Depois de Auschwitz

Depois de Auschwitz Anne Frank
Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Sabrina.Lolli 10/03/2022

Eva narra sua historia e conta como se tornou a enteada do pai de Anne Frank, um livro que descreve os horrores vividos pelas pessoas, e suas consequências, mesmo depois de adultos tudo o que foi presenciado em Auschwitz não pode ser apagado, nem da memoria de quem sobreviveu nem da história.

Mayara.Lucas 10/03/2022

Maravilhoso
Super recomendo o livro, conta história de Eva e sua família no Holocausto. É um livro difícil de ler mas é muito necessário. Ver que ela conseguiu sobreviver e que depois construiu uma linda família, e ver como foi esse processo foi muito bom!!!

Paula 06/03/2022

Recomendo
Não estou conseguindo descrever todas as emoções que tive ao ler esse livro. Quanta tristeza e crueldade. Mesmo depois de tudo que Eva passou ainda reuniu forças pra seguir em frente motivando/ajudando outras pessoas.

"Minhas experiências revelaram que as pessoas têm uma capacidade única para crueldade, brutalidade e completa indiferença aos sentimentos humanos."

"... em termos de humanidade, parece que milhares de anos de experiência nos levaram a poucos progressos."

E mesmo assim, ela ainda tem esperança e acredita em um mundo melhor com pessoas melhores.

Juliana 05/03/2022

a cada página o coração doeu mais.. bizarro pensar que tudo isso realmente aconteceu! com certeza esse livro mudou muita coisa dentro de mim. Eva é uma inspiração, que mulher forte!! história tão triste que me faltam palavras, mas a força superação da Eva é linda. todo mundo deveria ler ??

Amanda.Andrade 02/03/2022

Uma auto biografia que impressiona pela riqueza de detalhes.
Eva conta desde a sua infância até muitos anos após o fim do holocausto.
Em algumas passagens achei a leitura chata e acredito que tenha ficado muito em Anne Frank, que pra mim foi desnecessário

Thaíssa Pereira 02/03/2022

Leitura necessária
Esse livro conta a história de Eva,que foi levada aos 15 anos para os campos de concentração de Auschwitz.
Os relatos dela não focam tanto em detalhar as torturas e tratamento desumano mas engloba no geral a vida dela,o antes,durante e pós holocausto. Todo percurso da vida dela e de sua mãe.
É comovente como todos os livros que relatam esse assunto.
É surpreendente tanto a maldade humana,como a capacidade de usar a dor para ir adiante. É isso que o livro dela me mostra,que mesmo em meio a dor e dificuldade,encontramos motivação para seguir. Eva fez da sua história e da história de toda uma época e de uma população,um motivo para viver mesmo após ter sido destruída. Contando para gerações o sofrimento que viveu para que nunca mais se repita.
Ainda sim,Eva formou uma linda família e o livro conta com muitas fotos no final que nos mostram como ela e sua família eram e como eram os campos de concentração. Muito rico e muito informativo. Um tanto quanto comovente.

bleal.94 27/02/2022

O tempo passa e continuamos os mesmos...
Seria uma utopia nossa considerar que os homens aprendem com sua história, com as atrocidades que podemos cometer com outros seres, com as guerras que exterminam milhares, com ideais absurdos. Mas o que aprendemos com a história é que ela se repete. Não se passaram nem 100 anos e ainda se pensa semelhante àquela época... É tão desolador. Leitura difícil em tempos difíceis.

Selma 27/02/2022

Depois de Auschwitz é um relato escrito por Eva Schloss, que foi vizinha e colega de Anne Frank.
Eva nos conta de todas as atrocidades que passou com a família no campo de concentração de Auschwitz e de como foi sua vida após serem liberados em 1945, de como superou seus traumas e seguiu em frente. Também conta da aproximação de Otto Frank após o retorno pro bairro que moravam antes da guerra e eram vizinhos, e de como sua mãe se apaixona por ele e os dois se casam na busca de juntos enfrentarem as perdas dos entes queridos e tentar superar o trauma.
É uma história de superação que nos ensina a sermos perseverantes e ter fé na humanidade, mas, pra mim, fé está um pouco difícil, pois na história da humanidade o ser humano sempre foi e sempre será desumano, pois a cada dia só vemos mais e mais atrocidades acontecendo pelo mundo, por falta de empatia, o preconceito, a discriminação e a ambição nos levam cada vez mais para um caminho de desesperança.
Ricardo.Silvestre 27/02/2022minha estante
Boas leituras!

Bea 25/02/2022

Emocionante
Uma leitura indispensável escrita por uma sobrevivente do Holocausto, a Eva que nos conta a sua história de vida, desde quando era pequenininha até sua velhice. Várias vezes chorei e tive de parar a leitura para me repor, pensar, colocar as ideias em ordem, pois é uma leitura extremamente rica em detalhes e fatos. Li pelo Kindle, mas pretendo comprar o livro físico, acredito que seja uma leitura da qual todos devem ler, pois é de extrema importância para conhecimento, enriquecer o senso crítico, ter empatia pelo próximo e entender um pouco melhor o horror que foi o holocausto e o quão ridículo é defender o nazismo ou a existência de um partido nazista.
No fim da leitura ela disponibiliza um álbum de fotos, eu não estava esperando e na primeira eu já comecei a chorar. Fotos de sua família, amigos, filhas, netos, do seu marido, de seus primeiros amigos, as artes do irmão. Senti uma dor terrível, uma tristeza e revolta tão grande, é até difícil acreditar que aquilo realmente aconteceu, mas aos poucos fui pensando que não é tão difícil assim acreditar no que aconteceu, pois o ser humano consegue ser extremamente egoísta, ruim e mesquinho.
Enfim, uma leitura que recomendo para todos!

Nana Bastos 24/02/2022

Depois de AUSCHWITZ
Só pelo título já sabemos que a vida nunca vai ser fácil (psicologicamente, fisicamente e fisiologicamente) para os sobreviventes. Mas com bastante perseverança e amor tudo se torna "pequeno".
Eu chorei quando o irmão dela fez um teatro da Branca de Neve só pra ver um sorriso no rosto dela.

suellensouza 22/02/2022

Um relato real e doloroso mas necessário
Nunca é demais ler sobre o Holocausto, mas lê o relato de uma sobrevivendo que viveu aos horrores daquela época ainda criança, junto a sua família, s aterrorizante.

É difícil acreditar como o ser humano chegou a esse ponto, de se sentir superior e decidir que outras pessoas não mereciam viver.

Eva e sua família, assim como tantos outros judeus, vivam sua vida em paz até o dia em que foi decidido que eles não tinham mais nenhum direito. Teriam que entregar todas as posses que tinham, largar suas profissões e perder suas vidas.

Conhecemos a família de Eva, sua doeca e persitencia. Aprendemos com muita dor, todo o sofrimento que eles passaram e na tristeza da família não ter se reencontrado. Eva e sua mae, sobreviram mas seu pai e seu irmão não.

Ela conseguiu seguir com sua vida, mas as marcas do que ela passou naquele campo de concentração, ficaram marcados para sempre.

E assustador o quanto ainda pessoas que apoiam e defendem o nazismo, infelizmente a história pode se repetir, se a humanidade não for forte o suficiente para impedir isso.

Auschwitz deve ser sempre lembrado, como algo que não deve nunca se repetir.

"E como judia, vejo que mesmo toda a veracidade do Holocausto não abriu os olhos do mundo para o terror do antissemitismo. Ainda hoje existem muitas pessoas procurando por bodes expiatórios com base em cor da pele, antecedentes, sexualidade ou religião."

Hanna 21/02/2022

Depois de Auschwits
Outro livro sobre o holocauto, e dificil explicar o tanto que esse livro me deixou indignada, chocada, arrasada.
A Eva e uma sobrevivente da segunda guerra mundial, que teve sua vida completamente modificada por causa da perceguição contra os judeus, ela teve seu pai e seu irmão assassinados pelos nazitas, ela teve seguelas pelo resto da vida por tudo que ela sofreu em auschwits.
Mesmo com todo o sofrimento ela conseguiu seguir a vida dela construiu uma familia, e ainda dedicou sua vida a levar consientização as pessoas sobre o que o preconceito, a misogenia, racismo, homofobia, pode fazer. Eva fez um lindo trabalho pelo mundo levando o legado de Anne e de todos os judeus que viveram aquela barbare.

yvna 19/02/2022

Depois de Auschwitz
Esse livro foi uma recomendação da minha mãe. O livro é bem semelhante aos relatos contados pela Anne Frank. Gostei muito, pois é bom sabermos o que o povo daquela época passou. Assustador.