Zé Cabala

Zé Cabala José Roberto Torero




PDF - Zé Cabala


Futebol e literatura em crônicas de José Roberto Torero



De futebol e filosofia, todo mundo entende um pouco. Para cada jogada, há sempre um teórico de plantão. É o impedimento que não impediu nada, é o volante que é perneta, é a defesa que tranca, é o juiz que rouba. Coração de torcedor só conhece uma única razão, a dele, claro. Mas, na hora do vale-tudo, quando tudo parece caminhar para a morte súbita, a solução é apelar para o Zé Cabala – impagável personagem criado pelo escritor José Roberto Torero –, um paranormal que recebe jogadores-defuntos e faz revelações incríveis sobre os mistérios do futebol-arte.



Zé Cabala e outros filósofos de plantão reúne os melhores textos de Torero publicados nas páginas de esporte do jornal Folha de S. Paulo nos últimos anos. Com muito bom-humor, o livro valoriza as crônicas que passeiam entre a verdade e a ficção, o raciocínio e a invenção, usando uma linguagem pouco comum no jornalismo esportivo brasileiro.



O futebol visto por um garoto de oito anos de idade, um Manual Enciclopédico de Times Imaginários, renomados filósofos, como Sócrates, Marx e Satre escalando times que refletem suas teses filosóficas. É um time de primeira grandeza: 35 crônicas capazes de fazer o maior meio de campo com o leitor e ainda convidá-lo para marcar aquele gol de placa.



José Roberto Torero, torcedor dos Santos, é escritor (O Chalaça e Pequenos Amores, prêmio Jabuti de 1995 e 2004) e roteirista (Memórias póstumas e Pelé Eterno). Durante seis anos, escreveu na Folha de S. Paulo uma coluna sobre futebol.





Zé Cabala

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Zé Cabala (2)

ver mais
Futebol e humor


Nesta coletânea de crônicas de José Roberto Torero, o autor comete diversas heresias, como recriar contos de Machado de Assis e esboçar uma introdução à Filosofia através do futebol. A qualidade dos textos é irregular, variando entre momentos de brilho e outros pouco inspirados. No entanto, é uma boa pedida para todos que gostam de futebol e não tem problemas em misturá-lo a outros assuntos....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR