Depois de Auschwitz

Depois de Auschwitz Anne Frank
Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Eiden 22/04/2022

Quando li o Diário de Anne Frank eu devia ter 15 anos, eu acho. Tinha outra mentalidade, bem mais imaturo e também havia estudado um pouco na escola sobre o holocausto e isso tudo já havia me impactado. Depois também conhecendo A menina que roubava livros e O menino de pijama listrado, puder entender um pouco melhor... Mas esse livro, com toda certeza me abriu os olhos de uma forma e em muitos momentos eu pude enxergar nítidamente como se estivesse lá anos atrás assistindo tudo.
Eva, assim como muitos outros judeus, sofreu muito no holocausto e apesar de ter sobrevivido ( o que infelizmente não foi o destino da maioria), carregou durante sua vida, muitos traumas e falar sobre eles a fez renascer e seguir com sua vida. Além de tudo, ela com certeza mostrou para muitas pessoas o que o preconceito e o ódio podem fazer à vidas.
Ela também conviveu um pouco com Anne, e por muitos anos com Otto ( que era pai de Anne).
Eu gostaria de dizer que essa obra também serve para nos alertar e não deixar que jamais esse tipo de coisa volte a acontecer, mas situações muito semelhantes infelizmente ainda ocorrem ao redor do mundo.
Espero de verdade que mais pessoas tenham oportunidade de conhecer a história de todas essas pessoas e possam entender que precisamos de um mundo mais cheio de amor, solidariedade, empatía e caridade.

Gilcimar 22/04/2022

Sobreviver é a palavra
Um livro marcante e extremamente emocionante. Numa narrativa direta e realista, a autora nos transporta fisicamente aos acontecimentos antes e durante os acontecimentos nos campos de concentração.
A leitura é formidável, valendo à pena cada letra e instante.

Karol com kah 22/04/2022

Comovente e interessante
Só mais paro o final do livro que descobri que ela escreveu outro livro, que acredito teria sido mais interessante ler primeiro.

O primeiro 1/3 do livro conta a vida dela antes e durante o holocausto. Essa é um parte bem triste e chocante. Mesmo tendo lido diversas biografias e estudado bastante sobre umas das maiores tragédias da humanidade, percebo o quão cada relato é único. O quão essa tragédia afetou cada um de uma maneira muito específica.

A maioria dos relatos não contam com riqueza de detalhes o quanto esse genocídio não acabou quando os campos foram libertados.

É um livro pesado e muitas vezes difícil de ler, não pela sua linguagem, mas sim pelo conteúdo.

Super recomendo.

Nayarapeixoto 21/04/2022

Depois de Auschwitz
Um relato pessoal sobre o Holocausto e o horror que foi o nazismo. Uma história triste, emocionante é necessária. Até os dias de hoje. Que passa a lição de que não podemos desistir e que dias melhores virão.

Mari 15/04/2022

Esse livro é de tirar o fôlego, leiam, vale super a pena, chorei inúmeras vezes com essa história, a força de Mutti e Eva é surpreendente.

Kammler 14/04/2022

Eva Schloss
É um livro de assuntos delicados, relata intensamente a história de uma sobrevivente do Holocausto durante os seus anos de fugas, torturas e a convivência com o trauma após todos os acontecidos. Foi emocionante, ao mesmo tempo que de uma carga pesada.

Um bom livro sobre o tema, aborda de uma maneira levemente histórica, mantendo a pessoalidade da autora e a experiência dela sempre em destaque. Recomendo muito para os interessados no tema.

arantxa 14/04/2022

Livro extremamente sensível
Muito triste ver o relato de tudo que a Eva e sua família passaram naquela época, ver tudo o que eles perderam, as pessoas que se foram. É uma leitura que causa muita reflexão e por mais que eu leia sobre essa época, a cada novo relato sobre o Holocausto eu vejo como foi uma época terrível e sombria para a humanidade e, principalmente, para os que foram presos e tiveram suas vidas roubadas.
A parte final onde tem as fotos foi a que mais me emocionou, onde pude contextualizar tudo que li. Enfim, é uma leitura sensível e pesada, mas de extrema importância e com enorme valor, recomendo demais!!!

bru 03/04/2022

dificílimo
demorei demais para conseguir desenrolar essa biografia.

A história descreve a verdade nua e crua da época do holocausto, é duro, difícil e completamente nauseante.

"Minhas experiências revelaram que as pessoas tem uma capacidade única para crueldade, brutalidade e completa indiferença aos sentimentos humanos. É fácil afirmar que o bem e o mal existem dentro de cada um de nós, mas eu vi a realidade de perto, e isso me levou a uma vida de questionamentos sobre a alma humana."

uma parte também dolorosa, é uma que ela cita que estava em uma palestra em uma escola e uma criança perguntou se isso poderia ocorrer novamente, e mesmo que pensemos que não, olha quantas coisas ocorrem ao redor do mundo e não nos chocam.

F* demais, não recomendo para qualquer um.

Luciana 01/04/2022

Superou minhas expectativas.
Este livro é uma espécie de biografia da Eva começando na sua infância, passando pelos campos de concentração e como foi voltar a vida "normal" após ter sobrevivido ao Holocausto. Eu me tornei uma pessoa diferente depois desse livro, por vários motivos. Me fez refletir sobre superação, esperança, fé e a perda dela, laços familiares, depressão, resiliência, perdão entre outras muitas coisas. Recomendo fortemente a leitura.

Paula1735 28/03/2022

Foi com certeza uma leitura muito emocionante, tive que me controlar várias vezes pra não chorar. Muito triste saber que mesmo depois de anos, com toda a informação disponível sobre o que aconteceu, ainda existe pessoas que ainda pensa dessa forma. Cada dia mais difícil ter esperança na humanidade.

Andressa.Castro 26/03/2022

Eu amei este livro, não tanto, quanto a Anne Frank. A leitura é muito envolvente, vc se vê na pele da autora. Achei super sensível, algumas partes me fizeram parar e respirar um pouco. Eu particularmente, me vi super reflexiva, quanto ao que aconteceu com tantas pessoas inocentes, tudo por causa de intolerância, preconceitos. Enfim, vale muito a pena a leitura.

Elis.Naiara 22/03/2022

Quando descobri sobre este livro me passou na cabeça o quando eu ainda não sei nada sobre este período, pois meu conhecimento parava no diário de Anne Frank. E ainda vejo que há muito a se conhecer e entender sobre. Foi um período terrível vivido por essas pessoas e pensar que não faz tanto tempo é ainda pior. Não tinha lido nenhum relato de alguém que havia sobrevivido e pude perceber quão difícil e doloroso foi. A maioria enlouquecendo, ficando retraídas, cheias de traumas. Espero que nada parecido volte a acontecer indiferente de cor, etnia ou opção sexual. Acho que a chave é respeitar, não preciso aceitar, gostar, mas preciso respeitar todo e qualquer se humano.
Mari 22/03/2022minha estante
Quero ler esse mas agora não é o momento kkk eu li O menino da lista de Schindler tb é um relato é emocionante

amandita 21/03/2022

Eva, você é uma mulher f@da
Uma das histórias mais tristes que já li, como todas que tem relação com um momento tão triste de nossa história como a segunda guerra. É uma leitura muito difícil, ouvir todos os terrores que essa família passou foi de quebrar o coração, fico feliz que apesar de tudo, no fim elas superaram as diversidades e se mantiveram firmes.

eloisa 17/03/2022

gostei muito desse livro. me interesso por todo e qualquer assunto relacionado a 2a guerra mundial e os seus sobreviventes.
o livro me ganhou ainda mais nas últimas páginas com as fotos da autora, sua família, etc e tudo e todos que ela mencionava no decorrer da história.