Depois de Auschwitz Anne Frank
Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Flores Raras 09/08/2022

Perfeito!!
Demorei para ler o livro e nem é tão extenso. Muitas passagens me deixaram chocada e refletindo em.como.uma.pessoa pode cometer tantas atrocidades com outro semelhante. Creio que estes pensamentos.me determinaram a velocidade da leitura. Achei muito interessante conhecer a história por.outra perspectiva, diferente de Anne Frank.

Ana 07/08/2022

Uma experiência dolorosa.
A história do judaísmo sempre me comoveu bastante, parte por ser cristã, ler as escrituras e ver o povo hebreu como a nação do Senhor, e parte pela influência de filmes e livros - também tive a oportunidade de visitar a casa de Anne Frank em 2014.

Sempre que entro em contato com alguma obra que trate do Holocausto, preciso de um tempo para entender que as atrocidades que estou lendo não são mera ficção e sim relatos de algo que realmente aconteceu. Não poderia ter sido diferente com esse livro.

Ah, como esse livro me emocionou. Saber da história da Eva desde antes do início da Segunda Guerra até o momento em que ela escreveu Depois de Auschwitz me fez pensar em tantas (todas elas) vítimas do Holocausto que, assim como ela, eram nada mais nada menos que pessoas normais, marcadas somente por sua religião ou etnia. Ela, que não passava de uma menina teimosa que morava com sua família na Áustria, teve a vida completa e totalmente marcada pela guerra, onde não somente precisou enfrentar a fuga do seu país, como o preconceito em sua infância, a tortura de um campo de concentração e a morte de seu pai e irmão.

E assim foram tantos. Outros muitos que não sobreviveram. Eva muitas vezes fala em seu livro sobre como, depois de tudo isso, ela dúvida da bondade humana. Não tiro a razão dela disso.

Mas quão inspirador é ver - eu, principalmente, como uma amante da logoterapia - que ela conseguiu lidar com todas as suas marcas e encontrar um sentido para sua vida dolorosa.

Depois de Auschiwitz me ensina sobre lidar com a dor, sobre compaixão, sobre família, sobre o bem e o mau. É uma leitura que recomendo bastante.

vitoria 01/08/2022

Emocionante
Ler esse livro foi uma mistura de sentimentos muito grande, eu nem sei como comentar. Apenas serei eternamente grata a Eva por ter escrito sobre a história dela, mesmo com tantas dores ao longo do caminho. Esse sem dúvidas é mais um daqueles livros que TODOS deveriam ler.

Heitor144 01/08/2022

Leitura necessária
O livro relata a história de Eva antes, durante e depois do holocausto.
Somente quem vivenciou pode falar com propriedade sobre os medos e traumas pós guerra, porém achei que Eva deveria ter procurado ajuda psicológica especializada antes, como já vi em relatos de outros sobreviventes, pois esses traumas não tratados afetaram muito no tratamento das pessoas a sua volta, como por exemplo sua mãe, que também foi uma sobrevivente e lutou pra se cuidar e cuidar da filha sozinha no pós guerra, mas em grande parte Eva parecia não enxergar o esforço da mãe.
Algumas passagens do livro são muito impactantes, como os outros desse gênero que li antes, pois mostram com detalhes os horrores que os judeus sofreram durante esse período.
Uma leitura necessária que eu recomendo.

Verinha 30/07/2022

Depois de Auschwitz
Tudo mudou e certamente só quem vivenciou poderia nos contar sobre os medos e incertezas dessa guerra que foi devastadora.
A vida continuou para Eva e foi feliz dentro do possível.

Andressa.Soares 29/07/2022

Ler sobre o Holocausto sempre é muito difícil pra mim. É difícil entender como um ?ser humano? pode ser tão cruel. É difícil, triste, bizarro? saber que tudo aconteceu MESMO é muito impactante. Nesse livro Eva nos leva a viver sua experiência e toda sua terrível história. Eva é uma sobrevivente, em vários níveis.

Tatinha.Car 29/07/2022

Recomeçar é quase impossível.
O livro conta a história de Eva e sua família antes do Holocausto e com foco no que aconteceu depois da sua libertação do Campo de Concentração junto com a mãe.
As pessoas sabem dos horrores do Holocausto mas pouco se conhece o que aconteceu depois, os tramas que os sobreviventes enfrentaram sem apoio nenhum de governos e instituições. Reconstruir a vida quando o que está destruído é você e sua família foi o desafio de muitos.
Apesar de ser um livro difícil de ler em alguns momentos pude aprender um pouco mais sobre aquele período sombrio na humanidade. E com a grata surpresa de saber que Eva é irmã de Anne Frank e conhecer um pouco a história da Fundação Anne Frank e todo o movimento educativo cultural que foi feito a partir da descoberta de seu diário.
É difícil acreditar que isso não serviu de lição para a humanidade quando olhamos tantas guerras ainda hoje por motivos de poder.

Tay 21/07/2022

? Que livro pesado...
Por várias vezes me emocionei e senti tristeza, esse livro contém relatos de uma sobrevivente de um campo de concentração (Auschwitz) e não tenho palavras para expressar tudo que li. Vale a pena a leitura e te dá vários tapas na cara e um choque de realidade, muitas vezes reclamamos de tudo o tempo inteiro e não temos noção do quanto isso não é nada perto do que muitas pessoas passaram.

Ray 17/07/2022

O relato de Eva, uma sobrevivente do Holocausto, que teve o seu aniversário de 15 anos marcado pela sua ida a Auschwitz.

Sua vida então ficou marcada pra sempre por este acontecimento, por sorte conseguiu sobreviver ao Holocausto, mas isso não significou que então pode viver a sua vida.

Depois de um grande trauma como este é difícil ser a mesma pessoa, ter os mesmos sonhos e desejos. Anne Frank não teve a mesma sorte, mas apesar disso também deixou seu registro sobre a guerra.

Eva é uma mulher forte, determinada e acima de tudo corajosa.

Ao final do livro há um questionamento? será que um dia teremos mais guerras como essa?

?Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.?

??????????

Valéria 14/07/2022

Eva Schloss, determinada a viver.
Eva Schloss, se mostra nesse livro como uma pessoa determinada a viver. Lidar com o passado vivido em Auschwitz e a vida feliz que precedeu toda a tragédia, tornou-se difícil, ano após ano, pois jamais havia falado como se sentia. Mas depois que ela passou a falar sobre o que havia vivido, um alívio em sua alma refrigerou a maneira de lidar com tudo. Falar ajudou Eva a lidar com suas emoções e trouxe esperança para muitas pessoas que passaram pela mesma agonia, e descobriu que muitas outras pessoas passaram por situações semelhantes e viam nela, um exemplo de que há uma luz no fim do túnel.

AmandaFerronato 10/07/2022

Depois de Auschwitz
O propósito do livro se cumpre: uma história real e emocionante de uma mulher que sobreviveu ao Holocausto. Eva faz relatos precisos e cheio de detalhes da sua vida antes, durante e depois de Auschwitz. Impossível não se comover e se revoltar com esse fato que marcou para sempre a história da humanidade.

Nati. 08/07/2022

"Depois de Auschwitz" é uma lição de vida.
"Quero que elas saibam o que aprendi: apesar de todo o desespero, haverá sempre esperança. A vida é muito preciosa e bonita ? e ninguém deve desperdiçá-la."

Eu não tenho nem palavras pra descrever esse livro, ele é simplesmente devastador.

Eva conta a história da vida dela de uma forma tão clara e emocionante, eu me senti extremamente envolvida, como se fizesse parte daquilo.

Em vários momentos me peguei chorando e refletindo durante a leitura, e minha conclusão foi que eu nunca teria aguentado todo o sofrimento que essa família passou.

Apesar de tudo, Eva ainda teve forças pra nos contar o que ela vivenciou e nos motivar a nunca desistir, porque sempre haverá esperança.

Sarah Guedes 02/07/2022

Léia
Que lindo incrível. Vale a pena demais esse livro, para quem estuda e procura adquirir conhecimento sobre a área.