Testemunhas da China

Testemunhas da China Xinran

Resenhas - Testemunhas da China

FalaLud 31/03/2024

Uma excelente entrada para conhecer um pouco sobre a China
Demorei um pouco pra começar a gostar da leitura. Os primeiros depoimentos não foram os mais interessantes, e me irritava muito a complacência dos chineses em relação aos erros cometidos no passado, parecia que tinham muito medo de opinar ou não tinham senso crítico.
Mas aos poucos fui montando um quadro maior e entendendo mais ou menos o motivo dessa condescendência: aquela geração, vinda de outras guerras e instabilidades, depositou todas as esperanças no Partido, assumindo como parte de suas identidades. Não querem acreditar que todo o sacrifício foi em vão. Mas nem todos pensam assim e alguns fizeram críticas muito pertinentes, inclusive os comentários da própria autora.

Durante esse mês que essa leitura me acompanhou, pesquisei muito sobre a China: sempre buscava as localizações mencionadas no Google maps (apesar de os nomes serem muito difíceis pra decorar ?), procurei fotos, assisti a filmes chineses? aprendi muito sobre um país que eu sabia muito pouco e agora estou morrendo de vontade de conhecer a China! ?

PITUCALELE 01/09/2022

Testemunhas da China
Gosto muito dessa autora, já li outros 2 livros dela, a forma como ela aborda os temas são com delicadeza ao mesmo tempo com muita informação. Nesse livro ela percorre a China atrás de idosos para contar suas histórias, seus conhecimentos e suas lutas pelo país para que essas experiências não se percam.

Mel 19/03/2022

Xinran tem meu coração
Foi uma viagem incrível pela China e pelas histórias do povo chinês. Jamais imaginei quão densa poderia ser a carga emocional envolvida na leitura de um livro, e essa descoberta aconteceu aqui. A história da China acontece neste livro junto com as histórias contadas pela Xinran, e você tem vontade de saber mais e mais. Uma bela leitura!