Histórias e Conversas de Mulher

Histórias e Conversas de Mulher Mary del Priore

Resenhas - Histórias e Conversas de Mulher

Mari.Vasconcelos 06/09/2023

Um lembrete para reforçar o entendimento sobre a imensidão da mulher na construção de uma sociedade na qual ela foi vista sobre a ótica pejorativa, e, infelizmente, também da sua própria classe.

"Vivemos em uma sociedade na qual a imagem tem muito peso e a maior parte das mulheres considera que o corpo é uma mercadoria"

Paola 13/03/2023

Como sempre é ótimo saber mais sobre nossa história. Se for sobre a história da mulher no Brasil, melhor ainda.
Muita coisa no livro, desde a a evolução das relações familiares, amorosas, nosso papel na sociedade e nossa luta para termos as liberdades atuais.
E claro, muita coisa ainda pra conquistarmos.

Layla.Ribeiro 30/01/2023

Desafio 2023 - Livro de não-ficção
Para quem gosta ou tem a curiosidade em aprender sobre a História do Brasil com uma linguagem acessível escrito por uma historiadora de fato eu sempre irei recomendar Mary Del Priore, muito dos livros dela são focados em trabalhar gênero ou com mulheres importantes da história e neste livro mostra a evolução e o caminho em que as mulheres brasileiras trilharam, o recorte histórico é da colônia até a década passada (ano que foi publicado o livro), ele é dividido em três partes: a primeira discorre sobre a questão do matrimônio, namoros, paixões e concubinatos, a segunda parte expõe sobre a maternidade, a sua construção e representação cultural e social e a última parte fala sobre a questão de padrões de beleza e a solidão feminina, ela argumenta cada parte baseado em fontes históricas diversas: cartas, revistas, IBGE, diários, jornais e livros escritos da época. Embora ela mencione indígenas, mulheres pobres e mulheres negras escravizadas ou libertas, predomina no seu livro as mulheres brancas de elite. Apesar de ser um livro de não-ficção, amei a conclusão que a autora apresenta, notavelmente eu gostei muito do livro tanto que o rabisquei, marquei com post-it e fiz várias anotações e claro, aprendi bastante.

Ket 29/09/2022

A mulher de ontem ainda é a mulher de hoje?
Bom apanhado geral que tenta esmiuçar a mulher como ser social no Brasil, partindo da colonização. A autora traça uma linha de comportamentos e como eles mudaram (ou não) até os dias atuais (no caso, 2014, quando o livro foi publicado) em situações como casamento, maternidade e vida profissional. É evidente como o patriarcado cerceou a construção da mulher brasileira desde o início e como ainda é difícil se libertar das ideias impostas há tantos séculos. Por ser um livro que abrange tanto tempo, obviamente há recortes e escolhas da autora, alguns assuntos são mais trabalhados que outros.

É um livro se beneficiaria de uma atualização sobre o tempo presente, visto que os dados (ibge e etc) que a autora usou até 2014, hoje podem estar desatualizados. Sem falar que nos últimos 10 anos as mídias sociais e tecnologias mudaram muito a vida das mulheres e os status de relacionamento. Acho que nem a autora imaginou essa revolução drástica kkkkk

Carol 03/05/2022

“ …vivemos em meio a uma cultura que valoriza extremamente a importância do amor e da paixão, envoltos em uma visão “hollywoodiana” da afetividade.”
O livro de Mary del Priore conta a história das mulheres, suas conquistas e suas prisões, desde os tempos mais antigos, aos mais atuais, e mostra que, apesar de mudados, os problemas estão longe de acabar.
Nunca marquei tanto um livro como esse em específico, justamente por ter frases de impacto, informações relevantes, e referências super importantes. Diria que além de ser bom para quem quer um panorama do que foi e é ser mulher, é ótimo para ter repertório em textos, redações, artigos, etc.
Não é um livro que tenha opinião própria ou um ideal por trás, tanto que houveram momentos em que eu, leitora com sua opinião moldada, mas que pode mudar, discordei da autora. Esse livro é mais sobre uma visão geral e aprofundada da história, tendo um foco ainda maior na história e nas mulheres do Brasil. Um livro super interessante, importante e que cumpre tudo que promete, até mais do que se imagina!

leitora 24/12/2021

Histórias e conversas de mulher
Um livro plausível e cheio de informações a respeito da vida da mulher durante a História do Brasil.
De fato, observamos que desde Colônia, o patriarcado esteve presente na sociedade, colocando a mulher à disposição e submissão, seja em casa com o marido, ou empurrada para um pelos pais.
Este livro trás muitas informações e situações que mulheres passaram e com pitadas de opiniões e julgamentos.
Assuntos como uniões, família, amor, vida sexual, sentimentos, mentalidade, gravidez, educação, cultura feminina e seus padrões são tratados durante a leitura.
Vale lembrar que também nos faz questionar se algo mudou, se ao longo do processo a mulher começou a se desvalorizar e também, como é vista a independência de uma mulher.

Paulinha 15/07/2021

História das mulheres
Livro incrível, feminista, retrata a luta das mulheres, as conquistas e o o ainda tem pela frente. Leitura fácil. Indico para todo mundo.

Mama 21/03/2021

Ser mulher é carregar o peso de vários estigmas que nos põem
Preocupação constante com o peso, com a idade, com o que aparenta para a sociedade, esses são os novos grilhões que prendem as mulheres nos dias de hoje. O livro de Mary del Priore faz um estudo maravilhoso sobre a história de conquistas e retrocessos das mulheres. Vale muito a pena ler!
Melissa 20/10/2021minha estante
tô lendo e já ia te recomendar até ver que tu tbm já leu kk

Thais645 18/02/2021

Foram necessários mais de 200 anos para que as mulheres conquistassem direitos que permitem a livre expressão e o exercício da cidadania: votar, usar anticoncepcionais, divorciar-se, ir a praia de biquíne, ocupar cargos de alto escalão em empresas multinacionais e muitas outras coisas.
Pedro 18/02/2021minha estante
Muito bem. Mais um lido.

Thais645 18/02/2021minha estante
Feliz por estar retomando. Obrigada pelo incentivo :)

Pedro 19/02/2021minha estante
;

kitski 10/10/2020

Leitura necessária
Um dos melhores livros lidos desse segundo semestre. Mary del Priore, historiadora formada na USP tece e explica o contexto histórico da mulher desde o período colonial no Brasil. Com embasamento histórico e críticas profundas, Priore dialoga e reflete sobre vários pontos interessantes dentro da história. Apresenta críticas bem construídas sobre vertentes e comportamentos feministas atuais, ideologias e afins.
Uma leitura externamente necessária, uma vez que para alcançarmos mudanças no agora, precisamos entender os erros e acertos do passado.

Cris 15/05/2020

Histórias e conversas de mulher
Neste livro você acompanha o contexto histórico do papel da mulher, desde os tempos de Brasil colônia até os dias atuais. Mostra a luta feminina para as conquistas que temos hoje. Ajuda a entender muita coisa que nossas antepassadas passaram para que hoje tivéssemos mudanças (ou não). Recomendo a leitura.

bibliostella 30/03/2020

Muito bom!
Mary del Priore é certamente a melhor historiadora para usos e costumes que o Brasil já viu. Com uma riqueza de detalhes bastante grandes, faz a gente viajar no tempo. O livro é excelente.

Marta Skoober 10/11/2019

Aleatoriedades
Quando comprei esse livro anos atrás não o fiz pensando em ler, comprei pensando em presentear. Algum acidente de percurso me levou a não entregar o livro e escolher outras vias. E pensando em desentulhar a prateleira resolvi doar. Acabei folheando e rendeu uma leitura agradável e de certo modo esclarecedora, de certo modo porque muito do que li no livro eu já havia lido em outros textos, mesmo assim fiz minhas descobertas.

Confesso que a parte histórica me interessou mais do que a análise "do contemporâneo", mas mesmo essa não foi ruim ou chata, uma vez que a autora escreve de forma bastante fluída e agradável. O livro conta com uma bibliografia extensa e várias lâminas de fotografias ilustrativas.

Esse é um livro que tem vontade própria, por incrível que pareça a biblioteca que escolhi levar o livro não o quis. Moral da história o livro foi trocado no sebo por um outro presente que desta vez espero que tenha seguido seu destino...

Grifos:

Nos países desenvolvidos, a vaga feminista dos anos 1970 foi realizada por mulheres brancas, de classe média e de nível superior.

Más notícias na entrada do século XXI: as mulheres continuam submissas!

Se as mulheres orientais ficam trancadas num espaço determinado, o harém, as ocidentais têm outra prisão: a imagem.

O Brasil está envelhecendo, e as mulheres, junto. (...) A medicina se debruça sobre os problemas específicos dessa clientela; economistas se inquietam diante do aumento de aposentadorias; e os demógrafos se desolam com uma pirâmide de idade invertida? mais velhos, menos jovens?, que aponta, a médio prazo, um país cheio de rugas. O Estado também vai tomando consciência da amplitude da situação e, com a lentidão habitual, começa a pensar nela.

Muitos autores reconheceram, na virada do século XIX para o XX, o momento em que, em vez de imaginar que o acúmulo dos anos traria experiência, a última etapa da vida passou a ser associada à ideia de decadência.
Concluído em 02/11

Ritinha 24/01/2019

Mulheres
Uma obra sobre mulheres e História do Brasil. Imprescindível.