Paralelos

Paralelos Leonardo Alkmim

Resenhas - Paralelos

Roney.Vieira 25/07/2016

Complicado e incrível.
Nossa... que livro bom. Para quem gosta de física quântica e filosofia, melhor ainda.
Demorei um pouco para ler (não que eu leia tão rápido assim), mas o livro tem muitos conceitos abstratos, muitas explicação que você tem que usar a imaginação, apesar de ser conceitos científicos. Esses pontos tornam a história mais interessante.
Fora isso a trama da história em si impressiona bastante. Parece uma história clichê no começo mas toma proporções gigantescas no final.
Deixo o meu destaque ao final da parte dois e ao final do livro que conseguiu me emocionar.
Naty 25/07/2016minha estante
Que legal ler uma resenha sua ?

É isso ai

Roney.Vieira 25/07/2016minha estante

Naty 25/07/2016minha estante
Que legal poder ler uma resenha sua. Continue assim. É isso ai!!

julia 16/12/2013

melhor livro que li em 2013..tem algo nele que me fascina!
Faz algum tempo que estava atrás desse livro por causa da sinopse que me conquistou prontamente, no entanto perdi ele de vista e não lembrava nem titulo e autor..
A historia trata de dois irmãos gêmeos e um acidente de carro onde um deles morre.
Só que houve um engano onde o Vitor que sobrevive deveria ter morrido e Alexandre que morre deveria ter sobrevivido.
Agora toda a ordem que rege o universo esta ameaçada e Alexandre terá que descobrir uma forma de concertar as coisas ...
Em meio aos dramas ocorrendo de forma paralela a nossa realidade, o autor apresenta os dramas dos personagens envolvidos..Gilson esconde segredos..a repórter Ana Beatriz terá a sua frente uma loucura e tanto pra lidar..e Vitor prestes a cometer o pior erro de sua vida...
Totalmente envolvente!
A única coisa que deixa a desejar nesse livro são os diálogos em que aparece o conselheiro, pois fala muito em leis de física e tals..quem curte vai amar essa parte agora pra mim foi meio cansativo.
Ainda assim só posso dizer que vale a pena ser lido..me encantei com cada personagem e com a escrita desse autor.
Agora com ele mãos e lido posso dizer que é ótimo.provavelmente a melhor leitura do ano de 2013.
Não sou muito fã de autores brasileiros, pois dificilmente encontro um estilo que se adapte ao que gosto, mas me surpreendi com esse autor.nota 10.

Ps: achei interessante a nota do autor onde ele fala de sua experiência de quase morte que o levou a remodelar o livro.não que ele tenha visto algo como uma luz no fim do túnel..kkk..mas ainda assim curioso.

Ambert 26/12/2013

aparentemente boa históira, só que mal escrito
comprei o livro ontem e ainda não terminei de ler, mas uma coisa ficou clara, a maneira que o autor escreve deixa o livro muito confuso. ele muda de primeira para terceira pessoa sem avisar ou mesmo trocar de capítulo, e também muda de protagonista de um parágrafo pra outro sem assinalar de quem ele está falando(o capítulo 17 todo por exemplo). as vezes vc tem sorte de ele escrever algo sobre a pessoa que o protagonista está pensando, mas na maioria das vezes é só confusão.

se puder editar a resenha assim que terminar, eu farei. por enquanto a história ainda me atrai então não pretendo desistir do livro.
Jéssica Vanessa 14/12/2014minha estante
No começo também achei estranho e fiquei bem confusa (eu tava tão confusa que tinha entendido que era o Vitor quem tinha morrido). Mas depois se acostuma haha.

Nelson 16/05/2017minha estante
Achei o livro muitoooooooo ruim. Só pra não abandonar a leitura antes do fim, a parir do meio do livro (qdo percebi q era horrível) eu lia uma página e pulava três.

@naayaires 28/03/2020

A história é promissora, mas
Infelizmente tem partes muito entediantes. Foi uma luta conseguir terminar.

Victor 02/02/2018

Uma capa que esconde uma história lenta e difícil
Decidi ler o livro após sempre ver na livraria, com uma capa digna de uma ficção best-seller. O projeto gráfico camufla totalmente a história, contada de um modo bem superficial na orelha, de difícil leitura, devagar, com mudanças rápidas de personagens e capítulos de 10 linhas. Primeiro, concordo com algumas resenhas daqui de que os personagens são bem desenvolvidos, os diálogos bem construídos e a linearidade da história é muito mais inteligente do que o encontrado em obras de outros autores nacionais que entram neste estilo. Mas a história é lenta e penosa, lotada de termos científicos e complicados para uma leitura à lazer. Toda a precisão científica é acompanhada pela religião, não muito bem definida - mas acredito ser espírita -, que será o tema principal do livro e todo o seu desenrolar: um ou dois dias entre o acidente e o final do livro, é ao mesmo tempo muita informação passando e quase nada acontecendo. Vale aplaudir, porém, o fato de o autor ter apresentado personagens espirituais que cometem erros e possuem emoções como dúvida, raiva e ódio, e não somente como seres oniscientes e puramente bons.

Mazzola 10/09/2017

Muito Bom!
Esse foi um dos livros que eu nunca me imaginei lendo, afinal fala da existência de tudo, o nascimento do universo como um todo de um modo que nunca ouvimos na escola. Se ouvi, acho que não prestei atenção, porque uma das coisas que posso ter odiado quando estudante.

O livro em questão é PARALELOS Leonardo Alkmim. E nele fala de tudo o que se possa imaginar de como o mundo, o universo, a existência das pessoas, a inteligência e tudo o mais que se possa imaginar no fundo de nossa mente.

No livro falamos de uma morte, uma morte errada, que desencadeou o desequilíbrio do mundo. Era imperativo que o outro fosse morto, mas era uma reviravolta sem precedentes. E no fim aquele desequilíbrio foi reparado, mas no meio disso tudo conhecemos a história da criação do universo.

Foi como voltar para escola e aprender mais um pouco da física, química e biologia como um só, porque afinal, no fundo tudo se encaixa, se complementam, se equilibra em um só. Assim como sabemos que depois da morte vem um plano diferente, não vem aquela escuridão total e sim aquela luz que nos guia para um mundo diferente. Nem céu, nem inferno, tudo depende de que caminho seguir.

Esse é um dos livros de ficção cientifica que devia estar na estante de todos, afinal fala de tudo como começou e também da existência de um novo plano diferente, como disse. Nem céu, nem inferno, tudo depende de si mesmo, que caminho seguir depois da morte.

E Paralelo, me mostrou que tudo pode ser sua própria decisão de como seguir adiante depois de ter partido. Escolher seguir o proposito ou ficar se martirizando sobre todos os erros que aprontou no mundo. Escolher seguir em frente é sinal de que completamos o que viemos fazer no mundo. Seguir se martirizando é sinal de fraqueza, covardia e entre outras coisas que se possa imaginar.

Sou ateu, não posso acreditar que só exista uma única coisa no universo. Se é preferível acreditar que Deus existe, é também provável que o Diabo existe. Porque para mim não vale a pena acreditar que só exista um ser divino quando se tem tanta maldade no mundo.
Esse livro é muito fundamental para se ter um conhecimento de nosso entorno.

site: https://refugiomazzola.blogspot.com.br/2017/09/resenha-paralelos.html

Nelson 16/05/2017

Horrível!
Comprei esse livro para experimentar um autor nacional no gênero da ficção científica, onde não somos bons. Me surpreendi com o livro "Paralelos". Leonardo Alckimin fez uma boa pesquisa de alguns termos de física e os jogou em uma história mal direcionada e com o enredo fraco. Consegui ficar abaixo das minhas expectativas, que já eram baixas, em se tratando de ficção científica brasileira.
Um dos poucos livros q posso dizer q detestei. Queria muito poder "desler-lo".
Rafa Desteffani 16/05/2017minha estante
Kkkkkkk tô rindo do que escreveu! Pobre anjo!

Rafa Desteffani 16/05/2017minha estante
Livro brasileiro bom só O sorriso da Hiena...

(Contemporâneo, eu digo.)

Kamilla 08/11/2016

No começa você fica perdida, mas depois que se joga na história não para mais!
A história começa com o Alexandre dizendo que morreu, mas de cara não sabemos quem está nos contando isso. Ele sofrera um acidente, onde o ônibus que ele estava junto com seu irmão gêmeo, Vitor, capotou. O ônibus era escolar e tinha vários amigos dos dois e todos morreram, exceto Vitor. Posteriormente nos deparamos com um capítulo onde o foco é mãe dos gêmeos, depois o do pessoal (polícia e o corpo de bombeiros) que estão cuidando do acidente e querendo tirar todas as vítimas do mar, porque sim caiu dentro do rio. Temos também a visão da Ana Beatriz que é uma jornalista iniciante de cidade pequena e tem ambição de subir na vida. Temos a visão também do Quenon que é um paralelo. Ficou um pouco confuso né? eu sei... deixa eu explicar. Os Paralelos como Quenon são tipo anjos da guarda, que são escolhidos pelo Conselho pra cuidar de uma pessoa (ou várias) e todos tem um (ou a grande maioria). Os gêmeos Vitor e Alexandre tem apenas um paralelo guardador, o Seteus.

O acidente rodoviário já estava certo de acontecer, porém quem deveria morrer era o Vitor e não o Alexandre. O conselho enviou um mensageiro pra dizer isso ao Seteus, mas ele não ouviu o que estava sendo passado e acabou salvando o irmão errado e isso acarretou inúmeros problemas para tudo, para o universo e para tudo que vai além dele. E é por isso que se começa a história, o Alexandre é o único que pode tentar que as coisa saiam diferente. Mas obviamente ele não sabe como, afinal ele acabara de morrer. E os paralelos (Conselho, mensageiros, tudo) também não sabiam, visto que isso foi falha e nunca tinha acontecido antes.

Como já citei o livro passa em diversos focos, ora Quenon, Alexandre, Ana Beatriz, Gilson (o "tio" dos meninos e "amigo" da mãe deles) e até do Vitor, gostei bastante disso deu um dinamismo a mais para a leitura. No começo senti uma certa dificuldade de ler o livro, ele tem MUITAS referências científicas, de física, química e biologia (matérias que eu nunca fui boa) e ele as descreve demais, fiquei boiando legal - isso me incomodou um pouco, além da confusão dos personagens que foram nos apresentados muito rapidamente. Mas depois que você pega o ritmo, começa a se jogar na história.

Eu curti bastante a história, não imaginei que se desenrolaria da forma que aconteceu. O que mais me surpreendeu é que não tem romance e eu SEMPRE fico esperando que pelo menos um aconteça, mas dessa vez não. O livro me fisgou de tal forma que nem esperei isso, pelo contrário, foi coisa de mínima importância.

Apesar das descrições demasiadas sobre essas matérias exatas, o autor demonstrou um estudo a cerca de tudo isso pra construir um livro singular. Deixo os meus parabéns à ele!

Comentário final: Esse livro tem aventura, perseguição, reflexão, momentos de tensão, reviravoltas (principalmente no final), se gostam de ficção científica, deem uma chance pra esse! Vale a pena. :) Lembrando que esse livro é nacional, ein gente!

site: http://www.lendoeapreciando.com/2015/10/resenha-paralelos-leonardo-alkmim.html

vinicius.fagundes.93 16/06/2016

Vamos, primeiro falar dos ponto positivos do livro. A escrita é muito boa. Sério, é muito boa mesmo. O autor consegue passar com facilidade as emoções que os personagens estão sentindo, o que facilita o envolvimento do leitor com o enredo. A cena do acidente, em particular, foi agoniante de ler.

Outro ponto positivo é a narração. Os personagens tem vozes distintas e cada um contribui com a história de uma forma diferente. Alexandre, principalmente, é um excelente narrador. As partes narradas por ele são divertidas, pois realmente parece que estão sendo escritas por um adolescente, mas ainda sim, são bastante cativantes, já que ele é um adolescente bastante inteligente.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/paralelos-por-leonardo-alkmim

arleyfranca 09/04/2015

Surpreendente!
O que achei mais surpreendente nessa obra, foi a capacidade de Leonardo Alkmim em transformar a física quântica em espiritismo. Não fiquei mais contagiado por ele ter feito isso, mas sim da forma que foi aplicada a situação.

Na minha opinião o livro é incrível e vale muito a pena ler. O suspense retratado te deixa ansioso para a próxima cena - digo cena pelo fato de o autor conseguir te levar a lugares fantásticos, tentando te fazer enxergar e ao mesmo tempo te deixando em uma nuvem fosca sobre as imagens.

Parabéns Leonardo.

Camila Faria 08/03/2015

Um acidente envolvendo um ônibus escolar mata todos os estudantes que voltavam de um acampamento. Todos menos um, Vítor, que perde o seu irmão gêmeo Alexandre, na tragédia. Mas um erro misterioso, que coloca em risco todo o funcionamento do cosmos, acaba salvando o irmão errado. Embora em dimensões diferentes, os gêmeos vão precisar lutar para restaurar o equilíbrio do Universo. Se você curte temas como vida após a morte, dimensões paralelas, anjos e outros elementos místicos, essa é definitivamente uma leitura interessante para você. Até eu, que não sou nada fã do gênero, fiquei super envolvida com a história em alguns momentos.

site: http://naomemandeflores.com/os-tres-ultimos-livros-2/

Dose Literária 21/05/2014

Paralelos - Geração Editorial
Eu sempre gostei de imaginar que existe algo mais...

PARALELOS é o primeiro romance de Leonardo Alkmin. Sua carreira envolve atividades como ator e roteirista (Ah! Eu tenho muita vontade de escrever roteiros!).

Gêmeos num acidente de ônibus. Um morre, mas pelo plano divino, o outro é que deveria ter morrido. Isso cria um desequilíbrio nas leis universais. A história se desenrola, alternando entre os acontecimentos na terra, com o gêmeo que deveria ter morrido, e no outro plano, com o gêmeo que deveria ter sobrevivido.

Continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2014/05/paralelos-geracao-editorial.html

Rotina Agridoce 16/01/2014

ok
Uma simples excursão de escola muda para sempre a vida dos irmão gêmeos Alexandre e Vitor, que jamais poderiam imaginar o que estava por vir em suas vidas, uma drástica mudança em seus destinos.

No ônibus, durante a volta para casa, Vitor se isola, pois descobriu que seu irmão beijou sua namorada. Alexandre tenta se desculpar, mas um terrível acidente acontece, levando a morte de seu irmão e amigos, e somente Vitor sobrevive com vida. Mas, um terrível erro foi cometido pelo anjo da guarda dos irmão chamado de Seteus, ele acabou salvando o irmão errado, Alexandre deveria ter sobrevivido, não Vitor, causando assim um desequilíbrio na vida de ambos e em todo o cosmos também. E ao longo do livro vemos como cada personagem lida com as consequências desse erro.
Vitor fica em choque, praticamente sem vida. E a única solução que ele encontra é tentar o suicídio, o qual ele tenta diversas vezes, já que não tem mais vontade de viver. Gibson, amigo da mãe, acaba por salvar Vitor de suas tentativas de se matar, acaba virando um verdadeiro anjo para ele. Gibson guarda segredos nunca revelados, e tem um passado cheio de histórias

A mãe dos gêmeos, Noemia, não reconhece Vitor, já que quem deveria estar vivo era Alexandre.

Alexandre acorda em uma outra dimensão, uma dimensão paralela, habitada por anjos. Lá ele conhece Ihmar, a qual ele se afeiçoa logo de cara, e também
Quenom, um anjo cheio de rancor por não ter sido aceito no Conselho mesmo sendo o melhor da turma, e este é incubido de treinar Alexandre para evitar que seu irmão se mate e o caos que está o mundo se torne ainda pior. Quenom não é nem um pouco amigável com Alexandre.

O autor utilizou de física e da religião para explicar a desordem que ficou devido ao erro cometido na história. Me senti em uma sala de aula de física, mas como eu não gosto muito de física, achei meio tediosa as explicações. Mas, reconheço que o autor pesquisou muito sobre o assunto para poder escrever esse livro, e me faz pensar sobre as leis do universo.

A capa eu achei simplesmente linda, muito bem feita, dou os parabéns a editora pelo excelente trabalho.

Achei o desfecho triste, eu esperava algo diferente e teve perguntas sem respostas, então fica parecendo que irá ter uma continuação. Mesmo assim foi uma leitura prazerosa, li esse livro em dois dias. Recomendo.

site: http://www.lostgirlygirl.com/2013/11/resenha-275-paralelos-leonardo-alkmim.html

Diego de França 13/03/2014

Uma visão surpreendente sobre o universo
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz

Como vão amigos leitores? Espero que todos estejam bem e colocando suas metas de leitura em prática, eu particularmente não consigo seguir uma lista, pego aleatoriamente na estante. Este livro eu comprei diretamente com o autor, a sinopse e resenhas que eu havia lido me chamaram muito a atenção e eu queria descobrir o que era "Paralelos", então amigos venham provar um pouco deste gostinho:

Bem a sinopse já entrega muito do que vamos ver no livro, mas não tudo! Vamos ver um pouco sobre a criação do universo, existencialidade, física quântica, a "partícula de Deus" também é mencionada, essa para quem não sabe é denominada "Bóson de Higgs". Ficaram curiosos em como tudo isso se encaixa na história? Continuem lendo a resenha.

Alexandre e Vitor são daquele tipo de irmão gêmeos que, um sente o que o outro sente, são super ligados, as vezes em que Vitor se machucou ou lhe ocorreu algo foi exatamente quando estavam separados. Mas em um acampamento escolar toda a harmonia estava por se dissipar, Alexandre estava muito triste e arredio pois sua namorada preferiu não ir na viagem.

Alexandre resolveu beber e ficar mais afastado dos outros, se embrenhou um pouco na floresta e ficava apenas acompanhando tudo ao longe, tudo ia até bem, daria para suportar o acampamento e voltar ileso para casa, mas algo terrível acontece! Cecília, a namorada de Vitor, confunde Alexandre e já parte para beija-lo ali na floresta, escondidos, em recanto para o amor, só que Alexandre ao invés de impedi-la ou falar alguma coisa, simplesmente deixa tudo rolar, um beijo bem caloroso e muitos abraços, nada mais que isso.

Tremenda traição, apunhalou o irmão pelas costas, se sentia devastado, não queria olhar na cara de ninguém quando o dia amanheceu, simplesmente arrumou suas coisas e entrou no ônibus rapidamente e sentou-se ao fundo. Vitor não queria acreditar que isso fosse verdade, sentou mais a frente e nem sequer olhou para o irmão, Alexandre então resolve levantar, já com o ônibus em movimento, foi ai que tudo parou! O tempo não mais existia,o ônibus despencou pelo barranco e caiu em um rio.

Não vou mais entrar no mérito do enredo, quero expressar aquilo que senti sobre o que me foi apresentado, Leonardo nos apresenta um mundo paralelo, o mundo da anti-matéria, onde seres de energia existem para nos acompanhar e muitas vezes proteger.

Este mundo tende a entrar em colapso justamente por este erro de salvar o irmão errado, o autor se utiliza de conceitos da física quântica, estes seres permeiam em meio a matéria, vagando em frequências diferentes, se transmutando em átomos diferentes.

O conceito de "Nada se Cria Tudo se Transforma" é amplamente utilizado e debatido, pois isso é o que esta em perigo, simplesmente o "existir" pode não acontecer mais, ele coloca nossas vidas como uma passagem transitória para outra fase, a fase pura da existência, a fase molecular, onde se existe e tem consciência disso mas muitas vezes não tem forma, meio complicado não é? Mas não se assustem, os termos físicos usados são explicados ao decorrer da história de maneira um pouco mais simples, vocês acabarão entendendo tudo.

Gostei da divisão dos capítulos, onde ora estamos acompanhando a repórter Ana Beatriz, ora estamos no mundo paralelo acompanhando as descobertas de Alexandre e vendo sua batalha em descobrir um jeito de salvar seu irmão Vitor, pois Vitor já não tinha mais o direito de viver, ora estamos acompanhando Quenon o maior guardador de toda a academia. Isso ocorre de maneira simples e ajuda quando temos que dar uma pausa na leitura, pois sempre para quando vou inciar um novo capítulo.

O livro também trata da fé, mas não a fé religiosa, trata do surgimento de Deus e do universo, nada de maneira cética ou cientifica demais, trata de uma visão bem diferente, nada que eu já tenha visto, gostei bastante disso.

Tenho que parabenizar o autor por sua pesquisa, pois esse mundo paralelo envolto em energia não foi nada fácil de criar e transmutá-lo em história. Só posso finalizar a resenha dizendo que recomendo a leitura, é uma abordagem super diferente com relação aos desígnios do universo, foi super bacana ler este livro, e mais uma vez um autor nacional me surpreende e muito!

Quotes que eu gostei!

"A inteligência pode ser medida pela quantidade de incertezas que alguém é capaz de suportar" pág.82

"O Conselheiro não era um ser antropomórfico, ... , Era luz. Magnetismo. Calor. Eletricidade. Existia no espaço como a aurora boreal e no tempo como o pensamento" pág.90

"- Poi eu vou lá. Vou e arrebento a boca de qualquer capeta que cruzar na minha frente. Porque o Vitor é tão bom quanto eu. É melhor que eu! E por causa de um gesto de desespero, depois de passar por um acidente como aquele, não é justo ele ser condenado enquanto eu fico aqui - comecei a me esmurrar - Eu é que sacaneei com ele. Sou eu que tenho que ir enfrentar esses demônios desgraçados! - Segurei os ombros dela com violência - Eu quero ir pro inferno! Você entende? Me ajuda, me mostra o caminho pro inferno!" pág.167

"- Pedi que você esquecesse a religião, agora peço que esqueça a ciência. Esqueça a Teoria da Relatividade e a Mecânica Quântica. Foram descobertas fantásticas, com efeitos comprovados, mas o problema é que uma contradiz a outra! Não vamos cair na armadilha de buscar uma Teoria do Tudo. Quem tenta essa unificação está no caminho errado" pág.198

"- A Fórmula nos mantém em movimento através da fé na dúvida. Enquanto duvidarmos, existiremos. E existir é tudo" pág.221

site: http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/03/resenha-paralelos-leonardo-alkmim.html