A Festa de Divórcio

A Festa de Divórcio Laura Dave

Resenhas - A Festa de Dirvórcio

Biblioteca Álvaro Guerra 15/05/2023

A festa de divórcio conduz o leitor à vida de duas mulheres que se encontram nos extremos opostos do casamento, uma se divorciando e outra no momento de confirmação do relacionamento dos sonhos. Apesar de todas as diferenças – distância, condição financeira, idade – Gwyn e Maggie têm uma coisa em comum: ambas estão em uma encruzilhada e enfrentam as mesmas perguntas: até que ponto você deve se esforçar para ficar com a pessoa que ama? Quando é hora de desistir?

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788528618082

Yuka 02/04/2023

Pelo menos eu, se não tiver conhecimento da sinopse, sempre julgo qual será a história pela capa ou título. Festa do divórcio, já imaginei uma mulher dando essa festa ao se divorciar e contando como foi seus anos de casada e como seria agora divorciada. Achei que seria uma comédia.
Mas outra vez, é muito mais que isso. A história é narrada pela perspectiva de duas mulheres opostas. Uma entrando em um casamento e outra saindo dele.
A que está entrando no casamento é Maggie, noiva de Nate e está indo à festa do divórcio dos pais dele, que a propósito, vai os conhecer justamente nesse dia. A que está saindo do casamento então, seria a futura sogra de Maggie, Gwyn.
Porém, as duas mulheres estão envoltas em segredos por parte de seus homens. Maggie descobre no dia em que conheceria seus sogros que eles são muito ricos e que Nate havia abdicado dessa fortuna para fazer a sua própria. O fato nem foi pelo dinheiro, mas por ele não ter contado tudo de sua vida como ela o fez para ele.
Gwyn por sua vez, tem um plano traçado para sua festa de divórcio desde que descobriu a traição de seu marido...
A história toda é envolta em uma névoa depressiva, porque não existe felicidade nesse livro. Enquanto Maggie descobre coisas sobre o passado de Nate, que ele achou irrelevante lhe contar porque ela era o início dele, Gwyn lutava pela verdade sobre o fim de seu casamento, que nenhuma beleza ou riqueza pode manter um relacionamento como as pessoas imaginam que seja. Nenhum casamento é perfeito principalmente quando uma das partes já não está mais interessado no parceiro.
Não achei a Maggie muito interessante e na história dos avós de Nate, foi meio confuso no início porque ou eu não prestei atenção nos detalhes ou não deu nenhum indício de quem o casal era, pois depois já vai para a narrativa de Maggie e Gwyn.
Mas como o intuito da história é sobre a festa do divórcio, pensei que Gwyn faria algo diferente, mas ela é elegante demais para chegar em tal extremo. Eu entendo a batalha interna das duas mulheres mas achei triste o final de Gwyn.
Porque em um divórcio como o dela após 35 anos com o mesmo homem, chegar a esse ponto, é desanimador pensar em perder 35 anos de sua vida com alguém que por mais que tenha proporcionado alguns momentos felizes, no futuro irá te trocar por outra. Não acredito em divórcio amigável quando envolve uma das partes que foi traída.
Mas enfim, foi uma leitura fluída, não sei se de fato existe festa do divórcio, mas não duvido, porque hoje em dia existe festa para tudo, achei Nate e Maggie um casal muito sem graça, sem química e o final foi igual...
Se eu recomendo? Se for para algo impressionante e memorável, não. Mas para passar o tempo, sim...

Conheça meu blog de dicas e resenhas Divagando Sempre ?
Divagandohojeesempre.blogspot.com

Bruna2505 05/03/2023

A festa de divórcio
O livro surpreendeu-me, pois li não esperando nada demais além de uma festa de divórcio, achei que fosse um livro pra rir, mas não é, é um livro que descreve outros assuntos além da festa de divórcio, ele fala muito sobre assuntos da vida de casado, dos conflitos, dos sentimentos, das dúvidas, e o mais interessante é que tem a versão da que está se divorciando e dá que está noiva, então é um livro bom.

Carol 16/01/2023

Não curti
Comecei a ler Laura Dave pelo livro "A última coisa que ele me falou", e logo depois já comecei esse
Mas achei a escrita da autora completamente diferente nas duas obras
Nesta, achei uma leitura difícil, arrastada, só terminei pois queria saber o final da história
O que, diga-se de passagem, não é tão atraente e deixa o final com algumas pontas soltas

Cristiane 18/07/2022

Duas mulheres e suas dúvidas de vida. Dois amores e duas decepções.

O amor sempre vence? A felicidade dura para sempre?

Difícil dizer os rumos que a vida nos reserva.

Carla 23/03/2022

Leiturinha leve e gostosa pra sair da ressaca literária, achei bem fofo e com uma abordagem bem bacana sobre relacionamentos.

Paulascrap 26/04/2021

Bem diferente do esperado!..
A Festa de Divórcio de Laura Dave 🌟🌟🌟. 26/100.

"Mas, no presente _ naquela noite_ ela esta esgotada. Da casa, dessa fase da sua vida de absolutamente tudo. Não está irritada, Não esta otimista. Esta simplesmente esgotada. Por essa noite Gwyn desiste de tentar dar um jeito no que ja não pode ser mais salvo".

📖 Imagine uma leitura que foge completamente do que se espera principalmente por acreditar ser um chick-lit para divertir e se depara com uma trama repleta de reflexão, abordando diversos relacionamentos em fases diferentes da vida.

📌 Iniciamos 69 anos antes com a história de Champ e Anna e o início de sua história em meio a uma tempestade em Montauk.

📌 O Casal eram pais de Thomas, atual marido de Gwyn e pais de Nate e Georgia.

📌 Gwyn decide celebrar seu divórcio com uma festa, para encerrar esse ciclo da sua de 35 anos de casada, surpreendendo a todos. Mas atrás de toda a sua tranquilidade, existe intenções diversas que estariam longe de ser o rompimento de um relacionamento e o toque final fica com o dia da festa e a contratação inusitada do buffet.

📌 Maggie é noiva de Nate, e o casal está prestes a inaugurar seu restaurante no Brooklyn - NY, em meio a toda essa preocupação ela ira conhecer seus sogros em uma festa cheia de surpresas. Mas o que menos ira surpreendê-la será a comemoração do divórcio, e sim o passado escondido de Nate e todos os detalhes de uma vida , a qual ele nunca compartilhou com ela, colocando em risco o futuro da relação.

📌 Geprgia esta grávida, e seu relacionamento com Denis está em cheque, aguardando pedido de casamento e muito apegada ao pai cobra da mãe repostas por um evento ridículo e repleto de gente fugindo ao que que ela esperava para a família no momento.

📌 Os sentimentos dos personagens são discutidos a cada capítulo, colocando a discussão sobre o quanto vale manter um relacionamento já terminado a qualquer custo e em contraponto todas as inseguranças do inicio de uma vida a dois, o que faz uma relação dar certo ou errado?

📌 No final retomamos para o casal do inicio da leitura, uma história que só encerrou com a morte, o relacionamento que todos esperam ao dar o primeiro passo. Encontrar a pessoa perfeita seria a receita do bolo para achar aa felicidade eterna? ...Muitas questões para refletir, longe der ser uma história para divertir mas uma trama para abordar dúvidas que podem ser encontradas em qualquer relacionamento , mas acima de tudo avaliar o quanto ele te faz bem para permanecer em sua vida!...

#afestadedivorcio #chicklit #skoobpaulascrap #lauradave #romance #bookstagramprasempre

Tânia Alquimin 21/07/2020

A festa de divórcio
Gostei do livro, aborda mto bem sobre relacionamentos e até onde vai o limite de cada um..

Karla Samira @pacoteliterario 20/02/2018

Surpreendente e original
O livro nos conta a história de duas protagonistas, Maggie e sua sogra, Gwyn. Maggie acabou de receber o convite para a festa de divórcio de seus sogros e está muito apreensiva, pois vai conhecê-los pessoalmente nessa ocasião.

No caminho para a cidade dos sogros, Maggie e seu companheiro, Nate, encontram uma “velha amiga” de Nate que provoca ciúmes e deixa Maggie bastante insegura. Depois de um caminho cheio de percalços e desconfianças, eles finalmente chegam à casa dos sogros para a grande festa.

O que ninguém imaginava era que, por trás da “desculpa” de que se tornava mais espiritualizado, Thomas, pai de Nate, marido de Gwyn, escondia um grande segredo. Ao descobrir, Gwyn planeja a festa de divórcio e traz para a festa todos os elementos de que necessita para demonstrar a descoberta e expor a sua vingança a todos os conhecidos do casal.

Esse é o primeiro livro da autora lançado no Brasil e já adianto que, para mim, ela começou com o pé direito! Laura Dave provoca raiva e risos no leitor, na mesma proporção! Com situações absurdas, lindas, emocionantes e engraçadas, o livro se desenvolve em uma leitura fácil e fluida.

Narrado em primeira pessoa por ambas as personagens principais, em capítulos alternados, o livro traz pitadas de humor, sarcasmo e muita realidade, apesar de uma festa de divórcio não ser algo tão comum de presenciarmos no dia a dia do brasileiro.

Pode parecer estranho um livro cujas personagens principais são sogra e nora, mas acredito que o que a autora quis demonstrar foi que as inseguranças da vida, dos sentimentos e do amor acompanham a todas as pessoas desde o início do relacionamento (ponto em que se encontra a nora) até o final dele (onde se encontra a sogra).

A capa do livro é um verdadeiro convite à leitura e a Editora Bertrand Brasil arrasou em toda a edição, com páginas em tom bege claro e fontes confortáveis à leitura.

A mensagem que o livro passa, em minha opinião, é a de que todos precisamos estar preparados para saber até que ponto vale a pena acreditar e ir em frente, quando o assunto é amor.

site: http://pacoteliterario.blogspot.com.br/2018/02/resenha-festa-de-divorcio.html?utm_source=bp_recent&utm-medium=gadget&utm_campaign=bp_recent

Clube do Livro 24/04/2016

Resenha Escrita por Fê Jhones - Blog Clube do Livro e Amigos
Que tal uma festa para comemorar o fim de um casamento de 35 anos? Isso foi o que me chamou a atenção quando vi a capa desse livro. Fiquei pensando como seria uma Festa de Divórcio? Como seria comemorar o fim do amor, da vida em comum, dos sonhos perdidos? Li a sinopse e fiquei ainda mais curiosa, peguei e me esqueci de ler por muito tempo, até que ontem resolvi ler e QUE DELÍCIA DE LIVRO! Ele não me arrancou gargalhadas, apesar de indicarem a autora como escritora de chick-lit, eu achei o livro profundo e cheio de reflexões importantes sobre a vida a dois.
O livro é narrado em terceira pessoa, mas dividido entre as cenas da Maggie e da Gwyn. Eu adorei as duas, mas a Gwyn me fisgou de um modo especial, porque eu a admirei como mulher e como pessoa. Ela estava casada com Thomas há 35 anos e ele resolve se separar por causa de um novo caminho que quer para vida dele, através do budismo. Só que existe um segredo que Thomas esconde e que Gwyn descobre, mas não conta a ninguém. Então ela planeja a Festa de Divórcio, que seria o último momento dos dois como um casal. Ela convoca os dois filhos, Georgia, grávida de um francês, e Nate, noivo de Maggie, que é a segunda parte da história.
Maggie está noiva de Nate e vai conhecer os sogros, Gwyn e Thomas, justamente na tal festa. Só que uma hora antes da viagem ela descobre um segredo sobre a família de Nate, segredo que a deixa de queixo caído, mas que não será o primeiro. Eles viajam para Mansão dos pais, casa que inclusive tem uma simbologia linda no livro. E lá Maggie se depara com outro Nate que ela não fazia ideia.
As duas mulheres estão em momentos confusos de seus relacionamentos e as passagens sobre como lidar com isso, me ganharam. Eu admirei a força de Gwyn e a honestidade de Maggie.

Algo que realmente me tocou, foi repensar o casamento. O que faz dar certo ou errado? Então esse quote se tornou fixo em minha cabeça:
A parte importante é decidir permanecer. De novo e de novo. E, nos dias que não conseguir tomar essa decisão, evitar decidir algo diferente disso.

Leia a resenha completa acessando o link abaixo

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2016/04/resenha-internacional-festa-de-divorcio.html

renatinha 25/05/2015

Bom... O que esperar de um livro que trás na capa um bolo?! Te juro que não fazia a menor ideia... Mas foi justamente o que me chamou a atenção.. Um belo pedaço de bolo!! Mas sinceramente achei que o livro fosse totalmente diferente.
Mas me surpreendeu.. É um livro tocante e encantador.

Maggie, 30 anos, noiva de Nate está de malas prontas para finalmente conhecer seus sogros, Gwyn e Thomas. Mas por ironia do destino, ela acaba os conhecendo justo no dia em que o casal vai comemorar sua Festa de Divórcio. Após um casamento de 35 anos, aparentemente feliz, agora de comum acordo, mesmo tendo partido de Thomas a decisão da separação, vão fazer uma grande festa para encerrar com grande estilo o ciclo de vida que chegou ao fim.

Gostei muito da história. A autora foi muito feliz em sua escrita, no desenrolar de cada personagem. Respeitando o tempo de cada um.

Ju Oliveira 10/03/2014

Sabe quando você começa ler um livro esperando uma coisa… e conforme avança na leitura, percebe que não é nada daquilo que você esperava? E o melhor é que acaba sendo uma agradável surpresa? Pois foi bem isso que aconteceu comigo na leitura de A festa de divórcio.

Pela sinopse e principalmente pela capa, pensei que fosse mais um chick-lit, mas a história criada por Laura Dave é muito mais densa e reflexiva. Na trama, temos duas mulheres em momentos opostos da vida. Uma iniciando uma linda história de amor e outra finalizando um casamento que durou 35 anos.

De um lado temos toda a malícia e experiência de vida de Gwyn e de outro temos a insegurança e inexperiência de Maggie. Como se não bastasse a Maggie descobrir a real situação financeira da família do futuro marido, ela agora é bombardeada com o passado dele, que vêm a tona com força total, provando a Maggie que relacionamentos não são nada fáceis.

Além dos dois casais, que são o foco principal da trama, a presença de Georgia, irmã de Nate, também é bem marcante na história. Alegre, sincera e espirituosa, ela acaba se mostrando uma boa amiga e uma tábua de salvação para Maggie que se vê em meio a uma tormenta em sua vida.

Na história temos os fatos sobre o ponto de vista de Gwyn e de Maggie. A autora nos mostra como duas mulheres tão diferentes e ao mesmo tempo com os mesmos ideais, enxergam determinada situação. Pelo fato de Maggie estar vendo de fora toda a situação do divórcio, o conflito dos filhos, os sentimentos expostos do casal, ela logo percebe o real significado da tal Festa de Divórcio. E que ali, naquela casa, nem tudo é o que parece ser.

Apesar de Gwyn, com toda sua classe e beleza, aparentar ser uma mulher forte e determinada, ela está lutando com todas suas armas para não colocar um fim definitivo nesse casamento. Mesmo com toda sua dedicação com os preparativos da festa e a preparação do famoso “Bolo veludo vermelho” (capa), ela tem um trunfo guardado para o momento da festa.

Eu nunca tinha ouvido falar em uma Festa de Divórcio. É claro que ao começar a ler o livro, corri para o Google pesquisar o assunto. E descobri que é uma festa muito comum nos Estados Unidos, onde casais, de comum acordo decidem pôr um fim ao relacionamento. E para comemorar o novo ciclo de suas vidas, dão a Festa de Divórcio. Festa essa muito parecida com uma festa de casamento convencional, com todos seus amigos e familiares, mas ao invés de comemorar o início, comemoram o fim.

A Festa de Divórcio foi para mim uma agradável surpresa. A leitura flui deliciosamente. O livro é pequenininho, para ser lido em algumas horas, mas vale muito a pena. Eu adorei e recomendo!

site: http://juoliveira.com/cantinho/a-festa-de-divorcio/

Psychobooks 30/11/2013

Premissa e/ou Festa de Divórcio, sério?!

Já o título do livro é um convite à leitura. Apenas por ser intrigante.

Como assim festejar um divórcio? Essa é uma moda que está em voga nos Estados Unidos. Fui pesquisar e encontrei bastante coisa a respeito do assunto. Basicamente você chega ao consenso com seu marido/ esposa de que a vida em comum não anda lá grande coisa. A ideia de festa é fazer um rito de passagem para a nova vida dos dois. Essas festas podem ser dadas apenas pela ex-esposa, apenas pelo ex-marido ou em conjunto.

Laura Dave escreveu seu livro usando exatamente dois contrapontos. De um lado temos a história de Gwyin, uma mulher de 59 anos que irá "comemorar" seu divórcio de Thomas, após 35 anos de casamento.
Do outro lado temos Maggie, de 30 anos, que está noiva de Nate - filho de Gwyin. Maggie sempre foi superindependente e tem inúmeros questionamentos a respeito de sua situação. A vida das duas colide exatamente no final de semana da "Festa de Divórcio", onde Gwyin nos mostrará como chegou à situação que está e Maggie além de conhecer os sogros numa situação para lá de estranha, terá que enxergar todo o passado obscuro de seu noivo.

Narrativa e fluência da escrita

Laura Dave escolheu contar sua história em terceira pessoa, mas com o ponto de vista engessado sob as visões de Maggie e Gwyin.
De início fiquei um pouco perdida sem entender muito bem a proposta da autora ao mostrar a visão de Gwyin. O livro é classificado com chick-lit e a visão do término de um casamento não é bem o tema costumeiramente abordado.

Aí entra a ideia da construção da narrativa da autora e o que quis mostrar em sua obra. Gwyin está no final de um ciclo, Maggie está no inicio desse mesmo ciclo. O que cada uma passou para chegar até aí e o que as aguarda mais à frente é a grande sacada da história.

A autora mostra que relacionamento não chega ao fim apenas por meio da resolução de aquele é o ponto final. E Gwyn é uma mulher cheia de surpresas, experiência e uma mente muito, muito diabólica. Ao mesmo tempo, Laura Dave mostra que um relacionamento não começa sem base, e Maggie não conta com muita experiência, para descobrir isso. Suas descobertas são aos trancos e barrancos. Até nisso a autora se firmou nos contrapontos: a experiência e astúcia x a inexperiência dirigida pela intuição.

O Cenário e os símbolos

O livro é dividido em quatro partes, mais prólogo e epílogo. O prólogo e o epílogo têm como personagens principais um casal em 1938 que mora em uma casa numa encosta na cidade de Montauk, Nova York. A casa Huntington Hall.

Essa casa é o cenário inicial e se torna uma "protagonista" no decorrer da história por ser o também o local escolhido para a Festa de Divórcio.

Laura Dave escolheu encher o livro de simbologias que mostram perfeitamente a situação vivida pelos personagens. Huntington Hall se transforma a cada geração na imagem fidedigna da situação vivida pelo casal proprietário.

Vale a pena, Alba?

Eu adorei a construção da história e a forma que a Laura decidiu ir nos apresentando os personagens aos poucos, com um pouco de drama sendo depositado a cada reviravolta do enredo. É um texto rápido e fluído, onde a autora constrói sua história preparando a cada palavra um clímax na vida das duas personagens.

O ponto superpositivo vem também na forma dos personagens de apoio, entre eles Georgia, a filha caçula de Gwyin que está grávida de 8 meses e meio e é uma verdadeira drama queen.

Não se trata de um chick-lit com a construção que estamos acostumados. As personagens já conhecem seus pares e o livro já parte de um ponto decisivo na vida das duas. Há momentos de humor e tensão e, principalmente, muita reflexão.

Gostei da história. Super-recomendo.

"- Posso lhe dizer algo que eu nunca disse antes? - pergunta. E olha para Maggie, realmente a olha, até que ela o encare por um instante, que o veja. - Eu gosto de você mais do que qualquer outra pessoa - declara ele."
Página 121 - Maggie

"Ela o detesta agora. Pode detestá-lo de verdade."
Página 72 - Gwyin

site: http://www.psychobooks.com.br/