Hinos homéricos

Hinos homéricos Homero

Resenhas - Hinos homéricos

ciliane.ogg 12/04/2024

Livro maravilhoso sobre os deuses gregos. Temos os poemas, bem como as notas e explicações históricas dos deuses, o surgimento de seus mitos, qual espaço geográfico ele era encontrado.
Livro recomendadíssimo.

Feliky 30/12/2023

Recomendo
Edição muito boa. Os hinos são de fácil leitura, os ensaios são informativos, as notas explicativas auxiliam durante a leitura, etc etc. As histórias do próprios hinos em si também são interessantes, diferentemente do que eu temia (que talvez fossem cansativas de ler) e li até que rápido pra um livro desse tamanho. E por falar em tamanho, a diagramação deixa muito espaço vago, então eu acho que na realidade com uma diagramação menos espaçada teria bem menos páginas. A capa é dura, então o tamanho não prejudica a lombada nem nada.

Acho que minhas últimas críticas são:
1 - A capa é triste. Mas isso não me importo muito porque o conteúdo é bom e a capa pelo menos comporta bem a quantidade de páginas.
2 - As partes em que botaram culturas indígenas no meio me pareceram meio desorganizadas e mal estruturadas. Veja bem, meu ponto aqui não é falar que é incoerente tecer comparações, mas que o modo como fizeram não foi TÃO bem feito quanto poderia. A linguagem nessa parte também tá meio datada, com direito a uso de "indíos", "tribos" e "nossos indíos" (no lugar de dizer simplesmente "indígenas brasileiros"). Mas a publicação é de 2010 e eu não lembro dos debates de ativistas indígenas tarem chamando atenção de forma alguma, então não me surpreendo.
3 - Robert Graves. O livro em vários momentos se apoia em Graves para tecer certas interpretações e informações, e isso sim é algo meio hmmm. A capa é desculpável porque pelo menos o que importa (conteúdo) é bom e ela comporta as páginas. As comparações indígenas tão mal organizadas, mas pelo menos elas eram mais notas de rodapé que o texto principal em si, e os termos tão datados, mas dá pra pontuar que é de 2010. Mas Graves? Em 2010 já tinha historiadores comentando como ele não é exatamente um exemplo de fonte confiável quando o assunto é interpretações de mitos. Quer dizer que TUDO o que ele disse não prestava? Não, mas que ainda é algo para se ter um pé atrás.

Mas ainda assim, recomendo! E acho que deve ser mais vantajosa a versão física que o e-book porque esse foi um livro que fiquei indo e voltando pra ver coisas como mapas, glossário e abreviações.

Paulo 05/07/2023

Hinos homéricos
Esse livro é indispensável para qualquer um que tenha interesse no assunto. Não só pelos hinos em si, mas por todo o material extra -- os textos, as notas, o original em grego e o alfabeto disponibilizado que ajuda a ter uma ideia do canto antigo. É tudo incrível

Marcos606 22/03/2023

Uma coleção de poemas gregos antigos cantados nos festivais, todos dirigidos aos deuses. Embora atribuídos na antiguidade a Homero, os poemas diferem amplamente em data e são de autoria desconhecida. A maioria termina com uma indicação de que o cantor pretende iniciar outra música. A coleção está incompleta; contém grandes hinos para Deméter, Apolo, Hermes e Afrodite, mas apenas peças curtas para Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ártemis, Hefesto e Ares.

Larissa3491 25/11/2020

um lembrete para mim mesma
Li esse livro em 2015, quando cursava a matéria de Mitologia Grega na faculdade - a minha favorita até hoje. E agora, 5 anos depois, tenho um exemplar de hinos homéricos para chamar de meu, poder rabiscar a vontade (livros teóricos eu rabisco sim) e reavivar a chama da pesquisadora de literatura clássica que há em mim. Obrigada aos envolvidos - no caso o bff que me deu o livro de presente.