Ad infinitum

Ad infinitum Rafael Arrais

Resenhas - Ad infinitum

Bruno Oliveira 25/08/2014

Comecei, mas não quis ir adiante
Comecei a ler uma versão reduzida do livro na internet, mas não quis ir mais adiante e comprá-lo.

Tive duas rejeições com a obra.

Primeiramente, o fato dos personagens não terem uma motivação que os levasse ao diálogo, o que ocasionou uma falta de uma motivação para ele (os personagens sequer se conhecem) e o tornou, por vezes, artificial ou conveniente demais para garantir a funcionalidade da argumentação.

Além disso, o fato de que o autor segue - sabendo ou não - um jogo de cartas marcadas, de tal maneira que o começo da discussão, especificamente pela maneira como é colocada, acaba condicionando todo o raciocínio desde o princípio. Não li ou lerei o livro todo, mas meu palpite é que no final todos reconhecerão algum tipo de deísmo e irão felizes para casa chutar seus cachorros mortos conforme preferirem.

Creio que essa é o principal motivo de eu ter largado o livro: parece-me que ele nada terá de novo a me dizer, que apenas reconstrói uma discussão viciada que já ouvimos tantas e tantas vezes. Nenhum personagem (nem mesmo o cético) se dispõe a discutir o assunto por meio de outras bases que não sejam aquelas que são bastante conformes ao nosso senso comum, como a noção de causa primeira, por exemplo. Nenhum deles está disposto a questionar a noção de causa, a definição de deus, a possibilidade da razão conhecer a totalidade das coisas, ou qualquer outra coisa que desvie a discussão para o inusitado. Tudo converge para uma conclusão que está dada desde o princípio pela maneira como a discussão é posta e por aquilo que ela protege. E esse jogo eu não quero jogar: nele, a banca sempre vence.
Dany 24/12/2014minha estante
Bem, talvez se surpreendesse com a conclusão do livro, ou melhor, com a não-conclusão :)

Bruno Oliveira 21/01/2015minha estante
Então não acaba em deísmo? Isso seria mesmo surpreendente para mim.