O Estudante

O Estudante Adelaide Carraro

Resenhas - O Estudante

Gigi 12/12/2012

Muito bom é baseado em uma história real. O tema principal desse livro é são as drogas, tema muito atual, e pelo visto algo que nunca vai sair dar história. Linda história e muito educativo, vale a pena!

N4nU:(: 13/07/2022

Brasil.
Ou me amas, ou me esqueças. Primeiro livro que li na quarentena e de uma forma impressionante penso nele muitas vezes desde então. História necessária e direta de certa forma, love love.??

Anna Paula 16/01/2015

Sóbrio e claro
Das melhores abordagens que já li sobre drogas, em qualquer fase da vida e de todo tipo de envolvimento com elas. Recomendo para reflexões individuais e em família, amigos. Bastante tocante, mas com as devidas doses de realidade e ficção.

juliaa 15/08/2022

meu deus estou sem palavras pra esse livro, se eu pudesse descrever, intenso, muito intenso, eu me chocava mais a cada página que lia, vale muito a pena

alice 08/06/2022

O estudante
É um livro realmente bom. Tem uma história bem triste, e o que mais me abala foi o que aconteceu com o Renato, ele era um menino tão bom, pena que teve esse final trágico. Pobre Roberto também, teve que ver seu irmão passando por isso.
Mas em geral é um ótimo livro.

vivi 12/10/2022

o livro reflete a realidade de muitos adolescentes e de muitas famílias, não só no Brasil mas também ao redor do mundo.
muitas caem na vida das drogas pois a tentação é muito grande. acho que esse livro deveria ser paradidático em todas as escolas do Brasil e quanto mais cedo esse assunto for abordado melhor. não tem que se acanhar quando for falar sobre isso com as crianças e adolescentes pois é uma lição pra ser levada para toda a vida.
muito bom. recomendo.

Duda Ribeiro 06/11/2018

O Estudante.
Um excelente aluno que tinha tudo para ser possuidor de grande sucesso no futuro, um adolescente excepcional, de boa índole, um exemplo para todos e amado por uma grande quantidade de pessoas acaba caindo no posso mais profundo e obscuro que nossa sociedade atual já esteve. O mundo das drogas.
Esse livro nos mostra que até os mais fortes podem cair, que não podemos nos desequilibrar nem um momento si quer, pois estamos sempre a beira de um penhasco. Além de mostrar as terríveis consequências da entrada nesse mundo, nos revela ainda a complexa e ao mesmo tempo simples, mecânica por trás de um crime tão brutal e destrutivo.
Recomendo muito esse livro para os pais, mais principalmente para os adolescentes e professores, pois até mesmo nas escolas coisas assim podem acontecer e devemos estar sempre atentos.

Nayra.Menezes 07/11/2018

Lição de vida
Foi o primeiro livro que li, amei me ajudou muito e pude escolher o melhor para mim.
O fato de ser verídico me assustou, ver o que a família passou e ver que não estamos livres de nada.
Super indico
Bruna 05/06/2019minha estante
Esse também foi o primeiro que li, ele que me despertou a paixão de ler.

Nayra.Menezes 01/07/2021minha estante
Bruna ele tbm me despertou para leitura

mariaritamdantas 07/12/2018

O estudante, leitura extremamente necessária!
Terminei de lê-lo ontem e o devorei em somente 3 dias! Ele é meio difícil de achar, mas minha mãe o encontrou em um sebo e comprou pra mim, mas está disponível no site da Amazon. Além deste, existem "O estudante II" e "O estudante III". Leitura necessária não apenas para estudantes, mas para todos, pois trata de um tema muito importante: o vício às drogas.

👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓

"O estudante" conta a história de Renato e sua família pela perspectiva de seu irmão, Roberto, 2 anos mais jovem. O livro é dividido em 2 partes: parte azul (onde Renato não havia adentrado no abismo das drogas) e parte negra (a que "esfrega" a dura realidade na sua cara).

Parte azul: Renato e Roberto eram de uma família rica de São Paulo, e estudavam em uma das escolas mais caras da cidade, onde só haviam ricos. Renato era o melhor aluno de sua escola, com várias medalhas e prêmios. Sempre buscava também incentivar o bem e ajudar aqueles que não possuíam as mesmas condições que ele e sua família. Era um garoto apaixonante, pra ser sincera.

Parte negra: Porém, certo dia, Renato estava com uma forte dor de cabeça e um menino, o Mário, que não era uma companhia muito boa, ofereceu um comprimido a ele. Esse comprimido, na verdade, era droga. Então, Mário foi "puxando" Renato para este mundo das drogas, quando, na verdade, Mário também era um vítima de um traficante! Daí você pode acompanhar a transformação de Renato e ver toda a família desabar e a alma de Renato também, pois encontrava-se viciado.

O ESTUDANTE
Autora: Adelaide Carraro
Número de páginas: 126
Editora: Global
👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓

site: https://sementesliterariasbooks.blogspot.com/2018/12/resenha-do-livro-o-estudante.html

Mara 03/03/2019

Um grande livro em minha vida
Agradeco a Deus pela leitura desse livro quanfo estava com 9 anos.... Foi um aprendizado que ficou registrado dentro de mim e com certeza me ajudou a entender que as drogas é um caminho que deve ser evitado. Um livro simples, mas que fez a diferença....lembro de toda a história... O que ficou marcante foi a divisão do livro em letras azuis (momentos felizes, ingenuidade, vida em familia) e pretas ( momentos de sofrimento e constatacao da perda da inocência e do rumo errado).

Stephanie.Cruz 11/04/2019

O infantojuvenil que surpreende.
Iniciei a leitura desse, hoje, amado livro, em uma fase muito jovem de minha vida. Na época, sofria grande influência paternal a respeito dos livros.
Escolha minha, talvez pela capa remeter a um desenho ou pelo simples fato do título me trazer certa familiaridade (O estudante).
O livro inicia com uma história muito comum, até ?bonitinha?, a respeito de família e relação entre irmãos. Pouco interessante, confesso. Mas esse fato pode enganar, digo, me enganou...
Na edição que tenho (presente de meu querido pai), há uma divisão do livro por cores. Temos a parte em AZUL e a parte em PRETO (sim a grafia é impressa em duas cores), simbolizando a GRANDE VIRADA daquela novela que se apresenta nos primeiros capítulos. O livro é inacreditavelmente interessante.
Apresenta temas que, apesar da idade literária da obra, são tendência até hoje entre os jovens e os lares brasileiros. Além disso, apresenta uma linguagem muito fácil e clara, não causando nenhum tipo de dificuldade na interpretação.
?O Estudante? evoluiu para outros livros em continuidade a esse primeiro, e acredite, você vai querer ler todos.
Por fim, apresenta-se como uma proposta de introdução ao assunto (drogas, conflitos familiares, etc.) para os pais ou mentores.
Meu grande amor, meu primeiro amor, essa obra foi um dos marcos para a minha enorme paixão pela leitura e a coleção de livros. Recomendo!

Sergio Filho 29/04/2020

Antes tarde do que nunca
Queria começar a resenha dizendo: antes tarde do que nunca. Esse foi um dos primeiros livros paradidáticos passados em minha escola. Durante aquele período eu não gostava de ler e fazia as provas com os conhecimentos de resumos e de comentários feitos pelos meus colegas que leram. Agora, me formando, venho lendo essas histórias e desejando voltar no tempo para me obrigar a lê-las na época da escola.

Diferente da maioria dos comentários, eu gostei tanto da parte azul, quanto da parte negra... Confesso que a parte azul me apresentou a uma história muito bonita de amor, fraternidade e amizade que me ?despreparou? completamente para o rumo que a história estava prestes a tomar na parte negra. Fiquei sem coragem de ler essa segunda parte por alguns dias.

Apesar de concordar com alguns comentários dizendo que a história é elitista ao apresenta uma visão enviesada de protagonistas ricos tratando de suas vivências (econômicas, religiosas, etc), acredito que o tema e a mensagem principal abordada possa ser absorvida por qualquer público.

Até mesmo nos dias de hoje, com pensamentos tão diferentes dos pensamentos de 1975, é possível absorver o necessário e utilizar todo o resto (que possa parecer inadequado/antiquado) simplesmente para ajudar na contextualização e na ambientação da história.