A mão invisível

A mão invisível Adam Smith

Resenhas - A mão invisível

Romeu Felix 25/05/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Introdução:
"A mão invisível" é um livro escrito por Adam Smith, um dos mais renomados economistas e filósofos do século XVIII. Publicado originalmente em 1776, o livro é considerado um marco fundamental na teoria econômica e política. A edição em português foi lançada pela editora Penguin - Companhia das Letras.

Resumo do conteúdo:
O livro é composto por cinco partes que abordam diferentes aspectos da economia e do livre mercado.

Parte 1: As leis que governam o mercado
Nesta parte, Adam Smith apresenta a ideia da "mão invisível", que descreve como a interação livre e não regulamentada dos indivíduos em um mercado competitivo leva ao equilíbrio econômico e ao bem-estar geral. Ele discute a importância da divisão do trabalho, da liberdade econômica e do interesse próprio dos indivíduos como motores da prosperidade.

Parte 2: O funcionamento do mercado
Nesta seção, o autor explora a dinâmica da oferta e da demanda, a formação de preços e a alocação eficiente dos recursos. Ele discute o papel dos empresários, dos lucros e das perdas na busca pelo benefício mútuo.

Parte 3: A riqueza das nações
Adam Smith analisa a relação entre a economia e a prosperidade de uma nação. Ele discute a importância do comércio internacional, da especialização produtiva e da acumulação de capital para o crescimento econômico.

Parte 4: A influência do governo na economia
Nesta parte, o autor examina o papel do governo na economia e argumenta que, embora alguma intervenção governamental possa ser necessária, é importante limitar seu escopo e permitir que o mercado opere livremente. Ele destaca os perigos do protecionismo, do monopólio estatal e dos impostos excessivos.

Parte 5: O sistema moral e a economia
Na última parte do livro, Adam Smith explora a relação entre a economia e a moralidade. Ele argumenta que a prosperidade econômica está ligada à virtude, à justiça e à generosidade. Ele discute a importância do sistema moral na manutenção de uma sociedade saudável.

Conclusão:
"A mão invisível" de Adam Smith é um livro seminal na teoria econômica e política. O autor apresenta uma visão abrangente sobre a importância do livre mercado, da liberdade econômica e da interação voluntária entre os indivíduos para a prosperidade geral. Smith destaca como a divisão do trabalho, a busca pelo interesse próprio e a competição levam ao bem-estar econômico. Ele também discute a relação entre a economia, o governo e a moralidade, ressaltando a importância de uma sociedade baseada em valores virtuosos.

Ao ler "A mão invisível", os leitores são introduzidos aos princípios fundamentais da economia de mercado e são desafiados a refletir sobre o papel do governo, a importância da liberdade econômica e as bases éticas que sustentam o sistema econômico. A obra continua sendo relevante atualmente, influenciando o pensamento econômico e político.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Marcal4 28/12/2022

Ler a teoria na íntegra
Interessante, é legal conhecer sobre essa teoria liberal e entender mais sobre os argumentos dele.

A leitura pra mim foi mais lenta porque a escrita tende a ser mais rebuscada.

No ensino médio não tive contato com esses argumentos, acho válido conhecer.

Ramon 02/11/2022

...
"[...] ele tenciona apenas seu próprio ganho, e nisso é, como em muitos outros casos, conduzido por uma mão invisível para produzir um desfecho que não faz parte de sua intenção"

Maria1691 04/09/2022

Que livro chato, cansativo. Não achei um audiolivro descente dele para o tempo passar mais rápido. Li ele e o manifesto comunista para ver se entendia melhor os prós e contras das duas teorias, mas não dá.

Oliver.Lima 31/12/2021

Mamãerelativizei
Adam Smith me obriga a relativizar! Sou totalmente contra a prática assassina do neoliberalismo mas adam smith foi um ótimo economista e as contribuições dos liberais e neoliberais para a libertação de diversos povos das garras da monarquia nao pode ser deixada de lado. Este livro é uma leitura importante, pois devemos conhecer o sistema neoliberal por diversos motivos, principalmente para conhecermos o sistema no qual nós vivemos

Cristina.Amaral 30/12/2021

Explica de forma didática as movimentações da economia no mercado exterior e interior. Obviamente muito dos exemplos são bem antigos e, por vezes, difícil de imaginar a produção em si, mas é interessante também para ver como eram feitos determinados produtos ou serviços.

Marl 29/09/2021

Um fragmento de uma obra que poderia ter sido fragmentado
Parte da obra "A Riqueza das Nações", esse livro aborda, como diz o título, o conceito da mão invisível, responsável por "guiar" o mercado.

O livro se extende demais e, por vezes, se torna cansativo e confuso, quando poderia ter sido melhor ser mais direto.

Luiz 24/08/2021

Um extrato de A Riqueza das Nações
Livro: A Mão Invisível
Autor: Adam Smith

Um autor clássico ganha notoriedade quando seus escritos, ainda que sejam no século 21, fazem tanto sentido quanto poderia ter feito em sua época.

"A Mão Invisível" é um pequeno extrato das ideias que Smith aborda em sua obra "A Riqueza das Nações", neste pequeno livro introdutório, o pai da economia, aborda diversos temas como a divisão do trabalho, a noção de desconcentração de poder, o funcionamento do mercado e etc.

As ideias esplanadas por Smith em 1776, já remonta o que muitos liberais séculos depois iram abordar tanto no sentido político quanto econômico. É uma leitura indispensável para quem realmente quer entender um pouco do que seria o livre mercado e a ideia de "mão invisível", ainda que este último, não seja um conceito propriamente dito.

"O membro do Parlamento que apoia cada proposta qhe fortaleça esse monopólio tem certeza de ganhar não só a reputação de entendedor de comércio, mas grande popularidade e influência junto a uma categoria de pessoas cujos números e riquezas lhes conferem notável importância. Se se opuser a eles, ao contrário, e ainda mais se tiver autoridade suficiente para ser capaz de frustrá-los, nem a mais reputada integridade, nem a mais alta hierarquia, nem os maiores serviços prestados ao público podem protegê-lo das mais infames injúria e difamação, de insultar pessoais, nem às vezes de um perigo real, advindo do insolente atrevimento de monopolistas furiosos e desapontados."
(Adam Smith, p. 81)

"Assim, portanto, se removidos todos os sistemas de favorecimento ou de restrição, o óbvio e simples sistema de liberdade natural se estabelece por si mesmo. Cada homem, enquanto não infringir as leis da justiça, é deixado perfeitamente livre para perseguir seu próprio interesse a seu próprio modo, e a trazer tanto seu trabalho quanto seu capital para concorrer com os de qualquer outra pessoa ou categoria de pessoas."
(Adam Smith, p. 120)

Filipe Rodrigues 23/08/2021

Leitura recomendada
Ótima leitura. Impressionante com os estudos no ensino médio e superior são rasos quanto a obra de Smith. Nesse livro resumo de sua obra, o autor aborda como o mercado se regula sozinho tanto no mercado interno quanto externo e o câmbio tem fator relevante nessa jornada.
Leitura recomendada para entendermos mais sobre os pilares econômicos que vivemos hoje.

Midi.Gomes 23/06/2021

Eu tentei...
Aqueles livros que aparecem em nossas estantes e metas sem nos darmos conta. Só sei que li e uns vídeos explicativos preencherem as lacunas. Como eu fui para nisso?

Bacurau 31/03/2021

Bom livro, difícil compreensão
Já adiantei basicamente tudo no título...

Consegui pegar algumas ideias, apesar da leitura ter sido bem difícil. O livro fala basicamente sobre o livre mercado, ideias provenientes do neoliberalismo econômico.

Marcelo 28/02/2021

Um bom livro
A priori, pensei tratar-se de uma nova obra. Inobstante, corrobora-se em parte do livro " A Riqueza das Nações". Todavia, leitura sobremodo profícua.

Batatinha 31/07/2020

Grandes ideias e pensamentos
O livro é ótimo, apresenta grandes ideias e a linha de pensamento do autor.
Só não foi muito proveitoso pra mim pela linguagem arcaica do século 18.
Talvez o meu momento de digerir bem esse livro juntamente com suas ideias seja no futuro, no geral uma ótima obra.

Erismar 02/05/2020

É uma parte do livro da riqueza das nações que mostra como a mão invisível "move" o mercado.

Meyke 04/08/2018

Livro excelente, mas com linguagem um pouco antiga...
Pra mim a leitura não foi taaao agradável assim, o livro tem uma linguagem as vezes muito antiga, fora isso nota mil!
Meyke 04/08/2018minha estante
Isso seria de se esperar visto que o livro foi escrito em 1776... Ao menos pra mim fica cansativa a leitura de textos assim...