O Cavalo

O Cavalo Steven James

Resenhas - O Cavalo

Jeferson.Gomes 21/06/2023

O CAVALO
O coração não bate no ritmo de mineradores e explosivos. Ele aguarda pela mensagem, que pulsa sangue dos corpos despejados.

A cronometragem começa na recepção, revelando páginas e uma outra opção, de como receber a informação.

A inconformidade no sistema de justiça, se levanta apontando injustiças, fora da mesa de provas incongruentes à sumiços.

Rastros deixados pelas chamas, queimam habilidades que disparam oportunidades. O e-mail localiza o perigo à instabilidade.

Etapas apresentadas a olhos vendados, sufocam o presente girando o passado. Cálculos levam as montanhas com seus registros apagados.

O jantar revira-se no descontrole, insegurança mão sob controle, em voos que aterrissam no flerte.

A destruição encerra a investigação? Destroços abrem espaços nos sobras para a revelação.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

Rafa 15/04/2021

♟O agente do FBI Patrick Bowers está acostumado a perseguir os assassinos mais perigosos do país, mas agora quem está sendo rastreado é ele. Na cena do crime há um misterioso ritual e Bowers encontra uma única pista: uma gravação prevendo seu próximo passo. Após o assassinato seguinte, Pat descobre algo mais: um antigo manuscrito está sendo usado como roteiro pelo assassino para praticar seus crimes. E quanto mais desvenda os segredos do texto, mais o agente do FBI começa a temer pela própria vida. Bowers não está conseguindo chegar perto do assassino, mas o assassino está chegando perto dele...

♟A série do xadrez do autor Steven James é uma série muito empolgante. O Cavalo é o terceiro livro da série e autor vem mostrando toda sua capacidade em escrever histórias bem elaboradas. Parece que ele gosta de aumentar o desafio para o detetive Pat Bowers a cada livro!!

♟Em O Cavalo, Pat se depara com um serial killer que logo no começo mostra que não está para brincadeira e deixa claro que Pat é sua cereja do bolo. Mas antes, ele começa a deixar um rastro de vítimas motivado por cenas contidas em um livro. Ele reproduz em seus assassinatos as cenas de morte desse livro nos mínimos detalhes. O que mostra que Pat tem um adverário com uma inteligência incrível. Gostei bastante dessa sacada do autor em citar um livro dentro do outro!!

♟Como nos outros livros, a trama investigativa se mostra bastante complexa e te deixa com os nervos a flor da pele a cada movimento do assassino, com Pat precisando de toda ajuda possível para arragá-lo e salvar sua própria vida!!. Gostei do desfecho e me surpreendi com a identidade do assassino!!

♟Meu senão para o livro foi que no desenvolvimento da motivação do assassino ficaram algumas pontas soltas. Não ficou bem claro pra mim porque ele se tornou um serial killer. E infelizmente, preciso dizer que se você não leu os dois primeiros primeiros livros da série, vai achar O Cavalo confuso, porque há muitas referências das histórias anterires!! Mas vale muito a pena ler a série desde o começo!!

♟PS: Tessa você ganhou meu coração nesse livro!! Desculpa por te odiar nos outros!!

Antonia.Gabriella 26/04/2022

Perfeito
A cada livro que leio do Steven James com o Patrick Bowers eu me apaixono mais e mais. A escrita dele é incrível e "O cavalo" já é um dos meus livros preferidos dele!

Fernanda 16/07/2014

Instigante!
Este é o terceiro livro da série “Os Arquivos de Bowers” escrita por Steven James. Quando recebi os dois primeiros O Peão (resenha AQUI) e A Torre (resenha AQUI) eu pensei que não iria gostar das histórias, mas foi só começar a ler que vi que estava gostando até demais.

Estava superansiosa para que a editora me enviasse “O Cavalo” e “O Bispo” e quando os recebi fiquei super feliz (risos!). Já estou com o quinto livro “A Rainha” e os outros 3 estão a caminho.

Bom, mas vamos logo ao que interessa.
Quando comecei a ler O Cavalo (que a tradução literal para português é O Cavaleiro) fiquei imaginando quais as surpresas que o escritor havia preparado para o leitor. E devo confessar que me surpreendi até demais com este livro. Neste o assassino usa como roteiro para seus crimes os manuscritos do livro “Decamerão de Giovanni Bocaccio” um livro que foi proibido pela igreja no fim da idade média. Darei apenas esta informação :).

E para o agente do FBI Patrick Bowers desvendar os crimes e seu executor ele deve estar atento a tudo que está a sua volta, pois cada peça tem seu encaixe perfeito. Mas o que ele ainda não percebeu é que diferente dos outros seriais killers que ele já perseguiu e prendeu este, o está perseguindo. Este procura e quer pegar Patrick Bowers.

Diferente dos outros livros, a vida do detetive corre mais perigo do que ele jamais imaginou, porque agora ele tem um fã que o admira e quer ser melhor que ele.

Também achei este livro mais forte que os outros. O Steven James usou descrições como: “Sim, está certo. Você leu a história. Você sabe: esta noite você vai se matar depois de comer o coração do seu amante morto” pag: 424. Forte eu sei! Mas ainda tem mais que isso!

Além do mais, Bowers, já começou a entender que a 10º história é reservada para....para...vão ler. #hahahaha.

E se não bastasse toda a tensão psicológica que Bowers está vivendo ele ainda precisa lidar com as coisas do coração, que também não estão das melhores. Suas relações estão desgastadas e tendem ao fracasso, enquanto ele corre contra o tempo e luta contra o sistema judicial para manter Basque um dos piores assassinos que ele já pegou atrás das grades.

E Tessa sua enteada, quer conhecer o pai depois de ler o diário de sua falecida mãe. E eu desconfio seriamente das surpresas que vem acompanhando o pai biológico dela. #SeiNãoViu

Não posso esquecer de mencionar o assassino, pois ele é a pessoa que eu jamais imaginaria, e quando eu descobrir quem era juntamente com o Bowers, minha expressão foi nada mais que #putamerda (desculpem o palavreado).

Sei apenas que este é o livro mais intenso e violento (até o momento) da saga escrita pelo Steven. Um thriller psicológico assustador que vai te manter grudado nas páginas até a última linha.

Fê :*

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Lina DC 26/07/2014

Terceiro livro da série, "O Cavalo" traz novamente o agente do FBI Patrick Bowers, dessa vez nas Montanhas Rochosas para investigar uma cena do crime horripilante.
A disposição do livro é semelhante a dos anteriores: capítulos narrados em primeira e terceira pessoa, sendo que a perspectiva de Patrick e Tessa em primeira e os demais em terceira.
O assassino da vez é nomeado como Giovanni, uma mente brilhante e meticulosa que consegue realizar verdadeiros rituais mirabolantes para as suas vítimas. Conforme avançamos na leitura, observamos a inspiração do assassino e começamos a fazer conjecturas na tentativa de acertar as próximas vítimas e a sua identidade. Mas verdade seja dita, o final é mais do que inesperado.
Em paralelo a esse caso temos também o julgamento de Richard Devin Basque, um assassino canibal citado nos dois livros anteriores. Basque é como um arqui-inimigo de Bowers e sua presença nesse livro eleva substancialmente a tensão psicológica.
Algumas das cenas descritas são detalhadas e impactantes. A maneira como os crimes são elaborados e o nível de crueldade imposto nos crimes deixam a leitura um pouco pesada e assustadora.
Novos personagens, como Jake Vanderveld, um criador de perfis que não se dá muito bem com Bowers também aparecem na história para ajudar (ou seria atrapalhar?) na investigação.
Temos também um grande debate sobre a funcionalidade do sistema judiciário. Até que ponto a justiça realmente é feita quando o criminoso vai a julgamento? Quantos detalhes técnicos não permitiram a soltura de verdadeiros monstros?

"Nosso sistema judiciário está mais preocupado com acusações e absolvições do que com a verdade ou a justiça. Você sabe que é verdade. Ficamos reticentes quando deveríamos admitir". (p. 209)

O livro também aborda a vida pessoal de Patrick, que finalmente está em um relacionamento com Lien-Huan, mas que enfrenta diversos problemas. Adiciona-se a isso a detetive Cheyenne Warren, que além de bonita e inteligente, deixa claro desde o início seu interesse por Patrick. Interesse esse que não é totalmente unilateral.
Tessa ainda sofre com a sua crise de identidade e a dificuldade de relacionar-se com Patrick. Mas o diário de sua falecida mãe pode trazer algumas respostas que mudarão tudo o que os dois protagonistas conhecem até o momento.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um bom trabalho. Foram encontrados alguns errinhos de digitação, como na página 374, mas nada grave. Os detalhes internos também são belíssimos e enriquecem ainda mais o livro.

"Percebi que, se tivesse de escolher entre participar de uma reunião conduzida por Jake Vanderveld e nadar em uma piscina cheia de sanguessugas, eu correria para pegar minha roupa de banho. Mas não mencionei isso. Não parecia ser a coisa mais educada a dizer". (p. 294)

fgrein 01/03/2015

Muito bom, mas igual aos outros.
O livro é muito bom.
Mas cabe a ressalva que todos os livros dessa série (até agora) são exatamente iguais, com a mesma fórmula. Tipo de história, quem vc pensa que é o assassino, a reviravolta, uma história paralela da enteada e quem é o verdadeiro assassino (sempre próximo).
Mas vale a pena. A leitura é agradável.

Thaís 21/09/2021

Tenso?
Terceiro volume da coleção e achei os crimes um tanto quanto pesados. O nível de detalhe faz com que as imagens sejam tão claras que chega assustar. A cabeça pira pra tentar desvendar o assassino antes do final, mas quando penso que cheguei lá, vem a tão surpreendente virada. Essa coleção é excelente.

Um livro na minha casa por Ariane 06/11/2021

Como sempre Steven James não decepciona, mais um livro empolgante do início ao fim.

Meu ponto favorito é o artifício de utilizar uma história dentre de outra, realmente uma sacada de mestre, deixando tudo mais envolvente.
Infelizmente não me convenci quanto ao vilão da história, achei que faltou desenvolver os motivos, mesmo assim digo que foi uma surpresa ser ele!
Cada vez mais a trama tem se conectado com livros anteriores e na promessa dos outros, então para quem não leu os anteriores, nem deseja prosseguir com os demais, acredito que deve pensar bem antes de lê-lo.

Nessa 20/03/2022

Excelente
A escrita do autor é maravilhosa, por ser um livro que descreve cenas ricas de detalhes, pensei que seria cansativo, mas foi muito pelo contrário, é difícil parar de ler. O final do livro me deixou um pouco decepcionada, achei que o final desenrolou muito rápido e não atingiu as minhas expectativas.
Vou ler os restantes dos livros do autor, a história é muito boa. Me senti dentro da mente do Pat, e o agente especial é realmente muito inteligente.

Rosana 20/02/2022

Levei mais tempo que esperava para ler apesar de ser uma leitura bem fluída mas a falta de tempo me atrapalhou mas nada que tire o brilho do autor um ótimo livro vou parti em breve para o 4 volume.

Larsen 06/02/2023

A leitura não é fluída. O livro é um tanto cansativo, já que há pontos de interesse ao longo da história, mas só isso.
Achei que, sem contar as cenas com mais ações do agente mesmo, o livro é muito parado.
Algumas informações julguei até mesmo desnecessárias e seria muito mais interessante explicar os motivos com novas ações, não histórias.

Cena favorita: tribunal

Autora Nadja Moreno 10/06/2015

Fantástico!
Em algumas séries, a gente acaba lendo toda a sequência meio que para dar continuidade e não ter aquela incômoda sensação de alguma coisa pendente, inacabada. Porém na série: As Aventuras de Patrick Bowers não é esta a inspiração. Aqui cada livro é incrivelmente bem escrito, de forma a fazer o leitor desejar já ter o seguinte em mãos para iniciar a leitura assim, de imediato e sem pausa para descanso.
Bowers é um agente especial do FBI e que vive às voltas com serial killers. A cada livro ele enfrenta, com muita astúcia e inteligência, um psicopata diferente. Tem uma vida pessoal um tanto atribulada, sem conseguir se firmar com uma parceira definitivamente após o falecimento da esposa, e cria a enteada Tessa. Como todo bom agente policial, tem problemas com alguns superiores, vive com colegas que ajudam e outros que dificultam e sempre tem fãs... alguns daqueles que abraçam, outros daqueles que atiram.

Neste volume Bowers precisa enfrentar a mente insana, embora extremamente lógica e inteligente, de um serial killer que usa por pano de fundo um antigo manuscrito, proibido séculos atrás pela igreja. Além deste assunto central, são inebriantes e avassaladores os assuntos que precisa lidar ao mesmo tempo: Tessa, o julgamento de outro assassino capturado por Bowers há alguns anos, sentimentos amorosos e culpa. Todos eles se entrelaçam de forma a impedir o leitor de desistir da leitura.

É um tanto difícil falar dos personagens sem soltar spoilers, então vou comentar somente daquela que sempre me prende atenção. Tessa. James, o autor, consegue criar uma relação de amor e ódio por Tessa. Perfeita simetria de sentimentos, já que se trata de uma adolescente que perdeu a mãe muito cedo, que não conhece seu pai e é criada por um agente especial que, embora a ame incondicionalmente, tem uma rotina que deixa pouco tempo para afetos. Tessa é incrível quando irrita, pois irrita de verdade. Mas mais incrível ainda quando age como uma parceira de fato e solta suas tiradas astutas. Neste volume da série, Tessa tem um papel importante e mais presente do que em outros volumes e eu espero, de verdade, que ela tenha cada vez mais participação nas histórias de Bowers.

- Apenas uma das minhas incoerências cativantes, parte do que me faz ser tão adorável.
Incoerências cativantes.
Ótimo.
Você escuta death metal e dorme com um ursinho de pelúcia.

A trama é extremamente inteligente. Várias pistas e cenários nos são apresentados, assassinatos são contados com riqueza de detalhes e acompanhamos os passos e pensamentos do assassino. Desta vez o assassino aparece, diferente de outros livros do gênero, onde o mesmo fica escondido do leitor até a última página. Neste não. Em O Cavalo aprendemos muito sobre ele, ainda que “ele” ainda seja um completo desconhecido do leitor. Controverso? Sim. Tem de ler para entender.

Muitas pontas e pistas vão surgindo. Em alguns momentos pensamos ter certeza de algo que no parágrafo seguinte se quebra. No final, tudo se fecha, se prende e desenrola, culminando num desfecho surpreendente! Surpreendente mesmo. Após tudo concluído, após tudo terminado, eis que surge um fato que deixa o leitor com um enorme ponto de exclamação pairando à sua frente.... “Como assim???”
A escrita de James é ágil e clara. Impossível não se envolver completamente com a história. Os capítulos são, mais uma vez, muito pequenos e mesmo sendo diminutos ainda são cortados em cenas. Isso traz uma dinamicidade enorme à leitura. Não dá para cansar. Quando se vê, já se foram as quase 500 páginas do livro.

Quem me acompanha sabe que raramente favorito um livro, porque tenho uma certa inclinação a gostar muito de muitos, e acabaria tendo uma lista enorme de favoritos. Mas O Cavalo é, sem dúvida alguma, um livro que merece este título.

A edição é muito boa, apesar de encontrar alguns poucos erros de grafia ou concordância. Há, logo no início, uma nota do tradutor a respeito do título. Gostei muito porque nos volumes anteriores a peça de xadrez do título estava relacionada diretamente à trama (no primeiro mais que no segundo), mas neste terceiro livro a relação é bem indireta, portanto o tradutor explica. Excelente cuidado com os leitores.
Mais que recomendado. Se possível fosse, eu exigiria que todos lessem esta série. Ela realmente vale a pena!

site: http://www.escrevarte.com.br/2015/04/resenha-o-cavalo-de-steven-james-cia.html

Rafaela 24/02/2017

O Cavalo é o terceiro livro da série Os Arquivos Bowers, e depois de uma garota ter sido encontrada morta com o coração do namorado nas mãos, Patrick descobre uma série de crimes que estão sendo baseados em um antigo livro, o Decamerão. Agora, ele precisa correr contra o tempo para evitar que mais mortes brutais aconteçam.

Dentre os três livros que li dessa série, com certeza O Cavalo foi o mais aterrorizante até agora. Os crimes são muito violentos, e se você pensar no nível que alguém chega para fazer outro ser humano sofrer apenas por satisfação própria, é assustador demais. Mas há uma explicação para essa meticulosidade nos crimes.

Em cada livro dessa série o autor traz pra história algum fator real, criando algo super interessante, e eu adoro isso. Aqui em O Cavalo, o assassino está baseando seus crimes no Decamerão, uma coleção de novelas escrita por Giovanni Boccaccio, que traz as histórias contadas por dez jovens que se refugiaram em uma casa de campo enquanto fugiam da epidemia de Peste Negra.

Com tantos crimes acontecendo, a história tem muitos momentos de tensão que nos fazem virar as páginas freneticamente, para chegarmos antes do serial killer e salvar mais uma vida. É uma qualidade incrível de escrita, e você só consegue parar quando chega no final.

Inclusive, o autor consegue brincar um pouco com a cabeça do leitor, já que nos momentos finais, quando estamos perto de descobrir a identidade do assassino, Patrick liga os pontos em sua cabeça e nos faz pensar que já sabemos quem é. Mas aí, quando ele verdadeiramente encontra a pessoa, somos surpreendidos pela revelação, pois nunca se trata de alguém que imaginamos.

Já a vida pessoal de Patrick e sua relação com a enteada Tessa melhorou muito nesse livro, e a confiança entre os dois também aumentou. Depois de muitos problemas nos dois primeiros volumes, eu já estava me perguntando quando a situação entre eles melhoraria, e ver essa questão familiar entrar nos trilhos foi ótimo!

Como sempre, Steven James cria uma trama cheia de suspense e crimes que é impossível parar de ler até o último capítulo! E essa série também é ótima para quem quer começar a se aventurar nesse gênero.

site: https://eterna-leitora.blogspot.com.br/2017/02/resenha-o-cavalo-steven-james.html

Mari Vannucci 02/07/2020

A história, como sempre, te prende do começo ao fim. A forma como esse livro estimula a sua imaginação é incomparável. Muito imersivo, fiquei com a ansiedade a mil (como de costume).
Que final excelente!! Steven James sempre com um desenrolar sensacional da história e com os fins mais inesperados. A única parte que deixou a desejar foi o epílogo, achei fraco e sem sentido.
Até então os assassinos de cada livro não reapareceram... fico me perguntando se isso vai acontecer em algum momento nos próximos. Por ora, parece que ele só está acumulando pontas soltas que não vão ser muito bem resolvidas. Mas, como já aprendi que não dá para subestimar James, não vou supor demais antes da hora.

Um livro bom, como todos os anteriores.

Patricia 28/02/2021

Maravilhoso
Steven James é um dos meus escritores favoritos. Me impressiona o qto ele consegue me envolver com seus personagens, seus enredos bem construidos e seus finais que sempre me deixam com um gostinho de quero mais.
Nesse livro ele nos entrega mais uma aventura do Pat, sem perder o ritmo já estabelecidos pelos primeiros livros da série que tanto amo.