A coerência textual

A coerência textual Ingedore Villaça Koch

Resenhas - A Coerência Textual

anagfc 11/04/2024

É daqueles livros técnicos que os autores são tão inteligentes e usam uma linguagem tão simples que você consegue entender tudo tão rápido que começa a se questionar se entendeu mesmo.

Tive o prazer de ler uma edição ainda mais especial, emprestada por uma professora inesquecível que ganhou o livro do próprio Travaglia - e colocou ele na banca do meu TCC.

Livro excelente, conteúdo brilhante como os autores.

Eloá Tainá 13/02/2024

Leitura rápida e fluida, mas nem de longe é superficial. A obra trata de questões importantes sobre a coerência, excelente para iniciar os estudos.

Clarissapraia 19/11/2023

Para estudantes
Esse livro li só de uma vez! Ele é maravilhoso porque explica de uma forma simples e tem vários exemplos. O que pra mim é ótimo, já que eu aprendo mais através de exemplos do que apenas uma explicação.

Ele é ótimo para quem quer começar aprender as minúcias da produção textual, principalmente, para quem está começando a faculdade de Letras.

É importante salientar aqui, que não é uma leitura tão simples, mas não é aquela leitura robusta e mega difícil dos livros da faculdade.

Pablo 12/10/2023

TODO TEXTO TEM SEU CONTEXTO

Escrita:
Leitura fácil de entender e ler, fluída e demostrativa, exemplo maravilhosos.

Consideração Final:
O livro cumpre seu objetivo e qualquer pessoa que deseja produzir uma resenha, artigo de opinião ou redação pode lê-lo para ter uma ideia melhor do que é Coerência e Coesão.
Nota 4.

priscila.marques 04/07/2023

Essencial
Embora eu tenha levado um tempo enorme para terminar essa leitura, não posso negar o quanto ele foi importante para a minha formação como professora. Koch foi responsável pela minha paixão por análise do discurso.
Recomendo a leitura para todo professor que deseja aprender um pouquinho mais sobre coerência textual.
Eu só achei que o último capítulo poderia ter explorado mais sobre como aplicar esses conhecimentos em sala de aula.

Clara 17/10/2022

Isso é apenas a MINHA opinião
Esta foi uma leitura devagar por conta da rotina corrida de início de semestre, porém foi bastante produtiva. Em comparação ao outro livro ?a coesão textual?, achei esse bem melhor para compreender, talvez por a coerência ser algo mais aberto conceitualmente. Mas, ainda tive dificuldade de acompanhar durante os exemplos, pois, às vezes apareciam exemplos do início para serem observados já no meio do livro (assim como no outro citado).

Ana Magiero 16/01/2022

Acho que todo professor ou estudante deveriam ler este livro para buscar mais compreensão na hora de ensinar sobre coerência para os alunos. Coerência textual é muito importante e nem todos entendem isso.

Deeh 18/11/2021

O livro A coerência textual, de autoria de Ingedore Vilaça Koch e Luiz Carlos Travaglia, é uma obra que disserta sobre os estudos do texto, tendo em vista a coerência textual e a construção de sentidos.
Os autores trazem conceitos, exemplos, discussões e reflexões sobre os mecanismos linguísticos de coerência e tudo que norteia o campo textual. É um livro interessantíssimo para quem é graduando de Letras, mas também para quem quer obter mais conhecimentos e quer aprimorar suas habilidades de leitura e escrita.

vanessacrx 08/12/2020

Ideal para estudiosos da área da linguagem que queiram ler um pouco mais sobre o assunto.

Cassi 24/02/2020

Uma introdução à Coerência Textual
O livro conceitua a coerência abordando seus fatores e trazendo diversos exemplos e análises. A leitura é bastante fluida e compreensível. No último capítulo, Koch comenta sobre coerência e ensino, evocando uma reflexão sobre o uso de textos escritos e orais no ensino de 1° e 2° graus. Recomendo!