As Aventuras de Huckleberry Finn

As Aventuras de Huckleberry Finn Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Huckleberry Finn

Fimbrethil Call 28/01/2010

Excelente!
Excelente esse livro, que é quase como um 'road-movie' passado nos rios no interior dos Estados Unidos, mais especificamente os rios Missouri, Mississipi e Ohio.

Sensacionais as descrições dos rios e das margens, das cidades que eles vêem da jangada onde estão, e dos relacionamentos.

Huckleberry Finn é o principal, mas um dos mais ativos é Jim, o escravo de Miss Watson, e o relacionamento dos dois é uma das melhores coisas do livro, a gente entende o dilema de Huck entre tratá-lo como uma pessoa ou como um objeto. É lógico que com a visão nossa do século XXI, esse dilema nem existe, mas não é tão difícil se transportar no tempo e entender a mentalidade de uma criança branca dessa época, que nasceu quando existia escravidão, e achava tão natural quanto o computador o é pra uma criança de hoje em dia. O que eu posso dizer é que Huck é uma ótima pessoa, e escolhe tratar Jim como um amigo.

Eles encontram uma dupla no caminho de homens brancos, que são dois vigaristas, que são duas das piores pessoas que se pode conhecer. Huck até pensa que ao vê-los em ação dá vergonha do ser humano.

O episódio do resgate de Jim da prisão é ótimo, e basta dizer que Jim comenta que nunca pensou que ser prisioneiro dava tanto trabalho:)

Ótimo livro, cheio do humor de Mark Twain, ou melhor Samuel Clemens, que escolheu esse pseudônimo porque trabalhou um tempo naqueles barcos que cortavam o Mississipi que possuíam rodas de pás, alguns com uma só roda de popa, alguns com duas rodas, uma de cada lado, e uma coisa que o capitão dizia era "MARK TWAIN" (twain quer dizer dois).

Recomendadíssimo!

Camilo 16/01/2010

Trata-se de uma literatura infanto-juvenil intensa, com aventuras contagiantes.

Gostei muito.

Inlectus 29/06/2009

Muito bom.
Uma pequena vida vivida nesta páginas, leitura recomendavel.

Pio 25/02/2009

Descaso com Mark Twain
O autor é fantástico, mas, esta tradução na verdade não transmite toda a criatividade das aventuras de Mark Twain. Uma Editora como a Martin Claret deveria tomar alguns cuidados na escolha dos tradutores.

Alcarinquë 18/01/2009

Estou amando o fato de haver comentários refletindo exatamento o pensamento da época e lugar, como as dúvidas de Huck sobre ajudar ou não um negro fugido, e de como iria pro inferno se o fizesse, ou como não teria coragem de enfrentar os conhecidos se soubessem que tivera tal atitude. O que não o impede de fazê-lo, já que logo no começo do livro diz que pelo menos no inferno teria a companhia de amigos como Tom Sawyer.

E hoje, 18/01/2009, ri muito com as idéias do Tom para "fazer o prisioneiro Jim" fugir.. meu Deus do céu, como ele complica tudo, fazendo uma fuga simples se tornar quase um martírio pro pobre negro!! Sem falar que resolve criar um brasão e poemas pro "prisioneiro" gravar nas pedras da prisão. Tudo bem, se a prisão não fosse de madeira, e ele não resolvesse roubar uma pedra de mó só pra conseguir o que queria, e se o Jim fosse alfabetizado..

Tô quase terminando.. e talvez meus comentários insanos também..