Bantos, malês e identidade negra

Bantos, malês e identidade negra Nei Lopes

Resenhas - Bantos, malês e identidade negra

Cachamorra 11/12/2022

Para entender e defender (ainda mais) a identidade negra
Nei Lopes é primoroso no cuidado com essa obra. O livro possui uma linha do tempo inteligível e fácil de entender sobre os Bantos e Malês e cada ponto de resistência política e cultural na história brasileira.
O livro é uma porrada na ideia de passividade da população negra escravizada. Um espetáculo a forma como o autor descreve a história dos povos africanos, sua cultura, sua política, sua religiosidade e como esses elementos foram trazidos ao Brasil e se mantém.
Só não dou 5 estrelas pq há momentos onde a etimologia dos nomes de pessoas importantes é jogado ae leitore e isso deixa alguns momentos da leitura enfadonha. Mas, é pouco. O livro ensina muito.

Tiago 08/02/2023

Absurdo de bom. Essa recontagem relativamente simples dos aspectos sociais, históricos e culturais dos principais povos e africanos que compuseram o Brasil é primosa, e sinto que no longo prazo esse é um dos livros mais enriquecedores que eu já li. Recomendo pra qualquer um

Thayane28 05/03/2023

Não foi o que eu esperava?.
Criei uma expectativa sobre esse livro muito diversa daquilo que ele realmente me entregou. Talvez porque eu esperava mais relatos do que referências históricas.

Contudo, uma leitura rica em detalhes.

wes 09/01/2024

História apagada
Me senti tão realizado lendo esse livro do Nei Lopes que quase não tenho palavras...

Sempre sonhei em encontrar um trabalho que me trouxesse informações mais ricas de uma história que eu sempre me interessei. Conhecer um pouco mais dessa diáspora africana foi, sem dúvidas, um dos meus pontos altos de 2023. A forma como o Nei tece cada detalhe minuciosamente revela um trabalho com um empenho exemplar. 4/5