O Circo Mecânico Tresaulti

O Circo Mecânico Tresaulti Genevieve Valentine

Resenhas - O Circo Mecânico Tresaulti

ofkarnstein 22/02/2024

Acho que ganhei uma família sem querer
Comecei esse livro confusa. Não sabia quem tava narrando a história e quando finalmente entendi, o narrador mudava sem aviso prévio pra uma terceira pessoa.

Durante boa parte do livro, passei raiva com metade desses personagens e sinceramente, acho que faz parte da leitura desse livro porque você vê que eles também brigam bastante entre si.

No final, junto com eles, estava chorando e olhando pro céu. Esse livro é ótimo.

blodreinana. 10/02/2024

Sem palavras.
Acho que em toda a minha vida nunca li algo que me fez sentir tantas coisas indescritíveis como esse livro. Simplesmente perfeito em todos os sentidos.

Ana 07/02/2024

Ahhh não curti esse livro não.
Não entendi o role das asas e não curti a maior parte do livro.

De início ele começa contando a história do circo e só depois da página 150 é que vai realmente começar a história do livro e o plot, achei que o final ficou corrido e não teve mto impacto na minha vida.

Achei meio sem sal. Mas foi legal a experiência de ler um livro com tantos detalhes de circos e máquinas

Najuh 06/02/2024

Consegui devorar esse livro mesmo sem entender nada.
A história é contada sem ordem cronológica, ocasionalmente oferecendo informações que te fazem entender um pouco mais sobre o contexto, mas nunca o suficiente pra se ter certeza.

Cheio de parênteses que às vezes contradizem os pensamentos dos personagens, ou explicam o que pensam sobre o que foi narrado, ele te faz sentir como se os personagens às vezes conversassem com você, contando pequenos segredos, sem explicar explicitamente o todo da história. Senti que algumas partes ficam pra interpretação subjetiva de cada um, os eventos são narrados a partir da lente de um ou mais personagem, mas cujo significados ficam em aberto para o leitor definir a partir do que foi observado.

Eis o que acontece quando se lê o livro: fica claro que não é pra entender, mas sim pra sentir.

mirella galdino 31/01/2024

A história te leva a passear pelo universo fantástico do Circo Mecânico Tresaulti e a seus integrantes, passando por cidades destruídas pela guerra o Tresaulti tenta se manter vivo nestes tempos difíceis. É uma surpresa atrás da outra.

A literatura é diferente de tudo o que já li, há uma certa poesia até no que não seria poético.
É impossível não ficar curioso para querer devorar mais do livro e ansiar pelo que virá a seguir..

Carol 24/01/2024

Um tanto decepcionante
Para o mundo que, eu quero descer...
O Circo Mecânico Tresaulti se passa em um mundo pós apocalíptico, em que Boss, a chefe do circo, "abriga"e da uma nova vida para pessoas que sofreram algum tipo de mutilação ou estejam com algum "defeito", essas pessoas são "curadas", passam a ter partes mecânicas no corpo e, a fazer parte do elenco do circo, além de terem a possibilidade de ser curadas novamente, caso haja algum tipo de acidente durante as apresentações.
Apesar do cenário interessante, da ideia incrível e, da escrita fluida, a narrativa é incoerente.
São muitos personagens e, a grande maioria, e pouco desenvolvida, o que deixa muitas peças soltas, além de não deixar claras suas motivações para diversas ações.
Não há uma linha cronológica, o que deixa tudo confuso, a trama é arrastada, parece não se desenrolar e, ao finalizar o livro, senti que faltaram respostas, algumas informações me pareceram apenas jogadas ali.
Esperava mais, por isso 3 estrelas!

Melissa.Almeida 22/01/2024

"Até o relógio quebrado nas costas de Ayar acerta acerta as horas duas vezes por dia"... E não é que essa leitura foi uma boa ideia? :)
O livro conta sobre um mundo em guerra, onde um circo traz momentos de alegria à várias pessoa em diversas cidades.
Com um poder estranho, Boss é a chefe dessa trupe, e acolheu diversos artistas. Não que eles todos tenham sempre sonhado com a arte... há jovens que queriam mostrar seu talento, antigos soldados, antigos ladrões, crianças que só queriam fugir da fome e da guerra -pertencer a um lugar. E, nisso, Boss tem o poder de transformá-los em algo ... parecido com o Wolverine O.O
Nisso, pra todos os pesares, esse circo acaba se tornando como uma família, sem sangue, mas o único lugar ao qual eles pertencem. "... A pior coisa que se pode fazer é deixar alguém para trás"
Há alguns personagens muito cativantes, numa narrativa que varia entre presente e passado, e entre o pequeno George -em primeira pessoa- e os outros personagens em terceira pessoa. O modo como a autora mescla toda essa narrativa deixa vários capítulos meio soltos e quase confusos, o que é uma crítica, mas entendemos melhor os personagens ao longo de seus capítulos. Infelizmente, boa parte do livro ficou meio difícil de ler por não se saber aonde essa história estava levando. Ainda, ao avançar do livro, quando começa a confusão com o governo, ficou difícil largar
Não é uma leitura pesada, é temos personagens cativantes que, mesmo com jeito meio bruto, se importam uns com os outros de uma forma bonita. Isso passa a coisa bonita sobre como precisamos uns dos outros e esperança em um meio árduo.
Mas, quem ler não deve ir com esperança de um final satisfatório para alguns personagens ( sim, estou olhando pra vocês, Bird, Stenos e Elena!). O final deles quase me faz desconsiderar o meu parágrafo anterior sobre união. Mas... vamos considerar como eu escrevi. Vou levar essa mensagem de pertencimento.
Uma leitura diferente e gostosa, não uma obra prima, eu esperava mais do desfecho. Mas valeu a pena. Ganhei o livro e não li sinopse nem nada, não sabia o que esperar, mas me envolvi e curti a experiência e levo esse circo comigo

Gabriel.Gaspar 06/01/2024

A premissa do livro é interessante e bem original, mas a construção do enredo foi bem confusa. Os capítulos são bem curtos, e parece que cada capítulo é um vai e vem desgramado. Me senti assistindo a primeira temporada de The Witcher, ou algum filme obscuro da A24. Se você tem TDAH, passe bem longe desse livro kkkk

Kenia 04/01/2024

"Havia sempre lágrimas de alegria; um homem tão lindamente unido com uma máquina era algo que as pessoas precisavam ver depois de uma guerra como a qual haviam passado. A tecnologia naquela época era armas e sinais de rádio; as pessoas precisavam lembrar-se da arte da máquina."

O Circo Mecânico Tresalti se passa em um cenário pós-guerra. Os detalhes são meio vagos: sabemos que houve bombas e radiação, seguidas de pequenas guerras pelo controle e a criação de cidades-estado. Fora delas, as fronteiras se tornaram perigosas e a vida brutal.

Para evitar problemas, o Circo Tresaulti percorre um amplo circuito; as cidades que visitam podem não existir quando retornam. Aqueles que se juntam ao circo estão procurando uma forma de segurança ou um trabalho que não envolva ter que matar. A maioria deles já foi um soldado.

Neste mundo, as pessoas não vivem muito. Portanto, para alguns, a ideia de fazer com que Boss (a poderosa mulher que comanda o circo) substitua as partes de seus corpos por dispositivos de metal parece uma opção atraente, mesmo que isso signifique se tornar algo não mais totalmente humano.

"Ninguém quer ver você fracassar. Qualquer um pode fracassar. Eles pagam dinheiro para nos ver fazer coisas que eles não conseguem.” (…) “Os aldeões não querem a realidade. Entreguem a ilusão e eles aplaudirão."

A trama gira em torno de dois conflitos, e ela demora um pouco para acontecer, pois há uma introdução das máquinas, dos personagens e das apresentações. O primeiro é entre Boss e o homem do governo, que quer usar a "magia dela" e o circo para seus próprios fins nefastos - uma intenção à qual ela parece determinada a resistir a qualquer custo, até mesmo à morte.

O outro conflito envolve uma guerra interna entre dois dos artistas, Stenos e Bird. Forçados por Boss a se apresentarem juntos, eles são rivais pela posse das asas de metal que Boss recuperou após a morte de Alec. Aquele que conseguir convencê-la a instalar cirurgicamente as asas em seu corpo será transformado em uma criatura metade humana, metade pássaro. O fato de as asas também poderem levar o proprietário à loucura é um risco que ambos parecem ansiosos a correr.

Essa é uma história de um circo, contada, em sua maior parte, do ponto de vista do pequeno George. Ele é um garotinho que presta atenção em tudo e narra a história de forma excelente. Suas palavras soltas, mas impactantes, dão vida aos personagens e a seus relacionamentos, às vezes insondáveis, uns com os outros. Aos poucos, e capítulo a capítulo, sabemos quem veio ao circo, por que se juntou a ele e - talvez o mais interessante no início - o que realmente aconteceu com Alec. O Homem Alado está morto desde antes do início da história, mas sua morte (e vida, aliás) continua sendo um mistério.

Aos que procuram um enredo bem amarrado, esse livro não é pra você. Com capítulos curtos, é mais uma obra poética e de humor do que um romance tradicional. A história é repleta de alusões a eventos que aconteceram no passado e dicas de eventos futuros. Aqueles que não se cansam de cenários pós-industriais e pós-apocalípticos e de criações no estilo steampunk provavelmente acharão O Circo Mecânico Tresalti uma leitura agradável.

rayssadioli 29/12/2023

Estava com muita expectativa sobre esse livro, mas acabei me decepcionando um pouco. A história não é ruim, mas também não é incrível (pelo menos para mim, já que sei que muitas pessoas adoraram esse livro).

Acho que a construção do livro não foi tão bem feita. A autora joga informações soltas, as quais atribuem sentido à história, mas continuam sendo soltas. Acredito que, se houvesse um planejamento mais cuidadoso, isso não aconteceria.

A questão mecânica é bem interessante, foi o que eu mais gostei na narrativa. A maioria dos personagens sãos ex-soldados que enfrentaram guerras (as quais ainda perduram durante a história) e nelas sofreram fisicamente, chegando a perder partes do corpo. É nessa parte que Boss entra, que é responsável por recrutá-los para o circo, bem como restaurar as partes que sofreram estrago com a guerra.

A construção de mundo é bem legal e original, mas os personagens são, de modo geral, mal construídos (um ou outro são mais desenvolvidos, mas o resto deixa a desejar nesse aspecto). Contudo, a relação dos personagens com os espetáculos é bem interessante e vale a pena ser lida.

Apesar dos defeitos, é uma leitura gostosinha e cheia de reviravoltas, de modo que recomendo muito para quem estiver buscando algo do tipo.

Duda 03/12/2023

Que livro fantástico,foi uma experiencia incrível ler O Circo Mecânico Tresaulti, a historia é envolvente e que te prende até o final, com uma narrativa tão cativante.

arteismo 02/12/2023

Amei
Quando comecei a leitura, a primeira coisa que me chamou atenção foi a cronologia, mas o universo, os personagens e a mensagem do livro são tão viscerais que logo me cativaram. Amei ter conhecido essa obra e ter lido com paciência para me apegar a todos os personagens e suas complexidades.

Trabach0 20/11/2023

Mágico
"Havia sempre Lágrimas de alegria; um homem tão lindamente unido com uma máquina era algo que as pessoas precisavam ver depois de uma guerra como a qual haviam passado. A tecnologia naquela época era armas e sinais de rádio; as pessoas precisavam lembrar-se da arte da máquina."

O cenário é mágico e os artistas do circo ganham vida por meio de uma habilidosa engrenagem.

Toda narrativa se passa em um mundo devastado pela guerra, onde nada é como antes.

Uma narrativa contada de forma não linear repleta de elementos steampunk que vão te prender do início ao fim, mais que o simples cotidiano de uma trupe circense esse livro é uma aventura repleta de surpresas e infelicidades.

Você vai se apegar a cada um deles, e bem lá no fundo vai sentir aquele desejo de fugir com o circo.

dan 19/11/2023

Decepcionante
Devo admitir que o que mais senti durante toda a leitura, foi decepção. Quando vi esse livro, fiquei animado pra começar ele, afinal, quem não se sente atraído com um circo onde as pessoas que trabalham nele são humanos que contém alguma parte mecânica em seu corpo, fruto de ferimentos de guerra ou até mesmo por escolha dos mesmos.
No começo, senti que ia ser uma ótima leitura, os capítulos eram curtos, a história tinha uma premissa interessante e o livro lindíssimo, pena que ficou só nisso mesmo.
Eu nem sei o que falar aqui, terminei hoje mas sinto que a história toda já ficou pra trás e apagada da minha memória, não conseguiu nem deixar um sentimento bom sequer, apenas o de ter terminado finalmente depois de 25 dias na luta.

bborges 07/11/2023

O circo e tals
Gente, eu não dava nada pra esse livro, mas sério, fui surpreendida de uma forma muito boa.
O livro é super bacana e a narrativa te prende do início ao fim.
Muito bom mesmo!!