Sombras Eternas Glen Cook

Resenhas - Sombras Eternas

Clio0 22/01/2021

Sombras Eternas é a continuação direta A Companhia Negra, mas diferente da crônica bélica do primeiro, esse resolve retratar em duplo ponto-de-vista a destruição de Zimbro, uma cidade atacada por uma variação qualquer de mortos-vivos.

A tentativa do autor em dar mais dinamismo a narrativa, porém, resultou na perda dos registros de Chagas, o Analista. Isso fez com o história perdesse aquele diferencial de outros livros do gênero, o que é uma pena.

O enfoque também se divide com Barraco, um personagem que representa em si toda aquela visão moralista, em que o desespero pode levar alguém aos maiores atos de depravação, mas que o arrependimento pode redimir. Conceito clichê, apesar de bem executado.

Enfim, uma história que poderia ser boa, mas revelou-se apenas mediana.
Heliton 23/01/2021minha estante
Vou ter que pensar bem agora se compro ou não os três livros dessa obra. :/

Clio0 23/01/2021minha estante
Cara, vou começar o terceiro. Espero que o autor consiga levantar a bola.

@lendocomjulian 05/11/2023

E agora, o dilema!
Como sempre, muita morte, muita treta e o gostinho de quero mais nesse segundo volume da trilogia da Companhia Negra.

Gostei bastante desse livro, novamente muito fluido (com bastante diálogos). Batalhas espetaculares em que você fica agoniado com a real possibilidade de perda (o que pode acontecer ou não, vai ter que ler para ver).

O livro é excelente, dark fantasy excelente. Agora é ler o terceiro e finalizar essa história!

DeBem 11/03/2021

Muito ruim
Definitivamente este livro está na minha lista como um dos piores livros que eu li.
Um número absurdo de personagens, um número exagerado de locais e situações, uma descrição de batalha muito fraca e sem nenhuma conexão. Livro muito raso, sem paixão e extremamente monótono de uma hestória sem objetividade alguma. Uma estrela no máximo. Não recomendo pra ninguém.

Jaco.Silva 25/07/2020

Fantasia de alto nível
Sombras eternas continua a saga da companhia negra a serviço da dama, é sem dúvidas,um dos melhores livros que eu li esse ano, personagens cativantes,bem escrito e uma história espetacular,nessa sequência da companhia negra não acompanhamos apenas o chagas como no primeiro,a leitura se intercala entre ele e um novo personagem chamado Barraco Castanho,o primeiro livro já era ótimo esse conseguiu superá-lo e espero que o último livro consiga superar esse e que a Record tome vergonha na cara e lance os outros livros da companhia aqui no Brasil

Sombras eternas é o segundo livro da companhia negra e é escrito por Glen Cook e publicado no Brasil pela Record

Victor Antonio 10/04/2021

uma obra prima
Eu acabei de ler sombras eternas, e foi uma das melhores leituras que já tive. Pois para mim os personagens são bem marcantes incluindo os novos, como o Barraco. E este livro teve uma melhoria comparado ao primeiro, que foi fazer capítulos menores, pois o livro anterior tinha apenas 7 capítulos que em média tinham umas 36 páginas, o quê para quem não tem muito tempo para ler é um pouco complicado.

Rafael 01/04/2022

Ótimo
Teve um salto de qualidade em relação ao primeiro volume. Neste temos os capítulos mais curtos, o que faz que a leitura se torne mais dinâmica.

MWeirich 06/03/2022

Cara... não tem como... eu amei esse livro, simplesmente amei!

O autor conseguiu produzir um livro fantástico, montando uma trama onde tudo se encaixa perfeitamente!

Chagas permanece irônico e completamente engraçado.... e que história ele e Barraco nos contam...

Aliás falar do outro personagem importante do livro... Barraco foi um personagem que não gostei no início, mas sua evolução na história é na sua personalidade foram geniais...

Referente a nota, não pude dar nota máxima devido a um acontecimento que achei bastante injusto, mas que fez sentido.

Enfim... amei.

Leo Vieira 27/12/2022

Sombras Eternas - Glen Cook
O segundo volume de A Companhia Negra de Glen Cook traz o retorno de Chagas e sua trupe ao sombrio e fantástico mundo criado pelo autor. Agora, a Companhia precisa ir até Zimbro, do outro lado do mundo para realizar uma missão para a Dama. Enquanto isso, conhecemos um novo personagem, Barraco Castanho, que vive sua vida azarada e se afunda numa trama maior ainda quando conhece Corvo e Lindinha.

Diferentemente do primeiro, o segundo livro é muito mais fácil de se ambientar. O primeiro, por tratar apenas do ponto de vista de Chagas, a história as vezes fica um pouco entediante. No entanto, o segundo volume nos mostra o que já conhecemos, e somos apresentado a um novo "mundo", ainda mais sombrio que o anterior, mas dessa vez, narrado pela terceira pessoa.

O grande triunfo de Glen Clook, é conseguir criar uma comoção por personagens tão sombrios e malvados. Em Sombras Eternas, não há nenhum "herói", apenas os menos bandidos. E são esses que acompanhamos no decorrer da jornada.

E essa jornada é repleta de fantasia que mescla o medieval e o urbano, em um mundo sem cor, triste e desprezível. Repleto de horrores, intrigas e pessoas maldosas, o universo criado pelo autor, é expandido e ganha novas proporções.

Sombras Eternas é uma excelente aventura de dark fantasy, superior ao primeiro em diversos sentidos. Com uma escrita mais fluida, ainda que com alguns problemas de ritmo, e, com plots interessantes, Glen Cook nos leva de volta a um mundo onde ninguém gostaria de viver, mas com certeza, nos faz querer retornar para terminar essa fascinante trilogia.

Ginete Negro 2.0 25/10/2023

Chagas, Corvo, Barraco e o rompimento com a Dama
Logo de cara, vemos que esse segundo livro da série é diferente do primeiro, uma vez que alterna capítulos com pontos de vista diferentes (ora em primeira pessoa narrado por Chagas, como no primeiro livro, ora em terceira pessoa e abordando Zimbro, onde estão Chagas - que fugiu com Lindinha ao final do primeiro livro possivelmente por ter percebido que era necessário protegê-la em face do que descobriu sobre ela - e Barraco Castanho). Na verdade, a inclusão desse núcleo de Barraco Castanho, dono de uma estalagem, achei bem interessante - meio que o leitor acaba se espelhando ou entendendo as atitudes de Barraco diante de todas as dificuldades e de sua inicial covardia. Acabamos acompanhando certa tomada de consciência e intrepidez de Barraco, ainda que lance mão de um expediente sobrenatural e macabro para vencer seus adversários e credores.

A Companhia Negra, que serve à Dama, acaba refletindo aos poucos se está do lado certo, sempre sufocando rebeliões a mando da Dama, e isso vai redundar num rompimento que se dará após um gesto heroico. O próprio Chagas, ao passo que mantém certa admiração ou amor platônico pela Dama, está ciente que de pode estar servindo "ao lado errado", e isso se intensifica quando acaba descobrindo a verdade sobre Lindinha.

Livro altamente recomendável, sim. Até aqui, é uma ótima série de dar fantasy, embora não tão dark quanto imaginamos, tampouco tão "suja" quanto havíamos imaginado. Mas é ágil e, pelo menos em minha opinião, altamente satisfatória.

Guilherme Dehon 14/06/2021

Surreal 2!
Ótimo! A segunda parte das Cronicas é ainda melhor que sa primeira. A trama é muito bem desenvolvida e ainda mais intrigante/instigante. A história, além de mais dinâmica, carrega uma dose maior de drama e suspense... A violência alterna entre o implicito e o explicito... Se o primeiro causa ânsia para começarmos o segundo, o desfecho do segundo da trilogia, eleva potenclmente está ânsia ao máximo do limite permitido.

Fabio.Gama 12/09/2023

Sombras Eternas
Definitivamente um dos livros que eu já li.

Um início extremamente monótono apresentando novos personagens desinteressantes, até que no meio começam a acontecer umas coisas interessantes que me manteram intrigado... mas só por tempo limitado. Tão logo essa parte interessante é resolvida antes do conflito final, o livro volta e termina tão chato como começou.

Pett 27/11/2022

Cada vez melhor
Esse segundo volume da companhia deixa de lado o clima de guerra e campanha apresentado na primeira aventura e nos apresenta uma história de espionagem, e caça de gato e rato, porém sem deixar de lado as intrigas, tramas políticas, traições e o tom sombrio desses universo.

Desta vez o livro foi estruturado em vários capítulos com pontos de vistas alternados entre chagas e barraco (um novo personagem que eu gostei de mais acompanhar) e pra mim isso melhorou muito na fluidez da narrativa. De um lado, acompanhamos barraco castanho, dono de uma taverna na cidade de zimbro, sua ligação com corvo e lindinha, e sua história de como um covarde endividado pretende quitar sua dívida e salvar seu estabelecimento (e quem sabe até sua vida). Do outro lado, acompanhamos chagas, nosso cronista da companhia que precisa encontrar corvo antes que os tomados descubram seu paradeiro e acaba envolvido numa intriga envolvendo antigas forças sombrias na cidade de zimbro.

A história nos apresenta novos personagens que eu particularmente gostei muito, desenvolve os personagens que já conhecemos e nos dá um vislumbre sobre o que está por vir.

Feehsousa 09/10/2020

Sombras eternas
O segundo livro da série companhia negra teve um salto muito grande, ao meu ver, na narrativa e na história que está sendo contada, provavelmente por já conheceremos esse mundo e estarmos habituados com ele e a sua história, então se você gostou do primeiro livro, com certeza irá amar o segundo.
No segundo livro nos teremos também mais um ponto de vista além do Chagas, o do barraco castanho, que por sinal possui uma das melhores tramas do livro, e também o livro irá se passar na maior parte do tempo apenas em uma cidade, Zimbro, onde irá se desenrolar a maioria dos eventos. Além do final do livro que possui alguns acontecimentos inesperado mas sendo também bastante surpreendente e satisfatório.

Robim 15/06/2021

Sombras Eternas
Segundo livro da trilogia da Companhia Negra, do autor Glen Cook. No início do livro senti uma grande dificuldade em prosseguir, devido a temática, mas depois desse início e principalmente da metade pra frente, me senti mais confortável. A dificuldade, após ler o ler o livro, identifiquei sendo que por ser um dos primeiros dark fantasy que eu li, não estava acostumado a ver que podem existir protagonistas que quase sempre não vão fazer algo em prol do próximo, como impedir uma batalha, ou algo pior. Pra eles o que significava era os seus estando bem, tudo estava bem. Mas no decorrer desse segundo livro a Companhia, com o grande médico Chagas, pra mim deu uma guinada para um caminho que eu vou gostar. Estou hypado para o terceiro e último livro.

Leo 12/09/2021

Um livro menos fantástico que o primeiro, porém mais sólido.
Dessa vez vemos um lado mais humano da companhia, acompanhamos os traumas deles após a batalha de talismã, e as dúvidas que crescem dentro deles. O fator social é muito mais presente nesse livro o que o torna um pouco mais interessante que o primeiro.