Stalin

Stalin Dmitri Volkogonov

Resenhas - Stalin: Triunfo e Tragédia 1879-1939 - vol. 1

M1zar 01/02/2024

"Tudo entender não é tudo perdoar"
Meus amigos, esse livro é muito bom pra quem quer começar a entender um pouco os acontecimentos escondidos que ninguém conta na internet sobre Stalin e seu governo. Há muitos depoimentos e arquivos que o autor teve acesso que enriqueceu bastante a leitura. Porém, não darei 5 estrelas por ter muita enrolação em comprovar toda hora os fatos horríveis que Stalin fazia, sendo que o autor já tinha falado em outros capítulos. Ficou uma repetição desnecessária, além do ódio estampado na escrita dele, dizendo indiretamente como Stalin era burro (em partes sim, mas não da forma descrita).
Um poema que gostei muito, e que resume o governo de Stalin, foi de Yevtushenko, intitulado "medo":

"O povo foi domado aos poucos,
E tudo foi lacrado.
Ensinado a gritar quando deveria estar silente,
Quieto ficou quando devera esbravejar."

Heros Pena 22/09/2023

Nada imparcial
Gosto de ler biografias para entender um pouco da história da época e do biografado e tirar minhas próprias conclusões, porém isso é impossível quando o autor, como no caso, é profundamente parcial deixando claro em diversos momentos seu ódio por Stalin. Por esses motivos, mesmo com boa qualidade da escrita e da narrativa a leitura torna-se, pelo menos pra mim, cansativa e tediante, confesso que tive que me esforçar muito para terminar o primeiro volume, e nem começarei a leitura do segundo.

thalbuquerque 16/03/2023

Leitura importantíssima
É um livro de suma importância para quem deseja se aprofundar na temática soviética. Apesar de conter muitas informações para "processar" a leitura flui muito bem. Pra quem não conhece como eu todas as figuras que rodearam Stalin, talvez em alguns momentos você precise pesquisar quem é uma ou outra pessoa. O livro contém diversos testemunhos de pessoas que estiveram perto de Stalin ou que conviveram com pessoas próximas a ele, o que torna tudo ainda mais realista. Volkogonov traz uma biografia realista e profunda, demonstrando como se deu a escalada do líder e como os desdobramentos tanto gloriosos como fatais de sua liderança se deram de fato.

Lucas 21/01/2023

Um bom livro
O livro de Dmitri Volkogonov se destaca por algo que dentro das minhas leituras sobre Stalin, foi uma raridade: O uso majoritário de fontes primárias para reconstituir os fatos. A riqueza de arquivos e documentos é de impressionante qualquer leitor. Além disso, o autor, por nascer e viver na União Soviética, contou com a ajuda de testemunhos de indivíduos que trabalharam junto ao alto escalão do Stalinismo para montar sua história. A tese principal é bem clara: O Triunfo de Stálin representou uma tragédia para o povo soviético, que alcançou todas as suas vitórias apesar da Tirania de Stalin. Eu particularmente não concordo totalmente com essa tese, mas reconheço que em certa medida, os mandos e desmandos da camarilha stalinista resultaram em desastres retumbantes tanto nos anos 30 como na segunda guerra mundial. Como houve ampla destruição de arquivos na época, muitos eventos tem de ser interpretados com deduções. Algumas deduções do autor são boas, já outras, penso que são forçadas e sempre apontam para o caminho de um Stalin "louco" "psicopata" e com uma vontade quase divina de mandar e desmandar. Ademais, achei o livro um pouco maçante, mas isso é pura percepção pessoal, coisa que vai de leitor para leitor.
Aidan.Paim 01/09/2023minha estante
Aproveito então e te pergunto, conhece alguma outra biografia que procure falar de staline sem colocar ele como louco? Mas voltado para análise crítica do governo? Estou no começo dos meus estudos sobre o pedido stalinista

Messias.Sousa 08/06/2020

O livro é incrívell!!! Nesse primeiro volume o autor retrata a partir da Revolução de outubro, quem não soube nada sobre, ficará um pouco perdido.

Pablo.Alejandro 06/11/2015

Kamarada...
Escrito por alguém que conviveu com Stalin. Rico em detalhes.

JoaoPedroRL 24/07/2013

Livro extremamente rico em detalhes dos acontecimentos entre os anos 1879 e 1939, com detalhamento dos horrores praticados por Stalin. Apesar da fonte ser 12, os detalhes são muito fortes o que acarreta a morosidade na leitura. Mas um livro excepcionalmente fascinante sobre um indivíduo que não era considerado gênio á época, tímido, mas que permeando personagens e mentiras, ascendeu no poder russo.

Daniel432 25/08/2010

Crueldade e frieza
Como este livro é somente o primeiro volume esta resenha será parcial já que ainda há muita informação a ser absorvida. Mas mesmo assim dá para escrever alguma coisa.

Primeiramente, cabe ressaltar algumas constações obtidas na leitura deste primeiro volume que me fizeram rever conhecimentos anteriores:
1) Não foi a revolução comunista de outubro de 1917 que depôs a monarquia czarista e sim a revolução ocorrida em fevereiro do mesmo ano.
2) Aparentemente, a família Romanov foi massacrada antes da revolução comunista (Outubro de 1917), porém pelas mesmas pessoas ou grupo que posteriormente insuflariam a revolução de outubro.

Quanto a Stalin sempre soube que ele tinha sido uma pessoa muito má e que tinha praticado muitas atrocidades mas, o livro mostra-nos outras características marcantes de sua personalidade. Ele era uma pessoa com complexo de inferioridade já que seus conhecimentos teóricos do marxismo e leninismo o deixavam em desvantagem no confronto com outros "companheiros de armas" tal como Trotsky. Esta situação era o suficiente para transformar em inimiga qualquer pessoa. Para desespero de seus inimigos, Stalin possuía uma memória de elefante e usou-a com frieza e crueldade no momento em que decidia que era chegada a hora de livrar-se de qualquer pessoa, mesmo as mais próximas.

O que mais me surpreendeu no livro foi ver como a roda do infortúnio funcionava celeremente, as pessoas mudavam rapidamente de papel, num dia eram o carrasco e no dia seguinte a vítima.

Apesar da leitura ser um pouco cansativa (levei 13 dias para lê-lo) creio que ainda assim vale à pena.

guibre 20/02/2010

Trata-se de uma obra com intuitos biográficos-históricos em relação a Stalin, elaborada por um general da União Soviética que esteve envolvido com o setor de propaganda. Tal fato torna o livro interessante, diante da potencial existência de elementos inéditos a respeito do ditador georgiano.
A tradução gerou um texto bastante simples, e por isso mesmo facilmente compreensível, mesmo que não haja, justificadamente, detalhamento sobre a estrutura interna do Estado soviético, fato que não inviabiliza a percepção de seu enorme tamanho. Em relação ao protagonista, aborda-se seu envolvimento com o Partido Bolchevique, tanto antes quanto durante e depois das Revoluções de Fevereiro e Outubro e, em menor grau, sua história pessoal e familiar.
São detalhados seus métodos de ascensão e suas relações com outros membros do Partido e funcionários do Estado, de modo a estabelecer-se o desenvolvimento temporal de sua figura, dando maior ênfase, devidamente, a sua aparentemente inata capacidade de manipular e a sua crueldade, além de traçar, mais de uma vez, um perfil intelectual do déspota.
Dessa maneira, demonstra-se a construção do cenário para a “tragédia”, como o autor a designa contrapondo-a com o triunfo político de Stalin, que se abateu sobre o povo soviético. Tal acontecimento inicia-se com a suplantação da democracia social e partidária para culminar no extermínio de milhões, como devidamente planejado (e não simplesmente aceito) por Stalin.
Enfatiza-se, aliás, que tais políticas repressivas chegaram a desestruturar o próprio Estado soviético, sendo que muitas autoridades acabaram sendo exterminadas. Se destaca também a utilização sistemática da tortura e da ilegalidade, de modo a estender a “pena” aos “inimigos do povo” as suas famílias e conhecidos, mesmo que não houvesse qualquer culpa dos envolvidos.
Sem dúvida, trata-se de uma obra que suscita emoções, ou mesmo estarrecimento. No entanto, é perceptível que a sistemática adotada tornou-a consideravelmente repetitiva, com um mesmo caso sendo citado várias vezes, de modo a que poderia se supor como possível uma outra sistemática que possibilitasse que a obra se tornasse mais sucinta e ganhasse em consistência, inclusive para consolidar uma abordagem crítica sobre Stalin.