Meu Primeiro Assassinato

Meu Primeiro Assassinato Leena Lehtolainen

Resenhas - Meu Primeiro Assassinato

#Anafox 28/06/2022

Já li muitos livros mamão com açúcar...
...Mas esse é bem ruinzinho mesmo.

O livro é ambientado na Finlândia. Maria Kallio está investigando seu primeiro caso de assassinato. Para complicar, ela conhece a vítima e os suspeitos, ela é a única mulher do dpto (sim, isso é um problema), e possui suas questões pessoais (vida solitária, futuro profissional, etc).

O livro segue um ritmo, não possui altos e baixos, e acho que fiquei impactada pela frase da capa: "uma estreia de tirar o fôlego" ... Fiquei esperando o livro inteiro pra perder o fôlego, e nada. Valeu a leitura pra conhecer um cadinho da Finlândia de 30 anos atrás, se não me engano. Nomes Pessoais muito diferentes do que estou acostumada. Senti falta da descrição dos personagens, ficaram quase todos muitos vagos, e o romancezinho do final ficou meio aleatório. Curti a personagem Maria, e frequentemente ela explicita as falas e ações que escancaram o machismo.
Vanessa 29/06/2022minha estante
Nem vou ler ?

Bruno Malini 23/10/2022

História básica, não chega a prender totalmente a atenção, mas é um bom passatempo. Não conhecia a autora.

Flavinha 10/09/2020

Particularmente achei a história fraca, desde no início deu pra imaginar várias hipóteses, mas nada que chamasse a atenção e fizesse ficar presa a leitura. Um livro simples que demorei mais do que devia p terminar.

Alan kleber 29/08/2020

Literatura policial nórdica.
Em sua primeira investigação criminal, a policial filandesa Maria Kallio tem um grande desafio: desvendar o misterioso assassinato de um jovem que passava um fim de semana na casa dos seus pais em companhia de sete outros membros de um coral.
" É claro que ele ficou chocado, talvez mais chocado do que eu. Ele tentou fazer piadinhas dizendo que nunca havia sido papai antes. "Nem vai ser agora", eu disse, e também disse que estava querendo fazer um aborto. Ele ficou aliviado e afirmou que pagaria por tudo porque tinha muito mais dinheiro do que eu. E por que não? Mas ele não podia pagar pela vergonha que eu estava sentindo. Ele não teve que fazer os exames médicos que eu fiz, ou contar a história de vida dele para a assistente social. Ele não teve que abrir as pernas em cima de uma mesa e ter o útero raspado ou de ouvir enfermeiras gritando com ele quando a anestesia não funcionou...

Mariana Knorst 04/02/2015

Meu Primeiro Assassinato
Confesso que quando vi esse livro na livraria logo pensei "bah, um livro onde o vilão é o protagonista! Fantástico", mas quando comecei a leitura, percebi que não era bem assim.

A história, na realidade, acompanha um suposto assassinato a ser investigado pela policial Maria Kallio, uma finlandesa que ainda está a procura de seu lugar ao sol e que, sem querer, esbarra no trágico evento.

Um grupo de jovens participantes de um coral decidem se reunir durante o final de semana na casa de Jukka para ensaiar, porém, no dia seguinte, acabam encontrando-o morto, boiando no mar. A partir daí as teorias têm início. De imediato as investigações sugerem morte acidental: o jovem teria bebido além do limite razoável e escorregado sobre as pedras próximas ao mar. Em um segundo momento, após a perícia, descobrem ferimento incompatível com uma simples queda. Mas então, quem dentre os jovens amigos teria agredido o dono da casa? E quais os motivos? O que de fato teria acontecido?

"Meu Primeiro Assassinato" desenvolve a história de forma bem mediana, acompanhamos as idas e vindas da novata policial, que ao longo de toda a trama é manipulada pelo(a) assassino(a) ou assassinos, de forma quase digna de pena. Ao final da história, ficamos esperando um grande desfecho, algo que amarre todas as pontas e justifique as cansativas voltas dadas pela protagonista, no entanto, o crime se resolve com base apenas nos acontecimentos finais, dando a sensação de que o restante não passou de enrolação. De outro lado, o leitor ingênuo encara ao lado da policial as pistas relevantes e as falsas, sendo instigado pela dúvida e pela curiosidade a buscar pela solução do crime.

Assim, o primeiro livro da série que acompanha as investigações de Maria Kallio, apesar de provocar a necessidade da descoberta do(a) assassino(a) e suas motivações, tem o seu desenrolar bem fraco e incompatível com o trabalho de uma autora que escreve há mais de 40 anos.

site: http://gargalhandopordentro.blogspot.com.br/2015/01/livro-meu-primeiro-assassinato-de-leena.html

Ket 04/08/2022

A história em si é (bem) morna, mas vale para conhecer um pouco da literatura policial finlandesa.
A detetive tem ares de simpática e esforçada, meio infantil às vezes, o tipo de personagem que pode se tornar cativante a cada livro novo (vi que a autora já publicou uns 8 com a mesma protagonista). A autora também deixa bem claro que o mundo policial finlandês ainda é um terreno difícil para mulheres e a Maria Kallio tem que ter muita paciência pra lidar com os comentários horríveis que recebe...
NÃO indico para quem busca ação ou super reviravoltas.

Regiane @agentejaleu 15/07/2022

Mediano.
Achei a história muito parada, é um livro curto mas não fluiu. Além dos nomes impronunciáveis. Mas valeu a experiência. A protagonista é uma sargento , teve alguns momentos interessantes mas a parte final, a conclusão do caso foi jogada do nada, sem explicações.

Naty__ 06/08/2014

Meu primeiro assassinato é o livro de estreia de Leena Lehtolainen. A autora escreveu o romance quando tinha apenas 12 anos de idade. Desde então, ela ficou conhecida por seus romances policiais e o livro ganhou destaque como a décima melhor obra da Finlândia. Além da importante colocação no ranking, Meu primeiro assassinato foi adaptado para a televisão e para o teatro.

Quando iniciei a leitura, estava esperando uma Agatha Christie finlandesa, confesso. No entanto, a obra sofreu alguns contratempos e me fez enxergá-la de outra forma. A leitura me prendeu pela curiosidade do assassinato, porém, a narrativa foi um pouco arrastada.

Quando você achou o Jukka na água, havia algo significante? Significante? Bem, ele estava morto. Acho que isso é bem significante (p.34).

A trama se passa com o assassinato de Jukka Peltonen. Um jovem rico, bem sucedido, talentoso e conquistador. Ele se envolvia com várias mulheres e não importava a idade delas. Além disso, era um bom amigo e muitos tinham um grande afeto por ele, exceto uma pessoa: quem lhe tirou a vida.

Em um fim de semana curtindo a casa de praia com os amigos, o corpo de Jukka é encontrado boiando no mar. A princípio, suspeitava-se que tratasse de um afogamento; contudo, as evidências provaram que não. Ele tinha um grande machucado na região da cabeça indicando que foi agredido antes de cair na água. Além disso, foi encontrado um machado com seu sangue, isso fez com que o suspense aumentasse e a sede pelo resultado fosse garantida.

[...] Ele é exatamente o tipo de cara que é um doce até que você o conheça melhor (p.71).

Embora a trama tenha chamado a atenção, a narrativa em primeira pessoa de Maria Kallio me pareceu muito forçada. Ela está há 2 anos na Academia de Polícia, porém nunca esteve à frente de um assassinato, apenas tratava de autuações e interrogatórios de pequenos delinquentes. Ao receber o convite para substituir o seu colega no departamento policial de Helsinque, Kallio se vê um pouco ansiosa pela sua estreia. É exatamente por esse motivo que a narrativa se torna um pouco cansativa. Ela descreve coisas desnecessárias no meio de um interrogatório quando o nervo do leitor está à flor da pele.

Notei apenas alguns erros de tradução, mas não é nada que desmerecesse a obra. A editora que publicou o livro é a Vestígio, antiga Vertigo. A diagramação é simples, mas achei a capa muito chamativa e a cor azul é bem diferente; achei linda.

[...] O amor é muito mais destrutivo que o ódio. Se o Jukka tivesse feito algum mal para o Antti, aí sim eu poderia tê-lo matado... (p.142).

Mesmo com alguns pontos negativos, recomendo a obra para quem está interessado em uma história policial mais leve; para os iniciantes do gênero. Para quem está acostumado com livros mais centrados, com uma trama mais trabalhada, vai sentir um pouco de falta disso na obra. Todavia, a autora escreveu o livro muito nova e acredito que mereça levar isso em consideração. Afinal, depois de todas as premiações que ela ganhou por essa obra, não poderíamos deixar de lado e não absorver os pontos positivos desse livro.
territsen 12/08/2014minha estante
Eu simplesmente amo literatura finlandesa. Policial então acho que não tem nada mais perfeito. Quando vi que editora Vestigio publicou esse da Leena Lehtolainen fiquei muito feliz. Eu acho que irei amar a obra pois ja conheço um pouco desse tipo de literatura. Uma pena que vc não gostou muito, mas acho que a questão da escitora ter escrito o livro tão nova realmente influencia a obra , principalmente por ser um pouco rasa.

encantosparalelos.blogspot.com.br

Paulo César 09/08/2021

Considero Rascunho
O que dizer sobre Meu Primeiro Assassinato?
O livro começa com um tom diferente e interessante, faz você pensar o que está por vir. OK até aí.
Mas então o acidente acontece, então a policial Maria Khallio a toma a frente e a cada página você fica pensando sobre os personagens finlandeses, os nomes diferentes que não estou acostumado e a confusão que isso me trouxe.

~Isso não estragou nada a leitura, só me confundia sempre porq eu tentava pronuncia da forma que eu achava ser certa.~

Mas então a personagem lhe apresenta mais e mais provas sobre o tal Jukka, o anjinho que todos imaginavam era o que nunca esperariam dele, foi interessante? Até certo ponto, mas para mim, atrapalhou mais e mais o suspense que o livro queria trazer aos leitores. Tornou-se algo demorado para se ler.

Mas e então, e o tal assassino? Bom, é algo que pra mim não pude nem imaginar, simplesmente porq a autora soube se aproximar do fim da história e te dar um falso suspeito, de forma tosca, mas "entregou".
~Possível Spoiler~
Mas aí, então o pior final que eu poderia esperar para um livro de suspense acontece e sinceramente eu só tenho a perguntar, "é sério que me entregou isso dessa forma?"... Não consigo engolir. A autora entregou uma policial sentimentalista por seus antigos amigos de faculdade, mas também uma policial séria quando precisava, até certo ponto calculista, mas o final não faz jus ao que EU esperava desse livro.
Queria poder dar 4 estrela com um gosto e até daria se não fosse pelo desfecho.

Na Tancredi 30/01/2024

Foi bom
Foi divertido, me entreteu. Fiquei curiosa pra saber o final, o final não foi ruim (e nem bom). Algumas coisas me incomodaram na escrita. Finlândia é estranha e é tudo que eu posso dizer haha.

Eder Ribeiro 16/11/2016

Trama fraca
Confesso que adquiri esse livro pelo título e devido à escritora ser dos países nórdicos. Li a sinopse e me senti comprando uma excelente garrafa de vinho feita das melhores uvas. Nas primeiras páginas, a sensação do bom vinho permaneceu. No entanto, no decorrer da virada de páginas, tudo avinagrou.
Maria Kallio, em seu primeiro caso, investiga o assassinato de Jukka. Achei a trama fraca, as personagens pareciam ter saído de um episódio de Malhação de tão pueril que eram. Faltou reforçar os traços psicológicos das personagens, principalmente dos suspeitos. Sem deixar de citar que o motivo do crime é muito fraco. Enfim, um livro para ser lido se não tiver coisa melhor para se fazer.
sandra 28/08/2017minha estante
E eu estava tão animada com essa leitura, desanimei um pouco com sua resenha.

FELIPESONY 01/09/2017minha estante
Eu também...

Emanuele 08/11/2022

Livro interessante...
Um suspense policial, conduzido por uma investigadora, uma vítima com muitos segredos.
O melhor do livro, sem dúvidas, é a personagem principal, Maria é complexa e interessante. Mas o caso em si não me prendeu, mesmo com todos os segredos de Junka, e seus amigos.
Daria um bom enredo de algum filme de ação, mesmo que não tenha me cativado completamente.

Isabela Radiche 15/05/2020

Primeiro policial concluído com sucesso
Sempre fui a menina dos romances, das fantasias e distopias. Mas, aqui estou eu, escrevendo uma resenha de um livro policial pra dizer que eu gostei bastante da experiência. Apesar de ter visto muitas pessoas falando que o livro é fraquinho, eu acho que é o livro ideal para quem tá começando no gênero. Uma história de um assassinato onde a detetive Maria Kallio conhece a vítima e os suspeitos. Por ser seu primeiro grande caso, ela demora para encontrar certas pistas e ligadas ao real suspeito, além disso, é enganada diversas vezes pelo pessoal do coral. Porém, achei que esse livro, além de intrigante, fala muito sobre feminismo e como mulheres policiais sofrem o tempo todo dentro de uma corporação machista, que fazem ela questionar a sua capacidade e o seu modo de vestir o tempo todo. Pra finalizar, o livro é finlandês, o que te leva para um universo que você não está nada acostumado. Curti bastante! Primeiro policial concluído com sucesso.

Umberto 10/10/2015

Personagens
O livro é interessante, mas tive um pouco de problema com os nomes do personagens. As vezes difícil de definir se é um homem ou mulher, nomes muito estranhos para o português.

sandra 02/09/2017

Quando vi esse livro pensei que o assassino seria o protagonista! E logo gostei", mas quando comecei a leitura, percebi que não era bem assim.
A autora desenvolve a estoria de forma fraca e confusa, não consegui me apegar aos personagens e são tantos nomes que num primeiro momento nem sabia quem era quem.
Depois de vários depoimentos dos amigos da vitima é que Maria, a investigadora, fica sabendo que o morto estava envolvido em atos ilegais.
No final o assassinato foi quase que um acidente.Eu esperava mais do livro!
Eder Ribeiro 02/09/2017minha estante
Boa tarde Sandra. Eu tb não gostei, muito fraco o livro.

Oiee Eder!!
Minha decepção começou pelo titulo kkkk Eu achava que era a descrição do primeiro assassinato de um serial.

Eder Ribeiro 02/09/2017minha estante
Tb tevi essa impressão, mas não era nada disso.

sandra 02/09/2017minha estante
E o pior foi que qdo fui guardar eu vi que ja tinha esse livro. Agora tenho dois:(

Kkkkkk

Janinha 02/09/2017minha estante
Sandra, disponibiliza para troca. Sempre tem alguém que se interessa...

Oi Jana!

Vou ver se troco aqui na minha cidade no sebo que frequento.
Obgada pela dica amiga!

Silvana 04/09/2017minha estante
Oi Sandra! Eu nem consegui terminar essa leitura...livro chatinho...sem falar nesses nomes esquisitos que gerou uma dificuldade para identificar quem era quem.....não aguentei.....kkkkkkk

sandra 04/09/2017minha estante
Oi Silvana!!
Eu cheguei ao fim mas eram muitos personagens com nomes estranhos e fica confuso. Foi uma leitura bem decepcionante :(