Zé Cabala

Zé Cabala José Roberto Torero

Resenhas - Zé Cabala

Luis 08/07/2015

Futebol e humor
Nesta coletânea de crônicas de José Roberto Torero, o autor comete diversas heresias, como recriar contos de Machado de Assis e esboçar uma introdução à Filosofia através do futebol.

A qualidade dos textos é irregular, variando entre momentos de brilho e outros pouco inspirados. No entanto, é uma boa pedida para todos que gostam de futebol e não tem problemas em misturá-lo a outros assuntos.

Henrique Fendrich 06/09/2019

Se alguém me pedisse uma recomendação antes de iniciar a leitura de “Zé Cabala e outros filósofos do futebol”, de José Roberto Torero, eu diria o seguinte: leia de trás pra frente. É exatamente na parte final do livro que parecem estar os melhores textos. O próprio Zé Cabala, que dá título e abre o livro, não tem o mesmo vigor de, por exemplo, algum personagem do Stanislaw Ponte Preta. A criação do Zé Cabala (um médium que incorpora antigos jogadores de futebol) é interessante e faz lembrar de crônicas do velho Machado, que, sempre que possível, inventava divertidos personagens do outro mundo. Mas a necessidade de apresentar e brincar com Zé Cabala e em seguida entrevistar jogadores incorporados exigia mais espaço do que aquele que teve Torero. E as piadas nem sempre funcionaram.

Em seguida há algumas brincadeiras (não tão engraçadas) com a literatura, até chegar a aparição de outro personagem, chamado Lelê, sobrinho imaginário do autor, e que, este sim, garante alguns bons momentos. Depois de nova queda, o livro passa a compensar mesmo a partir do texto em que o autor se coloca como goleiro de uma partida, e vai narrando em primeira pessoa tudo o que acontecesse no jogo e tudo o que lhe ocorre na mente. Faz o mesmo com o juiz e com outros personagens, causando, agora sim, algumas risadas.

site: http://rubem.wordpress.com