.

Regis 05/01/2023minha estante
Obrigada, Léo. ?

J. Silva 09/01/2023minha estante
Será minha próxima aquisição. Parabéns pela resenha

Regis 09/01/2023minha estante
Obrigada, J.Silva. Eu Espero que goste do livro. ?

HenryClerval 26/01/2023minha estante
Suas resenhas sempre mostram tanto entusiasmo. É contagiante.

Regis 03/03/2023minha estante
Obrigada, Leandro.
Você é sempre um fofo. ?

Alicya.Unikowski 13/04/2023minha estante
Não tô conseguindo lê

Regis 13/04/2023minha estante
Por não estar gostando da história, Alicia?

Natalie Lagedo 27/11/2016

Deixo aqui apenas o meu registro de amor por este livro. Além de ser o primeiro que li - na linda tradução de Carlos Heitor Cony, é sempre aquele que recomendo a todas as crianças por conter inúmeras lições extremamente valiosas (não só) para a infância.
Fabíola 27/11/2016minha estante
Adoro seus comentários e escolhas de leitura.

Natalie Lagedo 27/11/2016minha estante
Obrigada!! :D

Dan 27/11/2016minha estante
Nossa, você lê tão rápido quanto a Claire! Eu acho isso bacana. Sou lento nesse aspecto.

Natalie Lagedo 27/11/2016minha estante
Jordan, é como a Claire falou em um dos vídeos dela: eu deixo de fazer muitas coisas pra poder ler. Abro mão deliberadamente, pois é minha maior diversão e todo o tempo que tenho livre dedico a isso. ;)

Dan 27/11/2016minha estante
: )

Everton.Paulo 24/09/2022

A redenção chega
Um carpinteiro acha um pedaço de madeira e acaba entregando ao seu amigo que gostaria de construir um boneco. E assim Pinoquio ganhou vida. Travesso e sempre aprontando, era um modelo de malandragem e de alguém que sempre queria levar vantagem sobre alguma situação. Apesar de ouvir conselhos e recomendação, sempre ignorava e s resultados machucavam a si e aos seus entes ao redor. Aos poucos, após muita provações, Pinóquio percebe que precisa mudar e as coisas começam a dar certo para ele. A jornada do personagem é de redenção. Como criança, suas atitudes eram criticadas mas logo esquecidas. Mas as punições, um tanto quanto ideológicas e cheias de moral, aconteciam até que ele finalmente pudesse perceber que precisava mudar.
Com temas e cenas bem mais pesadas que os contos açucarados e adaptados por aí, é um clássico e merece esse titulo.
Matheus Oliveira 24/09/2022minha estante
???

Everton.Paulo 24/09/2022minha estante
Mais um que recomendo pra sua lista, meu amigo!!!

Matheus Oliveira 24/09/2022minha estante
Com certeza! Vi uma edição lindíssima da Darkside, mas não sei se é a mesma coisa!

Everton.Paulo 24/09/2022minha estante
Provavelmente é o mesmo texto, mas a tradução pode ser diferente. E sim, a edição da darkside tá linda. Se eu não tivesse apoiado essa da wish, compraria aquela.

Carol Nery 29/01/2023

Uma maravilhosa LC
Lemos em janeiro, o clássico As Aventuras de Pinóquio. Uma história de capítulos pequenos, que tranquilamente dá para ler de uma vez... fomos pouco a pouco. Paulatinamente descobrindo como o autor criou a história original. Aquela "sem o açúcar" que a Disney costuma jogar por cima de suas adaptações.
Adorei a experiência. O livro da Wish, lindinho e muito bem produzido. Só coisas boas com essa experiência.
Clau Melo 01/02/2023minha estante
Adorei nossa leitura! :)

Carol Nery 01/02/2023minha estante
Foi muito especial ler com vocês. Valoriza demais a experiência literária. Amo!!!!

Rosita Lima 06/12/2022

A história é boa, mas senti vontade de queimar esse pedaço de madeira

Pinóquio é um pedaço de madeira falante e transformado em um boneco por Gepeto, sendo esse, um homem muito pobre e bondoso. Tirando até de si mesmo para fornecer o necessário para que o Pinóquio não tenha fome e possa estudar.
A questão é o Pinóquio é o retrato da criança extremamente desagradável! Ele é preguiçoso, mentiroso, vagabundo e birrento. É perceptível que todas essas características negativas e a estrutura do livro era feita para outras crianças lerem isso e repudiarem tal comportamento. Já que por conta disso o boneco de madeira passa por situações tristes, complicadas e sinistras.
Há momentos que são bem bizarros e que podem dar medo em algumas crianças, mas é explícito que o objetivo era ensinar as crianças da época a serem obedientes aos pais, estudarem, não confiar em estranhos e valorizarem o trabalho e o sacrifício que os pais fazem para o bem estar dos filhos.
Obviamente não criamos crianças hoje em dia baseado no medo, mas precisamos lembrar que as maneiras de educar em 1880 eram bem diferentes. E por mais que não seja o ideal de educar crianças, tenho certeza que elas aprenderam. Eu mesma, se fosse uma criança de 1880, jamais faltaria a escola por medo de me tornar uma burra como Pinóquio.
Mesmo sabendo de tais objetivos da obra, me irritei bastante com o Pinóquio. Como falei, ele é uma criança detestável e por vários momentos cometia os mesmos erros, mesmo já tendo passado por situações assustadoras que o ensinavam a não fazer aquilo, necessitando de novas chance para realmente conseguir aprender e modificar seu comportamento. Essa repetição parecia ser uma estratégia para fixar a ideia “do que não fazer” para as crianças da época.
Como uma mulher adulta lendo essa história infantil, confesso que não conseguia me sensibilizar com as lágrimas do Pinóquio. Na verdade, eu me preocupava e me comovia mais com o Gepeto, a Fada Azul e o Grilo Falante. Só o que eu conseguia pensar era “é muito castigo ter que aturar uma criança dessa”. Eles representam a paciência, as dores e as lutas do que é tentar educar uma criança.
Apesar de ter passado por essa irritação com o protagonista, gostei e recomendo a história. O livro possui uma linguagem simples e fluida e é sempre interessante conhecer o original porque mesmo que a gente vá com a ideia de “já conheço a história” por conta das versões mais atuais, quando chegamos lá vemos que há MUITOS acontecimentos diferentes.
Resenha do blog: https://www.rositalima.com/2022/12/resenha-as-aventuras-de-pinoquio-carlo.html

site: https://www.rositalima.com/2022/12/resenha-as-aventuras-de-pinoquio-carlo.html
Dante | @odantefernandes 07/12/2022minha estante
Hahahaha uma praguinha

Rosita Lima 07/12/2022minha estante
Eu morri de rir na sua resenha falando da criança, mas quando fui ler ainda me surpreendi como que o Pinóquio consegue ser tão insuportável kkkkkkkkk

C r i s 26/01/2011

Pinóquio significa muito pra mim. Se eu tivesse que escolher um livro pra ser a minha vida, com certeza seria esse. Além do Collodi ser um escritor brilhante só por essa obra (depois dessa nem precisava fazer mais nada, francamente, não dá pra superar Pinóquio), o livro é o retrato da vida de quem procura melhorar como ser humano, mesmo que tenha que se ferrar loucamente para isso. Eu tenho pra mim, que nem todas as pessoas são Pinóquios, mas com certeza todos são marionetes. A Fada Azul sendo quem nos ajuda a nos transformar em "meninos de verdade", e o Grilo Falante como a consciência é algo de significado profundo. O pai do Pinóquio, indo ao fundo do mar procurá-lo, mesmo sendo engolido por uma baleia, ainda tinha esperança de encontrar o filho ingrato novamente. A Terra dos Burros é o verdadeiro inferno na terra, cheio de demônios, tal como somos. E agora uma pequena comparação com o filme do Walt Disney: no filme, o Pinóquio passa por uma ou duas situações difíceis, no livro ele passa por centenas. E aprende com cada uma delas, melhorando sempre, com muita dificuldade, sempre se dando muito mal e sendo posto a prova a todo o momento para provar o seu valor e sua vontade de ser um menino de verdade.
Recomendo muito esse livro, e sugiro meditação sobre ele.
Mas é claro, que tudo o que eu disse, é apenas a minha opinião pessoal.
Léia Viana 31/07/2011minha estante
Gostei bastante da sua resenha. Comecei a ler este livro hoje, e me deu a maior saudade da época em que eu assistia ao desenho de Pinóquio e torcia muito para que ele conseguisse virar humano.

TatianaMBC 27/12/2015minha estante
Esse livro é sensacional, a adaptação da Disney não chega aos pés da obra. Tem um humor delicioso, uma moral bem direta, passagens sensacionais. Li para meus filhos e eles deliraram com as aventuras, maravilhoso!

Rebeca 24/04/2022

Simplesmente fantástico, ?As aventuras de Pinóquio? tem ensinamentos de valores de forma direta e clara, ação e consequência, o que é fundamental para construção de caráter de uma criança. Prazeroso de ler, cômico, triste, são de fato muitas aventuras, vale a pena a leitura!
Ster 24/04/2022minha estante
Que capa mais bonitinha. ??

Rebeca 24/04/2022minha estante
Fofíssima ?

Ingrid 05/04/2020

Eu piraria nisso aqui se tivesse lido esse livro com 10 anos.
Felipe1406 11/04/2020minha estante
Eu comecei a ler ontem e comecei a rir de cara! A medida que a historia vai passando eu vou percebendl tudo como um desenho animado!

Ingrid 16/04/2020minha estante
Hahaha, verdade!

Polly 04/06/2016

Favorito!
Este foi o primeiro livro que eu li, e até hoje é simplesmente o meu favorito. Me arrependo tanto de tê-lo dado de presente. Gostaria muito de comprar este exemplar de novo, mas não tenho achado mais...
Pedro.Lanari 28/06/2016minha estante
Na Amazon tá rolando!

Queridolivro0 25/02/2023

Aprendizado para a vida ?
Ler Pinóquio na versão original foi uma experiência incrível, eu apenas havia assistido aos desenhos da Disney e ler o original me trouxe uma nova perspectiva sobre a história do nosso boneco Pinóquio.
Acho que o autor foi genial em explorar a fantasia para trazer as crianças conceitos sobre educação e convívio famíliar, para mim esse livro não ensina somente à crianças mas aos adultos também.
Me identifiquei em muitos momentos com esse livro, a vida é feita de escolhas mas mesmo em meio as piores consequências sempre há uma oportunidade para o arrependimento.
AnaBa 15/03/2023minha estante
Nao li

Lucas 11/08/2023

As aventuras de Pinóquio. História de uma marionete.
A história se passa na Itália, por volta dos anos de 1800.
Pinóquio é uma marionete com a alma de um menino. Ao longo de toda a narrativa, realiza inúmeras travessuras e traquinagens, que posteriormente, lhe causariam consequências. Esse mau comportamento fere os sentimentos daqueles que o amam e que zelam por ele (afinal, a marionete não é acolhida por apenas uma personagem em toda a história).
Após certo tempo, começa a se dar conta de que se não fosse um bom menino, se não estudasse, se comportasse e trabalhasse, não chegaria a lugar nenhum. Entretanto, os conselhos e a educação dados a ele de nada adiantaram, já que procurou sempre fazer as coisas do seu jeito, independentemente da opinião dos outros.
Recomendo a obra para quem busca uma leitura leve, divertida e descontraída, que ensina inúmeras lições de vida.
Durante minha experiência, ficou nítido de que é uma história destinada ao público infantil, recheada de valores e princípios. É um ótimo livro para crianças em processo de aprendizagem, pois a partir dele, irão aprender que os estudos e o bom comportamento os levarão a um bom caminho. Apesar disso, um leitor de qualquer idade pode apreciar o livro, já que a narrativa é bem divertida.

4 ESTRELAS E MEIA
Heitor172 16/08/2023minha estante
Ótima resenha, muito bem escrita!

'Maria Vitória 04/09/2009

Uma bela criação
Esse livro é um livro infantil, para crianças lerem e entrar no mundo da imaginação, esse livro chama muita minha atenção pois é um livro que faz cabeça pensar criar girar e imaginar várias coisas, principalmente as consequências que nos trazem quando mentimos, pois a mentira sempre tem um final infeliz.
Esse livro possui fantasia, humor e ironia que forma um livro perfeito para uma criança ler.
O livro conta de um homem que misteriosamente em sua oficina apareceu um pedaço de madeira falante. Resolveu entregar a madeira para Gepeto, ele com suas idéias geniais criou Pinóquio.
Pinóquio cresceu e virou um ser de verdade, mas ele tinha uma coisa sempre que ele falava mentira o seu nariz espichava e crescia, ele até fez vários amigo,Grilo-Falante e a Fada de cabelos azuis, que aparece para salvá-lo da armadilha do País dos Brinquedos, no Teatro de Marionetes, onde eles se transformam em burros. Pinóquio com suas maluquices entra sempre em confusão.
Adorei esse livro quando era criança ler esses contos infantís era uma das melhores coisas a fazer e esse livro mostra que a "mentira tem perna curta", pois Gepeto sempre soube das armações de Pinóquio.Eu recomendo esse livro. Muitooooo bomm.

Roberta Nunes 04/09/2009minha estante
Um dos preferidos da minha infância, sem dúvidas.

_carolthome 22/04/2024

Uma leitura para descansar a cabeça um pouco
Depois de ler um livro de mais de 700 páginas, eu definitivamente precisava de uma leitura mais rápida e tranquila e fiquei feliz por encontrar isso aqui.
Devo começar dizendo que a edição de bolso da Zahar é linda, como sempre, e tanto a tradução quando a apresentação do livro são maravilhosas -- também como de costume. A história propriamente dita não tem nada de revolucionário e tem um teor bem pedagógico, que me remeteu muito aos contos de fadas tradicionais. Recorrendo ao fantástico e ao absurdo, Carlo Collodi coloca Pinóquio em cada furada que meu Deus.
A estrutura do livro é como se fossem diversas mini aventuras do boneco e o que ele aprende com elas. O personagem do Pinóquio é chato, mas dá para ver que ele tá tentando, só acaba indo pelo lado mais simples e isso nunca dá certo.
Foi uma leitura bem tranquila, nada demais. As estrelas a menos foram justamente por isso, foi uma leitura rasa e não muito marcante. Ainda assim, em linhas gerais, é um livro bem okay.

Cintia 12/11/2012

As Aventuras de Pinóquio
Clássico da literatura mundial que encanta a crianças e adultos. É possível encontrá-lo em formato para livro de bolso com o texto integral e o custo baixíssimo.é um romance escrito pelo italiano Carlo Collodi em Florença no ano de 1881 e publicado dois anos depois com ilustrações de Enrico Mazzanti. Lançado recentemente pela Editora Martin Claret, pensei que o texto seria com palavras difíceis, me enganei redondamente. Simples e objetivo, com a ortografia atualizada com o novo acordo ortográfico. Leitura super rápida, o livro é bem fininho com apenas 192 páginas. Diagramação simples e a cada começo de capitulo ilustrações da marionete espevitada. Um ótimo trabalho da editora.

Escrita originalmente em 15 capítulos, por numa série publicada no jornal infantil italiano. Vale ressaltar que o autor havia decidido matar o personagem afim de dar uma lição para as crianças que são malcriadas com seus pais, porem a marionete caiu em gosto por todos e o autor voltou atrás criando ao todo 36 capítulos.Desde a sua publicação, o livro de Pinóquio tem sido traduzido para os mais diferentes idiomas. Muito adaptada, a versão mais conhecida foi realizada por Walt Disney, em 1940, que conta uma história muito diferente da que foi escrita por Collodi. A versão adaptada por Walt Disney, foi considerada uma obra-prima do cinema de animação. Todos nós crescemos com a versão contada pelo filme e grande foi a minha surpresa ao ler o livro e me deparar com um Pinoquio muito mais rebelde, esse livro carrega lições de vida, moral de comportamento e conduta que se bem trabalhados na infância tornarão a todos "meninos de bem", o grande sonho de Pinóquio. Poucos conhecem Gepeto, pobre pai que sofre com o filho desmiolado que sempre foge, criando confusões e deixando o pai desesperado numa busca quase sem fim. o Grilo falante que desde o começo do livro faz uma rápida aparição, a Fada Azul, que vira uma mãe para a marionte a Raposa e o Gato os grandes vilões do livro , e tantos outros personagens, devidos as adaptações do filme deixamos de conhecer.

Com uma escrita bem humorada e super envolvente... Pinoquio é um protagonista surreal! Acho que principalmente porque ele é criança e mesmo sendo um menino rebelde, ele tem bom coração. De fato ele só vira um menino de verdade por que no final de tudo ele amadurece e aprender a maior de todas as lições. Comete mais erros do que
acertos na maior parte do tempo, mas seu amor a seus pais o impulsiona no desejo de se tornar um bom menino.

Um livro que vale muito a pena!