Filosofia Passo-a-passo 91: Teoria do conhecimento

Filosofia Passo-a-passo 91: Teoria do conhecimento Alberto Oliva

Resenhas - Teoria do Conhecimento

13marcioricardo 06/08/2022

Conciso
Teoria do Conhecimento é um pouco mais denso e ligeiramente maior que a média dos outros da coleção. A estrutura é a mesma. O autor nos presenteia com as principais ideias e os principais autores sobre pra no final nos dar uma breve conclusão e, além disso, bibliografia sobre o tema. Indicado como um resumo geral e primeiro livro a ser lido sobre o assunto pois é bem básico.

ost 15/09/2019

Faltam exemplos.
Bonzinho, mas poderia ser bem mais didático se contasse com mais exemplos.

Katita2013 17/01/2016

O QUE TEMOS DIANTE DOS OLHOS!!!!
Vocês acham realmente que conhecem o mundo que está diante dos teus olhos??..a realidade externa, enfim? Será? Fechem os olhos e abram e perceberão que tudo o que está lá fora passa pelos olhos!!! Muito bem, agora pensem comigo: aquilo que está diante de vc, ou melhor aquilo que chega na tua retina e depois vai formar a imagem do mesmo, são ondas luminosas decodificadas pelo celebro, e não o objeto em si!!!! Não é de amedrontar??? Claro, porque aquilo que vc pensa que ve é somente o que os teus olhos permitem de ver!!! quero dizer que nossos olhos são profundamente limitados para captar o mundo externo a nós!!! Se por exemplo, por uma magia da tecnologia, fosse possível dar a vc olhos que tivessem o poder de penetração nas coisas de um microscopio eletrônico, o que vc veria seriam agregados atômicos, e o mundo exterior seria absolutamente diferente de como vc o ve agora!!!!! E pior, vc teria que aprender do zero a interpretar o mundo exterior de novo; a noção de espaço e distancia, tudo estará por aprender!!!!
Assim repito a pergunta, reformulando–a: Será que o que vemos, e também aquilo que podemos ouvir, é tudo o que tem “lá fora”?..eu penso que não!! Tudo o que vemos e ouvimos é APENAS o que nosso olho e ouvido podem nos fornecer, e não podemos descartar a possibilidade de existirem ‘coisas”, seres “lá fora” que somente porque nossos sentidos atuais não podem perceberem poderemos dizer com certeza absoluta que não existem!! Parem e pensem!!! Kant dizia que não podemos absolutamente conhecer as coisas externas a nós, o que ele chama de “substância” ou essência das coisas. Já Descartes diz que o conhecimento válido é dado somente pela razão, pelo pensar, e não devemos confiar nos nossos sentidos!! Parece que estamos diante de um paradoxo!!! Se não podemos conhecer o mundo externo porque nossos sentidos são limitados para apreender a essência do real, e se a razão ( o pensar ) não é nada sem os órgãos dos sentidos, pois somente podemos “pensar” acerca do conhecimento da realidade, tomando a realidade como base!!! Então como sair desse aparente paradoxo? Somente admitindo a ignorância completa do que pode estar “lá fora”, e humildemente nos contentar em compreender o que nos é dado efetivamente pelos nossos órgãos de sentidos ainda incompletos e limitados; ou seja admitir que não temos verdades absolutas e que o que conhecemos hoje será sempre muito limitado e inacabado!!!! As consequências desta tese são interessantes: e se existirem essências sutis, uma energia “lá fora” coexistindo com o mundo da materia concreta? e que nossos olhos e ouvidos não podem captar?..é possível, não?…e se como, afirma certas religiões, as almas de nossos seres amados, que ao deixar a materia do corpo são compostas de uma substancia muito “eterea”, além da matéria, não podemos negar que “eles” possam estar no meio de nós, não? somente porque não podemos ver nem ouvir, como exposto acima, não quer dizer que não seja possível, não?!! Sócrates afirmava: Só sei que nada sei!!!, e nós podemos afirmar: Só sei o que me é permitido saber, e ainda assim muito imperfeitamente!!!!!!