Cordéis

Cordéis Patativa do Assaré

Resenhas - Cordéis

Gladston Mamede 02/04/2018

Impressionante. Só isso. Ouve-se falar em Patativa do Assaré e em seus cordéis. Mas é preciso ler coletâneas como essa para perceber a dimensão e a qualidade de sua poesia. Por preconceito, esperava algo tosco. Encantei-me com um poeta de texto bem estruturado e conteúdo comprometido. Leitura aprazível.

Daniel 13/12/2016

Na Asa da Patativa, Na Asa da Poesia
Patativa do Assaré é reconhecido como o maior poeta popular de todos os tempos no mu do inteiro. Com uma linguagem leve, mas sempre antenado aos acontecimentos de sua época, o poeta cearense não abria mão do verso rimado, dando destaque aos redondilhos maiores e menores. Em seus cordeis, Patativa exalta a força da terra, as histórias populares, a seca, a gente nordestina e todo o leque cultural nordestino que pulsa em sua memória afetiva e poética. Assim, o poeta e cordelista é lembrado não só pela sua poesia, como também pela sua música e pela sua luta agrária nordestina, se revelando como um um dos maiores símbolos da cultura da região Nordeste.