Stalin

Stalin Dmitri Volkogonov

Resenhas - Stalin: Triunfo e Tragédia 1939-1953 - vol. 2

Messias.Sousa 08/06/2020

Nesse segundo volume Dimitri retrata a partir do limiar da segunda guerra mundial. Uma obra incrível!!

Daniel432 01/09/2010

Mais dinâmico
O segundo volume da biografia de Stalin mostrou-se, pelo menos para mim, mais dinâmico e interessante, talvez porque abrange a época da Segunda Guerra Mundial que é outro tema que gosto de ler.

O biografado em si não apresenta grandes mudanças em relação ao primeiro volume, exceto pela hipocrisia de aceitar a convivência com países capitalistas já que enfrentava a fúria expansionista de Hitler. Não que o outro lado (americanos e ingleses) também não tenha sido hipócrita, claro que foi, ainda mais se considerarmos que deliberadamente estes países recusaram ajuda aos soviéticos no combate a Hitler retardando o máximo possível a invasão da Normandia (Dia D) e com isso abrindo um segundo front de guerra para a Alemanha, que passou a dividir esforços com a frente soviética.

Mas o que mais me impressionou neste volume foi a forma com que os auxiliares diretos de Stalin - principalmente Beria, deixaram-no morrer uma vez que postergaram ao máximo o atendimento médico ao derrame cerebral do qual Stalin foi vítima.

Mantenho a recomendação do primeiro volume, vale à pena a leitura!!