Por que repetimos os mesmos erros

Por que repetimos os mesmos erros J.-D. Nasio

Resenhas - Por que repetimos os mesmos erros

Mateus 18/02/2024

Por que repetimos?
Com uso de uma linguagem muito acessível e de fácil entendimento, o Psicanalista Juan-david Nasio aborda esse tema tão presente na clínica atual.

Gostei do livro, mesmo curtinho ele consegue passar ótimas ideias sobre como o inconsciente aparece em nossas repetições, as relações e a maneira de vivenciar, indico essa leitura para estudantes e curiosos sobre aquilo que é mais humano, os nossos erros.

Gostaria de salientar que em momento algum do livro existe uma psicanalise selvagem que tenta interpretar e solucionar tudo, mas de forma sucinta tenta-se entender o nexo-causal dos sintomas, por isso o livro é rico em possibilidades.

Bruna 26/01/2021

Não entendo o porque que a maioria dos livros de Nasio são estimulantes até certo ponto. Quando chega em Lacan, o livro cai de nível.
Patricia.Oliveira 25/02/2022minha estante
Ou talvez você, assim como eu, tenha uma certa resistência a Lacan, rs

Bruna 25/02/2022minha estante
Talvez, mas acho que seja o conteúdo mesmo. Não sei rsrs

vaalfrossard 29/12/2021

É um livro muito bom pro que se propõe. Então, pra quem está procurando um livro que fale sobre a repetição tanto em Freud e Lacan, esse livro cumpre o que promete. O autor faz isso de forma simples e em poucas páginas. Gostei bastante e recomendo a leitura. Mas, por ser um livro pequeno, pode ser que seja preciso ler mais sobre o tema em outros lugares, justamente por ser um livro curto e que não parece ser tão aprofundado.

Lido: 02/03/21 ???

Monique | @moniqueeoslivros 28/01/2022

L'Inconscient, c'est la répétition!
{Leitura 04/2022 - ?? França}
Por que repetimos os mesmos erros - J. D. Nasio

Ao longo da nossa vida, vamos repetindo padrões de comportamento que definem, de certa forma, quem somos e do que gostamos. As pessoas com as quais convivemos podem falar sem dúvida: fulana gosta disso, fulana não gosta daquilo.

São as repetições que fazem com que nossa personalidade seja reconhecida e única. O problema é que, além dessas repetições que reforçam quem somos e que vêm para construir nossa identidade, também com frequência cometemos os mesmos erros, num processo de repetição não tão legal assim.

Esse livro explica, por meio da Psicanálise, o que acontece com nosso inconsciente e por que volta e meia nos deparamos com os mesmos problemas e obstáculos. Abordando ideias principalmente de Freud e Lacan, Nasio traça paralelos entre a infância e a idade adulta, entre analista e analisando, e entre repetição sadia e repetição patológica.

Para quem gosta de se aventurar no universo da Psicanálise, esse é um livro que explica e discorre sobre vários conceitos freudianos e lacanianos, de uma maneira relativamente simples. É daqueles livros que a gente termina com a certeza de que "existem muito mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar a nossa vã filosofia".

Artur.Sergio 28/06/2022

Somos resultado daquilo que repetimos
Um livro de psicanálise de linguagem acessível? Sim, é realmente possível. Nasio é de fato um didata de excelência, além de um virtuose psicanalista, sem falar de seus ótimos comentários acerca de Freud e Lacan. Sem me dispor a equívocos, Por que cometemos os mesmos erros é certamente um livro para ser lido consecutivas vezes ? não por seu conteúdo hermético ? principalmente porque o que a de mais sadio que repetir uma leitura edificante?

Leonardo Bruno 30/03/2023

O inconsciente é a repetição!

Esse livro aborda por meio da Psicanálise, ideias principalmente de Freud e Lacan, sobre o que acontece com nosso inconsciente e por que volta e meia nos deparamos com os mesmos problemas e obstáculos.

Vale muito a pena a leitura!

Kah 10/08/2023

Uma das obras primas de Násio
De tanto repetir, confirmo que sou o mesmo de ontem e hoje. Numa frase, repito, logo sou. Qual é, por conseguinte, a finalidade da repetição?

Excelente livro. Conteúdo importantíssimo para psicanalistas

Rafa 30/08/2020

Tendo referências de Lacan, é sempre uma leitura difícil!
Leitura para quem gosta de psicanálise e quer entender o movimento de repetição. Aqui explica bem como funciona e o que pode ser feito para elaborar os conteúdos inconscientes, que vem a tona no dia a dia por meio dessa repetição.

Adorei principalmente quando o autor mostra quais caminhos o terapeuta deve percorrer a fim de romper essa cadeira repetitiva de um sintoma.

Sou suspeita pra falar, mas é um livro excelente!

DebsDebsDebs 28/12/2022

Livro muito didático e esclarecedor sobre a psicanálise na perspectiva lacaniana. O autor trabalha como argumento principal a ideia de que o inconsciente é a repetição. Ele desenvolve suas ideias pouco a pouco, utilizando exemplos de paciente que atendeu. A minha impressão foi que esse livro conseguiu traduzir sobre o que se trata a psicanálise e a terapia em poucas páginas de maneira muito assertiva. Ótima leitura para quem está iniciando os estudos ou para quem quer recapitular alguns dos conceitos mais importantes.

Carla 10/09/2023

Bom!
Sempre interessante tentar entender o motivo pelo qual agimos de certa forma! Livro muito bom, recomendo!

KeylaPontes 04/08/2019

Eu gostei bastante desse livro. O Nasio tem uma forma de narrar que eu sempre acho leve. Como qualquer coisa da psicanálise, em alguns momentos você tem que dar uma paradinha para elaborar melhor alguma passagem. Vale uma segunda, terceira, quarta leitura. Ele me lembrou a forma de abordar que o Nasio usou no livro do corpo e suas imagens, onde não trouxe só a informação, também trouxe a reflexão sobre vários aspectos. Gostei bastante.

Laura 06/12/2022

Por que repetimos os mesmos erros
O encontro na análise é o espaço onde o analisando pode repetir e elaborar, como afirmou Freud. Nasio explana mais ainda essa concepção, trazendo recortes clínicos que ajudam a exemplificar o processo de repetição

Manuba 04/06/2023

Se você não conhece Lacan, não vá nesse livro!
Comprei o livro, pois nas opiniões que sai lendo antes muitas pessoas disseram que era um livro fácil de ler. Não é. Se você não entende Lacan e Freud, ou mesmo se você não compactua com a ampliação da utilização de uma psicologia eurocentrista, esse livro NÃO é para você. São utilizados termos da psicologia lacaniana tais como significante, forclusão, ictoforaclusivo, impregnação foraclusiva, recalcado... esses termos são utilizados ao longo de todo o texto e mesmo com a explicação, não são fáceis de entender. Os exemplos também não ajudam dando amplitude ao diálogo, parecem exemplos soltos, vagos. O livro parece ter um caráter mais expositivo do que argumentativo, é mais sobre enunciar as terminologias colocando-as em caixas do que sobre digerir os tópicos. Não verifiquei se o problema é da tradução.

O que eu aprendi com o livro:
como funciona a terapia com psicoanálise, o papel do psicanalista. Acho que esse, por sinal, foi o único ganho que tive com o livro. Entender esse rodar em ciclos do processo de psicoanálise. A importância de mastigar e repetir os ciclos.
Leis do processo repetitivo
as repetições ocorrem, mas sutilmente distintas. E a cada etapa de repetição existem etapas de ausência. O indivíduo precisa ter consciência relativa para perceber a repetição.
Apesar de muito vago, o autor defende que sempre há algo em nossos afetos atuais que nos rememoram nossos afetos passados. Acredito que nesse ponto caberia maior detalhamento para que não ficassemos no entendimento precipitado do fato.
Pulsão leva a repetição que gera uma compulsão, pulsão prazer. Não é necessário ter prazer para que a repetição ocorra. A pulsão de repetir é um fim por si só, é um elo que conecta todos os nossos eus passados com nossa identidade, dizem eles.
Se você não consegue chegar no objeto de repetição, busque a repetição dos sintomas e tente nortear-se por essa rota. Não basta encontrar o objeto que gera a repetição traumática, não basta ser explicado sobre o fato, é preciso que este conhecimento seja transmitido da forma correta, que para o autor seria

" palavras simples e emocionantes. Essas palavras são as únicas a permitir que a resistência do eu do paciente se enfraqueça e seu gozo inconsciente abra um caminho direto rumo à consciência".

Pelo fragmento que coloquei você pode tirar suas próprias conclusões se o texto irá te acrescentar ou apenas te deixar confuso

Giovanna 10/08/2023

Livro teórico - excelente!
O título parece ser sobre um livro mais acessível, mas é 100% teórico.
Embora tenha uma escrita bem técnica o desenvolvimento é bem estruturado e enfatizado o bastante para que seja compreensível.

Como psicóloga de orientação psicanalítica esse livro me ajuda DEMAIS na escuta clínica e desenvolvimento dos casos. Praticamente leitura obrigatória pra quem é da área e segue a psicanálise.