The Da Vinci Code

The Da Vinci Code Dan Brown

Resenhas - The Da Vinci Code

Jord 08/12/2023

O melhor até então
Tinha terminado ontem e acabei me esquecendo de lançar a Review no skoob. No meio de muitas provas e trabalhos eu não pude deixar de ler um pouco esse livro que me prendeu demais! Simplesmente sensacional o Código da Vinci, o primeiro livro já tinha sido espetacular mas esse se superou! Eu assisti o filme (anjos e demônios) depois de ter lido o livro e não senti muita falta de não ter visto o primeiro antes (nos filmes, código da vinci vem antes de anjos e demônios) pq são bem independentes, mas cara, a diferença dos filmes pros livros é colossal, devo assistir código da vinci nesse final de semana inclusive. O livro te convida a tentar desvendar os desafios (e confesso que consegui dois! Sem dar spoiler, acertei a combinação numérica no comecinho e a última keyword), os personagens são muito bem desenvolvidos e assim como no primeiro livro, cada momento de tensão te deixa morrendo de preocupação pelos protagonistas! As únicas duas coisinhas que não gostei foi de descartarem a relação Langdon + Vittoria nesse livro e do Leigh Teabing falar SOCCER! Um inglês falando Soccer!

Cynthia.Ezzedine 21/04/2023

The DaVinci Code
The book was good and very entertaining, but there is just too much religious nonsense that has been put into this. First, we start glorifying Leonardo DaVinci and his great arts and inventions to using his art as a puzzle that leads to utter nothingness. If the epilogue was written and structured in a different way, I could have given this 4.5 stars. The chapters were mostly never boring, and the puzzles were very fun and different, but the way this book was put together just didn't work out. And I truly was not prepared for all that Bible fanfiction I was about to read. Nice book, though (and truly fictional).

Lariza 31/03/2023

Finished (second time)
I had already read it a long time ago, but last year I bought a copy in English, so this month I was reading a little bit every day and I finished today. I really liked this atmosphere of conspiracy mixed with art, history and religion, it keeps your attention all the time, it is a good book to pass the time, especially when you are traveling.

Vinicius39 22/03/2023

The Da Vinci Code
Muito bem construído. Tanto que traz muita proximidade à realidade e se bobear você até acredita que é verdade.

mari.nicoli 24/01/2023

O melhor livro que eu já li
Eu não sei como começar essa resenha e honestamente acho muito difícil eu conseguir fazer uma análise digna para um livro com tantas nuances, mas eu vou tentar. Para facilitar esse processo, vou dividir minha review em dois nichos: Ficção e Fatos.

Ficção: A história fictícia que permeia esse livro é intrigante, eletrizante e emocionante. Toda ela, desde a morte de Jacques Saunière à perseguição de Robert Langdon e Sophie Neveu, os enigmas, amigos, e inimigos que os circundam durante o romance e a revelação final é tão perfeitamente escrita que é impossível encontrar uma ponta solta. De forma direta ou indireta, todas as perguntas são respondidas. Além disso, o slow burn do romance entre Robert Langdon, simbologista convidado de Saunière, e Sophie Neveu, criptógrafa e neta de Saunière, é um toque a mais muito bem vindo no livro. A conexão entre Robert e Sophie é clara, e os pequenos momentos de atração entre os dois deixam a narrativa ainda mais interessante.

Fatos: Acho que se eu fosse listar tudo o que aprendi sobre história da arte, Da Vinci (e outros grandes nomes da história), datas festivas, costumes, simbologia, os Cavaleiros Templários, o Santo Graal, a Bíblia e mesmo Jesus, dariam páginas. Isso sem mencionar a quebra de diversas concepções que eu tinha sobre coisas que eu acreditava saber seu verdadeiro significado. Não vou listar exemplos aqui pois eu não quero estragar a experiência para futuros leitores, mas o que posso dizer é que eu, como eu imagino que qualquer pessoa que já leu esse livro, saí renovada de sua atmosfera. O conhecimento ganho com esse livro é algo para sempre, e que muda permanentemente sua forma de ver as coisas ao seu redor e pensar suas crenças. Eu não sou a mesma depois de ler esse livro. Eu não acredito nas mesmas coisas que acreditava antes. E sou extremamente grata por alguém ter me mostrado a verdade escondida à plena vista. O que digo a seguir pode assustar alguns e intrigar outros, mas devo dizer: minha fé foi transformada. Renovada. De uma maneira e uma direção que quem não leu não espera. E como uma pessoa não muito religiosa, eu garanto que esse livro INTERESSA a qualquer um independente desse fator -- e, ironicamente, PRINCIPALMENTE por esse fator.

Eu tentei escrever aqui tudo o que eu queria dizer sobre esse livro da maneira mais sucinta possível -- afinal, ninguém tem paciência pra ler uma review do tamanho de um blog no skoob -- sem deixar nada importante para trás. Eu acredito que falhei. Fato é, eu posso tentar descrever esse livro como for, fazendo essa review da melhor forma que minha cabeça cansada às 11:40 da noite me permite, mas eu nunca conseguiria transmitir todos os meus sentimentos e pensamentos sobre esse livro. Nem mesmo se eu a estivesse fazendo pela manhã, completamente descansada. O que eu posso dizer com certeza é: este é um dos melhores livros que eu já li na vida -- senão O melhor. E, com certeza, o meu favorito.

pri84 29/05/2022

Ótimo livro
Não importa quantas vezes você já leu o livro, a leitura melhora cada vez mais. A literatura do Dan Brown é excelente, cheia de mistérios que envolvem demais a todos e nos deixam cheios de perguntas e curiosidade. Com certeza, um dos melhores livros que já li!

lulu 07/04/2022

Mesmo sabendo de grande parte da história, já que vi o filme, ainda me encontrei completamente surpresa durante vários momentos. O livro flui tão bem e a história não deixa nada faltando. Mesmo com tantas informações sendo jogadas ao mesmo tempo a leitura é limpa e não dá espaço para confusões. Recomendo esse livro pra todos, especialmente os amantes de arte!

Eduardo.Mathias 07/08/2021

Minha Maria Madalena...
Um bom treino de inglês e fantasia sobre sociedades secretas e religiões sem prover a fundamentação necessária
Personagens arquétipos hollywoodianos, pouco carismáticos porém muito caricatos
O narrador sempre explicativo intrometendo na história torna-se um professor chato ou aquele nerd que quer mostrar que sabe tudo. A leitura torna-se uma jornada pouco desafiadora e muitas vezes de fácil adivinhação dos acontecimentos
Os mistérios não funcionaram para mim, não expressam nada que me deixou de queixo caído porque havia dicas até demais do conteúdo, e as informações extra narrativas intelectuais foram de pouco acréscimo ( Além de por favor, é necessário repensar a fonte que estamos ouvindo. Dan Brown não é um teólogo nem perto disso, só um fantasioso)
No fim, diverte e cansa
Epílogo: Desnecessário e mal construído aquele epílogo.
Raquel :)) 07/08/2021minha estante
Que resenha excelente !

Eduardo.Mathias 07/08/2021minha estante
Obrigado :)

Denise 18/07/2018

Intrigante
Há muito tempo tenho curiosidade de ler este livro. Acho que fui enrolando a leitura porque vi o filme na época do lançamento e detesto fazer o "caminho contrário". Pois bem, passados alguns anos, já não me lembrava de nada do filme e aproveitei a ocasião para treinar a leitura em inglês.
A história é sensacional. Não a forma como o enredo se desenvolve, que também não é de todo ruim (apenas previsível), mas a enxurrada de informações sobre arte, religião, Leonardo da Vinci... Para quem - como eu - adora uma "teoria da conspiração", mistérios, sociedades secretas, questionamentos a religiões e assuntos do gênero, O Código da Vinci é um prato cheio. Muito bem contextualizado e com uma escrita instigante, com muitos jogos de palavras.
A todo momento eu me sentia obrigada a parar a leitura para pesquisar sobre os assuntos comentados e as informações que apareciam, numa tentativa muitas vezes frustrada de separar o contexto da ficção. Muitas das "conspirações" apresentadas já eram antigas hipóteses levantadas por pesquisadores ou curiosos, o que torna a coisa toda muito mais interessante.
Ainda que se trate de uma ficção, o livro despertou-me o interesse em temáticas que eu ainda não havia explorado.
Terminei a leitura desejando ir atrás das demais obras do Dan Brown e ganhei novas conspirações para meu rol de mistérios favoritos!

Fabio Michelete 16/01/2014

Para Treinar meu Inglês
Li para treinar meu inglês. Deixou poucas marcas. O mais bacana foi fantasiar sobre sociedades secretas interferindo sutilmente nos destinos da humanidade.

Lorien 11/03/2009

Como ficou a tradução?
Na época em que eu comprei esse livro, comprei em inglês porque era mais barato, e estava curiosa para ler. No entanto, tem tantos jogos de palavras que eu não consigo acreditar que, traduzido, o livro faça sentido. Tem alguém que leu os dois? O que vocês acham?