O enigma de Espinosa

O enigma de Espinosa Irvin D. Yalom

Resenhas - O Enigma de Espinosa

Luan 22/02/2022

?O enigma de Espinosa | Irvin D. Yalom
Ficção-histórica | Drama | 432 pág.

O livro aborda, de maneira ficcional, eventos históricos divergentes, mas que se conectam pelos personagens principais: Bento Espinosa, filósofo holandês que foi excomungado da comunidade judaica por desenvolver ideias controversas a respeito da Torá (Bíblia hebraica), e Alfred Rosenberg, conselheiro de Hitler e líder do escritório de pólitica externa do partido nazista.

A premissa inicial é justamente o por que Alfred Rosenberg, com sua ideologia de antissemitismo e nazista, tem uma conexão e interesse pelas obras de Espinosa, este que foi judeu e dotado de uma profunda filosofia racional e métodos lógicos, atributos que diferenciava de Alfred. Qual foi a razão por trás da ordem de Alfred ter chamado a força-tarefa para vasculhar o museo de espinosa em busca das obras originais do filósofo? O que ele queria? O que ele buscava naquilo que ele mais repugnava?

O autor, Irvin Yalom, com toda sua magistral imaginação, nos faz percorrer uma incrível história, de Amsterdã no século XVII até à Alemanha nazista, para descobrir este paradeiro, ou melhor, este enigma por trás de Espinosa.

A obra no geral é esplêndida e poderosa! A genialidade de como tudo se conecta em meio aos eventos históricos é fantástica, e não há outra definição que eu ache. Tudo, absolutamente tudo, é bem estruturado e tremendamente rico, além de ser bastante aprofundado no tange as ideias de Espinosa.

Espinosa sempre foi meu filósofo querido, precisamente, pelas suas ideias revolucionárias em discernimento das tradições e rituais religiosos, na qual ainda hoje, infelizmente, há uma barreira em discutir ou debater suas ideias. Algo que ele já enfretava na sua comunidade judaica e pela qual havia sido expulso.

Sobre o livro, você encontrará uma profundidade absurda no que tange a emoções, sentimentos e ideias nos persongens, que são intercalados por conversas, diálogos e terapias presentes em ambos personagens principais, tanto Alfred com seu psiquiatra quanto Spinosa com seu melhor amigo.

Minha conclusão, é basicamente exaltar tamanha obra que trouxe uma aproximação incrível de um dos maiores filósofos e de suas ideias. E adiciono um valor especial para os diálogos que faz uma imersão tremenda conosco, fazendo assim, estarmos presentes ali junto dos demais personagens conversando e entendendo suas mentes. Simplesmente extraordinário. Não é atoa se tornar um dos melhores livros que já li.

Samuel 03/02/2022

Um livro de conhecimento e de prazer
São raros os livros que você lê e lhe proporcionam prazer e conhecimento, normalmente nos contentamos com um deles, o que por si só já nos traz bastante felicidade.

A forma suave e instigante que o autor trata sobre a filosofia, já demonstrada no outro livro que li, Quando Nietzsche Chorou, se mantém nesse e ainda tratando de forma complementar de um tema tão triste da nossa história, que foi a segunda guerra mundial.

Não posso deixar de destacar a habilidade de tratar as duas histórias paralelas e a inegável força que faz com que vão se misturando ao longo da leitura.

Em algumas situações você chega a se colocar no local dos personagens e tentando responder a questão o que faria no lugar ou com a ideia que surgiu.

Foi muito grata a leitura, principalmente por abordar a filosofia, que fazia muito tempo que não lia nada dessa forma.

Matheus.Correa 04/02/2024

A História é a ficção que aconteceu
Primeiro contato com o autor e não poderia ter sido de melhor forma. Ver uma obra de ficção usando duas figuras tão antagônicas e de caráter tão discrepante me fez pensar em que terras eu estaria pisando e deixe-me te contar uma coisa, nas melhores terras possíveis.
A obra nos traz o enigma que é a obsessão de Alfred Rosemberg, um nazista que assustava até nazistas com o seu antisemitismo, e o grande filósofo Bento Espinosa, antigo Baruch. Ver um personagem que odeia judeus pela peste literária que entrou em território europeu, com aspecto doutrinário a partir de emoções e paixões sem base alguma em evidências, é um grande contraste com o filósofo citado. Bento sempre foi racional e questionador. Buscando sempre confrontar verdades absolutas e a superstição religiosa. Ver de um lado alguém tão cético ao aspecto metafísico e alguém tão vinculado a sua causa como se fosse uma religião, me impulsionou a questionar tudo.
O autor pelo seu amplo conhecimento como pesquisador e médico, traz debates e diálogos incríveis que tangem a uma aula de filosofia bem detalhada e consolidada com esmero.
Recomendo fortemente leitura. É uma experiência que garanto que sairá muito mais cheio do que você poderia esperar.

Henrieth Hasse 18/10/2021

Gostei muito da abordagem da história sobre o Espinosa e conhecer suas ideias.
Esse livro é pra pessoas que gostam da mistura filosofia + história + psicologia...se vc é uma delas, acho que vai gostar ?
O ponto alto do livros são os diálogos...em tempos que tudo parece tão superficial, é um alento ver conversas inteligentes.

Christiane 24/07/2021

A história do filósofo judeu que influenciou uma das maiores mentes nazistas.

Yalom é um terapeuta e psiquiatra que escreveu vários livros, entre eles alguns se utilizam dos filósofos como Niestzsche e Schopenhauer e agora Espinosa para nos ajudar a compreender a mente e o psiquismo do ser humano, além de proporcionar através de uma leitura gostosa uma introdução a estes que são considerados grandes filósofos e para muitos difíceis de compreender ao se ler os livros que eles mesmos escreveram.

Neste aqui é Espinosa, o filósofo judeu holandês que é mais conhecido pela sua excomunhão do que pela sua filosofia, até porque ler A Ética não é tarefa fácil. Yalom desejava escrever sobre ele mas não encontrava a maneira de fazê-lo até que foi à Holanda e visitou o museu do filósofo, com a esperança de encontrar lá algo que pudesse lhe permitir escrever sobre ele, mas foi ao ouvir seus acompanhantes falarem sobre o problema de Espinosa e sobre o nazismo que ele acabou encontrando seu material para a escrita.

Soube nesta ocasião que a ERR, a força tarefa nazista que se incumbiu de saquear as obras de arte para o Reich havia ido lá especialmente para pegar os livros de Espinosa. Yalom então recria esta história misturando história e ficção, e tentando imaginar porque Alfred Rosenberg, que chefiava a ERR poderia querer estes livros e qual era o problema.

Trabalhando com dois tempos, o de Espinosa no ano de 1656 e com Alfred no tempo antes e durante a Segunda Guerra Mundial ele traça um panorama da história dos judeus e também do racismo e antissemitismo, além da filosofia de Espinosa que neste livro se torna acessível.

Yalom vai além pois é um psiquiatra, e tenta desvendar a mente e o psiquismo destas duas figuras históricas, e para isto cria dois personagens fictícios, Franco no caso de Espinosa e Friedrich Pfister para Alfred.

Sophia1534 16/05/2021

O mais fraco da trilogia
Deixei por último este livro após ter devorado os outros dois algumas semanas atrás. De todos, é o mais fraco, mas não deixa de ser brilhante.

A narrativa alterna entre a história de Bento Espinosa, filósofo do século XVII, e Alfred Rosenberg, uma figura influente do círculo nazista de Hitler. As partes de Rosenberg eram um pouco entediantes e achei que a conexão entre o filósofo e Alfred foi meio... nada a ver. Pareciam apenas duas histórias paralelas enfiadas num mesmo livro, tangenciando-se aqui e acolá.

As partes de Bento eram maravilhosas, cheias de diálogos instigantes e esclarecedores. Fiquei apaixonada pela filosofia de Espinosa e com certeza vou tentar me aprofundar mais nos seus escritos.

No geral, o livro peca em tentar reproduzir a mesma dinâmica dos outros 2. É muito descritivo, os fatos históricos atrapalham o andamento da leitura em vez de auxiliá-la. Ainda assim, a introdução aos pensamentos de Espinosa é feita de modo impecável, um prato cheio para leigos e amantes da filosofia.

Araceli 08/03/2021

Um dos meus livros preferidos.
Este é um dia meus livros preferidos da vida e Espinoza meu filósofo mais encantador.

Josi 01/02/2021

Mais um livro incrível do Yalom
Em mais um romance impecável Yalom nos leva pra duas épocas diferentes da história: uma na qual acompanhamos parte da vida de Espinosa e outra na qual acompanhamos a problemática relação de um porco nazista com as refinadas ideias do filósofo. O tratamento psicológico dados aos personagens (incrível, pois psiquiatra e ex terapeuta) nos leva pelos meandros da mente humana e nos dá várias perspectivas à respeito de uma mesma situação. Ainda não tinha tido contato com Espinosa, foi uma ótima porta de entrada para conhecer suas ideias, realmente uma personalidade muitos séculos à frente do seu tempo. De brinde ganhamos um pós escrito onde o autor nos apresenta o quanto de fato histórico ele trouxe para o seu texto (o que é empolgante demais por si só), o que é ficção e o que o orientou a levar a história pra esse ou para aquele lado. É só o segundo livro do ano, mas com certeza vai estar no pódio dos melhores de 2021, leitura recomendadíssima!

Bruno 22/01/2021

Excelente escolha do autor na construção da narrativa
O livro surpreendeu muito. Apesar de ja ter lido outros dois livros do autor esse é o que tem a melhor forma de narrativa. O jeito criado pelo autor na construção da narrativa foi muito criativa e deixa a leitura fácil e gostosa. Excelente livro, muito enriquecedor!

Ayrtonmcn 01/12/2020

A paixão pela razão
O livro acompanha dois personagens históricos: Baruch Espinosa, um judeu que seria banido da sua religião por suas ideias contrárias às crenças e costumes judaicos, mas que também se aplicam a outras religiões, e Alfred Rosenberg, principal ideólogo do antissemitismo nazista.

Os dois personagens estão separados por aproximadamente 260 anos na história, mas o autor utiliza-se de uma única ligação entre ambos para dar origem ao livro: durante o período nazista a força-tarefa criada por Rosenberg confiscou a pequena biblioteca de Espinosa mantida na Holanda e foi escrito em relatório que ela poderia ajudar no estudo do “problema de Espinosa”.

Quando resolvi ler “O Enigma de Espinosa” fiz com a intenção de ser apresentado aos pensamentos de Espinosa. Confesso que não conhecia absolutamente nada a seu respeito.
A forma como Irvin D. Yalom escreve seus romances, explorando as ideias e os pensamentos de personagens históricos através de situações hipotéticas, mas tendo como pano de fundo acontecimentos reais, é impecável e favorece esse primeiro contato.

Bom livro!

“Creio que, quanto mais pudermos conhecer, menos coisas haverá que só Deus conheça. Em outras palavras, quanto maior for a nossa ignorância, mais coisas atribuiremos a Deus.”

Bianca 26/11/2020

Excelente
Livro narrado pela ótica de dois personagens e em dois tempos distintos, o filósofo judeu Bento Espinosa e o anti-semita Alfred Rosemberg. Ambos personagens reais que tiveram suas narrativas criadas para ilustrar esse brilhante livro. Controverso e contestador, me despertou o interesse pela filosofia.

Rafael 01/11/2020

APAIXONANTE
É um romance tão bom que eu já reli ele umas mil vezes .

Elania 12/04/2020

O enigma de Espinosa
Irvin D. Yalom
@editoraagir / 201

"A história é a ficção que aconteceu. A ficção é a história que poderia ter acontecido." ANDRÉ GIDE .

É essa a base dos livros de Irvin D. Yalom, um dos meus autores favoritos.
Irvin traz grandes personalidades para suas obras com grande maestria e mescla isso com fatos históricos e conhecimento profissional e intelectual. .
Em o *Enigma de Espinosa* ele aborda fatos ocorridos na vida de Espinosa intercalado com a vida de Alfred Rosenberg.

ESPINOSA - filósofo que foi excomungado da sua comunidade religiosa (judaica) por apresentar ideias diferentes acerca de Deus.

ROSENBERG - alemão, nazista, antissemita que desde cedo sempre carregou um ódio irracional para com os judeus a ponto de se aliar a Hitler. Um parasita sem personalidade e que vivia de migalhas de reconhecimento por parte do Seu ídolo.

Comentários
O livro é maravilhoso....não poderia ser diferente. E como todos os outros livros que li do Irvin, esse também nos traz grandes personalidades, grandes histórias, muita reflexão e conhecimentos históricos, filosóficos e como Irvin aplica sua área de conhecimento -a psicanálise.

#books #psicanalise #2guerramundial #filosofia #psicologia #judeus #nazismo

Alves 26/02/2019

Um encontro
Para quem deseja um breve encontro com o pensamento do filósofo da Ética, este livro é um ótimo começo