O Que é Leitura

O Que é Leitura MARIA HELENA MARTINS

Resenhas - O Que é Leitura

Isabel 29/02/2024

Esse foi o primeiro livro que li por causa da faculdade e é de uma matéria que parece um pouco "chata" na minha visão universitária leiga, porém diria que o livro me surpreendeu positivamente, já que me levou a muitas reflexões e aprendizados.

IndieIngrid 21/01/2024

Um livro curto
Um livrinho curto, de teor acadêmico que visa trazer um olhar sobre a leitura.
Ele perpassa sobre o conceito literal, suas divisões, que acabam por não ser divisões.
É uma boa reflexão sobre o que não pensamos por parecer óbvio.

Syntia Tainan @pequeninaestante 11/12/2023

O que é leitura
Lido para compor o acervo da Monografia, e ao realizar esta leitura, percebi que é o acervo da vida, falando claramente sobre leitura, sobre a divisão de classes e o que isso tem haver com a leitura, ou a falta dela,. Fala detalhes sobre os três tipos de leitura, e ainda nos instiga a conhecer a nós mesmos e encontrar o nosso modo de ler.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/11/2023

A idéia de leitura é normalmente restrita ao livro, ao jornal. Leem-se palavras, e nada mais, diz o senso comum. As ciganas, contudo, dizem ler a mão humana, e os críticos afirmam ler um filme. O fato é que, quando escapa dos limites do texto escrito, o homem não deixa necessariamente de ler. Lê o mapa astral, o teatro, a vida - forma a sua compreensão de realidade. Que tal agora ler o que é ler? Sem conceitos estanques, antes de tudo este livro é um convite - 'vamos fazer uma leitura?'

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788511010749

Ticiane.Melo 10/10/2023

Outro livro acadêmico que eu normalmente não leria por conta própria mas que me fez pensar que eu estaria perdendo caso não o lesse.
O livro trata do conceito da leitura abordando quando começamos a ler, ampliando a noção de leitura, o ato de ler e os sentidos, as emoções e a razão, a leitura ao jeito de cada leitor e encerra o livro com regularidade para leitura.

?Antes de ser um texto escrito, um livro é objeto. Tem forma, cor, textura, volume e cheiro. Pode-se até ouvi-los se folhearmos suas páginas. Para muitos adultos e especialmente criança não alfabetizados essa é a leitura que conta.?.

Gabriela2676 03/08/2023

O livro é um pouco repetitivo, porém a ideia que ele traz é muito boa para estudos e para uma reflexão linguística e social

Lima61 22/04/2023

O livro é muito bom, a autora aborda um tema, que de inicio não achava importante, mas com o passar da leitura compreendo o que ela quer discutir e qual a sua importância na sociedade. maaaas, como nem tudo é só flores, eu não gostei - "a ana mas você disse que o livro é muito bom" - exatamente, eu disse que o livro é muito bom, e realmente é, porém não se encaixa no meu tipo de leitura, e isso não quer dizer que ele seja ruim.

pela a autora utilizar uma linguagem técnica (e por eu ter sido obrigada a ler esse livro em dois dias - "a ana mas o livro é curtinho, nem chega a ter 100 páginas, como você achou esse prazo curto?! - novamente, a autora utiliza uma linguagem técnica, e eu não estou acostumado a ler livros com escritas parecidas com a dela, então a leitura não fluía, toda hora eu tinha que ficar voltando no parágrafo pra tentar entender o que a autora queria dizer. resumo: não consegui ler em dois dias akskakskaks) a leitura não fluía

enfim, como disso anteriormente, esses obstáculos não impediram que eu compreendesse a mensagem que a autora queria passar. e sim, de início eu achei que o conceito de "leitura" não tinha nada que ser discutido, mas após a compreensão do livro podemos perceber como esse tema é amplo, e eu com certeza irei retratar a forma que uso o conceito de leitura no meu dia dia

E é isso
Beijos de luz
Estavan Ferreira
???

Isa ð 13/04/2023

Interessante
Não é um livro que eu leria por livre e espontânea vontade, porém tambem não é tão irritante quanto outros que a escola passou. Foi um texto muito interessante de se ler, emnoraneu tenha lido um pouco rápido e de forma superficial. Ele explica muita coisas do nosso cotidiano que nem notamos. Eu não recomendaria a alguém como um livro de lazer, mas se vocês está buscando aprender mais sobre o assunto é um ótimo livro

Indie.Ingrid 05/10/2022

É um livro curso
Um livrinho curto, de teor acadêmico que visa trazer um olhar sobre a leitura.
É uma boa reflexão sobre o que não pensamos por parecer óbvio.

Iza 30/05/2022

só reclamação
ESSE LIVRO... ESSE LIVRO EU FUI OBRIGADA A LER VOCES NAO SABEM QUE ODIO EU TO COM TODO RESPEITO MARIA HELENA MARTINS VOCE TEM UMA ESCRITA MUITO BOA MAS EU SOFRI OPRESSAO LITERÁRIA USSO MESMO MEU PROFESSOR ME OBRIGOU .. EU CHOREU LENDO ESSE ***** PQ EU NAO CONSEGUIA ME CONCENTRAR DE TAO CHAYO QUE É EU PEGAVA NO SONO A CADA PAGINA QUE EU LIA... ENFIM EU TO SO O OFDIO ISSO JAO EU PRA MIM EU TENHO CRTZ QUE QUANDO EU FOR FAZER MINHA FACULDADE VOU TER QUE LER ELE MQS OKHA MEU EU VOU CHORAR TANTO MAIS TANTO QUE VOU ME DESIDATRAR ????
9luizgustavo9 30/05/2022minha estante
Tadinha ?
É jovem, se acostuma, talvez você tenha que ler muitas outras coisas "chatas" ou que não gosta para cumprir determinada função ou finalidade na sua vida.

Herica.Kalyne 27/05/2022

Um ótimo livro para quem busca compreender o que é a leitura de fato e quais os tipos de leitura que existem. Muito bom para que cursa letras, pedagogia e licenciaturas em geral. Vale a pena cada minuto gasto.

Leandro257 22/07/2021

Mudou minha concepção sobre leitura
Li esse livro para o meu curso da faculdade, mas recomendo essa leitura para todos! Um livro bem acessível e, com certeza, transformador, pois mudou minha concepção, forma ou visão do que eu tinha de leitura.

Joaquim 20/02/2021

Bastante pertinente!
A autora nos brinda com uma análise do que de fato é leitura e diferencia seus três tipos.

Lucas 10/12/2020

Ótima introdução ao tema.
Fala sobre o que significa interpretar um texto, que não se trata de decodificar as palavras, apenas, mas de trazer suas experiências de vida ao ato de ler.

marcooscaioo 04/09/2020

As Faces do Ato de Ler
O pequeno livro de Maria Helena Martins nos apresenta as mais diversas facetas que a leitura e o ato de ler, nos implica. O longo caminho que fazendo entre cada linha de letras até conhecer e começar a ler o nosso mundo.

O escrito inicia com uma breve explanação sobre o que falamos da leitura, seguido de como e quando começamos a ler. Então, a autora busca ampliar o conceito de leitura, pensando nosso contexto brasileiro para entrar no mundo dos livros, reflexões sobre o ato de ler e como processamos a leitura em nossa cognição, onde faz-se o diálogo entre o leitor e o objeto lido e a função educativa que acontece nesse percurso. Além do mais, a autora nos demostra que na prática de ler perpassa em pelo menos três níveis: o sensorial, emocional e racional. Ao fim e ao cabo, conhecemos como a leitura pode preencher uma lacuna de atividades de uma pessoa para formar um leitor, aquele indivíduo versado na arte de ler.

"O que é leitura" é de suma importância para quem já é leitor ávido e também para os que ainda buscam compreender melhor esse mundo de temas que é o leitura. Leitura fundamental para os jovens leitores, para os que buscam aumentar seu conhecimento crítico sobre o objeto-livro e o longo caminho que fazemos nessa jornada.