O ser humano é um ser social

O ser humano é um ser social Marilena Chaui

Resenhas - O ser humano é um ser social

Truga 22/11/2019

Sabe aquele livro que você vai grifar só o mais importante e acaba grifando toda página? É ESSE. Sério. Também né, Marilena é uma baita de uma pesquisadora, professora e escritora. O que ela tem de pesquisa na área eu não tenho de anos de vida....
Impressões gerais do livro: simples e direto, porém em alguns pontos a leitura não é tão trivial (digo isso por causa de alguns temas abordados como no s capítulos 4, 5 e 6 sobre o “ser” e “ocultamento” da sociedade segundo autores como Marx).

Ou seja, até o capítulo 4 flui bem. Leitura super envolvente e mais abrangente (acho que a discussão sobre o ser humano/ sociedade ou comunidade a partir de uma narrativa histórica pode vir agradar mais pessoas que trombam com esse livro por acaso).
Do capítulo 4 em diante, a construção dos conceitos não foram triviais para mim...sabe quando você precisa ler um parágrafo com calma e refletir sobre para tentar extrair ao máximo? Tipo, você sente que ali tem muita informação por trás, muito debate, enfim.

Basicamente o livro segue o raciocínio: o homem é naturalmente um ser social ou ele escolheu ser? > transição comunidade e sociedade > características econômicas da sociedade > a divisão social, sua negação e pontos de vistas > a sociedade democrática.

RESUMO: Livro de consulta rápida, muita coisa boa. Caráter introdutório e um baita de um convite à reflexão. Objetivo não é se aprofundar no debate (infinito) sobre as diferentes visões de sociedade e seus pormenores, apenas mostrar seus principais pontos. Indico sem peso na consciência.