Melhores Poemas de João Cabral de Melo Neto

Melhores Poemas de João Cabral de Melo Neto João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Os Melhores Poemas de João Cabral de Melo Neto

Aaaana13_ 21/09/2023

Gente do céu, não entendi foi nada. Pelo amor de deus, fiquei foi tonta de ler esse livro. O cara seve ser um gênio mesmo, mas eu realmente nao entendi

Rodolfo | @_rodolfo92 05/02/2022

Conheci alguns poemas de João Cabral de Melo Neto durante meu ensino médio (2008-2010), através do professor de literatura Johnny Formiga. Essa seleção de poemas feita por Antônio Carlos Secchin é o meu primeiro contato com o poeta pernambucano desde então.

O livro reúne diversos poemas, na maioria deles João Cabral monta/descreve lugares e paisagens de Pernambuco (sobretudo do Recife). "O Relógio" e "Catar Feijão" foram poemas que de cara lembrei de tê-los lido e estudado na escola, assim como o maravilhoso auto - e inevitável destaque do livro -, "Morte e Vida Severina", que retrata a trágica sina dos retirantes do Recife. Os poemas de João Cabral parecem livres do rigor dos padrões de métrica e ritmo, o contrário de como geralmente são poemas e poesias. O poeta também migrava tranquilamente entre os versos livres e os versos rimados. E quando rimados, eram compostos em sua maioria por rimas imperfeitas toantes. Confesso que muitas vezes a ausência da métrica e de ritmo nos versos dificultou a minha leitura, mas nada que diminuísse a beleza presente nos poemas.

Isa 13/09/2021

no começo eu não tava entendendo onde ele queria chegar no final parecia que tava no começo. talvez seja uma obra genial e eu não tenha QI pra entender !!!

Mr. Jonas 08/02/2018

Os Melhores Poemas de João Cabral de Melo Neto
A coletânea feita por Antonio Carlos Secchin apresenta poemas de várias fases do escritor João Cabral de Melo Neto, desde alguns publicados em seu primeiro livro A Pedra do Sono, de 1942, até trechos de Auto do Frade, de 1984. Os primeiros poemas, escritos ainda na adolescência do autor, revelam alguns traços surrealistas, como sugere o próprio título do livro de estreia. Mas já são poemas curtos, com registro seco e irônico, como “Poema”.
Em “Psicologia da Composição”, o eu-lírico quer discutir o fazer poético – o título é uma ligação intertextual com a obra do poeta norte-americano do século XIX Edgar Allan Poe, crítico-poeta que escreveu o texto “Filosofia da Composição” para debater a origem de sua maior obra poética, o poema “O Corvo”.
O destaque fica por conta de “Morte e Vida Severina” (Auto de Natal Pernambucano). Publicado em 1955, é a obra mais famosa do autor. É um poema dramático, várias vezes encenado e adaptado para a TV em 1981. Narra a história de um retirante sertanejo nordestino, Severino, que vai para o litoral. Divide-se em duas partes: Caminho ou fuga da morte e Presépio ou encontro da vida. Segue a tradição dos autos, presentes na língua portuguesa desde os tempos do poeta português Gil Vicente, no século XVI.
Em “A Educação pela Pedra” temos a consolidação de um lirismo duro, conciso, porém impactante, que combina com a denúncia social que se incorpora definitivamente à poesia de João Cabral. A pedra ensina o homem: a vida é difícil, mas leva ao aprendizado e à transformação social.

Daniel 27/11/2016

A Poesia Cortante de João Cabral
João Cabral de Melo Neto, poeta pernambucano, se destaca na literatura brasileira como um dos mais proeminentes poetas contemporâneos a surgir a partir da década de 40. Com uma poesia vasta, João Cabral utiliza suas metáforas fortes para compor o cenário urbano e regional presentes em sua obra. Com uma lírica rítmica e muito bem executada, o poeta pernambucano imprime seu ritmo e suas vertentes às letras brasileiras, passeando entre o verso livre e o verso rimado, escrevendo poemas rimados e poemas espaciais e sem métrica. Sua poesia fala da palavra, de Pernambuco, de Sevilla, do sertanejo, do trato com o fazer poético, que ele considerava extremamente laborial. Com seus mais de 40 anos dedicados à poesia, João Cabral de Melo Neto é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores nomes da poesia brasileira.