A Ordem do Progresso

A Ordem do Progresso Marcelo de Paiva Abreu (org.)

Resenhas - A Ordem do Progresso

Ogaiht 05/10/2023

Um Verdadeiro Raio X da Economia Brasileira
Esta coletânea escrita por diversos especialista da área é um verdadeiro raio x da trajetória das políticas econômicas empregadas desde a Primeira República até o governo Sarney.
Por mais que seja muito fácil criticar fatos históricos depois de sua ocorrência, é evidente como nossa economia foi administrada de maneira irresponsável e incompetente. Desde o início o Brasil se viu no dilema entre crescer economicamente ou controlar a inflação, nunca conseguindo conciliar os dois.
Após ler esta obra, fica ainda mais evidente o legado benéfico do Plano Real, que apesar de não ser perfeito, é um verdadeiro divisor de águas na história econômica do Brasil, impedindo que nosso país se afundasse como alguns dos nossos vizinhos sul-americanos.
A leitura desta obra não é totalmente para leigos, mas, necessito um conhecimento intermediário de economia, mas ainda sim não é empecilho para não lê-la e tirar suas próprias conclusões sobre a conduta de nosso governantes ao conduzirem a economia do Brasil.

MArio.FranAa 05/01/2023

Uma dádiva da graduação
Como já enunciado li esse livro durante minha formação academica. É extremamente interessante se seu objetivo é entender a historia brasileira por uma lente historiográfica e econômica. Vale a leitura para estudo e para diversão, para quem considera isso diversão, assim como eu, claro.

pdrrms 04/09/2022

Sem duvidas é a principal obra acerca da historia econômica do Brasil republicano. Pelo fato dos autores terem utilizado como principal idioma o "economês" possui uma leitura bastante árida e, ate mesmo incompreensível para aqueles que não estejam familiarizados com os conceitos macroeconômicos. Todavia, trata-se de leitura obrigatória aqueles que estejam se preparando para o exame da Anpec, CACD, ou concursos da área de economia como um todo.

Markinho 10/01/2019

Essencial
Essa versão do livro está atualizada, e traz textos desde o governo imperial até o governo Lula.
Altamente recomendável para estudantes de economia brasileira. Esse livro também pode ser lido para quem não tem formação em economia, mas acredito ser crucial entender o básico de macroeconomia, para não ficar disperso. Os textos são bem densos e com muita estatística descritiva, isso torna a leitura um pouco difícil.
Outro ponto é que de forma sútil é possível sentir o pensamento ideológico de cada autor, porém isso não compromete a qualidade do Livro.
No geral é um livro muito bem escrito e de suma importância para aqueles que tem interesse em querer entender o história da economia brasileira.

Giovanni 19/07/2014

Um dos livros mais mal escritos que eu já vi.
Raul 10/08/2017minha estante
Cada capítulo é baseado em artigos científicos e em teses de doutorados prestigiadas nacional e internacionalmente. Não é uma leitura fácil, mas o processo de aprendizagem é sempre difícil. Os textos são densos, super detalhados, no entanto jamais podem ser qualificados como mal escritos: Paiva Abreu, Werneck, Fritsch, Franco entre outros, são os maiores economistas da atualidade, com formação em lugares como Harvard, Cambrige, e vêm de uma geração onde a escrita ainda era respeitada e tratada quase que artisticamente. É sempre um privilégio ler os textos desses gigantes.
Recomendo a releitura. Sobretudo a da nova edição, com os últimos capítulos escritos pelo professor Werneck, já sobre o governo Dilma.