Os Livros da Magia

Resenhas - Os Livros da Magia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Leiliane R. Falcão 08/06/2014

A magia é uma escolha
Sem dúvida este é um dos melhores trabalhos do Neil Gaiman.
Uma história rica, bem construída, com diálogos inteligentes e rumos definitivamente inesperados.
A aparição do Constantine e do Dr. Oculto, é amor demais!São grandes personagens da DC e se encaixaram perfeitamente bem na história.
O trabalho dos desenhistas John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson é um show à parte.
Pra quem gosta de mitologia, magia, bruxaria e afins, leitura super recomendada.
OBS: A não ser as características físicas do personagem principal, essa história não tem absolutamente NADA a ver com Harry Potter.

Pizza Fernandes 18/05/2023

História fantástica, trabalha magia de um jeito incrivel, mesmo eu não sendo muito fã do tema fiquei vidrado do início ao fim. As ilustrações são absurdamente lindas e amei a forma como ao longo da história muitos personagens dos universos DC e Sandaman são apresentados de forma que podem ser facilmente compreendidos por quem está os vendo pela primeira vez e ao mesmo tempo, faz muito mais sentido para quem ja tem familiaridade com o universo, tornando uma narrativa interessante tanto para iniciante quanto para fãs de quadrinhos de longa data. Confesso que esperava que fossemos ver um pouco mais nessa história mas isso é porque eu ja tinha noção de que a hq faz parte de um universo maior que seria mais aprofundado em outros volumes. O que temos é aqui é jornada de Tim tendo o seu primeiro contato com o mundo da magia e tomando a grande decisão sobre querer ou não seguir com esse caminho para sua vida e a história se encerra exatamente no ponto em que essa decisão é tomada, o restante só veremos depois.

Beatriz3164 04/01/2022

Gaiman arrasa mais uma vez
A história conta sobre o Tim e o abordam perguntando se ele acredita em magia, a partir disso os quatro homens vão mostrando a possibilidade na qual ele pode viver/transitar tendo a magia.
Eu achei bem interessante e diferente dos outros que li.

Juliana.Bragiato 16/03/2021

Adoro essa história.
Timothy Hunter um garoto de treze anos, que assiste TV com o Pai a adora andar de skate. O que Tim não sabe é que ele está destinado a se tornar o Maior Mago de todos os tempos e por isso sua vida corre perigo.
Tim recebe a visita de quatro cavaleiros, que se autoproclamam a Brigada dos Encapotados: Vingador Fantasma, Doutor Oculto, John Constantine e Mister Io, eles tomaram para si a tarefa de proteger e mostrar a Tim o mundo invisível que está ao nosso redor, mostrando a Magia e ensinado que ela sempre tem um preço.

Marcos.Santos 15/03/2021

Uma ótima Hq, uma trama bem elaborada com começo, meio e fim. Comlarada a outras histórias do Hellblazer, essa dar para entender.

Luma.Lage 10/03/2020

Tim é um jovem de 12 anos que está andando de Skate quando é abordado por 4 homens esquisitos e mistérios, que lhe fazem uma pergunta "Você acredita em magia?" Ao responder que sim, os mesmo lhe fazem uma proposta, eles podem lhe apresentar a magia, a magos, a outros mundos. Tim logo aceita, e vai com cada um a um ligar diferente, sendo apresentado a magia de todos os jeitos e no final de tudo, precisa apenas responder, se ele aceita a magia em sua vida ou prefere seguir sua vida normal...
Os livros da magia foi escrita por Neil Gaiman como uma mini série, que John Ney Rieber continuou alguns anos depois, lançando mais alguns volumes e acompanhando o crescimento de Tim. Muitas pessoas afirmam que foi essa HQ a inspiração para Harry Potter, em entrevista o próprio Neil chegou a dizer que ficará lisonjeada por ter inspirado uma saga gigantesca, mas não se tem essa confirmação e não vi nada muito parecido com HP além do menino e sua coruja.

Marili 01/05/2018

Não me atenho a resenhas pois sempre me aproximei muito mais da descrição de sensações que a leitura me causa; nunca me dei bem com enredo propriamente dito e prefiro manter distância o quanto for possível. Quando me arrisco em sinopse sempre acabo confundindo mais do que explicando - coisa de gente que fica ansiosa pra descrever e acaba atropelando palavras pelo caminho. Pretendo fazer isso ao modo Marili: informal e despretensioso.

Certo dia, quando ainda trabalhava numa livraria, recebi a visita de um cliente que atendia há um bom tempo. Ele costumava me emprestar qualquer coisa que eu demonstrasse um bocadinho de interesse:

— Tem um rótulo de cereais muito bom que comecei a ler e não consegui termi…
— Esse eu tenho, se quiser trago pra ti.

E realmente nunca fiz cerimônia pra aceitar. Perdão. Principalmente por ser raro encontrar alguém com gosto literário em comum e que tenha tanta vontade de repassar adiante o acervo, então sempre aceito de muito bom grado tudo que o moço me empresta. Eis que, um dia, ele me trouxe a graphic novel Livros da Magia, que com certeza estaria na minha lista de futuras aquisições se não estivesse esgotado em todos os fornecedores possíveis. Fiquei ainda mais felizinha quando disse que era meu presente de aniversário.

[ALERTA DE SPOILER]

Folheei a HQ e perdi um pouco o fôlego com um trecho sobre a inquisição de dar nó no estômago.
Mas deixa eu explicar melhor. Essa HQ não se trata de ficção histórica nem nada do tipo. É sobre magia (acabei de me sentir muito idiota escrevendo essa frase, mas não consegui fugir do termo até porque ele está no título). Mais especificamente: um menino com potencial para ser o maior mago do mundo moderno. Nem o moço sabia disso até encontrar quatro magos enquanto dava um rolê de skate. Cada um desses magos partiu em uma jornada com ele, mostrando os privilégios e as desvantagens de ser um mago. Trilhou pelo passado (história e ascensão da magia, aqui que entra a inquisição). E, ao final, ele é transportado para o futuro ao lado de um cego macabro. Vai até o fim dos tempos, quando já não existia o planeta terra e pessoas (seria meu sonho?). Resumindo: o universo todo estava na saidera. Nesse momento apareceram alguns personagens de Sandman (foi um momento de muita euforia por aqui).

Ao final do processo, ele teria que escolher entre ser mago pura adrenalina ou continuar com a vida normal e pouco empolgante.

[/FIM DO SPOILER]

E, até ler o desfecho da graphic novel, tu fica sem entender exatamente o que levou Neil Gaiman a escrever aquilo tudo. Desculpa, só consegui pensar “e eu com isso?” porque tou numa fase de prosa poética e sempre tento localizar algum sentido intimista em tudo que leio. Eis que aparece o posfácio do autor explicando que a história toda poderia ser uma metáfora bem linda e nem tão subjetiva assim:

“Quando eu era bem mais novo e o colégio fazia feriado, passava dias inteiros na biblioteca lendo a seção infantil de cabo a rabo  Foi uma jornada mágica, ou melhor, uma sucessão de jornadas numa salinha cheia de livros. Ao escrever esta história, me sinto em dívida  com aquele meu eu de nove anos, sentado sabe-se lá onde, sempre com um livro aberto; e às pessoas que me levaram a terras maravilhosas. Tenho imensa dívida com todos estes praticantes das artes arcanas e magos mestres [...] São vários, muitos dos quais já esqueci os nomes, ou nunca soube. Foram os primeiros a me mostrar que a magia existe, e onde eu poderia encontrá-la”

MarcosQz 25/06/2022

Confesso que esperava mais dessa história. Não é ruim, mas também não é maravilhosa. Interessante é que faz parte do canone DC da magia, não sabia desse detalhe.
Achei interessante também a dualidade de Tim, a forma como a magia é apresentada a ele, sempre com um preço a ser pago.

Marcelo 25/01/2021

Confuso
No começo, a história parecia bem promissora, mas com o passar das páginas, fui achando muito confusa e não funcionou para mim. Não consegui me apagar aos personagens e até o traço da HQ me pareceu confuso.

Ráh 17/04/2024

Ler Neil Gaiman sempre é um acontecimento. Eu verdadeiramente adoro a forma como ele escreve, e não a toa ele é um dos meus autores favoritos.
Eu queria ler Livros da Magia há um tempo, desde que li duas edições definitivas de Sandman e haviam me dito que essa história era do mesmo mundo. Comprei em pré-venda assim que abriu, mas demorou por chegar em minhas mãos por conta de logística.
Enfim: esse livro foi uma aventura. Queria mais da história do Tim. Gostei bastante.

Sérgio 19/02/2022

Um menino aprende sobre magia com grandes mestres como Constantine. O autor é Neil Gaiman, elogiado pelo Stephen King, não preciso dizer mais nada...

renan 08/04/2014

Os Livros da Magia
Após a recomendação de um amigo (mais a menção da presença do Constantine, que fez meu interesse pela revista ir de 0 a 100 em 1 segundo) comprei meu exemplar de Livros de Magia. E não me arrependi.

Esse foi meu segundo contato com a narrativa de Neil Gaiman (primeiro foi “O que aconteceu com ao Cavaleiro das Trevas?”) e devo dizer que gosto da forma dele contar histórias. Nessa temos um garoto com potencial para ser o maior e mais poderoso mago de todos, de TODOS os tempos. E para ajuda-lo a decidir se é esse realmente o caminho que ele quer percorrer, quatro magos surgem para mostra-lo o que é a magia nos mais extremos cantos que podemos encontra-la (passado, presente, futuro e no “reino das fadas”).

O que me agradou em toda a narrativa é a forma como Neil nos apresenta também à magia. Estamos junto com Tim descobrindo a infinidade de possibilidades e poderes da magia, assim como o seu preço. E me encontrei refletindo que Tim pode ser o mais poderoso por simplesmente ter visto tudo e saber de todo o potencial da magia mostrado a ele, uma coisa sobre a qual talvez os seus quatro mentores não tenham conhecimento, uma vez que cada um só visitou o seu “mundo” em especifico. Saber da profecia é o que faz ela ser concretizada? Claro que esse tipo de interpretação só é possível graças a forma “poética”, na falta de uma palavra melhor, que Gaiman escreve, deixando muito para interpretação do leitor, uma vez que o papel dos Magos é simplesmente expositivo onde somente Tim pode decidir qual caminho percorrer (assim como nós leitores). Logo, creio que esse tipo de leitura necessita de uma atenção em especial, não que seja um texto difícil, mas não faça como eu que só tinha tempo, infelizmente, de ler 10 ou 15 páginas por dia.

Nunca gostei de revistas ou histórias que mudam de artista a cada edição. Sempre gostei da continuidade mas aqui a mudança dos desenhistas casou perfeitamente em cada situação que Tim se encontrava. Destaques para arte de John Bolton e de Charles Vess, essa última que apesar de nem ser a minha preferida complementou de uma forma perfeita a narrativa. Vi e pensei “essa é uma arte que me remete a esse mundo/realidade!”.

Já a ~edição de luxo~ oferecida pela Panini conta com introdução (que inclusive me fez me sentir um pouco burro) escrita por Roger Zelazny e no final algumas artes preliminares ou “encantamentos preliminares” da revista, algo comum dessas edições de luxo / definitivas. Capa dura, preço bom (uma promoção na Saraiva), tudo nos conformes. Obrigado, Panini!

Quando possível pretendo ler novamente com mais calma. Senti que é como se Neil tivesse toda essa noção do que é magia e quisesse mostrar isso. E acho que ele foi muito feliz e perspicaz em fazer isso utilizando de todo o universo da DC (tá cheio de referencias, mas que se você não souber não tem problema). Se for ler, tenha isso em mente: não é uma revista de respostas. São simplesmente 4 Livros da Magia escritos e desenhados de uma forma completamente satisfatória.

Vinícius 23/10/2013

Edição encadernada com os quatro primeiros volumes originais do que depois se transformou em série. Tudo aqui é muito, muito bom. O texto do Gaiman detona, os desenhos são ótimos, os personagens, enfim, tudo. Bom ver os personagens mais pop (Constantine e Vingador Fantasma, aqui estranhamente não chamado por esse nome) e ainda melhor conhecer dois "novos" (tudo que você pela primeira vez é novo certo?!): Dr. Oculto e Mister Io. Destaque para o ultimo livro, onde Mister Io leva o protagonista Tim Hunter até o fim dos tempos e do universo. Espero que a Panini lance os outros volumes, pois eu já virei fã de carteirinha do Tim e da Brigada dos Encapotados.
Dani 24/10/2013minha estante
Realmente tudo que lemos pela primeira vez é novo! Quero ler.

Fernando 11/09/2013

Insano
Me desculpe por já começar a comparar, mas só comprei esse livro por causa de Harry Potter. Mas será rápido, prometo.
Enquanto JK trata das razões e almas dos personagens, este aqui é bem superficial.
Gaiman é bastante criativo. Deixa sua cabeça em transe e faz da sua rotina ócio até terminar a estória, mas é """só""" isso.
Temas são mencionados e discutidos, mas poucas lições te marcarão e seguirão após a leitura.
É demandada atenção e comprometimento para entender sua mitologia incrível e super bem desenrolada, mas não passa de um passa-tempo.
Se for comprar por causa de HP... compre mesmo assim, mas não espere que seja igual. Alguns livros têm temáticas diferentes, mas dizem quase a mesma coisa. Enquanto outros têm uma premissa exatamente igual e são tratados diferentemente entre si (e amados do mesmo jeito, também).
Must-have pra quem curte quadrinhos e fantasia, e um ótimo presente.
Colorido, bem construído, criativo e bem escrito; só o que posso fazer é falar bem e recomendar. Edição (barata, corram) incrível de uma HQ sensacional por um PUTA autor. Já posso dizer que ele é um dos meus maiores ídolos.
Mitologia nova é bizarra... prepare-se para ser sugado.

[OFF]
Conheça meu blog!

site: http://omelhorcheirodomundo.blogspot.com.br/
Nirvana 16/10/2013minha estante
Não entendi a comparação, e nem acho a história "rasa"

Rodrigo 18/10/2013minha estante
Não tem nenhuma semelhança com HP, só mesmo a nacionalidade, idade e o tipo físico dos protagonistas, as histórias são completamente diferentes.

Nilo_Trindade 23/08/2014minha estante
cara... sqn... talvez vc não tenha conseguido mergulhar na história.. mas primeiro de tudo vc tem que considerar que livros da magia apesar do nome é uma novela gráfica, uma HQ ou como queira chamar.. HP é um livro, minto 7.. milhares de páginas.. rs bom dito isso são de fato temáticas diferentes.. quanto a magia especificamente embora nenhum dos dois chegue a aprofundar muito o livro da magia com seu numero bem menor de caracteres consegue aprofundar muito mais... quanto a construção dos personagens realmente não.. mas aí é complicado tem que olhar que um é hq poucas páginas e outro (HP) são milhões de caracteres...

o genero fantastico é bem amplo e comporta obras bem diferentes como essas duas.. eu pessoalmente sou fã das duas - tendendo a ser mais fã de harry potter - mas livros da magia tem muito a se mergulhar sim... mas repito acho que vc tá querendo julgar uma hq com olhos de um leitor de livros.. rs mas se puder leia os quadrinhos de sandman, que aprofunda muito mais as tematicas que aborda do que os livros da magia.. mas ainda assim, é preciso perceber que não deixará de ser quadrinhos... e se deixar entrar no universo da história tbm atraves das imagens .. :p

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6