O Circo Mecânico Tresaulti

O Circo Mecânico Tresaulti Genevieve Valentine

Resenhas - O Circo Mecânico Tresaulti

aura. 04/01/2021

"nós somos o circo que sobrevive."
eu adoraria conseguir descrever o que essa história me fez sentir, mas acho que não conheço palavras tão específicas o suficiente para isso. se precisar resumi-lo com a primeira palavra que surge em minha cabeça ao pensar na minha experiência de leitura, seria essa: acolhida.

esse livro me fez sentir como se eu fosse parte de algo maior, como se fizesse parte do mágico circo mecânico tresalti, o circo que sobrevive. consegui visualizar a história perfeitamente em minha mente e sem nenhum esforço. ao fechar esse livro, senti como se estivesse me despedindo de amigos de longa data, me despedindo de uma família. ouso dizer que conheço certos personagens da história como conheço a palma da minha mão, sinto que passei anos da minha vida ao lado deles, são tão reais que posso até toca-los e ouvi-los! ao ler a última pagina você consegue sentir que agora tudo aquilo faz parte de você. consigo sentir o grifo batendo as asas em minha pele.

esse é um livro que carrega uma história única e inesquecível, você não irá encontrar outro assim, é apenas ele. é só quando você lê a palavra "fim" escrita na última página que percebe que estava quase sem respirar, ou talvez estivesse mesmo. sua garganta trava e você lê, lê, lê e pensa em reler tudo do começo ao fim ali mesmo. você pensa e reflete sobre a viagem que fez junto com os personagens, você se emociona e tudo que consegue sentir é saudade. e quanto mais você pensa sobre, mais especial fica.

infelizmente (ou felizmente, já que isso o torna especial), não é um livro que funciona para todos, é uma obra que você vai amar ou odiar. é uma história que você precisa parar para ler, realmente precisa se entregar por completo e se deixar levar com a escrita peculiar da autora e suas metáforas e simbologias. eu diria que é feito para os que gostam de pensar e especialmente para os que precisam fugir do mundo real, e assim embarcar em uma misteriosa jornada com o circo que sobrevive, seja como telespectador ou circense. é uma história para sobreviventes da vida. é uma história necessária para todos, em um ou em diversos momentos. esse livro me fez olhar para o céu procurando por algo.

"mas é assim que as lembranças são ? sempre verdadeiras, nunca a verdade."
Wanessa 09/01/2021minha estante
Me deu vontade de ler. Vou colocar na lista

Gabriel.Lopes 28/05/2021minha estante
Concordo plenamente com vc! é um dos meus livros da vida! sdds Bird

Nay 17/01/2022minha estante
Nossa, me deu vontade de ler viu.

Lilivia 10/08/2022minha estante
Esse livro é único! Vc descreveu muito bem oq penso/senti ao lê-lo tbm, alguns anos atrás. Muito bom! Quero ler novamente, inclusive ???

rodrichu 10/08/2023minha estante
Estou olhando para essa edição em uma biblioteca. Talvez você tenha conseguido mais um leitor para essa obra, mas hoje não. Um dia eu volto.

Alexandre | @estantedoale 20/11/2014

Resenha Dupla - Coisas de Circo
Olá, leitores!
Hoje quero apresentar-lhes e até dar-lhes um pouco de nostalgia – com um toque de magia, claro! – dois livros... Aliás, dois circos! Sim, isso mesmo que você leu: circos.
Recentemente, mais ou menos há dois meses, tive a oportunidade de ler O Circo Mecânico Tresaulti, de Genevieve Valentine, e O Circo do Dr. Lao, de Charles G. Finney, ambos falam, obviamente, de circos distintos. Autores de épocas diferentes, que contam histórias diferentes, em tempos diferentes.
Genevieve tem uma forma excepcional de nos apresentar a história de cada personagem e expressar suas falas e pensamentos no decorrer de O Circo Mecânico Tresaulti, deixando o leitor completamente preso nas aventuras de cada componente do circo que deixa qualquer um de cabelos em pé.
Finney já relata a forma como vários personagens veem o circo que chegou à cidade e Abalone, Arizona, pegando o leitor pelas rédeas com sua maneira filosófica de tratar os fatos.
Há diferenças entre os dois autores, claro. A começar pela época em que vivem: O Circo Mecânico Tresaulti é o livro de estreia de Genevieve Valentine, que ainda vive entre nós, seres humanos; Finney morreu em 1875, mas escreveu O Circo do Dr. Lao de uma maneira tão convincente e compatível com certas realidades atuais que você nem percebe que o cara já voltou ao pó.
Tresaulti é um circo que, pelo que aparenta, existia entre as primeira e segunda grandes guerras mundiais, formado por sobreviventes e vítimas das desordens guerrilheiras que, com a ajuda de Boss, a dona do circo, adquiram partes mecânicas. Às vezes narrada por Little George, às vocês pela voz de um desconhecido, a história é dividida em capítulos que vão ao passado e ao futuro de cada componente daquele circo. Uma trupe perseguida por um homem do governo, que queria desvendar seus mistérios, usar a habilidade mecânica de Boss para atribuir forças extras a seus exércitos.
O circo do Dr. Lao, quando chega à Abalone, deixa impressões marcantes na mente dos habitantes daquela pequena e depressiva cidade. Primeiro por que é dotado de criaturas mitológicas, divindades e personagens inusitados, o que deturba um pouco a mente das pessoas. Segundo: as pessoas começam a interagir com as criaturas do circo. Há até uma parte em que um dos personagens conversa com uma serpente marinha.
Os dois livros, além da temática retratada, têm um ponto em comum que se torna tão interessante quanto qualquer fato semelhante nas histórias: filosofia. Sim, filosofia.
As duas formas de escrever, vindas de épocas diferentes, como já mencionei, fazem com que o leitor associe fatos fictícios citados com verídicos da realidade, o que torna uma leitura interessante e cheia de surpresas.
De fato, ler sobre circos nunca foi tão incansável! Valentine e Finney, por fazerem menção à temática de pessoas que levam uma vida completamente nômade, tornando as histórias realistas e de fácil assimilação, adorariam ter se conhecido. Acho que tal amizade teria proporções devastadoras – num bom sentido.

site: https://autoralexandredealmeida.wordpress.com/
Renata Louise 26/07/2021minha estante
Não precisei me alongar na minha resenha porque concordo com tudo e ia ficar repetitivo

Sambook 02/11/2021

"??? ???? ??????????? ?????"
O livro é muito bom, eu juro!!!
Esse livro é uma distopia, e não tenho como negar meu amor por distopias ??. Não é uma história linear. Vamos ter a história principal ali, a história que o livro quer contar e vamos ter passagens do passado, onde conta como tudo se iniciou, como as pessoas "diferentonas" desse circo surgiram.
Tem ação? Tem!
Tem história triste? Tem!
Tem amor? Tem!
Tem morte? Tem!
Tem esperança? Tem!
Tem final feliz? Aí vai depender do ponto de vista de cada um haha

Aaaaaaa e as ilustrações ? são um show a parte!

??? ?????? ??? ??????? ?? ??? ????? ?????????.
"???. ???! ????? ????? ???? ??????????" ??? ?????? ???? ? ????? ???? ??? ?? ????? ????????? ???? ??? ?????.
??? ?????, ????? ??????: "???? ????? ????". ???
@julianapena.books 02/11/2021minha estante
Ain.. fiquei curiosa em ler agora. hahahaha
ps. adorei as letras diferentes que você escreveu no histórico.

Fernanda 05/12/2013

O Circo Mecânico Tresaulti, de Genevieve Valentine
Se você é amante de livros, talvez já tenha visto esse nas livrarias. Talvez tenha chamado sua atenção pela cor e pelo título. Talvez, ao pegá-lo, tenha adorado sua textura. E, é impossível não dar uma boa olhada em suas incríveis ilustrações. Se você não se deixa enganar por uma bonita edição, tudo bem, pois a originalidade da história conquista várias pessoas. E aí, meu amigo, você acabou de encontrar um livro ‘bonito por dentro e por fora’.

‘Mas um livro sobre circo?’, você se pergunta. “Pois é! Pois é !!”, diz esse texto, super entusiasmado. Esse universo onde é explorado de alguma forma o mundo do circo é cheio de possibilidades. Pode ser explorado um casal, ou um triangulo amoroso. Um mundo com algum tipo de magia, com suspense e mistério. O autor tem a chance de ser muito mais criativo. E dos livros e mangas que eu li sobre o tema, todos usaram e abusaram da criatividade. Afinal, pra que ser clichê em um mundo circense?

O livro em questão é muito mais do que a saga de um circo misterioso. Em um mundo onde a guerra está em todos os lugares, o quanto ela pode afetar a sociedade? As pessoas tentam de todas as maneiras, não cair em desespero, tentam se distrair, tentam fugir dessa realidade de qualquer maneira. Mas a guerra chega a todos.

A trupe é formada por ex- soldados, refugiados, feridos, que, ao ver que o circo chegou à cidade, se junta a ele. A líder do circo, Boss, tem a habilidade de criar peças mecânicas e incorporá-las nas pessoas, segundo sua necessidade. Uma coluna vertebral de aço para um soldado ferido. Pulmões mecânicos para outro, asas mecânicas, tudo o que se possa imaginar, ela é capaz de fazer. Ganham novos nomes, novas habilidades e, o passado é deixado para trás.

Ao longo do livro os personagens são apresentados de uma forma não linear. Através de flashbacks e troca de narrador sem um aviso prévio. O que faz todo o diferencial nesse livro é ele não ser mais um romance idealizado. Os personagens são reais, são pessoas com conflitos, cheias de cicatrizes do tempo. O que parece ser um ‘personagem malvado’ na visão do Pequeno George, que ainda é uma criança; dois capítulos a frente são desenvolvidos e mostrados um pouco mais que: nada é tão preto no branco. Nada é tão simples como personagens totalmente ‘bonzinhos’ ou ‘malvados’. Eles têm que conviver no circo com seus conflitos e as consequências que Boss deu a eles. Dádiva e desespero andam de mãos dadas, aqui. Para além desses conflitos, seu mundo ainda está devastado, e ainda existem pessoas que continuam a guerra lá fora.

Um livro inovador que pode ser visto sobre várias camadas diferentes. Além de ser poético, existem partes tristes e partes felizes que são deliciosas de ler. Pra quem quer tentar algo novo, fica a dica.

Vale lembrar que o livro foi indicado ao Prêmio Nebula e ganhou o prêmio Crawford Award 2012.

“Quando um jovem garoto em especial vai ao circo e se esquece de aplaudir os acrobatas ou o homem forte por estar se perguntando se eles poderiam lhe ser úteis, ele é um homem do governo. (…)”
Alessandra 08/01/2014minha estante
Ótima resenha!!
Esse livro era um desconhecido p mim, vira e mexe eu bisbilhoto o site do submarino (onde adquiro a maior parte dos meus livros).. e eu vejo lá esse livro, me chamando rs.. e hoje aconteceu o mesmo, dai vim ver no 'santo Skoob' o que encontraria a respeito, e eis que encontro sua resenha, contando tudo que precisava saber p conhecer o livro.. e gostei... depois que li Agua para Elefantes, me interessei por livros circenses, é sem duvida um universo mágico, que foge da mesmice literária. Vou encomendar o meu!! obg! =)

Alessandra 11/06/2020

O Circo Mecânico Tresaulti narra a história de um circo itinerante que leva esperança e distração para as pessoas em um mundo pós apocalíptico, devastado por bombas e radiação.

Os integrantes desse circo são sobreviventes da guerra que, em sua maioria, entram para o circo com doenças e mutilações e são ajudados pela Boss, que possui estranhos dons de reconstruir pessoas mutiladas usando complexas estruturas mecânicas. Além disso ela é capaz de criar asas, porém elas vem com um enorme fardo para quem as usa.

A trama é composta por personagens do governo que querem compreender as habilidades de Boss para criar o exercito perfeito, muito conveniente em tempos de guerra.

A história possui uma narrativa poética, não linear, que relata os acontecimentos do presente e do passado, contando a historia do circo e de seus funcionários. narrado em primeira pessoa e terceira pessoa, o que pode tornar as coisas um pouco confusas.

A autora apresenta um universo bem desenvolvido com uma atmosfera encantadora cheia de magia e um tanto melancólica, o enredo é focado bastante no desenvolvimento dos personagens, não dando explicações sobre o universo e sem muita ação, mas uma jornada incrível.

Bruno 22/07/2016

Respeitável público
Para acompanhar com a resenha – Playlist : Elijah – I loved

Sinopse:

Olá! Bem-vindos e sentem-se, o show já vai começar...
O Circo Mecânico é um respiro em um mundo distópico arrasado por uma guerra constante, levando alegria e diversão nas poucas cidades desoladas e habitadas. Em um cenário de fantasia bem puxado para o steampunk, conhecemos que o mais especial em relação ao circo é a sua trupe de pessoas mutiladas e reconstruídas com complexas estruturas mecânicas.

O livro lançado em 2013, e trazido para o Brasil em 2016, faz parte da linha Darklove da editora Darkside, e em sua edição traz ilustrações do artista Wesley Rodrigues.

Resenha:

O livro não traz uma história linear, e isso é o que faz dele tão especial. Escrito de uma forma poética e com inúmeras frases de efeito, o livro trafega entre presente e passado com extrema sutileza.
A forma de escrita é ágil, com capítulos curtos, descrevendo os acontecimentos com cenas rápidas a partir das lembranças dos personagens. A matrona e responsável por esse circo é a Boss, e em seu cartel de especialidades, está a de recriar os seres humanos, substituindo órgãos e ossos por peças mecânicas e engrenagens. Em seu cartaz, malabaristas, trapezistas, equilibristas e entre outros são sobreviventes desse mundo pós-apocalíptico e muitos foram soldados, refugiados e desertores. As passagens do passado, mostrando o que cada um fez de especial e que garantiu a sua entrada na trupe, é muito bem contada e muito bem entrelaçada.

---- É assim que as lembranças são – sempre verdadeiras, nunca a verdade

O cenário de destruição é levemente detalhado. Sabemos que a guerra ainda ocorre, que as pessoas andam armadas e muitas até expulsam o circo da vizinhança, mas o livro não se aprofunda sobre o passado e sobre o que levou o mundo a seguir adiante daquela maneira. A escassez de produtos, de alimentos e de moeda local mostra que o circo sobrevive de pequenas porções de bens materiais, aceitando esses produtos em troca de um ingresso para uma noite inesquecível. Um momento de virada bem bacana é a exposição do que sobrou do governo e o que o representante desse governo traz para o mundo, no qual muitos vieram antes dele, e a sobrevivência através do medo das milícias. Ao mesmo tempo em que o circo é uma benção em forma de entretenimento, suas criaturas mecânicas e semi-imortais, conseguem despertar a curiosidade de serem usadas para outras finalidades, tais como a expansão desse governo totalitário.

---- Isso é o que acontece quando se dá um passo: você se aproxima daquilo que quer.

O enredo e a evolução do livro são constantes, mas fiquei na expectativa de achar uma trama e não a encontrei. A história não é sobre uma trama em si e sim em uma série de sub-tramas, onde o mais importante é mostrar o que cada personagem foi e se tornou, através de flashbacks e sob a ótica de vários personagens. A partir do momento que aceitei essa falta total de trama e embarquei no que estava sendo contado, fui fisgado.
O livro evolui muito bem, trazendo uma expectativa muito grande no fim de cada capítulo, criando aquele monstrinho da curiosidade para saber aonde tudo aquilo vai dar. A história de Alec e as asas, no qual é detalhada durante todo o livro chega a ser um ápice de visão poética e um tanto quanto melancólica. Little George e sua ânsia e medo em ser tornar apenas George também chega a empolgar. As descrições do show individual de cada integrante no circo também é muito bem feita e totalmente imersiva, sendo muito fácil se enxergar naquela plateia, vendo aquelas bizarrices da mistura entre o humano e a máquina, e vejam só, os humanos nem chegam a estranhar. Em um mundo destruído e desolado, qualquer forma de diversão nunca será questionada.

Recomendo muito a leitura, mas é preciso tomar cuidado com as expectativas. É um livro bonito, com bom uso de palavras e poesias. Em certos momentos, fica difícil entender o que a autora quis passar, mas como um todo, segue bem fluido. O Circo Mecânico Tresaulti é uma lição que nos mostra que independente do quão cinza o mundo pode se tornar, sempre haverá espaço para sorrir e se emocionar.
Ju Ramos 23/06/2021minha estante
Adoro suas resenhas! ???

Nati Amend @livrosdanati 08/02/2020

UMA LEITURA QUE REQUER SENSIBILIDADE
O Circo Mecânico Tresaulti foi a minha primeira leitura de 2020 e eu não poderia ter optado por melhor forma de começar o ano. Sombrio, mágico e de uma delicadeza surpreendente, este não é um livro que irá agradar a todos, mas os que conseguir conquistar, jamais o esquecerão.

Trata-se de uma narrativa pós-guerra, onde cidades e pessoas estão em flagelos. Estilhaçadas. Sem rumo. A atmosfera que permeia a obra é de insegurança e de muita tristeza, e em meio a toda esta escassez de alegrias, um circo itinerante resolve levar diversão por onde passa. Só que o próprio circo é também vítima deste novo mundo, com seus integrantes mutilados de alguma forma pelo passado.

Mas respeitável público, estamos falando da magia circense e, mesmo que esta seja muitas vezes retratada como apenas uma ilusão, aqui ela é real! Quem está no comando de toda a trupe é Boss, uma mulher que possui o poder de remendar corpos humanos com peças mecânicas. E assim, o espetáculo de acrobacias — e da vida — se desenrola.

Sua narrativa é poética, lírica e repleta de simbologia, e merece ser degustada. Para os leitores mais atentos, os sentimentos e as emoções dos personagens vão saltar das páginas e contagiar diretamente os seus corações. Já para o leitores apressados, talvez o significado da obra passe despercebido, pela ausência de grandes acontecimentos ou épicos em sua história. A dica é: apreciem este show humano, sobre relacionamentos e sonhos.

Os personagens são autênticos, únicos e extremamente interessantes. Pouco a pouco, somos convidados a conhecer o íntimo de cada um dos integrantes circenses, bem como seu passado, o presente e a vida de futuro congelado. É um misto de melancolia com magia, do sombrio com esperança, das limitações físicas de nossos corpos com a possibilidade de um dia voarmos. Aqueles que forem cativados, levaram a marca dessa história em suas almas para sempre.

"Isto é o que acontece quando se dá um passo: você se aproxima daquilo que quer."

site: https://www.instagram.com/p/B71os8AhzyL/
Fernanda.Crotti 09/02/2020minha estante
Meu livro preferido da VIDA ?

Gustavo | @guh_santtoos 25/05/2021

Respeitável público! ?
Em um mundo devastado pela guerra, onde as pessoas tentam viver como podem, em meio a todo abalo, existe O Circo Mecânico Tresaulti.

Formado por ex-soldados, refugiados e pessoas feridas, o circo segue sob o comando forte de Boss. A líder do circo tem uma habilidade muito especial, ela recupera os corpos maltratados pela guerra em seres mecânicos. Reconstruídos com peças de cobres ou outros materiais, são transformados em seres quase imortais e com uma aparência totalmente inusitada.

O jeito não linear da narrativa atrapalha um pouco. Alternando entre passado e presente, e fica ainda mais confuso por ficar alternando entre um narrador observador e narrador personagem, isso deixa tudo um pouco mais confuso do que o normal.

No começo é bem mais difícil de se acompanhar, e provavelmente o leitor irá se arrastar um pouco.

Ao utilizar o recurso do flashback na estória, o passado acaba pesando muito mais em suas consequências do que no próprio presente. Isso te faz querer ficar só no passado dos personagens.

E todo momento eu queria saber mais sobre Boss, eu simplesmente fiquei encantado para descobrir sempre mais sobre suas habilidades.

Os capítulos são bem curtinhos, então toda vez que toda vez que falava ?só mais um capítulo? e quando tu ver já tinha passado alguns a mais (?)

A edição da Darkside está um show a parte, cheia de ilustrações de saltar os olhos de tanta peculiaridades.

Circo Mecânico Tresaulti é um daqueles casos de 8 ou 80. Então tem que ler para tirar suas próprias conclusões.
@ka_and_books 25/05/2021minha estante
Adicionando a wishlist depois da resenha... ??.
O único livro que li com temática de circo foi Água para elefantes. Mas gostei bastante.

Tassio 25/05/2021minha estante
Ótima resenha??

LanNa 31/03/2021

Comprei pela capa
Inicialmente comprei porque achei lindo, e realmente ele é. A diagramação, a arte o papel, tudo impecável e faz dessa edição a mais bonita da minha estante.

A história gira em torno de um circo que todos tem partes mecânicas. É uma história bem confusa, se vc não se ater aos detalhes vai acabar se perdendo pois os personagens mudam de nome e algumas vezes um substitui o outro. Quando vc começa a imaginar o cenário, no outro capítulo já precisa parar e imaginar outra coisa.

Os capítulos são curtos e isso deveria fazer a leitura ser fluida, mas ainda assim tive que fazer um esforço extra pra terminar a leitura.

Kiara25 16/05/2020

Há coisas sobre o circo que estou começando a compreender
O Circo Mecânico Tresaulti de Genevieve Valentine conta uma história que realmente soa inédita quando abrimos as primeiras páginas: o mundo se acaba em guerras, e no meio de todo o temor que as máquinas causam na população, Boss, uma mulher realmente especial, espalha encanto, magia e esperança com suas próprias máquinas/criações.

É realmente um enredo de enorme potencial, facilmente podemos entender o porquê da indicação para o prêmio Nebula. O estilo da narrativa é completamente original, os personagens parecem (ênfase no "parecem". Voltarei nisso) ter uma profundidade enorme e claro, a junção do contexto da guerra com o espetáculo realmente envolve o livro numa espécie de bolha mágica.

No entanto, o livro só tem 320 páginas. E é apenas 1 volume.

É tanta coisa, tanto potencial, tantas ideias... senti que Genevieve tentou fazer malabares com todos os detalhes geniais que sua mente criou, mas no fim não conseguiu trabalhar adequadamente nada.
A autora começa a querer abordar sobre a história dos personagens: sai extremamente raso. A autora começa a querer abordar sobre a guerra: sai extremamente raso. A autora começa a querer abordar sobre o circo e a ideia da mecânica: sai extremamente raso.
E no meio disso tudo, a autora deseja seguir com a história e começar a gerar um clímax, um conflito: é extremamente simples e básico, pro tamanho da proposta que ela criou.
Genevieve, ou você corta alguns aspectos da sua narrativa e trabalha com qualidade apenas uma parte, ou aumenta a quantidade de páginas/volumes!

E quando falamos sobre excesso de questões que podem ser discutidas dentro de uma história, esperamos que a narrativa seja frenética ou corrida. Mas como o livro ficou nesse vai e vem, toda hora mudando o foco dos fatos que seriam discutidos, e todos eram bem rasos, o resultado foi uma leitura lenta, cansativa e parada. Com sinceridade, precisei de um pouco de força de vontade para não abandonar.

Mas como mencionei, o livro não é de todo o mal. Ele tem uma ambientalização bonita e quando se passa de 60% dele fica fácil de terminar. Algumas questões e reflexões continuaram na minha cabeça mesmo depois de fecha-lo, o que por si só já vale a pena. Um livro que te deixa uma marca é sempre um bom livro e este trás com ele mensagens importantes, que valem a pena serem lembradas.

Maria.Batista 02/06/2020

Belíssimo!!
O livro é incrível e repleto de segredos e mistérios que vão sendo desvendados ao longo que a história é contada, falando nela, se passa no passado e no presente.
A história é contada pelas perspectivas de personagens diferentes nessa transição e, assim, você vai conhecendo mais cada um dos personagens e como a ambição de alguns pode levá-los a fazer coisas inimagináveis.

Admito que algumas pontas ficaram soltas, mas não tiram a beleza do livro, só me arrependo de ter lido rápido demais, quando acabou eu fiquei sem chão rs

Natália 16/04/2021

O livro não me instigou como esperava, de início foi agradável mas conforme li, fiquei com a sensação de que estava andando em círculo, sem muito avanço ou compreensão do contexto em que se passa.

Lukauak 27/03/2020

Recomendo!
O Circo Mecânico Tresaulti possui uma leitura muito agradável. O estilo de narrativa é diferente e pode confundir um pouco no início. O livro é narrado por vários personagens e em momentos diferentes do tempo. Mas rapidamente vc pega o jeito e a leitura flui facilmente.

Aqui vc não vai encontrar grandes momentos de ação, de romance ou de comédia. É uma leitura calma mas que cativa pela sua forma de apresentar os personagens, suas histórias de vida e os mistérios por trás de Boss. Talvez alguns achem muito parado. Mas é um livro para ler com calma e atenção. Gostei demais. Recomendo esse leitura para todos aqueles que buscam um livro com ritmo mais calmo e uma história cativante.
Guilherme 27/03/2020minha estante
Caraca! Entrei no Skoob agora para saber sobre esse livro ?

Nat Nat 09/10/2022

Ou eu tô louca ou não entendi petelecas de nada desse livro. Sério mesmo!

Eu achei bem confuso, parecia uma mente que divaga apenas mas que não consegue chegar a lugar nenhum

A edição é belíssima e amei as ilustrações, mas a história, gostei não

Gi Santos 30/06/2023

Uma das maiores forças do livro é a criação do ambiente sombrio e decadente do mundo pós-apocalíptico. A autora habilmente descreve um cenário onde a esperança está em falta e a vida é difícil, e o circo se destaca como um oásis de maravilhas e espetáculos. A ideia de um circo mecânico, com artistas aprimorados por implantes mecânicos, é fascinante e traz uma atmosfera única à história.

No entanto, apesar do cenário interessante, o enredo do livro é fragmentado e carece de uma narrativa coerente. A história se concentra em vários personagens, mas muitos deles são pouco desenvolvidos e suas motivações permanecem obscuras. Além disso, a trama geral não parece se desenrolar de forma satisfatória, deixando muitas questões sem resposta e criando uma sensação de incompletude.