! - Antologia de Contos Fantásticos

Gustavo Araujo
Andreza Duarte

Resenhas - ! - Antologia de Contos Fantásticos

AlexAff 01/01/2021

Que livro gostoso de se ler
Contos são sempre 8/80, mas fico feliz que esse livro trouxe MUITO mais 80s do quê 8s! Contos que dão bastante gosto de ler, mesmo os que pegam leve com o gênero fantasia!

Uma coisa negativa apenas é a revisão do texto. Aqui e ali é possível encontrar não apenas erros gramaticais, mas também palavras que--tenho certeza--foram substituídas automaticamente pelo programa de edição de texto que foi utilizado pela editora.

Também gostei do fato do livro possuir o selo LivroVerde, sendo mais ecologicamente correto.

Sarah 04/05/2014

“!” – Antologia de Contos Fantásticos - Sincerando.com
Trinta e quatro contos, dois para cada autor participante, alguns contos maiores, outros ocupando menos páginas, mas que conseguiram me encantar. Discordei do final de um, amei mais uns poucos, mas terminei o livro com aquela combinação de triste sensação de quero mais com a satisfação de um bom livro lido.

Confesso que não costumo ler contos. É difícil para mim o conceito de ficar sem uma resposta, sem uma conclusão, e normalmente eu me sinto frustrada com esse tipo de leitura. Entretanto, esses escritores e essa antologia mudaram isso em mim. De alguma maneira, mesmos os mais curtos, esses contos conseguiram me conquistar.

Demorei quatro dias para ler esse livro. Entre trabalho, blog, vida pessoal e esse calor que tem feito, tenho lido bem pouco. Entretanto, quando começava um conto eu me prendia até terminar. Alguns, me deixaram tão fora de órbita no final que acabei precisando parar para respirar e pensar sobre o que tinha lido. Por outro lado também, acredito que posterguei um pouco a leitura para que não acabasse logo.

A orelha do livro e o título cumpriram suas promessas: são contos fantásticos, que abrem a mente para várias possibilidades e nos tiram da zona de conforto. Alguns me fizeram sentir incomodada, outros com uma sensação nostálgica, senti tristeza, alegria, angústia e, porque não, amor.

Fazer uma resenha, um post sobre um livro de contos é para mim um desafio, pois como vou juntar 34 textos diferentes e passar minha opinião? Pensei em destacar aqui os meus contos favoritos, mas todos me tocaram de alguma maneira. Como escolher? Acabei preferindo não fazer isso, mas uma coisa posso garantir: leria todos de novo.

Falando sobre a edição física, estou maravilhada. O acabamento do livro é muito bem feito. A letra é grande e confortável, os contos são separados de forma muito clara e o papel tem aquele lindo tom creme que todos amamos e que os olhos agradecem. O capricho da editora não deixou nada a desejar e além de ter um ótimo conteúdo, traz uma ótima forma.

Recomendo o livro àqueles que tem amor aos contos e à literatura fantástica (que confesso, não sou muito familiarizada, mas se for tão maravilhosa quanto esse livro, estou conquistada), mas também indico àqueles que como eu, tem (agora tinha :P) resistência à esse tipo de leitura.

site: http://www.sincerando.com/2014/02/antologia-de-contos-fantasticos.html

Fabio Shiva 15/04/2014

A imensa exclamação muda
Aguardava em feliz expectativa pela oportunidade de ler essa antologia de meus queridos amigos e colegas da Caligo Editora. E a ocasião finalmente chegou, que alegria! Lancei-me à leitura com o entusiasmo de um zumbi diante de um punhado de miolos fresquinhos!

Os louvores começam pelo título e pela capa. Ambos combinados acabaram gerando um primoroso modelo de simplicidade genial. Ao se deparar com esta capa, é impossível não sentir ao menos uma pitada de curiosidade para ler o livro. A imensa exclamação muda passa tanta coisa ao mesmo tempo! Tanto que mesmo agora, depois de terminada a leitura, não me canso de contemplar essa capa e continuar viajando muito!

E como viajei lendo esse livro! Foram trinta e quatro viagens ao todo, por mares nunca dantes, audaciosamente indo onde a imaginação fértil dos autores esteve e voltou para contar. Dezessete escritores participam da antologia, cada um contribuindo com duas histórias.

Relação de contos e autores:
A casa xadrez Felipe Falconeri
O origami Wesley Cruz
O cisco no olho do furacão Érico
Quando a morte se fez livre Caio Pereira
Além da miragem Vitor Toledo
A mulher dos lábios vermelhos Caio Pereira
Alecrim Raione Pedrosa
Em nome de Deus Leandro Barreiros

Parabéns a todos e muito sucesso! Sou muito grato por ter vocês como companheiros nessa aventura tão imensa e linda de escrever. Viva, viva, viva! Um brinde à nossa literatura!

No decorrer da leitura, de uma coisa pude me convencer: não há como prever o itinerário das viagens que podemos fazer nesse livro. Cada história apresenta um universo distinto das outras, e assim o leitor é conduzido não somente através do espaçotempo, como por universos paralelos e realidades alternativas ou mesmo imaginárias... e o que há de comum a todas as viagens é justamente essa exclamação inexprimível que se convencionou chamar de literatura fantástica!

Curioso que eu estava no outro dia mesmo me admirando da abrangência do romance policial, termo que descreve tanto um livro da Agatha Christie quanto da Patrícia Melo, por exemplo, só para citar as duas poderosas que me fizeram pensar nisso, para início de conversa. Pois então. A literatura fantástica apresenta uma amplitude igualmente curiosa. Tentando encontrar alguma definição que contemplasse igualmente todas as histórias contidas no livro !, lembrei dessa esplêndida declaração do George Bernard Shaw:

Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem 'Por quê?' Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo 'Por que não?

***///***
Conheça O SINCRONICÍDIO:

***///***
ANUNNAKI Mensageiros do Vento

MANIFESTO Mensageiros do Vento

Marcia Saito 28/02/2014

Uma Antologia de Leitura Fantástica
O tema relacionado ao fantástico dão margem a muitas enveredagens criativas, onde o impossível se mescla a uma realidade plausível ao que entendemos e aceitamos. Muitos subtemas se abrigam no fantástico, tal como o sobrenatural, com fantasmas e espíritualidade. Há lugar inclusive para o realismo fantástico da ficção científica, a distopia de mundos futuros possíveis, zumbis (tema em moda), recontagem de contos de fadas, além de viagens para o inconsciente humano. Dentre muitos outros que se encaixam neste universo que é o gênero Fantástico.
Cada autor teve a oportunidade de explorar com pontos de vista muito particulares o tema tão abrangente e rico. Cada um mostrou o quamto sabiam em contar uma boa história, sendo hábil nas palavras e descrições das situações.
Muitos mundos, situações da psique humana, um ambiente fértil psicológico.
Há contos que são inteiramente uma viagem transloucada, piração pura. Em contrapartida, há aqueles que são tão sóbrios como um padre Missa de domingo. Outros em que tensão é tanta que poderia se ter um infarte ao ouvir um alfinete cair.
Há aqueles que são puro encantamento, do sonhar e magia que somente uma imaginação luminosa poderia produzir.
O livro se completa como um todo, tornando uma obra sem igual. Em suas fraquezas se equilibram aos que se destacam em suas escritas elaboradas e interessantes. E mesmo aqueles que inevitavelmente comparamos possuem algo que chama atenção e entretêm no mesmo nível dos demais.
Foi uma leitura interessante, tal como se servir em um buffet de fartura e variedade literária. Garanto que de tédio ninguém vai sofrer com esta leitura.

Nota: Apesar de ter sido questionada a respeito de minha resenha, mantenho a minha opinião a respeito deste livro. Fiz de maneira que fosse democrática principalmente para os que eram de novatos, e ressaltei o que havia de melhor dentre os contos. E uma passada de leve nos aspectos negativos.
Nem sempre seguir à risca de regras da resenha, como fui questionada, não traz um texto melhor ou pior. E apesar de levar em prejuízo por ter uma opinião a respeito da leitura deste livro, não o desabono.
Ele possui ótimos contos e alguns notadamente escritos por novatos. Inclusive um conto, de escrita experiente, faz alusão a uma cópia a um filme de ficção científica dos anos 70. Mas dentro da proposta e o consentimento da editora, é "passável".

Euflauzino 27/02/2014

Os fantasmas contidos na alma humana
Resenhar um livro de contos é sempre tarefa árdua, beirando a impossibilidade, pelo menos para mim. Ainda assim me aventuro a tecer comentários, explanações, nem de longe suficientes para abarcar a quantidade de visões e universos constantes nele.

A pedido de uma amiga mais que especial – Bia Machado, embarquei nesta viagem exótica pelos fantasmas da alma humana. Já conhecia o trabalho de sua editora, o carinho com que trata cada livro e sabia que não iria me arrepender. E de fato não me arrependi e me deleitei a cada conto.

Antologia de contos fantásticos (Caligo, 413 páginas) possui 34 contos, além de introdução e posfácio. Enorme, impossível comentar cada um deles resumidamente, então tentarei comentar de maneira generalizada, atendo-me a alguns detalhes de um ou outro. Rubem Cabral, organizador deste, foi extremamente feliz na ordem em que colocou os contos. Senti um crescente na intensidade até culminar em um conto de perder o fôlego, que me fez relê-lo só pelo sabor e o gosto amargo deixado debaixo da língua.

Alguns contos têm linguagem requintada, outros são quase taquigráficos, com a velocidade típica de blogs. Porém, todos carregam em si um denominador comum – o amor pelo fantástico, pelo fantasmagórico. São contos concêntricos, uma colcha de memórias formando um mosaico luminoso:

“Um brilho percorreu suas memórias. Uma pequena lâmina de luz que disparou em sua corrente sanguínea um breve bem-estar elétrico, o primo em segundo grau da adrenalina.”

Senti angústia – Estar preso dentro do passado, mas da parte negra de seu passado – “gastura” – é como o sofrimento de estar preso em um casamento sem diálogo:

“… Algumas de minhas lembranças foram modificadas, outras perdidas e decerto carrego umas tantas inventadas. Os anos esculpem nossa memória sem muito compromisso com a verdade.”

“Hoje já estou velho e fraco. Não odeio… o ódio demanda muito esforço e estou cansado demais para alimentá-lo.”

Gargalhei de rolar pelo chão – O hilário trato feito com o demo por um esperto manguaceiro bom vivant, que não se cansava de inventar tratamentos para o tinhoso – “Vossa Satanicidade”, “Vossa Capetência”, “Vossa Diabice”, “Vossa Malignidade”.

Há conto romântico. Apaixonei-me por me fazer lembrar do filme “A casa do lago”. Outro tremendamente fantasmagórico, em que os mortos da família voltam para assombrar o pobre personagem. Há conto que vale pelo título, uma sacada incrível – “O cisco no olho do furacão”. Há conto de zumbi em que o foco são as relações humanas, belíssimo:

“… Não se pode afirmar o mesmo sobre algumas lembranças, que a vida nos resolve fazer engolir, como algo sólido e amargo. Ela vira uma travessa de seus besouros brilhantes e somos obrigados a mastigar, pois somos os resignados servos de sua vontade. Quando o destino endireita nosso vagão por trilhos novos, torça para que este não reserve em alguma curva um túnel escuro, pois é atrás deles que geralmente nos recebe a Estação das Desgraças. Não existe qualquer consolo, após a escuridão. Só fantasmas.”

site: Leia em: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-antologia-de-contos-fantasmagoricos-os-fantasmas-contidos-na-alma-humana/#.Uw-cAvldUeg

Wilson 06/02/2014

Muito bom!
O que dizer de um livro com bons autores e bons contos? Apenas posso reafirmar que o livro é surpreendente!
Obrigado por enriquecerem o nosso universo.

Camila M. 04/02/2014

Sensacional
! é sensacional porque todos os contos são surpreendentes, o ritmo das narrativas é intenso, depois calmo e então alucinado.
Cada autor nos apresenta 2 contos, mas se você não prestar atenção aos nomes no início, vai achar que são 34 autores diferentes.
Com certeza, é uma das melhores antologias que já li.

Andinho 08/12/2013

Quem conta um conto aumenta um ponto !!!

Quem conto um conto aumenta um ponto, reza a lenda.Cada conto avança um ponto na sua história. E Vladimir Propp encontrou cerca de 150 elementos que compõem o conto e 31 funções constantes, cuja sucessão, no conto é sempre idêntica.

O conto fantástico é uma das produções que eu aprecio demasiadamente. Meus mestres desta arte são BORGES e CORTÁZAR. E fico muito a vontade para resenhar sobre esta Antologia de Contos Fantásticos.
Este projeto consolidado com organização de Rubem Cabral [ contista também, participou inclusive da antologia ], com Pedro Viana [ capa - caprichadíssima por sinal ], Programação e diagramação de Bia Machado.
Numa época em que tudo é "líquido", "plástico", textos pop demais lançados por editoras; numa época em que tudo é previsível e permissível, a maior parte dos escritores mostraram a cara e a que vieram. Nesta antologia o mais tenaz escritor não existe, afinal são vários. Contos vigorosos, inspiradores, com ritmo, ação, argumento, clímax e desfecho [ nem sempre nesta ordem ].

As páginas de ! tem uma estética plausível e elegante. Trinta e quatro contos em que o insólito, o sonho, a fábula, a loucura, a poesia [ mãe da linguagem ] desfilam com urros do experimento.

Alguns contos o leitor é convidado a mergulhar no inesperado. E esta p/ mim é a melhor parte. Todos os contos desta antologia possuem uma narrativa polida e linguagem nada antiquada.
Com uma prosa segura, Vitor Toledo [ usa e abusa de uma sintaxe notória, ímpar mesmo ], Pedro Viana [ sou condescendente por conta da sua juventude, mas já demonstra presença na escrita ], Diogo Bernadelli [ exato, preciso e com foco, já mostrara a sua essência ]; Rodrigo Arcádia, Andreza Barroso, Érico, Wesley Cruz nos oferece uma prosa rica, mas em momento algum impenetrável e com aprumo estilístico, seguros.

No fantástico [ novela ou conto ], o inverossível às vezes é a atração principal e Leonardo Barreiros, Bia Machado, Felipe Holloway, Raione Pedrosa, Martha Ângelo, Gustavo Araújo, Caio Pereira, Felipe Rodrigues, criaram contos borgianos. Borges recorreu ao absurdo para escrever a espinha dorsal de toda sua obra. E notei uma promessa bem vinda na Nova Literatura Brasileira, e nossa literatura esta precisando deste novo fôlego.

Alguns contos me deram raiva, isto mesmo raiva. Fiz uma revisão crítica e identifiquei a preocupação de alguns contistas com a questão do tempo. Minha "raiva" deu se porque notei que em inúmeros casos os contos renderiam mais. Fôlego para uma novela de no mínimo 100 páginas [ mini romance ]. Acaba de ler e pensava:- mas já acabou?

Alguns casos:-

- A casa xadrex, Coisas e Loisas, A bela adormecida, Além da miragem, Catarina, O terceiro menino, Em nome de Deus, Tempos de rei e A mão do diabo.

Imagino que selecionar não é fácil. Entendo todo o processo ou, tento entender. Nestes textos tudo é importante, inclusive as imprecisões e o supérfluo. E tomara que a cada novo texto que lermos em um futuro [ próximo ], a voltagem aumenta.

Grata supresa esta antologia. Vale o ingresso!!
Bia Machado 08/12/2013minha estante
Obrigada por suas observações, Anderson! Chegar ao leitor da forma como vi que chegamos a você é o principal! =)

Thiago Prada 08/12/2013minha estante
Muito boa a resenha, em breve começarei a ler o livro : ) Parabéns mais uma vez a editora e aos autores, e parabéns ao Anderson pela resenha!

Andinho 08/12/2013minha estante
Galera!! aguardo as pedras....kkk estou transpirando, ufa!

VitorTS 08/12/2013minha estante
Obrigado pela leitura, Anderson! O que motiva todo escritor e a questão de ser lido. Agradeço pelas palavras!

E não fique com raiva. O Além da Miragem ainda vai ganhar uma esticada, hahaha.

Martha 08/12/2013minha estante
Muita obrigada pela leitura e pelos comentários, Anderson!!!