Desejo

Desejo Elfriede Jelinek




Resenhas - Desejo


5 encontrados | exibindo 1 a 5


kirao0 01/03/2024

Mais baixos do que altos
Bom,eu li MUITO arrastado esse livro,me deu uma baita ressaca,o tema é algo bem interessante e que de fato é curioso,só achei a escrita dificil a autora nao usa paragrafos, ela escreve tudo direto e faz muita analogia.
Ela me lembrou o chuck por ser muito gráfica na hora de escrever,mas nem se compara
Gostei do tema só acho que ficou muito confuso ,bom,pelo menos pra mim,me senti cansada lendo
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vi 19/01/2015

Repugnante, desconfortável, mas acima de tudo: Real.
Título: Desejo
Autor(a): Elfriede Jelinek
Editora: Alaude
Ano: 2013
Páginas: 240
Nota: 3/5
Sinopse: A obediente Gerti é casada com Hermann, diretor de uma fábrica de papel para quem tanto os funcionários como a mulher têm um valor meramente instrumental. Apesar de criança, o filho do casal já se mostra predisposto ao consumismo e a certa perversidade e completa um núcleo familiar disfuncional em que imperam a dominação sexual, a humilhação e o abuso de poder.
Desejo é uma crítica que fala sobre uma sociedade machista, na qual o homem tem supremacia na voz, autoridade evidenciada até no controle físico que exerce sobre a mulher.
Gerti é uma mulher extremamente infeliz. Casada com Hermann, diretor de uma grande fábrica, é escrava sexual dele.Temos o relato no decorrer do livro da sua obsessão doentia.
O filho do casal, ainda criança, presencia com curiosidade os abusos sofridos pela mãe, e isso reflete na formação da sua personalidade, e percebe-se que a certo porto a inocência infantil já foi perdida.
Gerti é extremamente submissa. Ela não tem voz. Ela não é dona do seu corpo, ela não controla as suas necessidades e muito menos os seus desejos. Seus gritos e protesto é a única forma de manifestação.
Apesar do tema forte, não existe nada de erótico nas descrições das cenas. Elfriede intercala sexo explícito com crítica social.
‘’ Desconfortável’’ talvez seja o adjetivo a esta obra tão realista. Tanto a forma quanto o conteúdo causam um incômodo durante a leitura, que continua mesmo depois de chegar ao fim do livro. Em alguns trechos, é insuportável acompanhar a narrativa, ver o modo como Gerti é subjugada e humilhada pelo marido, sua tentativa de fuga da realidade abrigando-se na bebida alcoólica, e a perversão do filho, um pequeno voyeur que se delicia observando a situação. Horrível.
Porém, Desejo nada mais do que um relato de uma sociedade não muito distante da nossa. Li algo sobre o livro, na qual um jornalista fala que a obra é uma leitura obrigatória para os jovens escritores de todo mundo. Em partes, tenho que descordar: Acho uma leitura obrigatória para todos aqueles que lutam, de uma certa contra esse sistema que vai contra todos os valores aprendidos e ensinados.
“As mulheres, enxertadas de esperanças, vivem da lembrança; os homens, entretanto, vivem do momento, que lhes pertence e, se cuidadosamente cultivado, se deixa compor e formar um montinho de tempo, que igualmente lhes pertence.” (p.23)

comentários(0)comente



criscat 27/02/2014

O livro deu à autora o Nobel de Literatura de 2004. Autora de A pianista - que virou filme pelas mãos de Michael Haneke - ganhou todas as premiações mais importantes de literatura em idioma alemão. Este é o segundo romance da autora publicado no Brasil. (...)

Resenha completa no site.

site: http://www.cafeinaliteraria.com.br/2014/01/11/desejo/
Lopes 22/03/2017minha estante
O livro não deu à autora o Nobel, pois o Nobel é um prêmio pessoal.




5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR