O Mínimo que Você Precisa Saber Para Não Ser um Idiota

O Mínimo que Você Precisa Saber Para Não Ser um Idiota Olavo de Carvalho

Resenhas - O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota

Edson Sokabe 28/01/2021

Não é uma narrativa
Não é uma narrativa e sim um conjunto de artigos que Olavo escreveu durante a carreira dele, há opiniões que concordo e outras que discordo.

LisboaPB 12/09/2020

O Guru do Mal
Ler este livro foi doloroso. Foi como consumir um remédio amargo. Como sentir prazer em sentir dor. É um genocídio cultural do meu conhecimento. Uma destruição em massa da minha moral e ética. É um desserviço com o ser humano e para com a humanidade.

Olavo tenta mostrar que nosso mundo está repleto de inimigos. Inimigos estes todos da esquerda e do comunismo. O problema do ser humano é a esquerda. Esquerdistas são bandidos, são birrentos, são militantes, são escandalosos, são burros, são cegos. Ao mesmo tempo ele tenta defender a ideia de democracia mas pouco sabe ele que está sendo anti-democrático e por isso um hipócrita.

Seguindo o raciocínio dele ele diz que a juventude de hoje é idiota por que acha que pode opinar. Os jovens não podem opinar. Tem que ficar calado e respeitado idosos como o próprio Olavo. Eu aqui com meus 19 anos sou então uma desafronta. Não poderei concluir minha faculdade pois eu não posso opinar. Não posso produzir opiniões já que isso é idiotice, é militância, é extremismo de esquerda. Ele pouco sabe (ou até sabe) que ofendeu a minha pessoa e a todos os acadêmicos e aqueles que sonham ser um mas não podem ser. Além disso ele ofende os próprios seguidores dele. Irônico, não?

Partindo para o que ele fala de ideologias ele o tempo todo distorce suas definições que aprendemos de forma conceitual e pontual com fundamento histórico e pesquisa avançada. Ele diz que esquerda é problemática, pensa no poder, pensa na estatização generalizada (ele esqueceu que FHC e Lula privatizaram inúmeras estatais), que é burro, cego e deve ser combatido e minimizado. Por outro lado a direita é às mil maravilhas. E por fim ofendeu a minha ideologia, o centrismo, afirmando que é um monte de gente perdida que não tem ideologia e não sabe opinar. Obviamente Olavo é uma pessoa cega pelo ódio e suas opiniões comprovam isso. Mais uma vez me senti ofendido e acredito que a todos também, incluindo os de direita no qual futuramente ele minimizará aqueles que defendem o liberalismo.

Seguindo para as questões sociais ele fala que feminismo e homossexuais (ele chama de ''gayzismo'') são meramente grupos que querem poder, desconstruir nossa moral e que incentivam a pedofilia e a sexualização das crianças. Além disso ele compara em ser nascido pelo sêmen que chega ao útero da mulher com saber que não poderia nascer fruto de uma relação homossexual já que o sêmen supostamente ficaria alojado no ânus e seria eliminado durante as vezes. Por isso ele diz que não queria que seu pai pudesse expelir Olavo pelo cocô.

Seguindo com suas ideias, Olavo tenta afirmar algumas coisas que até ele se contradiz. Ele diz que Bush manteve o país seguro de ataques terroristas sendo que o maior atentado que podemos considerar como chocante na história humana foi no 11 de setembro de 2001. Não podemos esquecer é claro de inúmeros que ocorrem a todo momento na África, Ásia e Europa. Ironicamente li este livro no 11 de setembro.

Ele não termina com as polêmicas. Ele nega o racismo. Ele contesta o por quê das pessoas estarem falando de racismo sendo que homens morenos e negros de exército dos antigos povos muçulmanos escravizavam europeus há muito tempo. De fato ele aponta uma verdade. Muito antes da Era das Explorações, os escravos eram de olhos azuis e loiros. Se quer saber mais sobre isso leia Escravidão de Laurentino Gomes.

Além de Olavo ser anti-cotas ele não menciona formas de superar as desigualdades entre ''raças''. Ele diz que aqueles que reclamam que a polícia é racista não se pergunta se o policial é branco ou negro. Ele diz que se um negro é assaltante a pessoa não pensa que ele é criminoso. Ele o tempo todo nega que existe uma questão estrutural e social imposta desde o momento que os europeus oprimiram diversas etnias que tinham por comum a origem em um continente e a cor de pele. É por isto que ele negou o racismo. E assim ele acaba sendo racista. Se deseja saber mais sobre racismo leia Racismo Estrutural de Sílvio de Almeida e verá pelas palavras de um negro formado em direito e não de um branco elitizado que abandonou o Brasil para viver num país que se sinta mais acolhido ideológicamente.

Como se não bastasse Olavo afirma que é ridículo pensar que homossexuais são oprimidos. Ele compara que homossexuais morrem menos que pessoas em geral por homicídio. Sendo assim, ele nega que homossexuais sofrem opressão da mesma forma que nega que negros sofrem opressão. E ele vai mais profundo nisso: diz que não deveríamos nos preocupar com os homossexuais já que há mais gente morrendo por outra coisa.

Ainda não acabou. Ele condena as contribuições de Freud, Kant e Hegel, principalmente. Segundo Olavo, ele se acha no dom de dizer sobre a psicologia, psicanálise e psiquiatria sendo que não possui formação para tal e muito menos moral para dizê-lo. Uma vez que ele vai contra aos fundamentos de Freud (fortemente respeitado pela academia da área da saúde psicológica) ele nega o conhecimentos dos psicólogos. Não o vi dizendo que é contra psicólogo porém a dedução de suas afirmações diz que os psicólogos estão perdidos pela falta de conhecimento e fundamento. Nesta parte ele ofende minha mãe e a todos os psicólogos que escolherem corajosamente essa área para ajudar cada pessoa que precise de ajuda para enfrentar um mundo como esse onde pessoas como Olavo existe e sabemos que teremos coexistir com elas.

Olavo ofendeu meus professores e a de todos os meus colegas e os de quem está lendo o que escrevi. Ele disse que nosso conhecimento é marxista por que não aprendemos sobre a crueldade do comunismo. Engraçado pois o que mais aprendi na minha escola que a princípio eu julgo ser mais de esquerda pelas políticas de construção social (sabendo que escolas são apartidárias) o que mais aprendi da União Soviética e do comunismo foi sua política sanguinária e opressora.

Olavo ofendeu não só meus professores. Ofendeu meus amigos. Ofendeu as ideologias. Ofendeu seus próprios seguidores. Olavo representa um ódio enraizado pela esquerda e pelo comunismo. Olavo apresenta a solução para a salvação da humanidade em termos morais e culturais, a sua ideologia que ele julga a salvadora. Irônico saber o quão ele se assemelha ao comunismo, ao socialismo, ao fascismo e nazismo ao dizer que ele é o único que salva e que não há nada de bom que possa vir de um esquerdista ou até de um centrista.

Por último Olavo consegue incrivelmente negar as opressões da ditadura no Brasil. Segundo ele na época da ditadura as pessoas viviam libertas. Os únicos que não eram libertos eram os esquerdistas. Ele afirma que hoje nós concebemos a liberdade aos esquerdistas e estes estão implantando uma ditadura. Gostaria de saber a opinião dos moradores de comunidade, dos de classe média e alta que estiveram vivos na ditadura. Hoje em dia criou-se um consenso de que governos autoritários não importa de direita ou esquerda atentam com a nossa paz, com a humanidade e com a tão amada liberdade de expressão.

Brevemente direi que Olavo é contra Kant e Hegel pois é contra o iluminismo. Ele acha baboseira a incrível ideia de Kant construir a ''Paz Perpétua'' com intenção de solucionar o problema dos conflitos no mundo. Ele também acha que ONGS e a ONU é uma baboseira de ideologia marxista que pouco ajuda o mundo. Ele acha que nosso novo mundo construído pelas instituições liberais como a ONU que tem ajuda milhões de pobres famintos e abandonados por Estados opressores de esquerda e de direita, ele acha que é ideia marxista e conspiratória. Por último ele sendo anti-iluminista precisamos compreender que ele é anti-direitos humanos e anti-liberdade. Pois o iluminismo que conhecemos é o iluminismo que impera no mundo de hoje. Se todavia há liberdade de expressão, democracia, direito a propriedade privada e igualdade de direitos, então estamos em um mundo de princípios iluministas. E Olavo quer romper com isso.

E por liberdade de expressão os olavistas e bolsonaristas dizem minimizar Olavo de Carvalho é atentado contra a liberdade de expressão. Primeiramente o seguidor radical de ambos líderes, um o guru o outro o presidente, deve entender a diferença entre liberdade e libertinagem. Liberdade é tudo aquilo que podemos fazer mas em respeito aos princípios de nossa constituição. Isso me refiro aos princípios humanos, aos de respeito e etc. Libertinagem é tudo o que se entende por liberdade mas sem limites. O que quero dizer é que apoiar o que Olavo de Carvalho prega ou o Bolsonaro (uma derivação deste/aproximação deste) é contrariar todos os princípios cristãos, éticos, morais, educacionais, humanos e libertários.

Estudei em instituições conservadores e progressistas. Estudo atualmente em uma instituição conservadora. Sou atualmente uma pessoa que não se qualifica no conservadorismo. No entanto compreendo que numa democracia minha ideologia (centro) não é a mais correta e nem a mais racional. Para mim novas esquerdas, social-democracia, direita, direita neoliberal e a direita conservadora tem muito o que contribuir com nossos debates e nossos planos para um mundo cada vez mais humano e menos desigual. Olavo afirma ser conservador. Para mim se um conservador diz que Olavo o representa eu tenho é pena dele. Olavo é um pensador que pensa o ódio e que o transmite para que seus seguidores possa segui-lo. Olavo quer o mesmo projeto de poder que quer um radical de esquerda. Quer manipular as massas para mostrar que seus pensamentos conturbados são os corretos. Olavo mais se aproxima ao que ele endemoniza do que ele possa imaginar. Olavo não é digno de representar o conservadorismo. Todos deveriam saber que conservadorismo no Brasil e no mundo não carrega a ideologia fascista, racista, machista, homofóbica como se é construído. Interpretamos o conservadorismo aqui no Brasil pois estes estão representados pelo bolsonarismo e pelo olavismo. Lamento se a maioria conservadora dizer que estes sim os representam. Pois ai o conservadorismo estará perdido em suas definições ideológicas assim como está perdido o centrismo brasileiro com a corrupção e a malandragem na qual reconheço.

Pense e repense. Olavo é uma pessoa extremamente preconceituosa. Qualquer pessoa verá em suas palavras. Não é o fato de dizer só o famoso ''ora porra''. Está além dos xingamentos. Seu preconceito está em querer impedir avanços sociais e científicos, em querer negar tudo e a todos. Parece que este sente prazer em negar o que foi mais que consagrado dentro do iluminismo e de nossas liberdades. Olavo está representando o ódio. Olavo fabrica o ódio. Ele acha que os problemas no Brasil e no mundo são a esquerda e o comunismo. Pois eu nego. E eu digo: os problemas do Brasil e no mundo são as pessoas e a estas incluem as que levantam as bandeiras ideológicas.

Se Olavo de Carvalho se tornar nosso guru estamos mais que perdidos. No consentimento da democracia elegemos um presidente onde se fundamenta em muitos pensamentos olavistas.

Minha religião e a de muitos outros entende que devemos transmitir amor, humildade e bondade. Neste livro eu só vi ser transmitido o ódio à grupos e a minorias. Não vi amor sendo transmitido para contribuir com nosso conhecimento e de uma vez acabarmos com a desigualdade. Olavo está preocupado em desconstruir o mundo, em criticar todos e pouco faz para ajudar o mais precipitado. Está enclausurado em sua bolha burguesa de intelectual graduado e morando num país que fundamenta o iluminismo. Olavo se contradiz e vive sobre a hipocrisia. Eu realmente me preocupo com aqueles que passam a mão nele e dizem: ''mas há ideias boas que devem ser vistas''. Um pensador como este nem pensador deveria ser. Ele não representa ideologia nenhuma, ele representa o ódio, o preconceito, o desrespeito e o negativismo para com o mundo. Espero que mentes brilhosas ou que estejam a brilhar e que possam contribuir com nosso mundo de desigualdades que estes nunca se submetam aos conhecimentos de Olavo pois isso é como envenenar a própria alma.
Lenas 12/09/2020minha estante
Triste termos que ler livros desse tipo só pra podermos criticar com propriedade. Realmente doloroso demais ler livros assim e saber que existem pessoas que concordam.

Kamy_20 12/09/2020minha estante
Que livro horrível só lendo a sua resenha eu tenho a impressão de que o Olavo nunca leu nenhum livro sobre Karl Marx, Engels, Lênin, Rosa Luxemburgo e até mesmo o livro que você citou o Racismo Estrutural de Silvo Almeida. Apenas um correção aqui, o Olavo não se parece com o comunismo e o que aprendemos sobre o comunismo e a URSS na escola é algo muito superficial, para saber mais sobre o assunto vale a pena pesquisar um pouco, pois assim podemos criticar o que foi a URSS vendo seus pontos positivos e seus negativos e podemos saber também o que é o comunismo e socialismo de fato. Caso fique curioso eu recomendo que veja alguns vídeos dos canais: TemperoDrag, Tese onze, Jones Manuel, Laura Sabino (recomendo muito), Dimitra Vulcano e por fim Chavoso da USP

LisboaPB 12/09/2020minha estante
Falou tudo Lenas. Esse livro me expandiu as provas que posso usar para tentar desmantelar o olavismo na cabeça das pessoas. Mas que foi doloroso ler, foi

LisboaPB 12/09/2020minha estante
Nao duvido que ele nao tenha lido Karl Marx e o restante. Ele é um filosofo graduado. Porem de alguma forma a cabeça dele interpreta as coisas de forma distorcida e radical demais.
Sobre o comunismo nao curto entrar no debate sobre o verdadeiro comunismo e aquele que foi implementado na nossa historia. Sabemos que o comunismo nao funcionou em um mundo onde o capitalismo se instaurou. Ambos nao conseguem coexistir juntos. É por isso que paises como China e Cuba caminham para um capitalismo de mercado, nao deixando de lado as politicas sociais e o governo que mantem o comunismo como bandeira. Porem sabemos que estes paises ainda vivem numa didatura de um nivel que nao podemos mensurar. Para mim se as boas intençoes por tras daqueles que querem utilizar do comunismo como via minimizadora das desigualdades sociais, eu convidaria para investir na social democracia e fazer com que o capitalismo de mercado favoreça e financie essas politicas sociais. So assim em um mundo capitalista, eu vejo, as desigualdes diminuem. Vide Noruega, Islandia, Portugal, Nova Zelandia, Uruguai...

Aline 13/09/2020minha estante
Ele não tem graduação. Não terminou nem o colégio...

LisboaPB 14/09/2020minha estante
Kkkk. Parece mesmo

Yanka 15/09/2020minha estante
Já pensei em ler esse livro pq comecei a acompanhar os surtos do olavinho em 2012/2013, quando ele era apenas um meme inofensivo. É cogitei ler pq me intriga como o cara se tornou um """"líder intelectual """", mas a leitura parece sofrida demais de acordo com as resenhas.

LisboaPB 16/09/2020minha estante
E é mesmo. Nossa desde 2013 é muito tempo.
Enfase ainda na quantidade de aspas. Kkkkk

Negacionismo mata

Matheus Gonçalves 07/08/2020

Um animal
Li para ter segurança na hora de criticar. Esse autor é um animal
Deixou sua semente plantada

Vitoria.Sousa 16/07/2020

Asneiras atrás de asneiras.
A leitura é frustante e "forçada" no quesito opinião e realidade. Aborda asneiras que implicam, especialmente, com os direitos humanos.
Além do livro ser um tanto quanto contraditório pelos pensamentos do autor.
Através dessa leitura, é possível saber um pouco mais sobre o íntimo intelectual do autor, e ter conhecimento sobre o "Olavismo".

Raquel.Pina 15/07/2020

Finalizei, agora posso falar!
Livro extremamente polêmico, mas traz a realidade do governo! Dica: se vc é muito político, pode não gostar desse livro! Diferente do que todos estão falando acerca do livro, eu adorei! Não tinha muitas novidades do que eu já sabia, as comparações dos governos são pesadas, mas fazer o que...?????
Recomendo a leitura (se vc não for bitolado por política!)

sgj 26/09/2015minha estante
Ótima resenha.

Cris 26/06/2020

O livro não é de leitura fácil. Vale para conhecer um pouco mais e criar sua própria opinião.

Anna 13/06/2020

Gente, foi uma verdadeira jornada!
Em primeiro lugar preciso parabenizar aqueles que se dedicaram a organização e edição desse livro, a diagramação e o fato dos artigos estarem agrupados por tema facilitam muito a leitura! Sempre fui leiga a respeito da política no geral e por mais que tenha sido bastante desafiador, Olavo de Carvalho me instigou a sair da minha zona de conforto. Vale salientar que esse não é um livro para ser interpretado através da emoção, o autor não se propõe a conquistar a simpatia de seus leitores; ele se propõe a expor informações( nota-se a dedicação ao embasamento teórico em seus artigos), suas próprias conclusões e a despertar seu público à independência do saber e da crítica ( o que faz com maestria). Nessa base, Olavo levanta muitos questionamentos que não trazemos à tona em nosso dia a dia e que são extremamente relevantes.
Apesar de não concordar com a maneira com a qual ele se expressa ou com muitos de seus posicionamentos essa foi uma jornada enriquecedora e que recomendo para aqueles que se encontram dispostos a ir além do senso comum das coisas.
Obs: Para quem,assim como eu, não está acostumado com esse tipo de livro. Aconselho que não se cobre tanto e leve essa leitura no seu tempo, faça anotações e pesquisas se sentir necessidade ( te garanto, que é uma experiência completamente diferente de leitura). Ah, e leia pelo menos um artigo completo por vez, ajuda muito na compreensão do tema.

Allan Diego 03/06/2020

Livro Sensacional.
Certamente esse livro mudou minha visão de mundo. Apesar do "véio" ser meio doido no Youtube, Facebook e Twitter, no livro você surpreende-se com vários acertos de algumas de suas previsões, também passei a dar mais valor ao conhecimento, pois infelizmente vivemos numa época em que abordamos vários assuntos, muitas das vezes, sem o conhecimento necessário para tratarmos de tal assunto (muitas das vezes, sem conhecimento algum). Fora isso ele nos mostra uma infinidade de autores para serem lidos, nomes que certamente não teríamos acesso ou conhecimento através de nossos intelectuais e mídia.

Gabriela2248 30/05/2020

Ótimo!
Se engana quem pensa que Olavo de Carvalho se resume a posts polêmicos no facebook e vídeos sem contexto no youtube. Se pelo menos 1% das pessoas que tanto o criticam lessem este livro (do começo ao fim, e não somente alguns artigos aleatórios!) saberiam disso. Aliás, acho muito engraçado que digam "ain, não concordo com o que ele disse", mas quando questionados sobre o porquê, não têm um argumento consistente sequer. Ou discordam por discordar, ou porque os coleguinhas da "facul" também fazem isso, ou porque sentem as bochechas corar ao ouvirem um palavrão e verem um fumante... Mas nunca por terem base intelectual para refutá-lo.
Claro que o Olavo não é um anjo, uma criatura perfeita e que nunca disse algo equivocado. Ele tem sim suas falhas, mas neste livro deixa bem claro que enquanto filósofo entende o mundo de maneira inteligente.
"O Mínimo" é realmente o mínimo para compreendermos que muito do que vemos ao nosso redor é um teatro programado para controlar nosso jeito de pensar, que nem tudo o que parece bom realmente é, e nem tudo que é desprezado pela sociedade é de fato ruim.
Christian 30/03/2021minha estante
Pois é. Esquerdista xinga muito, mas argumenta pouco.

Thiago 29/05/2020

Ativem seus filtros
Pois bem. Meu primeiro livro o Olavo de Carvalho. Já vi vídeos e falas que me deixaram atônitos, mas ouvi comentários positivos. Assim, resolvi ler e tirar minhas próprias conclusões. Quero ler mais. O que posso dizer até agora: ativem seus filtros, pois entre o genial e muito bem colocado está também a babaquice preconceituosa e posturas anticientíficas (como achar que o cigarro não faz mal, apesar de um assunto meramente tangencial em alguns escritos).

Dutra 17/05/2020

estapafúrdio e mau-caráter
Indo contra qualquer espécie de amor próprio pensei "por que não tentar ler um livro do guru do nosso tão amado país?".
Antes eu tivesse ouvido a voz da razão que insistia em dizer "existem outras formas de se torturar", mas, de maneira perseverante, tentei. Juro que tentei, mas é impossível.

Se inventassem uma máquina do tempo eu voltaria e evitaria ter lido.
Se inventassem uma de teletransporte, bateria no próprio Olavo com esse livro.

O que esperar de alguém que diz que a Pepsi adoça seus refrigerantes com fetos ou que fala que cigarro não causa câncer?
É de um mau-caratismo enorme, deturpa tudo que cita, ofende tudo aquilo que discorda e não apresenta nada de concreto, realista ou sequer são.
Se fosse para descrever com poucas palavras e numa linguagem compreensível para o próprio autor, uma pessoa limitada e agressiva, diria que é uma visão de mundo diretamente do olho do cu.
ArkanthaNero 17/05/2020minha estante
Parabéns pela coragem

Marlison 17/05/2020minha estante
Excelente resenha

Tica 15/08/2020minha estante
Amei a resenha! N esperava nada diferente de quem tem neurônios e discernimento. Ri mto...

Douglas 26/01/2022minha estante
Parabéns pela resenha e coragem

Antero Silveira 07/05/2020

Péssimo
Horrível. Esse velho é um débil mental. Praticamente impossível ler até o final!
Parabéns pela tentativa

Saulo115 29/04/2020

Líderes...
"...O modelo dos líderes e dos ídolos intelectuais é repetido, em série ilimitada, nas vidas de militantes, simpatizantes e "companheiros de viagem", acabando por espalhar-se entre o público geral. O rancor sem fim contra pais e mães, a destruição da unidade familiar, o ódio às exigências morais das tradições religiosas, a busca desesperada de sensações por meio do consumo de drogas, a reivindicação pueril do "direito ao prazer", a transformação do erotismo numa escala de exigências egolátricas que começa no protesto feminista e culmina na apologia aberta da pedofilia e do incesto, a disseminação de técnicas pedagógicas que estimulam a delinquência infanto-juvenil - tudo isso é a projeção ampliada do estilo de vida dos "grandes revolucionários", espraiada no tecido da sociedade a ponto de já não reconhecer-se como tal e transfigura num sistema de obrigações "éticas", base de julgamentos, acusações, cobranças e chantagens. O fundo de tudo é o ódio à realidade, a recusa de arcar com o peso da existência, o sonho gnóstico de transfigurar a ordem das coisas por meio da autoexaltação psicótica e de truques mágicos como a "reforma do vocabulário"..."

Willian.Carvalho 23/04/2020

Um grão de areia na praia
Caramba quanto conteúdo e um ponto de vista muito diferente dos apresentados no nosso dia a dia em outros meios de informação. Não é de se admirar que o autor seja odiado por muitos e ao mesmo tempo respeitado. Cada capítulo muito bem organizado em um sequencia que colabora para compreensão. Infelizmente, no atual momento me sinto totalmente incapaz de absorver por completo a obra e quando chegamos ao ultimo capítulo "Estudo" entendemos que estas 712 páginas não são mais que uma gota de água em um oceano.

Waleria.Araujo 09/03/2020

O livro é bom, mostrar formas diferentes e se pensar a respeito de algo simples. Tirando um monte de xingamentos do nada, o livro é bom.
Milton.Rezende 30/03/2020minha estante
Benevolência para com todos, indulgencia para com as faltas alheias e perdão das ofensas. Esta é a lei